A primeira ciclovia solar é um sucesso
O sol é a nossa maior fonte de energia e cada vez mais está em marcha o seu aproveitamento. Painéis solares, baterias para armazenar a energia recolhida e tantas outras novidades estão a invadir a vida das pessoas.
Mas há muitas outras pequenas utilizações que podem mudar conceitos e hábitos. Essa é a ideia da empresa SolaRoad.
No mês de novembro de 2014, esta empresa decidiu apresentar um projeto muito interessante, que consiste numa ciclovia capaz de gerar energia através de células solares embutidas na sua constituição.
À primeira vista parece sem dúvida uma ideia muito estranha, mas a verdade é que, passados 6, 7 meses, a empresa revela agora que esta ciclovia tem gerado uma quantidade inesperada de energia, tendo atingido cerca de 3000 kWh neste curto espaço de tempo.
Para quem não tem uma pequena ideia do que poderia fazer com esta quantidade de energia, estes 3000 kWh seriam suficientes para abastecer uma casa de uma única pessoa durante um ano. O que para uma ciclovia com apenas 70 metros de comprimento é sem dúvida um ótimo resultado.
Contudo, nem tudo é perfeito. O revestimento que protege as células solares presentes no pavimento é feito através de vidro e quando há uma mudança de tempo, este tende a soltar-se, o que faz com que a manutenção do solo se possa tornar bastante cara.
Segundo a SolaRoad, este projeto terá ainda a duração de no mínimo dois anos e meio, o que será tempo suficiente para trabalhar nestas lacunas.
Teremos no futuro mais ciclovias como esta espalhadas um pouco por todo o mundo?
Este artigo tem mais de um ano
“O sol é a maior fonte de energia do universo e cada vez…” Errado. O sol é a maior fonte de energia da Terra, talvez do sistema solar. O universo é muito grande para afirmar tal coisa.
Há tanto que não se sabe ao certo! Mas alterei ali um ponto para ficar em conformidade 😉
Obela o Renan, para já, diz-me lá uma fonte de energia que tu conheças, que seja maior do que sol? E já agora, aqui o intuito do artigo não é falar de astronomia mas sim de tecnologia, ve se atinas, saudações aquatarianas
Qualquer das outras estrelas nossas conhecidas são maiores do que o nosso Sol e como tal maiores fontes de energia.
Agora, como o Renan disse e bem, para nós, a maior é o Sol porque não temos modo de chegar às outras.
VY Canis Majoris por exemplo é cerca de 1420 vezes maiores que o nosso Sol, agora imaginem lá a energia que tal estrela liberta…
é 1420 vezes maior que o sol mas não tem energia suficiente para se safar de um buraco negro que o maior conhecido tem a massa de 2000 milhões de massas solares. Por isso definitivamente a maior fonte de energia conhecida não é a solar.
@ MADMADEIRA
Um buraco negro só pode ser considerado uma fonte energia pelo efeito nos campos gravitacionais dado que tanto quanto se sabe não emite energia, de modo que numa avaliação destas seria bastante discutível apontar um buraco negro como a maior fonte de energia.
LOL
Errado!
Sabe-se que o Sol está entre as 10% das maiores estrelas do universo.
Sim, há estrelas muito maiores, e por isso, maiores fontes de energia que o Sol.
Percebes alguma coisa de energia e/ou astronomia? É que parece que percebes zero com essa questão.
+1. Tanto quanto se sabe, os buracos negros não emitem energia? Tens a certeza do que estás a afirmar? 🙂
@ Malik
Não é à toa que se chamam buracos negros e que durante tanto tempo não se conseguiram detectar. A única forma de os detectar é pelo efeito na matéria e radiação à sua volta por causa do seu campo gravitacional.
Quando um buraco negro colapsa… ai sim é a maior fonte de energia no Universo actual se bem que a maior fonte de energia de sempre é e sempre sera o Big Ben 😛
@ Joao alves
o que colapsa é uma estrela que pode explodir numa supernova, que é o evento mais brilhante no universo. No fim pode ficar um buraco negro ou uma estrela de neutrões!
@Nunes
Posso estar enganado, não seria a primeira vez até porque sou estudante. Um buraco negro absorve toda a radiação que nele incide. Como consequência da enorme interação de campos gravitacionais, é emitida radiação de Hawking antes do horizonte de eventos. De acordo com as leis da Física e com a lei do deslocamento de Wien todos os corpos emitem radiação. Os humanos, por exemplo, tem o máximo de emissão no infravermelho. Mas é como já disseste, a radiação emitida a partir do horizonte de eventos deve ser desprezável. Tem um bom dia.
@ Malik
tens razão quando à radiação de Hawking, mas é à partida muito menor do que as emissões da matéria à volta por causa do efeito do campo
@ Nunes É sempre bom poder ter discussões abertas e civilizadas na internet. Obrigado
@ Nunes
tinha a ideia que eles tal como as estrelas tambem colapsavam.
podem ver mais neste link, mas sim eles tambem libertam energia 😛
http://motherboard.vice.com/pt_br/read/sobrevivendo-aos-buracos-negros
O colapso ocorre quando a força da gravidade é maior que outras forças que ocorrem na estrela. Num buraco negro a força da gravidade já é maior que tudo o resto, por isso segundo as actuais teorias não dá para falar em colapso dum buraco negro.
Que resposta mais estranha..
Boa noticia, avanços na energia verde e cidades mais limpas!
Contudo a citação “O sol é a maior fonte de energia do universo…” está errada, quanto mais seria a maior fonte de energia do nosso planeta mas não do universo!
E a nossa maior fonte de energia.
Vejo um futuro mais limpo, e cidades mais saudaveis, só espero que as electricas nao se tornem nas petroliferas do passado…
Também acredito que isto vai mudar… o futuro mais eléctrico, mais solar, parece-me mais limpo.
Claro que se vao tornar as petroliferas do passado. Estou a falar do ponto de vista economico. O poder economico vai passar de maos, mas quem controlar a energia, vai controlar uma boa parte do mundo.
Nem vale a pena acreditar numa coisa diferente.
Hoje já temos a tecnologia e os meios suficientes para deixarmos de depender do petróleo, falta é a vontade política.
Os políticos corruptíveis como são apenas olham aos milhões de €/$ que recebem das petrolíferas para continuarmos a viver a nesta dependência nada saudável para o ambiente e saúde.
70 metros e só dá para abastecer 1 ou 2 casas por ano.. onde é que está o sucesso aqui?
é uma construção muito pouco eficaz e vou só dar um exemplo que a maioria das pessoas não sabe, é que para os painéis solares de hoje em dia funcionarem correctamente precisam de estar bem limpinhos e como é parece óbvio este não vai ser o caso..
Se utilizares toda essa energia, para alimentar a iluminação de rua da cidade ou ruas a sua volta; para criar pontos de carregamento de equipamentos moveis (telemóvel/tablet/portátil), já começa a ser bastante útil/eficaz.
o que eu disse é que é um mau investimento.. faz me lembrar as 3 autoestradas lisboa porto
http://noctulachannel.com/ciclovia-com-paineis-solares/
É uma solução muito eficaz sem duvida. O problema são os custos de implementação.
Embora eu seja um grande adepto de energia solar, e ache que o futuro da produção de energia seja por aí, penso que não será desta forma.
O problema que a maior parte das pessoas esquece é que os painéis fotovoltaicos são significativemente menos eficientes se não estiveram inclinados. Faz muito mais sentido colocá-los nos telhados de edifícios. A não ser que por alguma razão não haja espaço para os instalar lá, parece-me ser simplesmente um desperdicio de dinheiro e recursos.
Talvez, colocar as placas solares para dividir as pistas, ao invés de atravessar a pista de um lado para o outro diminuiria a manutenção.
Com tanto sitio ainda disponível para instalar painéis solares, aproveitar ciclovias é inusitado.
Para mim fazia muito mais sentido que este corredor em vez de estar por baixo das bicicletas estivesse por cima, desta forma tapava o sol no verão e a chuva no inverno, isto além de produzir electricidade! Assim, as bicicletas também não faziam sobra quando passavam, os painéis sujavam-se menos e o revestimento também não se partia com tanta facilidade…
Estas “solar roadways” são ridículas, especialmente tendo em conta o custo / benefício. Pode parecer inovador mas na verdade é uma utopia cara e ineficiente. Já se conhecem melhores maneiras de aproveitar a energia do sol: nos telhados e não nos pavimentos!
https://www.youtube.com/watch?v=6-ZSXB3KDF0
+1
Muito bem!
+1
Aproveitar fontes de energia alternativas é essencial para o futuro da humanidade. As coisas que estarão ligadas em rede necessitam de energia e como é sabido, haverá um boom em números massivos. Temos de aproveitar todas as tecnologias e converte-las numa só fonte de energia em massa que alimente ruas, cidades, países, o mundo e nunca se esgote. Estamos apenas no início de uma nova era…
Estudem o ECG, pois tudo o resto é uma ilusão quando comparado com esse modelo de gerador de energia..
Procurei mas não achei nada. Será que não te enganaste na sigla? É que ECG é um eletrocardiograma…
Sucesso?
1. É caríssimo
2. O rendimento é metade de um painel solar com a mesma área, na mesma zona, METADE
3. Manutenção
4. Aderência não serve para carros