Arquiteto chinês cria um ‘escudo’ para vestir e proteger do Coronavírus
Numa altura em que o Coronavírus já infetou várias pessoas em tantos países, surgem algumas ideias interessantes para ajudar no combate à propagação do vírus.
Uma dessas ideias surgiu das mãos de um arquiteto chinês e consiste num 'escudo' que se veste e protege do vírus.
Segundo os dados mais recentes, em todo o Mundo há já 118.347 casos infetados com Coronavírus, 4.267 mortos e 65.105 recuperados.
Em Portugal contamos até ao momento com 41 casos confirmados. Em Itália o cenário está preocupante, sendo o segundo país com mais número de casos, depois da China, o que obrigou a colocar toda a nação em quarentena.
Sendo assim, surgem formas de combate de todas as formas e feitios. Até o Bill Gates já está a investir ao querer distribuir testes caseiros para detetar casos de COVID-19.
Arquiteto chinês cria um "escudo" para vestir e proteger do Coronavírus
O arquiteto e designer chinês Sun Dayong criou uma espécie de 'escudo' para ser vestido e proteger contra a propagação e infeção do Coronavírus.
O escudo tem o nome de "Be a Batman", ou "Seja um Batman", uma vez que foi parcialmente inspirado nas asas de um morcego. Esta é uma característica curiosa uma vez que há especialistas que acreditam que o vírus ficou hospedado, primeiramente, em morcegos.
A tecnologia é uma espécie de mochila, com alças nos ombros e na cintura, de forma a fixar-se no corpo da pessoa.
Como é que o escudo protege do vírus?
O sistema funciona da seguinte forma: a radiação ultra-violeta do escudo está preparada para matar o vírus e, por sua vez, todo o equipamento é uma espécie de concha que envolve a pessoa.
Segundo Dayong:
O surto de doença por coronavírus privou-nos da sensação de segurança que costumávamos ter e colocou-nos a necessidade de uma concha que nos pode envolver e distanciar do mundo.
O arquiteto é ainda da opinião que, assim que o COVID-19 deixe de ser uma ameaça imediata, este escudo possa ser atualizado e melhorado com a tecnologia Google Glass.
Ao Business Insider, Dayong disse que para além de se ter inspirado nas asas de um morcedo, o seu sonho em pequeno era ser um Batman. Acrescenta ainda que:
O equipamento também é dobrável, pronto para abrir automaticamente quando precisamos estar em contato com o mundo exterior.
Para já este escudo é apenas um conceito, no entanto Dayong tem interesse em encontrar um fabricante que possa produzir o dispositivo. Os materiais utilizados serão fibra de carbono e PVC e o arquiteto disponibiliza-se para oferecer o design e consultoria.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Business Insider
Neste artigo: coronavírus, Covid-19, escudo
Ainda e carnaval na China..
Ufa, ainda bem que o vírus e burro e não entra por cima
não, … entra só por onde tem de entrar LOOOOOOL
infelizmente morre mais gente de gripe “normal” e pneumonia mas o povo só vê isto agora. qualquer coisa é coronavírus.
Espero bem que não aconteça nada de trágico como um ataque terrorista ou algo parecido e de um para o outro a cura aparece. Como na Australia que estava a arder e de repente ficou tudo apagado quando começou aparecer noticias deste virus.
Mais um dos poucos privilegiados que consegue ver o que o “povo ” não vê.
São pessoas com esse tipo de mentalidade que quando apresentam os primeiros sintomas pensam “não há-de ser nada…afinal é pouco provável que eu morra” e seguem com a sua vida, independentemente de poder infectar idosos e provocar efectivamente a morte a alguém.
pessoas como tu é que comem tudo que a TV diz.
Não te custa nada levantar do sofá e fazeres o exame no centro de saúde em vez de andares aqui na Internet a espalhar sabedoria
Exame no centro de saude? Esta a falar de que? Ja agora, se tiver coronavirus, ou gripe, ou constipacao, fique quieto em casa e ligue para a linha Saude 24. Nao se meta no centro de saude ou no hospital.
Eu não espalhei sabedoria nenhuma, tu SIM, estás a espalhar ignorância.
+1
O pplware precisa de evitar a disseminação destas parvoíces perigosas para a saúde pública.
Se não sabe a diferença entre letalidade e mortalidade, pelo menos fique calado. Se não sabe a diferença entre a contagiosidade da gripe e do covid-19 e as graves consequências disto, abstenha-se de comentários.
Pelo menos da para se perceber que ha muita desinformacao e quao perigosa e’ uma pessoa desinformada.
Não digas disparates. Está muito bem percebido e referido o conceito apresentado. Está devidamente explicado neste e noutros artigos sobre o tema tudo o que está em volto no atual problema de saúde. Podias ter usado os comentários para dizer algo interessante e proveitoso, era uma boa oportunidade para mostrares o que sabes. 😉
O coronavírus parece ser mais letal que a gripe. Em Wuhan, cidade chinesa que foi o primeiro epicentro da epidemia, 2% dos doentes detectados morreram, e fora de lá a cifra se aproxima de 0,7%, segundo a OMS. São taxas entre 3 e 20 vezes maiores que a da mortalidade da gripe comum (0,13%) e da gripe H1N1 (0,2%).
Ele também se espalha mais que a gripe. A capacidade de contágio é medida através do número reprodutivo. Um número reprodutivo de 1,3 indica que cada pessoa infectada contagia 1,3 pessoas ou, em outras palavras para não ficar estranho contar pessoas por números decimais, dez pessoas infectadas contagiam 13 outras pessoas.
Esse é o número reprodutivo da gripe comum, já o coronavírus tem um número reprodutivo entre 2 e 3. Ou seja, se nada for feito ele vai infectar mais pessoas que a gripe.
O coronavírus é sim uma pandemia muito séria, mas deve ser enfrentado com medidas indicadas pelos profissionais de saúde pública e sem pânico. Aliás quanto mais sério o problema mais deve ser evitado o pânico, que além de não ajudar, na quase totalidade dos casos piora o problema.
Seja como for um fato concreto é que essa coisa ridícula apresentada no artigo não srve para absolutamente nada e por isso mesmo é altamente prejudicial, já que incautos podem equivocadamente sentir-se protegidos e deixarem de tomar as providências realmente eficazes. A única coisa que esse “traje” pode matar é a dignidade de quem se aventurar a utilizá-lo.
https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-03-03/como-o-coronavirus-se-compara-com-a-gripe-os-numeros-dizem-que-ele-e-pior.html
kkkkkkkkkkkkkkkk