PplWare Mobile

Bard, o Chatbot da Google que se estreia a apresentar informação errada

                                    
                                

Autor: Maria Inês Coelho


  1. Mr. Y says:

    O ChatGPT confunde-se todo com o Dia dos Namorados ser do dia 12 de Junho (em BR) e não 14 de Fevereiro (em PT), como já foi testado por um utilizador aqui do Pplware. Imagino a quantidade de imprecisões de existirão por aí.
    Isso só vem mostrar o receio da Google de ter avançado com um serviço como este mais cedo. Eles já tinham esta ferramenta estudada mas foram forçados a disponibilizar o Bard por causa do ChatGPT.

    • Ricardo Santos says:

      Com o tempo, irá aprender. 🙂

    • Joe says:

      Nem mais, às vezes o importante é ser o primeiro a ficar conhecido em larga escala mesmo não estando perfeito, o ChatGPT também está cheio de imprecisões e erros mas se não tiver concorrência à altura fica sozinho na corrida.

      De facto o ChatGPT faz muita coisa e fica-se pelo mais ou menos a maior parte das vezes mas tendo em conta o número de interações que teve ultimamente já tem dados para melhorar o serviço substancialmente enquanto a rival google ficou a ver navios.

  2. Stanley says:

    Ficou nítida a pressa, o incômodo e por fim, grande atrapalhamento da Google para acompanhar a Microsoft e seu Bing.

    Não me recordo – em outros tempos, a testemunhar a Google metendo os pés pelas mãos para acompanhar a concorrência.

  3. dfs says:

    Eu que achei inicialmente o chat GPT muitíssimo interessante, começo a ficar preocupado com os eventuais erros. Ou confiamos no resultado e podemos ser enganados, ou vamos validar a informação e perdemos mais tempo do que por métodos tradicionais.
    Quando fazemos uma pesquisa num motor de busca surgem vários resultados, e facilmmente vemos alguns deles para comparar. Com o chatGPT surge apenas um resultado, o que mais facilmente leva as pessoas a confiarem.
    Vamos ver o que a microsoft e google vão fazer para minimizar estes problemas.

  4. Repara says:

    Pelos vistos quando uma IA dá uma resposta errada chama-se “alucinação” 🙂
    Que o ChatGPT tem alucinações já se percebeu.
    A alucinação do Bard sobre “o primeiro telescópio que tirou fotos de um planeta fora do sistema solar (exoplaneta)”, passava desapercebido se não fosse o caso – de se tratar de um vídeo promocional da Google. Se tivessem dado pelo erro não precisavam de o ter transmitido.
    Ontem a Alphabet (empresa-mãe da Google perdeu em bolsa uns impressionantes 100.000 milhões de dólares (8%) e há alguns a dizer que foi por causa do erro.
    Não foi, mas o facto de a Microsoft ter anunciado a incorporação do ChatGPT no Bing foi entendido como uma ameaça ao domínio da Google nas pesquisas e o erro do Bard como um sinal de que a Google estava bastante atrasada no corrida.

  5. rui says:

    Wikipedia = 40% de desinformação. Existem equipas especializadas para mexer no wiki e introduzir a informação errada.,

  6. Pedro N says:

    Qual é o endereço para aceder ao Bard?

  7. Luis Borges says:

    Chama-se AI porque “imita” a inteligencia biologica. A grande diferenca de uma AI para o IF, THEN, ELSE ‘e que aprende. Temos que as tratar como se trata quem esta’ a aprender… sao quase uns bebes e ja sabem tanto! Orgulho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.