Especialista afirma que, daqui a uns meses, teremos deepfakes perfeitos dos nossos rostos
A tecnologia está em constante evolução, com temáticas a avançarem mais do que outras. Muito em voga atualmente, os deepfakes estão numa fase de desenvolvimento extraordinário nos últimos meses, segundo um especialista.
Este prevê que, nos próximos seis a doze meses, teremos os nossos rostos manipulados de forma extremamente real em vídeos e fotografias.
Os deepfakes têm sido bastantes abordados nos últimos tempos devido às inúmeras apps produzidas para o efeito. Para além disso, os desenvolvimentos nesta tecnologia têm sido notórios e os resultados conseguidos costumam cativar os utilizadores. Resumidamente, um deepfake é uma representação falsa do rosto de uma pessoa num vídeo ou foto.
Agora, um especialista nesta área afirma que está muito entusiasmado com o futuro próximo. Segundo as suas previsões, partilhadas com a CNBC, nos próximos seis a doze meses teremos perfeitas deepfakes cuja manipulação nos passará completamente despercebida. A somar a isto, é estimado que as ferramentas para criação de deepfakes estejam disponíveis para todos os utilizadores, com uma utilização simples.
Ainda é muito fácil perceber a olho nu a maioria dos deepfakes. Mas também existem exemplos que são realmente convincentes. Em breve, chegará ao ponto em que não será possível detectar, de modo que precisamos de procurar outros tipos de soluções. De certa forma, já sabemos como o fazer, é apenas uma questão de treinar com mais dados e implementá-los.
| Hao Li, especialista em deepfakes e professor associado da Universidade do Sul da Califórnia
Para o especialista em deepfakes, o desenvolvimento de aplicações como a ZAO estão a impulsionar veemente o desenvolvimento desta área. Assim, o Machine Learning usado para estas aptidões está a atingir níveis nunca antes vistos.
In case you haven't heard, #ZAO is a Chinese app which completely blew up since Friday. Best application of 'Deepfake'-style AI facial replacement I've ever seen.
Here's an example of me as DiCaprio (generated in under 8 secs from that one photo in the thumbnail) 🤯 pic.twitter.com/1RpnJJ3wgT
— Allan Xia (@AllanXia) September 1, 2019
O próprio Hao Li realizou recentemente uma demonstração do estado atual da tecnologia. Numa conferência do MIT, realizada na semana passada, o investigador mostrou um vídeo seu em que implementou um deepfake de Vladimir Putin. O motivo para ter realizado isto foi para mostrar a evolução que a manipulação facial tem sofrido nos últimos tempos.
Os perigos dos deepfakes e das aplicações de manipulação facial...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: CNBC
Neste artigo: deepfake, Deepfakes, Manipulação facial, ZAO
Tudo que é digital é falivel e não pode servir de prova para nada
Tudo. Fotos, videos, tudo.
Vai sonhando