Quantcast
PplWare Mobile

A primeira ciclovia solar é um sucesso

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Renan says:

    “O sol é a maior fonte de energia do universo e cada vez…” Errado. O sol é a maior fonte de energia da Terra, talvez do sistema solar. O universo é muito grande para afirmar tal coisa.

    • Vítor M. says:

      Há tanto que não se sabe ao certo! Mas alterei ali um ponto para ficar em conformidade 😉

      • Pedro Peixinho says:

        Obela o Renan, para já, diz-me lá uma fonte de energia que tu conheças, que seja maior do que sol? E já agora, aqui o intuito do artigo não é falar de astronomia mas sim de tecnologia, ve se atinas, saudações aquatarianas

        • Bruno Tavares says:

          Qualquer das outras estrelas nossas conhecidas são maiores do que o nosso Sol e como tal maiores fontes de energia.
          Agora, como o Renan disse e bem, para nós, a maior é o Sol porque não temos modo de chegar às outras.
          VY Canis Majoris por exemplo é cerca de 1420 vezes maiores que o nosso Sol, agora imaginem lá a energia que tal estrela liberta…

          • MADMADEIRA says:

            é 1420 vezes maior que o sol mas não tem energia suficiente para se safar de um buraco negro que o maior conhecido tem a massa de 2000 milhões de massas solares. Por isso definitivamente a maior fonte de energia conhecida não é a solar.

          • Nunes says:

            @ MADMADEIRA
            Um buraco negro só pode ser considerado uma fonte energia pelo efeito nos campos gravitacionais dado que tanto quanto se sabe não emite energia, de modo que numa avaliação destas seria bastante discutível apontar um buraco negro como a maior fonte de energia.

          • FG says:

            LOL

            Errado!

            Sabe-se que o Sol está entre as 10% das maiores estrelas do universo.

            Sim, há estrelas muito maiores, e por isso, maiores fontes de energia que o Sol.

        • Woot! says:

          Percebes alguma coisa de energia e/ou astronomia? É que parece que percebes zero com essa questão.

          • Malik Piarali says:

            +1. Tanto quanto se sabe, os buracos negros não emitem energia? Tens a certeza do que estás a afirmar? 🙂

          • Nunes says:

            @ Malik
            Não é à toa que se chamam buracos negros e que durante tanto tempo não se conseguiram detectar. A única forma de os detectar é pelo efeito na matéria e radiação à sua volta por causa do seu campo gravitacional.

          • joao alves says:

            Quando um buraco negro colapsa… ai sim é a maior fonte de energia no Universo actual se bem que a maior fonte de energia de sempre é e sempre sera o Big Ben 😛

          • Nunes says:

            @ Joao alves
            o que colapsa é uma estrela que pode explodir numa supernova, que é o evento mais brilhante no universo. No fim pode ficar um buraco negro ou uma estrela de neutrões!

          • Malik Piarali says:

            @Nunes
            Posso estar enganado, não seria a primeira vez até porque sou estudante. Um buraco negro absorve toda a radiação que nele incide. Como consequência da enorme interação de campos gravitacionais, é emitida radiação de Hawking antes do horizonte de eventos. De acordo com as leis da Física e com a lei do deslocamento de Wien todos os corpos emitem radiação. Os humanos, por exemplo, tem o máximo de emissão no infravermelho. Mas é como já disseste, a radiação emitida a partir do horizonte de eventos deve ser desprezável. Tem um bom dia.

          • Nunes says:

            @ Malik
            tens razão quando à radiação de Hawking, mas é à partida muito menor do que as emissões da matéria à volta por causa do efeito do campo

          • Malik Piarali says:

            @ Nunes É sempre bom poder ter discussões abertas e civilizadas na internet. Obrigado

          • joao alves says:

            @ Nunes
            tinha a ideia que eles tal como as estrelas tambem colapsavam.
            podem ver mais neste link, mas sim eles tambem libertam energia 😛
            http://motherboard.vice.com/pt_br/read/sobrevivendo-aos-buracos-negros

          • Nunes says:

            O colapso ocorre quando a força da gravidade é maior que outras forças que ocorrem na estrela. Num buraco negro a força da gravidade já é maior que tudo o resto, por isso segundo as actuais teorias não dá para falar em colapso dum buraco negro.

      • Jorge Costa says:

        Que resposta mais estranha..

    • Jorge Nunes says:

      Boa noticia, avanços na energia verde e cidades mais limpas!
      Contudo a citação “O sol é a maior fonte de energia do universo…” está errada, quanto mais seria a maior fonte de energia do nosso planeta mas não do universo!

  2. chicosoft says:

    Vejo um futuro mais limpo, e cidades mais saudaveis, só espero que as electricas nao se tornem nas petroliferas do passado…

    • Vítor M. says:

      Também acredito que isto vai mudar… o futuro mais eléctrico, mais solar, parece-me mais limpo.

    • Ze says:

      Claro que se vao tornar as petroliferas do passado. Estou a falar do ponto de vista economico. O poder economico vai passar de maos, mas quem controlar a energia, vai controlar uma boa parte do mundo.
      Nem vale a pena acreditar numa coisa diferente.

  3. José Coelho says:

    Hoje já temos a tecnologia e os meios suficientes para deixarmos de depender do petróleo, falta é a vontade política.
    Os políticos corruptíveis como são apenas olham aos milhões de €/$ que recebem das petrolíferas para continuarmos a viver a nesta dependência nada saudável para o ambiente e saúde.

  4. ptpedropt says:

    70 metros e só dá para abastecer 1 ou 2 casas por ano.. onde é que está o sucesso aqui?
    é uma construção muito pouco eficaz e vou só dar um exemplo que a maioria das pessoas não sabe, é que para os painéis solares de hoje em dia funcionarem correctamente precisam de estar bem limpinhos e como é parece óbvio este não vai ser o caso..

  5. JJ says:

    É uma solução muito eficaz sem duvida. O problema são os custos de implementação.

  6. Miguel Fazenda says:

    Embora eu seja um grande adepto de energia solar, e ache que o futuro da produção de energia seja por aí, penso que não será desta forma.
    O problema que a maior parte das pessoas esquece é que os painéis fotovoltaicos são significativemente menos eficientes se não estiveram inclinados. Faz muito mais sentido colocá-los nos telhados de edifícios. A não ser que por alguma razão não haja espaço para os instalar lá, parece-me ser simplesmente um desperdicio de dinheiro e recursos.

  7. Thiago Silva says:

    Talvez, colocar as placas solares para dividir as pistas, ao invés de atravessar a pista de um lado para o outro diminuiria a manutenção.

  8. LP says:

    Com tanto sitio ainda disponível para instalar painéis solares, aproveitar ciclovias é inusitado.

  9. Luís Lemos says:

    Para mim fazia muito mais sentido que este corredor em vez de estar por baixo das bicicletas estivesse por cima, desta forma tapava o sol no verão e a chuva no inverno, isto além de produzir electricidade! Assim, as bicicletas também não faziam sobra quando passavam, os painéis sujavam-se menos e o revestimento também não se partia com tanta facilidade…

  10. ntunix says:

    Estas “solar roadways” são ridículas, especialmente tendo em conta o custo / benefício. Pode parecer inovador mas na verdade é uma utopia cara e ineficiente. Já se conhecem melhores maneiras de aproveitar a energia do sol: nos telhados e não nos pavimentos!

    https://www.youtube.com/watch?v=6-ZSXB3KDF0

  11. Mario Pinto says:

    Aproveitar fontes de energia alternativas é essencial para o futuro da humanidade. As coisas que estarão ligadas em rede necessitam de energia e como é sabido, haverá um boom em números massivos. Temos de aproveitar todas as tecnologias e converte-las numa só fonte de energia em massa que alimente ruas, cidades, países, o mundo e nunca se esgote. Estamos apenas no início de uma nova era…

  12. Ricardo says:

    Estudem o ECG, pois tudo o resto é uma ilusão quando comparado com esse modelo de gerador de energia..

  13. FG says:

    Sucesso?

    1. É caríssimo
    2. O rendimento é metade de um painel solar com a mesma área, na mesma zona, METADE
    3. Manutenção
    4. Aderência não serve para carros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.