PplWare Mobile

Fábrica portuguesa é 1.ª do mundo a produzir painéis fotovoltaicos e baterias de lítio

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Yamahia says:

    “…após um investimento de cinco milhões de euros,…”
    Deve ser uma fábrica e pêras.

    • JL says:

      Cinco milhões é alguma coisa para construção de uma fabrica ?

    • Zé. Fonseca. A says:

      Isso é o valor de uma linha de montagem completamente automatizada em N áreas, nada de especial

      • Ifm says:

        Yaa, 5milhoes de euros na minha área és capaz de comprar uma linha em 4 mão.

        Uma linha de produção ” não totalmente automatizada” uns 20/30 milhões, e começa a planear a linha com 2/3 anos de antecedência para os fabricantes te começarem a construir as máquinas.

        O edifício é o mais barato, no meio disto tudo.

        Conheço empresas do mesmo ramo que fazem a festa com 5 milhões e até menos, mas lá está estão num nível de eficiência reduzido, com máquinas com 20 anos, e não conseguem fabricar produtos de última tecnologia. Tem de fábricar o que todo mundo fabrica…

    • GM says:

      Aproveitaram as instalações de outra fábrica que lá existiu, mas que faliu: https ://zap.aeiou.pt/fabrica-paineis-solares-baterias-litio-578131

  2. Aves says:

    As instalações são de uma antiga fábrica na área da energia solar que funcionou de 2008 a 2019, Os atuais 15 funcionários vieram dessa fábrica, têm experiência na área. A previsão é de ir aos 40 nos próximos dois anos, se tudo correr bem.
    A conceção é produzir os painéis solares e as baterias para armazenar a energia elétrica produzida.
    Parece-me ter pernas para andar. Boa sorte.

  3. Vida says:

    Vamos ver se temos a sorte de ter preços mais baratos

  4. Jonas says:

    Isentar o IVA nos painéis e baterias feitos em PT é que era.

    • Rodrigo says:

      Não te esqueças que uma lei dessas precisava sempre o ok da União Europeia, por isso podes esquecer eles nunca aprovariam isso.

      A muito tempo que Portugal perdeu a soberania em certos assuntos.

      • freakonaleash says:

        E bem, senão o Sócrates e outros nunca teria sido apanhados nas malhas da justiça.
        Foi graças à transposição de leis comunitárias que foi possível, pelos menos, levar a tribunal muitos destes meliantes, se não estão presos a culpa já é inteiramente da nossa lei.

      • Nhecos says:

        Os importadores que compram noutros países da UE (como Portugal) não pagam direitos aduaneiros. É uma tremenda vantagem num mercado enorme como é a UE. Se todos os países fizessem como o Jonas sugere, seria uma corrida até fundo e rapidamente todos os outros países implementariam taxas aduaneiras para proteger a sua própria industria. O Rodrigo poderia ficar satisfeito se Portugal produzisse só para si, mas garanto-lhe que muita gente que presa o seu emprego não ficaria radiante.

    • Nuno+José+Almeida says:

      Não se podem isentar de IVA produtos tendo em conta o local de produção.

      • Gonçalo says:

        Não se pode porque não se quer ponto. Tudo é possível era esta e compras de casas por parte de estrangeiros tinham uma taxa de IVA de 75% a ver se os estrangeiros continuavam a comprar casas cá até fugiam

  5. Jorge luis guerreiro says:

    Isso é uma montadora barata de componentes importados da Europa, para mais é pelo preço da mão de Obra barata.

  6. Inculto says:

    Exato… Esse dinheiro em Portugal é só para as licenças… Bem, se não se votar PS de novo pode-se investir em outras coisas senão nós políticos…

  7. Sol says:

    A poluição que produz não conta para nada, os carros a combustão é que são o problema, as máquinas para esse trabalho todo andam a ar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.