PplWare Mobile

Coradia iLint – O primeiro comboio que só emite vapor de água

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. MaisNet says:

    Nem precisa de eletricidade?!

    Fico a pensar “porque é que não se lembrarm disto antes?”, mas nós sabemos o porque não é?
    :\

    • NT says:

      Não é novidade… mas como é que produzem o hidrogénio? Sei que à alguns anitos atrás era esse o problema, a energia necessária para produzir o combustível e o custo de armazenamento eram muito elevadas.
      Mas parece que isso tem sido alterado. A ver vamos….

    • Joaquim Xavier says:

      Só falta eles dizerem como vamos obter o hidrogénio:
      – electrolise da agua?
      – separação dos componentes dos hidrocarbonetos?

  2. Ventoinhas says:

    Depois o excesso de vapor de água na atmosfera vai fazer parecer que estamos todos na Inglaterra.

  3. George Orwell says:

    Para quem se interessa com o meio ambiente e a ameaça potencialmente letal que infelizmente a humanidade vem enfrentando, recomendo vivamente o visionamento do documentário “Before the Flood” ( acabadinho de sair do “prelo” ) tendo como produtor executivo o oscarizado realizador Martin Scorsese (“Taxi Driver”, “Wall Street Wolf” etc. etc.) , documentário este dinamizado pelo actor Leonardo di Caprio, e onde se prontificaram a participar, entre outros, o Papa Francisco, Barack Obama e o ex- Secretário Geral da ONU Ban Ki-Moon.
    Vai certamente ficar na história do cinema documental a par de “An Inconvenient Truth” de Al Gore ( o homem que ganhou umas eleições presidenciais dos EUA mas que o clã Bush e toda a máquina de poder real dos EUA usurparam com base em maquinações eleitorais em alguns condados do Estado da Florida cujo Governador era irmão do usurpador George W Bush, este grande libertador do Iraque a quem o médio oriente e o mundo e até o clima e o ambiente devem todos os benefícios que advieram de tão oportuna gloriosa e bem sucedida operação. Por falar em maquinações eleitorais esperem pelo próximo dia 8 e terão mais uma oportunidade de testemunhar o estado a que chegou a democracia naquele país, dia em que os pais fundadores vão dar voltas e voltas nos túmulos ), retomando, como os maiores avisos que os “media” alguma vez produziram tendo por foco o meio ambiente.

    Tal documentário pode ser apreciado na íntegra, até à resolução de 1080p, em :
    https://www.youtube.com/watch?v=90CkXVF-Q8M.

    Refiro também que um carro movido a água salgada já foi aprovado na Europa. Vide,
    http://www.eco-oficina.pt/econews/blog/carro-movido-a-agua-salgada-e-aprovado-na-europa/

    E nem vou maçar com aquilo que todos decerto compreendem ser as razões do incremento da exaustão dos combustíveis fósseis por formas cada vez mais inimigas do ambiente como o “fracking”, contaminações resultantes, e os milhões de hectolitros de água necessários para operações de extracção, por exemplo do gás “shale”. O desastre no Golfo do México fala por tudo isto. O mega incêndio deste ano em Alberta, Canadá também.

    Deixo toda a eloquência para Leonardo de Caprio e Al Gore e as imagens que valem mais que mil palavras.

    PS: Leonardo di Caprio para prémio Nobel da Paz , JÁ !

  4. Alfredo says:

    Podiam mandar vir algumas destas para a Linha do Oeste, Linha do Algarve, Linha do Minho (entre Viana do Castelo e Valença, já que o troço até Ninte vai ser eletrificado) e Linha do Douro.

    Deste modo, a CP iria resolver os problemas da frota de material circulante a diesel, para além de oferecer Wi-Fi gratuito aos turistas.

    • Alfredo says:

      *Nine, em vez de Ninte… My bad.

      • Alfredo says:

        Aliás, basta o ser na Linha do Douro e no Alentejo, entre Casa Branca e Beja… No primeiro caso, oferecíamos melhores condições aos turistas, e assim recuperávamos dos prejuízos que as automotoras espanholas têm causado… No segundo caso, oferecíamos melhor conforto a quem vem dos Intercidades de Évora e já oferecíamos melhor conforto na ligação Intercidades entre Casa Branca e Beja, tendo em conta que atualmente as automotoras que foram renovadas em 2011 para este serviço andam quase sempre na Linha do Oeste, em serviço Regional.

  5. Jesus Cristo laico says:

    É um paradoxo o uso de hidrogénio para a produção de energia!
    A energia obtida com o hidrogénio é muito menor do que a usada para o produzir!
    O hidrogénio está a ser usado no desenvolvimento de células de combustível tendo em vista o uso de outros gases como o gás natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.