Elon Musk vai começar em breve a produzir o Optimus, o robot humanoide da Tesla
Elon Musk tem alargado a sua presença em novos mercados e novas tecnologias de forma acelerada. Os seus interesses são cada vez mais distintos e a prova disso são as novidades que empresas como a Tesla têm mostrado.
Algo que está na calha para ser apresentado em breve é o Optimus, o robot humanoide da Tesla. Agora, a empresa de Elon Musk tem finalmente um plano para a sua produção, que deverá ser iniciada muito em breve.
O Optimus deverá ser uma das próximas novidades da Tesla. Este é um robot humanoide generalista que a empresa irá criar e comercializar. Ainda não tem um plano definido para a sua utilização, mas existem várias áreas onde se poderá aplicar.
Apresentado em 2021, este novo robot poderá fazer uso de todas as tecnologias que a Tesla tem vindo a preparar para os seus carros. Está ainda sem uma área definida, mas tem espaço para ser extremamente útil no futuro, quer dentro das suas fábricas, quer fora destas.
Sendo ainda uma ideia sem uma materialização prática, não tem sido uma das apostas principais da marca. Presente nas suas apresentações, tem ganho espaço e cada vez mais visibilidade. Agora, Elon Musk parece ter novamente repensado a sua importância.
Foi no evento Tesla Cyber Rodeo que Elon Musk revelou mais dos seus planos para o Optimus. Pretende iniciar a sua produção muito em breve, com o próximo ano a ser o seu objetivo para iniciar a sua produção.
É um plano ambicioso para a Tesla e para Elon Musk, que já nos habituou a apresentar datas para os seus projetos. Muitas vezes estas acabam por resvalar e ser projetados para datas muito posteriores. Este poderá bem ser o futuro do Optimus, o robot humanoide da Tesla.
Elon Musk quer apostar muito nesta sua proposta, em especial para as suas fábricas e como mão de obra. Este é um robot generalista e que poderá substituir o Homem em muitas das suas tarefas do dia a dia. Por agora tem ainda de ser terminado e preparado para interagir com as tarefas que lhe forem atribuídas.
Este artigo tem mais de um ano
#+Desemprego :'(
Quando apareceram as máquinas de fiação e tecelagem na revolução industral no século XIX, os luddites afirmaram a mesma coisa…
Não é bem a mesma coisa! A revolução industrial levou a um enorme aumento na produção real de bens (quer na industria, quer na agricultura) tornando-os mais acessíveis a cada vez mais pessoas. Isso e outros desenvolvimentos científicos, sociais e infra-estruturas, naquela época levaram também a um enorme aumento da população, criando uma classe média muito mais estável, alimentando a própria necessidade de mais indústria que necessitava de mais mão de obra.
A introdução de robots polivalentes não vai permitir algo comparável… não vai haver um grande aumento de produção, não se vai melhorar salários duma classe média que terá cada vez menos escolhas em termos de emprego, já que os robots ou terminais de IA ficarão com os seus empregos, e não se vão inventar novos empregos por causa de haver robots. E com mais pessoas desempregadas haverá menos comércio, problemas na economia, etc.
Ou seja, para se defender o aparecimento e uso generalizado deste tipo de robots vai ser preciso reinventar a distribuição de riqueza e a própria sociedade, doutra forma isto só irá criar enormes desigualdades, beneficiando apenas uma franja da população que detém os robots e os recursos económicos logo à partida.
Desemprego para os que se acomodaram, o que parece ser a maioria em Portugal, quando é que vão perceber que já não existe emprego mas sim trabalho?
Já tenho uma imagem para acompanhar a minha perceção de um TeslaBot.
Três Leis da Robótica
Facto é que a tesla sempre lançou o que apresentou 99% das vezes mais tarde do que o anunciado mas sempre sairam quanto a este robot ainda tenho as minhas duvidas
E quando lança o que apresenta…
Qual fanboyismo.
Se a microsoft faz coisas, é a microsoft, se a apple faz coisas, é a apple. Mas se a tesla faz coisas, é o Elon musk.
Parece aquela do gato fedorento: o pastor de ovelhas é o pastor de ovelhas, o pastor de cabras é o pastor de cabras, o pastor de vacas é o cowboy.
são empresas completamente diferentes, o elon musk tem uma liderança na tesla um bocadinho como o steve jobs tinha na apple e quando o steve jobs estava na apple tambem tinhamos este tipo de noticias sao dois gajos que participam ativamente no deenvolvimento dos produtos da empresa assim como apresentações, já a microsoft ou a google têm uma liderança completamente diferente tu nem conheces os gajos que fazem as apresentações são dois marmeijos que andam para lá e pronto