Elon Musk, fundador da OpenAI, alerta que a IA é “um dos maiores riscos” para a civilização
Elon Musk está quase sempre associado a alguma controvérsia e agora veio a público fazer declarações que podem ser consideradas estranhas. Ele, um dos fundadores da OpenAI, acha que a Inteligência Artificial é "um dos maiores riscos" para a civilização.
Elon Musk alerta para riscos da IA
Foi na World Government Summit no Dubai, no Emirados Árabes Unidos, que Elon Musk se pronunciou sobre a IA (Inteligência Artificial) e o que esta tem para trazer para a humanidade. Este é o tema do momento e por isso foi natural o pedido para dar a sua opinião sobre este assunto.
Curiosamente, Elon Musk não se mostrou contra a inteligência artificial, mas revelou que no seu entender esta deverá ser controlada. Deu alguns exemplos sobre como esta regulação deverá ser aplicada e quais os seus propósitos.
Acho que precisamos regular a segurança da IA, francamente. Pense em qualquer tecnologia que seja potencialmente um risco para as pessoas, como aviões, carros ou remédios. Temos órgãos reguladores que supervisionam a segurança pública de carros, aviões e remédios. Acho que deveríamos ter um conjunto semelhante de supervisão regulativa para inteligência artificial, porque acho que é realmente um risco maior para a sociedade.
Ainda mais importante que esta necessidade de controlo, Elon Musk apontou o dedo à IA e aos perigos que ela traz. Nas suas palavras, esta tecnologia é um dos maiores riscos atuais para a civilização.
Claro que o tema ChatGPT também foi abordado. Segundo Elon Musk, este é positivo e também negativo e tem uma grande promessa e uma grande capacidade. Ainda assim, enfatizou que com isso vem um grande perigo.
Co-fundador da OpenAI deixou a sua posição
Curiosamente, esta é uma opinião de um dos mais visados líderes associado ao mundo da tecnologia. Elon Musk esteve presente na Open AI desde o primeiro momento, tendo sido um dos seus co-fundadores em 2015.
Entretanto, acabou por deixar a empresa em 2018 e vendeu toda a sua participação nesta que é atualmente uma das mais promissoras. A sua saída acabou por levá-lo a deixar também da sua presença no conselho da empresa.
Inicialmente, foi criada como uma organização sem fins lucrativos de código aberto. Agora, é de código fechado e com fins lucrativos. Não tenho uma participação aberta na OpenAI, nem estou no conselho, nem a controlo de alguma forma.
Esta não é a primeira vez que Elon Musk dá a sua opinião negativa sobre a IA e os perigos que entende que possa vir a trazer no futuro. Foram várias as situações em que deixou alertas claros sobre a necessidade de esta ser regulada e controlada, para assim não ser usada de forma negativa.
Este artigo tem mais de um ano
O ChatGPT é o ENIAC dos anos atuais.
Daqui a duas ou três décadas estará num museu da história da IA.
Portanto, sabendo nós o estado da arte atualmente, é perturbador e causa comichão no cérebro imaginar o que será a IA daqui a 2 ou 3 décadas. Portanto, sim, cautela.
+1
Nesta Cimeira do Governo Mundial («World Government Summit» em Inglês) realizada no Dubai, o Sr.º Elon Musk opôs-se à ideia de um Governo Mundial, alertando que este conceito poderá levar ao colapso civilizacional.
Recomenda-se a visualização das declarações do Sr.º Elon Musk na íntegra.
O Elon Musk fala com conhecimento de causa. Se ele fala assim é porque o que já existe no que toca a IA é de tal ordem que o assusta. A Meta já veio dizer que o ChatGPT não é nada quando comparado com o que eles têm. Se não é nada imagino o que já existirá. Não tenho dúvidas que muita gente irá ficar sem emprego daqui a uns anos daí o Bill Gates, Elon Musk, etc. falarem já em Renda Única Universal.
IA da Meta? Isso sim é um risco para a civilização!
Ele fala assim porque deixou a direção em 2018.
Ainda bem que deixou porque se tive-se ia estragar.
a ganância é o maior risco para a humanidade e nisso não falam.
a russia vai acabar com o mundo muito antes tentem e viver o maximo possivel antes que este lixo de mundo acabe
A Russia não consegue desenvolver IA pelo motivos óbvios, mas são muito bons em Trolls Farm.
Nada de novo portanto, Faz anos que ele anda a dizer isto, inclusive tentou avisar diversos governos e entidades para que se regula-se. Ninguém lhe deu ouvidos até agora.
Só falta vir uma guerra do tipo da Skynet no “Terminator” para acabar com a humanidade!
Então, é que o Putin vai ter com que se entreter e usar tudo o que lhe resta de carne para canhão e bombas da era da URSS.
E, claro até poderá usar as suas tão famosas bombas nucleares (se funcionarem).
Recordo este ter dito há uns anos que IA sem controlo seria como invocar o demónio, ou algo parecido… Bem como a história que circulou do Facebook ter desligado duas máquinas após estas criarem uma nova linguagem com que comunicavam uma com a outra e que ninguém estava entendendo. Para que houvesse um potencial problema, a IA teria que considerar a espécie humana como sendo inimigo, e tratando-se de linhas de código (não mais que um programa) não vejo porquê tal iria acontecer. Um programa não é inteligente, usa apenas lógica. Uma Inteligência Artificial no verdadeiro sentido da palavra, nunca será uma realidade pois nem o demiurgo permitiria tal coisa porque é ciumento. O que uma IA pode eventualmente fazer é precisamente aquilo que o demiurgo tem vindo a fazer, completar o seu trabalho virando uns humanos contra os outros e ficar de fora a rir enquanto estes se matam uns aos outros com muito amor e só porque sim, mas sem saber porquê.
Um comentário no mínimo curioso, ao combinar tecnologia com crenças clássicas. Certa vez ouvi que o Rei Salomão aprisionava demônios para obter conhecimento técnico oculto. então, partindo dessa premissa, mantar IA sob controle é uma sabedoria salomônica.
Quem disse que uma IA sem controlo seria como invocar o demónio foi Musk, só repeti o que ele disse.
Desconheço a história de Salomão e não acredito que alguém consiga aprisionar demónios, mas ficarias surpreendido com a quantidade de pessoas que os invocam e trabalham com eles para obter conhecimento ou realizar tarefas. Muitas. Algumas já nem precisam de o esconder, basta escutar o que dizem e observar o que fazem. Não são crenças, é o que é. Negá-lo é fazer o diabo feliz (metaforicamente falando), já cantava Gabriel que até pensou bem.
Não tenho dúvidas que a IA de que se fala jamais fará qualquer trabalho para o qual não for programada. E tão pouco tomará decisões para as quais não for programada. Mas tão pouco tenho dúvidas que, caso seja programada para realizar quaisquer trabalhos sem limitações ou tomar quaisquer decisões sem limitações, é inevitável que vai dar raia.
Tens de te informar melhor para perceberes a rapidez com que a AI se está a desenvolver! Se não houver regulamentação, vai sim ser capaz de tomar decisões, aliás, já é, sem sombra de duvidas! A rapidez de crescimento é incompreensível para as nossas capacidades! Esse é o maior perigo!
Mas não disse o contrário, claro que toma decisões. No entanto e volto a dizer, só toma decisões para as quais foi programada. Imagina por exemplo uma situação com 4 soluções de escolha, a IA vai escolher entre as 4 a mais adequada à situação e pô-la em prática. E fá-lo instantaneamente ou muito rápido, para isso foi programada. Mas imagina que afinal existem uma 5a e 6a soluções possíveis. A IA não é consciente nem pensa, será incapaz de implementá-las por si própria até que chegue alguém e acrescente o código necessário adicionando essas 5a e 6a soluções às 4 entre as quais já podia escolher para resolver o problema. Dou-te um exemplo prático: imagina um robô de cozinha que sabe cozinhar milhares de pratos diferentes mas não sabe o que é um ananás. Se lhe pedirem que faça uma refeição que inclua ananás, ele nunca vai saber por si próprio o que fazer com o ananás, como cortá-lo, prepará-lo nem doseá-lo.
Manda o link do Musk comparando IA com demônios. kkk
Já foi há uns anos mas a notícia correu mundo, caso queiras ouvir a conversa na íntegra faz uma pesquisa por “Elon Musk at MIT 2014”, deve aparecer o vídeo no topo, são cerca de 75 minutos de blá blá.
Foi lapso meu, ele afirmou mesmo que IA sem controlo seria invocar o demónio. Comparar, comparou a IA com uma pessoa possuída pelo demo em que chega depois o padreco exorcista com seus trajes, a bíblia e água benta com rituais e rezinhas, mas não resultou. Musk quando ultrapassa a dose de substâncias que o tornam um pouco mais desinibido, quase sempre solta umas pérolas 😀
https://www.washingtonpost.com/news/innovations/wp/2014/10/24/elon-musk-with-artificial-intelligence-we-are-summoning-the-demon/
O Musk é o maior risco para o planeta. Está a acelerar a destruição da Terra.