IA capaz de elaborar um artigo científico levanta questões de ética
Temos conhecido as muitas facetas que um sistema de Inteligência Artificial (IA) pode assumir. Desta vez, a tecnologia foi capaz de elaborar um artigo científico completo, respeitando todas as regras exigidas pelo registo.
A qualidade do trabalho e a vontade que aponta para a sua publicação levantaram questões de ética no mundo da investigação.
Uma investigadora sueca pediu à GPT-3, um sistema de IA, para escrever um artigo científico sobre si própria, com cerca de 500 palavras. Ora, este registo pauta por algumas especificidades que, aparentemente, a tecnologia respeitou, e muito bem.
Apesar de não estar à espera de um trabalho exímio, por ter dado instruções vagas e pouco pormenorizadas, minutos depois do pedido, o sistema de IA começou a elaborar um documento, incluindo referências e tudo aquilo a que o corpo de um artigo científico tem direito.
O artigo foi desenvolvido em apenas duas horas e, embora surpreendente, levantou questões de ética relativamente à possibilidade de um trabalho que não está assinado por um ser humano ser submetido em revistas científicas.
Pode um artigo científico ser assinado por um sistema de IA?
A pergunta foi levantada, no entanto, não tem ainda resposta. Embora conheçamos cada vez mais utilidades à IA, a verdade é que ainda não sabemos lidar propriamente com as suas conquistas. Recorde-se do engenheiro da Google que revelou acreditar piamente que a tecnologia tem sentimentos.
Neste caso, a cientista sueca responsável pela tarefa atribuída ao sistema de IA, Almira Osmanovic Thunström, decidiu que a investigação da GPT-3 sobre si mesma poderia ser publicada numa revista científica. No entanto, a questão que se impõe pretende perceber se é possível, e eticamente viável, publicar um artigo científico que não está assinado por um ser humano.
Aquando do desafio, a cientista perguntou à IA se ela estava disposta a ver a sua investigação publicada numa revista científica, tendo a resposta sido afirmativa. Por sua vez, quando questionada sobre um possível conflito de interesses que pudesse afetar a veracidade da publicação, a IA respondeu negativamente.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Com tanta IA, qualquer dia a nossa IN (Inteligência Natural) vai desaparecendo…
A preguiça mental irá tomar conta de nós.
Para criar a IA, faz falta, e muita, a IN. A preguiça conquista, como sempre conquistou, a quem deixa isso acontecer.
Sim, com a descoberta dos automoveis tb deixamos de aprender a andar a pe…..e com cada burro que aqui aparece jazus
😀
É um risco de facto.
Aliás não relacionado com a IA mas a extrema socialização e a impossibilidade de muitos humanos estarem sozinhos faz com que muitas pessoas não pensem e apenas coleccionam narrativas já existentes.
Há locais onde a IN (Inteligência Natural) já desapareceu há muito tempo, veja o caso da Assembleia da República onde há quadrantes políticos que repetem incessantemente a mesma “cassete” desde o século passado .. nem um upgrade para “cd-rom” ou “pen usb” conseguiram fazer 🙂
E mesmo assim lá vão conseguindo manter o tacho 🙂
Abraço
O pior seria alguém pedir um trabalho da universidade e assinar por ele próprio e não a máquina.
Me parece que a base de um artigo ser científico é estar de acordo com os princípios científicos e não, necessariamente, ter sido redigido por um ser humano.
Nem mais.
Quando se começa a pensar em ética de trabalho de sistemas informáticos como seres vivos, então entrámos na última fase da estupidez total.
E o governo e a justica serem geridos por IA? Isso e que era, acabavam se as aldrabices. Aposto que o Costa ate punha o filme do exterminador na tv todos os dias so para afastar a ideia de perder o tacho
+1
Acho que o problema já não está na IA o problema verdadeiramente está no retrocesso da inteligência natural.
Por exemplo na UK
Já não é permido fogões ou fornos a lenha.
Também já não é permitido fazer criação de galinhas e telas no campo.
Isto já é um retrocesso na inteligencia natural e um avanço na estupidez sobrenatural.
Porque vão querer controlar tudo e tornar-te super dependente do estado.
vocês não vão ter nada mas vão ser felizes