Coradia iLint – O primeiro comboio que só emite vapor de água
As cidades materializam em realidade o que muitas vezes vemos escrito como projectos, como protótipos ou conceitos um dia a aplicar. Estamos na era das energias alternativas, mais limpas, na era de silenciar as máquinas, dar tranquilidade e paz ao ser humano urbano. Para isso, há países mais evoluídos que estão já a colocar em prática conceitos modernos, como por exemplo novos combustíveis para comboios.
A Alemanha apresenta o Coradia iLint, o primeiro comboio que apenas emite vapor de água.
A natureza dos transportes de massas não poluentes começa a dar passos de gigante, especialmente, quando apresenta como origem a Alemanha, que se encontra neste momento a introduzir o primeiro comboio de passageiros com zero emissões, exclusivamente alimentado a hidrogénio.
Coradia iLint, o primeiro comboio não poluente
Baptizado de Coradia iLint, este comboio não poluente apenas emite o excesso de vapor para a atmosfera e apresenta-se como uma verdadeira alternativa aos 4.000 comboios a diesel que circulam pelo país e que são responsáveis por uma grande quota de poluição atmosférica.
A parte saxónica da Alemanha encomendou já mais 14 deste modelo de comboio à empresa francesa Alstom, e mais poderão estar em carteira de encomenda se o seu sucesso for conforme o esperado. Neste momento, este modelo ainda está a testes, mas prevê-se a sua apresentação e uso ao grande público até Dezembro de 2017.
O comboio de pegada ecológica foi apresentado pela primeira vez na feira InnoTrans em Berlim em Agosto do corrente ano e continua a ser o primeiro modelo de massas movido a hidrogénio para longas distâncias.
Recentemente, países típicos de abordagem e implementação de sistemas ecológicos como a Holanda, a Dinamarca e a Noruega já mostraram o seu interesse.
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Nem precisa de eletricidade?!
Fico a pensar “porque é que não se lembrarm disto antes?”, mas nós sabemos o porque não é?
:\
Não é novidade… mas como é que produzem o hidrogénio? Sei que à alguns anitos atrás era esse o problema, a energia necessária para produzir o combustível e o custo de armazenamento eram muito elevadas.
Mas parece que isso tem sido alterado. A ver vamos….
Só falta eles dizerem como vamos obter o hidrogénio:
– electrolise da agua?
– separação dos componentes dos hidrocarbonetos?
Depois o excesso de vapor de água na atmosfera vai fazer parecer que estamos todos na Inglaterra.
Para quem se interessa com o meio ambiente e a ameaça potencialmente letal que infelizmente a humanidade vem enfrentando, recomendo vivamente o visionamento do documentário “Before the Flood” ( acabadinho de sair do “prelo” ) tendo como produtor executivo o oscarizado realizador Martin Scorsese (“Taxi Driver”, “Wall Street Wolf” etc. etc.) , documentário este dinamizado pelo actor Leonardo di Caprio, e onde se prontificaram a participar, entre outros, o Papa Francisco, Barack Obama e o ex- Secretário Geral da ONU Ban Ki-Moon.
Vai certamente ficar na história do cinema documental a par de “An Inconvenient Truth” de Al Gore ( o homem que ganhou umas eleições presidenciais dos EUA mas que o clã Bush e toda a máquina de poder real dos EUA usurparam com base em maquinações eleitorais em alguns condados do Estado da Florida cujo Governador era irmão do usurpador George W Bush, este grande libertador do Iraque a quem o médio oriente e o mundo e até o clima e o ambiente devem todos os benefícios que advieram de tão oportuna gloriosa e bem sucedida operação. Por falar em maquinações eleitorais esperem pelo próximo dia 8 e terão mais uma oportunidade de testemunhar o estado a que chegou a democracia naquele país, dia em que os pais fundadores vão dar voltas e voltas nos túmulos ), retomando, como os maiores avisos que os “media” alguma vez produziram tendo por foco o meio ambiente.
Tal documentário pode ser apreciado na íntegra, até à resolução de 1080p, em :
https://www.youtube.com/watch?v=90CkXVF-Q8M.
Refiro também que um carro movido a água salgada já foi aprovado na Europa. Vide,
http://www.eco-oficina.pt/econews/blog/carro-movido-a-agua-salgada-e-aprovado-na-europa/
E nem vou maçar com aquilo que todos decerto compreendem ser as razões do incremento da exaustão dos combustíveis fósseis por formas cada vez mais inimigas do ambiente como o “fracking”, contaminações resultantes, e os milhões de hectolitros de água necessários para operações de extracção, por exemplo do gás “shale”. O desastre no Golfo do México fala por tudo isto. O mega incêndio deste ano em Alberta, Canadá também.
Deixo toda a eloquência para Leonardo de Caprio e Al Gore e as imagens que valem mais que mil palavras.
PS: Leonardo di Caprio para prémio Nobel da Paz , JÁ !
Se demorar o tempo que demorou a receber o Óscar bem pode esperar sentado!
o vídeo é ‘privado’
só dobrado em castelhano. serve.
Podiam mandar vir algumas destas para a Linha do Oeste, Linha do Algarve, Linha do Minho (entre Viana do Castelo e Valença, já que o troço até Ninte vai ser eletrificado) e Linha do Douro.
Deste modo, a CP iria resolver os problemas da frota de material circulante a diesel, para além de oferecer Wi-Fi gratuito aos turistas.
*Nine, em vez de Ninte… My bad.
Aliás, basta o ser na Linha do Douro e no Alentejo, entre Casa Branca e Beja… No primeiro caso, oferecíamos melhores condições aos turistas, e assim recuperávamos dos prejuízos que as automotoras espanholas têm causado… No segundo caso, oferecíamos melhor conforto a quem vem dos Intercidades de Évora e já oferecíamos melhor conforto na ligação Intercidades entre Casa Branca e Beja, tendo em conta que atualmente as automotoras que foram renovadas em 2011 para este serviço andam quase sempre na Linha do Oeste, em serviço Regional.
É um paradoxo o uso de hidrogénio para a produção de energia!
A energia obtida com o hidrogénio é muito menor do que a usada para o produzir!
O hidrogénio está a ser usado no desenvolvimento de células de combustível tendo em vista o uso de outros gases como o gás natural.