10 carros elétricos com mais autonomia no mercado atual
As estradas estão a receber de braços abertos os carros elétricos que prometem mudar o aspeto das nossas cidades. 2018 e 2019 serão anos importantes e cruciais para definir quais são as marcas que partem na pole position deste novo mercado.
No meio de muita oferta, conheçam quais os 10 carros elétricos preferidos dos consumidores. Em escrutínio está a autonomia, evolução tecnológica e o preço.
A escolha baseou-se nas informações mais recentes de vários fabricantes, em vários críticos deste mercado e em inúmeras declarações de entidades ligadas ao automobilismo. Da imensa oferta disponível, quer já no mercado, quer a sair nos próximos meses, a nossa escolha baseou-se no que os analistas deste mercado têm dito, escrito e mostrado. Além disso, o consumidor tem igualmente um peso relevante na avaliação dos parâmetros de critério.
O ranking alinha-se pela autonomia padronizada pelo Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros (WLTP).
O que é o WLTP?
O WLTP ou Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros), é um conjunto de regras que definem um padrão global para determinar os níveis de CO2, emissões poluentes, consumo de combustível ou energia e autonomia elétrica para veículos ligeiros (ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros).
Este teste foi concebido para servir de padrão global, ao abrigo de recomendações e orientações da UNECE (Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa), e definido de forma mais concreta por especialistas da União Europeia, Japão e Índia.
10 carros elétricos com mais autonomia no mercado atual
A escolha incidiu sobre uma oferta diversificada, atendendo ao que poderá chegar ao mercado nacional, sendo já uma certeza no mercado Europeu. Várias destas marcas têm mais que um modelo, diversas configurações que podem mostrar discrepâncias em relação aos valores da autonomia, preço, potência e bateria.
Tesla Model S 100D
Temos de reconhecer que o Tesla Model S é o carro que quase todos nós queremos. A empresa americana soube colocar o necessário para este carro nos seduzir com os princípios futuristas da economia, da ecologia e da tecnologia inteligente. Este é, sem dúvida, dos mais bonitos veículos 100% elétricos.
Recentemente a empresa deixou de vender uma versão que inicialmente era a de entrada de gama, a que tinha uma capacidade de bateria de 60 kWh. Também abandonaram a versão intermédia com bateria de 90 kWh. São vendidas apenas versões de motor de tração dupla (um motor para cada eixo), com baterias de 75 kWh (75D) e 100 kWh (100D e P100D).
O Tesla Model S tem um preço a partir de 78 650 euros, embora também possa exceder 160 000 euros. A sua autonomia varia de acordo com a versão entre 490 km de acordo com o ciclo NEDC, que seria de cerca de 375-390 km no novo ciclo WLTP e os 632 km de acordo com o ciclo NEDC, aproximadamente 475-505 km de acordo com o WLTP.
- Bateria: 100 kWh
- Potência: 611 CV
- Autonomia WLTP Aprox.: 475-505 km
Preço: 110 000 euros
Jaguar I-Pace SUV
Foi recentemente apresentado mundialmente o I-Pace, um veículo Jaguar elétrico puro. Este destaca-se pela performance elétrica deste SUV de cinco lugares, com o principal motivo de interesse a residir na autonomia (480 km – já no mais realista ciclo WLTP) e, sobretudo, na rapidez do tempo de recarga das baterias.
Em termos de características mais sonantes este felino de terras de Sua Majestade, oferece tração integral, resultado do poder dos dois motores elétricos concebidos pela Jaguar (um por eixo, posicionados transversalmente), que conseguem um total de 400 cv e 696 Nm de binário. Esta potência combinada com uma estrutura leve em alumínio (distribuição de peso de 50:50), permite ao I-Pace ir de 0-100 km/h em 4,8 segundos.
Como referimos, o carregamento é um dos trunfos. Em foco está o pack de baterias de iões de lítio de 90 kWh, que podem ser recarregadas, até 80%, em apenas 40 minutos num carregador rápido de Corrente Contínua a 100 kW.
- Motor: 90 kWh
- Potência: 400 CV
- Autonomia WLTP Aprox.: 480 km
Preço: 80 000 euros
Tesla Model 3 ('long range')
O Tesla Model 3 é um veículo para a gama média mas a "fugir" para a gama alta. Tem sido recebido com algum entusiasmo mas a falta de algumas particularidades face aos seus irmãos mais velhos "arrefeceu" o entusiasmo de alguns possíveis compradores que pensavam em ter um Model S em ponto mais pequeno e barato.
O tempo de espera é longo, mas nos Estados Unidos já começaram a ser entregues as primeiras unidades. A Europa ainda está à espera. Para quem já o reservou, deverá chegar pelo final deste ano, se ainda o vai fazer... tão cedo não o terá.
Existem duas versões do modelo Tesla 3: o longo alcance possui mais autonomia, 499 km no ciclo de homologação EPA dos EUA, porque a bateria também é maior. Em troca dessa maior autonomia, o proprietário vai pagar mais 9 mil dólares do que para a outra versão. A versão padrão tem menos bateria e, portanto, menos autonomia também, 354 km no ciclo EPA.
- Bateria: 80,5 kWh
- Potência: 262 CV
- Autonomia WLTP Aprox.: 460-490 km
Preço: 44 000 dólares (ainda não tem preço em euros)
Hyundai Kauai elétrico 204 CV
A Hyundai apresentou no final de fevereiro passado o seu novo SUV Kona Electric. Este veículo, que em Portugal chamar-se-á Kauai, terá uma autonomia para cerca de 470 km, na versão mais cara. A outra versão, mais barata, terá uma autonomia de 300 Km mas irá oferecer o mesmo conforto tecnológico.
O veículo suscitou grande curiosidade, assim como o seu preço e disponibilidade.
O novo SUV compacto Kona Electric está disponível numa versão com uma bateria de “curto alcance”, que consiste numa bateria de 39,2 kWh (autonomia para cerca de 300 km) com uma única carga. Esta versão traz um motor com potência de 99 Kw (cerca de 134 CV), aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,3 segundos e um consumo de 14,8 kWh/100.
A versão com maior desempenho, de “longo alcance” traz uma bateria de 64 kWh (autonomia para cerca de 470 km), com uma única carga. Esta versão traz um motor com potência de 150 kW (cerca de 204 cavalos), aceleração dos 0 aos 100 km em 7,6 segundos e um consumo energético de 15,2 kWh/100 km. Estes veículos têm uma velocidade máxima (limitada) de 167 km/h.
- Bateria: 64 kWh
- Potência: 204 CV
- Autonomia WLTP Aprox.: 470 km
Preço: 30 000 euros (valor que se supõe, ainda não há valor oficial)
Tesla Model X 100D
O Tesla Model X é um SUV muito grande com até 7 lugares, portas que se abrem num estilo semelhante ao das asas das gaivotas (mas articulado) e que, graças a um preço que começa em cerca de 99 mil euros, tem benefícios e autonomia que deixam os carros mais pequenos e muito mais leves em evidência (não é por acaso que a versão P100D pode acelerar de 0 a 100 km / h em 3,1 s).
Tal como acontece com o Tesla Modelo S, apenas são vendidas três versões, todas com tração integral, com dois motores, um por eixo: 75D, 100D e P100D. Com a bateria de capacidade de 75 kWh, a autonomia homologada no ciclo NEDC é de 417 km, o que será de aproximadamente 315-330 km no novo ciclo WLTP.
Com a bateria de capacidade de 100 kWh, a autonomia no ciclo NEDC é de até 565 km, o que será cerca de 425-450 km no novo ciclo de aprovação WLTP. Dependendo da versão e do equipamento extra opcional, pode custar mais de 170 mil euros.
- Bateria: 100 kWh
- Potência: 611 CV
- Autonomia WLTP Aprox.: 425-450 km
Preço: 118 000 euros
Opel Ampera-e
O Opel Ampera-e é uma mistura de crossover e monovolume de tamanho pequeno. É 100% elétrico, ao contrário do que a marca havia laçado há uns anos com o modelo Chevrolet Volt.
O Ampera-e é o irmão mais novo do Chevrolet Bolt EV e, embora a Opel já não faça parte do grupo General Motors, mas sim do Grupo PSA, permanece como tal. Tem um motor de 204 CV, com capacidade de 60 kWh, homologa uma autonomia combinada de 520 km no ciclo NEDC, que chegará a cerca de 390-415 km no novo ciclo WLTP.
A desvantagem do Opel Ampera-e é que ainda não é vendido em Portugal, embora seja vendido noutros países europeus com maior procura de carros elétricos. Na Alemanha, por exemplo, custa 42.990 euros, um preço muito alto.
- Bateria: 60 kWh
- Potência: 204 CV
- Autonomia WLTP Aprox.: Aprox. 390-415 km
Preço: 43 000 euros
Nissan LEAF 2018 E-plus
A gama do Nissan Leaf traz grandes promessas para este ano de 2018. Além do que já tem mostrado, a marca quer apresentar um desportivo com chancela da Nismo e chegar também a anunciada variante com maiores capacidades.
As informações que foram mostradas há algum tempo, têm por base as especificações para os Estados Unidos. Em termos de autonomia foi revelado que este veículo terá uma autonomia de 378km para o mercado europeu com o ciclo NEDC, que chegará a cerca de 360-400 km no novo ciclo WLTP.
- Bateria: 64 kWh
- Potência: 214 CV
- Autonomia WLTP Aprox.: 360-400 km
Preço: 35 000 euros (valor suposto, sem confirmação oficial)
Audi e-tron
O protótipo Audi e-tron Sportback incorpora uma simbiose de eletrificação e utilização diária: acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e debita até 320 kW de potência (aumentando até 370 kW com a função boost) e combina esse desempenho com um elevado grau de conforto e uma autonomia de até 500 km no ciclo NEDC, que chegará a cerca de 375-400 km no novo ciclo WLTP. Perfeito para uma utilização diária - e muito mais.
- Bateria: 82 kWh
- Potência: 503 CV
- Autonomia WLTP Aprox.: 375-400
Preço: Ainda não tem preço definido
Renault ZOE ZE40 R90
O mercado tem estado particularmente atento a esta unidade. A própria Renault fez uma ação muito interessante na ilha de Porto Santo com o ZOE. Este modelo, que é vendido já há algum tempo, viu renovada a sua bateria no final de 2016, com uma nova com capacidade de 41 kWh. Graças a isso, esta utilidade de 4,08 m de comprimento possui autonomia homologada no antigo ciclo NEDC de 403 km, desde que seja montado o motor R90 de 92 cv, que tem apenas uma recarga semi-rápida para 22 kW. Essa autonomia chega a aproximadamente 300 km no novo ciclo WLTP.
Se deseja ter uma recarga rápida em corrente alternada para 43 kW, tem de escolher o motor Q90, 88 CV, um pouco menos eficiente, com o qual a autonomia homologada NEDC fica a 370 km, o que seria cerca de 275-280 km WLTP.
- Bateria: 41 kWh
- Potência: 92 CV
- Autonomia WLTP Aprox.: 300 km
Preço: 21 000 euros
BMW i3
BMW i3 traz tecnologia de propulsão elétrica BMW eDrive e foi desenvolvida e construída pela BMW. Trata-se de um sistema incrivelmente dinâmico, com uma potência de 170 cv (125 kW) e um binário máximo de 250 Nm. Isto significa na prática que o binário máximo se encontra completamente disponível a partir do arranque.
Enquanto os veículos convencionais alteram as velocidades ao acelerar, o BMW i3 totalmente elétrico permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos sem interrupções de tração. Nos primeiros metros, em particular, o BMW i3 proporciona um arranque mais rápido do que o de outros veículos mais potentes.
- Bateria: 33 kWh ou 94 amperes/hora (Ah)
- Potência: 170 CV
- Autonomia WLTP Aprox.: 235-255 km
Preço: 32 000 euros
Em resumo...
O ano corrente e o próximo ano serão férteis em novidades reais, em veículos que podem já circular nas estradas de todo o mundo. Há muitos preços, muitas versões, níveis de equipamento e, tendo em conta a oferta, cada vez mais comprar um carro elétrico será como comprar um smartphone. É para aí que evolui o mercado.
Este artigo tem mais de um ano
O meu problema é, tão e tão só, os preços proibitivos destes carros… ao qual acresce o aluguer da bateria.
Falsa observação
Qual o carro com aluguer de bateria sem ser o ZOE?
caro? posso dizer que o meu está pago ou seja de borla poupo 350e por mês e combustível e estacionamento. 350€*12 meses *6 anos=25000€ e não estou a contar com o que não paguei em revisões, mudanças de correias, etc.
Cumprimentos.
Honestamente, concordo com o comentário acima. Cada caso, será um caso. Para quem faz menos de 20km diários, considerando carros usados a gasolina com valor de compra abaixo de 10k, este investimento em electricos não compensa.
O custo inicial continua a ser um entrave, ainda para mais sabendo nós que os impostos aplicados a automoveis em PT são muito superiores à média europeia.
Mais um reparo ao autor do artigo: seria interessante publicarem um comparativo de carros que possam ser actualmente comprados em Portugal, pois mais de metade da lista tem preços ‘ainda não oficiais’.
mesmo a gasolina não há muitos carros novos abaixo dos 10k (sim os preços dos elétricos indicados são em novos)
Mas para 20km diários é dificil rentabilizar, na ordem dos 50km já rentabiliza mais rápido
Não se esqueçam de comparar as versões dos veículos, ou seja os extras…
Em relação aos Km’s, segundo as estatísticas se bem me lembro, a media de km diários anda a rondar os 40km.
Ah esse não tem de se estacionar? 350€ de combustível que não metes? e a eletricidade é de borla?
Eu n tenho a certeza, mas parece-me que o João se refere a uma isenção de pagamento de parquimetro para veiculos electricos.
não é de borla mas é sériamente mais barato.
além de que podes carregar á borla em montes de locais.
sim, eu carrego o meu com energia solar que fica no tejadilho, comprei em hong kong,carregamento de 1h faz 200km… bem vindo ao seculo 21…
MENTIRA !!!! Das duas uma, ou você é um vendedor que quer enganar com esse produtos ou é totalmente ignorante !!!!
Para carregar qualquer carro com 200km (e nem sequer importa a marca mas no caso de um tesla ainda pior pois têm consumos na ordem dos 20kW/100km) seria necessário carregar a bateria com perto de 40kW !!!
Ora, um painel solar com 1,8 x 1.0 metros dos mais recentes fornece somente 350w … para conseguir gerar 40kW você teria que ter 114 painéis. Depois temos ainda que a voltagem gerada por um painel é sempre muito baixa pelo que necessita de um invertar/buster para pode carregar um carro eléctrico, esse invertar/buster tem sempre perdas o que ainda complica mais o caso.
Por isso É TOTALMENTE MENTIRA que você carregue um carro eléctrico com 200km de autonomia em 1 hora usando painéis foto-voltaicos !!!
E apenas uma questão que me atormenta: qual será o valor de retoma quando as baterias estiverem para ser substituídas? Será que essa perda não será superior ao ganho conseguido durante, digamos, os 6 anos de uso?
mais os tempos que demoras a carregar, ao fim de ano perdeste imensas horas porque o carro tem de fazer o carregamento, ou então não vais de ferias e não fazes grandes deslocações durante toda a vida útil do carro!!
E se comparem o carro nas concessionarias da CONFIAUTO ainda tem de colocar os tempos extras que o carro la fica e as peças mudadas que afinal não precisam.. ou se tiverem mesmo azar vem com o carro riscado porque não tem cuidado na oficina, ou vem com peças soltas… porque o pessoal das oficinas não tem metodo de trabalho, enfim
E o tempo que demora a abastecer na bomba de gasolina?
E a diferença de preço do combustível?
E os custos de manutenção de um motor de combustão?
Quantas horas perdes por ano para carregar o telemóvel?
Em resposta ao Paulo:
– E o tempo que demora a abastecer na bomba de gasolina?
Perco 2 minutos e faço 1000km, com um eléctrico perco 30 min e faço 150km
– E a diferença de preço do combustível?
E a diferença de preço na aquisição do carro? É mais barato, mas pode não compensar
– E os custos de manutenção de um motor de combustão?
Aqui o elétrico ganha, sem dúvidas
– Quantas horas perdes por ano para carregar o telemóvel?
Posso sair de casa sem bateria no telemóvel e chegar ao destino com o telemóvel carregado, porque não tenho que ficar imobilizado enquanto o telemóvel carrega. Posso ligar o carregador e continuar a usar o telemóvel numa viagem, num carro não o posso fazer.
Lol fred, claro que levas 2 min numa bomba de combustível a encher o deposito… tens de me dizer em que bombas fazes isso… isso e fazer 1000 km sem paragens…
aqui a questão do tempo é uma não questão, para distancias curtas se o carro for carregado durante a noite quando se chega a casa, nem sequer tens de esperar os teus “dois minutos”, fazes a vidinha toda que queres e no final do dia ligas o bicho a tomada de manha e so arrancar…
para viagens longas e fazer o mesmo, se tiveres um model S fazes 500 sem parar e se usar os teus dados de 30 min para 150km de carga significa que numa viagem de 1000 km tenho de parar provavelmente 3 vezes, o que da uns 333km de viagem entre paragens o que me parece bastante bem para poder esticar as pernas e comer qualquer coisa, portanto o tempo que se perde? exactamente o mesmo ou talvez menos se as viagens longas não forem algo recorrente…
1º Todos os carros (excepto o Zoe) não estão ao alcance da população em geral.
2º Possivelmente mais de 90% das pessoas em Portugal moram em apartamentos, como é que carregam as suas viaturas.
3º O Zoe, que a melhor relação preço/autonomia, segundo o site da Renault (https://www.renault.pt/gama/veiculos-eletricos/zoe/novo-zoe/iframe-bateria-e-carga.jsp), em tomada doméstica demora 25h a carregar 100% da bateria.
4º A rede eléctrica ainda é muito limitada, imagina metade dos carros a combustão passarem a ser electricos não existia rede que conseguisse dar vazão.
5º A electricidade é cara. No site da MOBI.E (https://www.mobie.pt/why-electric-mobility) eles tentam iludir com os números que apresentam, mas o carro a gasóleo sai mais barato que um carro eléctrico (ex: o meu carro gasta 5l/100 o que faz 1000€/ano e 0,35€/Kw seria 1015€/ano, embora eu não acredito 0,35€ numa tomada doméstica).
6º O carro eléctrico é melhor para o ambiente que um carro a combustão? O que acontece ás baterias em fim de vida?
7º Num país envelhecido como é Portugal como iria ser a transição para os velhilhos do interior (“Oh avô isto não custa nada é só ligar à tomada 🙂
Acho que ainda temos de pensar muito sobre os carros eléctricos.
não nos podemos também esquecer que se for uma viatura elétrica e for comprada para uma empresa não só não paga tributação autónoma como todos os gastos são dedutíveis e o iva também. tal não acontece com qualquer outro tipo de viaturas de passageiros
nem iuc paga
E qual é a desvalorização de um carro de combustão ao fim de 6 anos?
Será que ainda vale o mesmo que valia quando novo?
Existe algum carro dentro desta gama de valores que valha o mesmo ao fim de 6 anos?
Mas sim a desvalorização pode ser ligeiramente superior… A única desvantagem pode ser mesmo a bateria, porque de resto em termos de mecânica normalmente temos muito menos problemas do que os convencionais, ja para nao falar do motor propriamente dito, este quase que não tem fim…
As baterias normalmente têm uma garantia entre os 6 e os 8 anos, acho que podemos considerar substituir após os 10 anos. Neste momento os preço das baterias andam a rondar 7/8k €, para os veículos considerados “normais”.
Contudo, não é obrigatório substituir as baterias todas, apenas as células que estiverem danificas, e aí preço ja pode ser bastante diferente.
O preço das baterias está a descer significativamente como passar do tempo. Ao mesmo tempo, a tecnologia de baterias vai melhorar muito (peso/performance).
Não deve levar muito tempo até que estas fiquem super acessíveis, até mesmo para armazenamento em casa com a tecnologia de sódio e separadores sólidos.
Tendo em conta que o mais barato desta lista vai para os 21.000€! Por muitas contas que faça não vai caber na minha garagem, por isso, para mim, não é “falsa observação”… E sim, concordo que, se o tivesse para dar, o iria reaver facilmente com o que se poupa na manutenção, combustível e etc…
Estamos a falar de carros “novos” a sair da marca… Há poucos que possam competir com esse valor, não achas? Aqui não se fala em usados mas sim em novos.
Para quem não vê mais além do preço e mesmo assim quer poupar pode ponderar a compra de um usado. Também os há a partir dos 10.000€.
Quais os modelos que estas a falar?
já vi ZOEs a enos de 9000…
Clones (ion, C0 e imev) servem perfeitamente para quem faça 100km/dia, se tiver possibilidade de carregar no trabalho já pode alargar para 200km/dia.
Estes valores são os anunciados pelas marcas, e não os reais certo? É que na app da BMW, que mostra a autonomia máxima conseguida com uma carga pela comunidade de proprietários de i3, o valor é de 186Km.
… aliás, 164Km … o i3 em que ando é que já conseguiu fazer 186km, valor acima da comunidade, e já foi com ele a indicar que restavam 0km e a entrar em “safe mode”
A aplicação da BMW também não é nada de “científico” porque tem dados de pessoas que conduzem como se fossem carros de corrida ou então em países com condições climatéricas muito adversas.
Logo a autonomia também depende da região.
O i3 de 2 geração, em Portugal e em condições normais faz mais de 200km.
olha que com o novo ciclo wltp os valores anunciados não andam muito longe dos reais.
no caso do zoe são anunciados 300km e faz sempre acima dos 250 e faz 280 com alguma regularidade
Tenho um nissan leaf (ano 2018), bateria 40 Kwh, faço uma média de 250 km por cada carregamento, faço cerca de 2500 Km/mês e estou a poupar cerca 200€/mês (gastava em média 250€/mês diesel), pois carrego em casa das 22h às 08h (o carro está programado para este horário)em tarifa bi horária (custo de Kwh de cerca de 0,135€ c/IVA Kwh – cerca de 5,5 € cada carregamento). Seguro mais barato, isento de IUC, sem tributação autónoma. Custou 27.500€+IVA, foi carote, mas confesso que estou 100% satisfeito.
Na minha opinião de leigo mas atento ao assunto em questão, penso que o futuro não estará nos carros eléctricos com bateria, mas sim nos carros a hidrogénio ou metano. São mais rápidos a abastecer e têm uma autonomia consideravelmente maior. O grande entrave actualmente está no armazenamento mas ultrapassada essa questão… Além do mais são bastante mais amigos do ambiente que as baterias.
Tiago, acho que andas a ler fontes de informaçao bastante erroneas.
Se olhares para a questao de uma perspectiva fisica, Hidrogénio ou metano tem uma taxa de eficiência inferior a puro elétrico. Se o motor é elétrico a forma mais eficiente para armazenar a energia que o motor vai consumir é ..elétrica! Estamos a falar de eficiências na ordem dos 90% em toda a cadeida desde produçao a consumo pelo carro, nenhum outro sistema se aproxima destes valores.
Do ponto vista ecológico os carros elétricos com a mix actual de produção de energia já são bastante mais amigos do ambiente que os de combustão, e a medida que migramos as nossas fontes de energia do carvão para solar/eólica essa diferença so se vai acentuar..
Para ter hidrogenio ( alem da ineficiencia de gastar energia para produzir hidrogenio para depois o converter em energia elétrica para ser usada pelo motor) era necessario criar toda uma rede de abastecimento e toda a logística a volta do hidrogenio e armazenamento nos carros. A rede elétrica já e uma realidade, vai precisar de up-grades? Sim, mas nada comparado ao esforço para montar algo semelhante com hidrogenio.
O motivo pelo qual é estúpido usar o hidrogénio é o nível de complexidade que se acrescenta.
Separar o hidrogénio, para depois o armazenar, transportar e voltar a armazenar. Abastecer o carro, para depois gerar electricidade a partir do hidrogénio e armazenar numa bateria, para depois utilizar no motor. Isto não faz sentido!
Para quê complicar tudo?
Para quê ficar dependente de uma rede, que será das actuais gasolineiras, e que vai poder continuar a brincar com os preços como o faz agora com os combustíveis?
Aqui está o principal ponto. Utilizando a electricidade de uma forma mais directa possível (baterias) torna tudo mais descentralizado.
É fácil e será cada vez mais fazer a própria energia, mas nunca seremos capazes de fazer o nosso gasóleo, e muito difícil será de fazer hidrogénio (ou metano).
São bonitos (alguns) e sim, trazem muitas vantagens. São o futuro, quer se goste ou não. Mas os preços…
Espero que esta “guerra” de marcas reduza esses valores rápido… e enquanto ainda exista oxigénio, claro…
Esqueceram-se de incluir o no Rimac C-two
“A Rimac avisou que o novo modelo iria esticar os limites para lá do imaginável e parece ter cumprido: a partir de uma bateria com 120 kWh de capacidade (arrefecida a líquido) alimenta quatro motores eléctricos, um por roda, para um poderio total de 1914 cv e 2300 Nm! Significa isso uma aceleração de 0-60 mph (0-96 km/h) em 1,85 s – será coincidência o Tesla Roadster anunciar 1,9 s?… – e de 0 a 160 km/h em 4,3 s, para uma velocidade máxima de 412 km/h!
Claro que a andar desta forma a bateria não deverá durar para uma grande viagem mas se o condutor adoptar um ritmo mais calmo a autonomia poderá chegar, segundo o ciclo NEDC, aos 650 km. ”
E o tesla roadster 2.0 :p
Preço?
O Rimac é outro campeonato.
É um super carro.
O Rimac c_two é um carro para ir para 1 milhão e tal mil, perto dos 2 milhões de euros.
O Rimac Concept One, tinha um custo estimado de 700-800 mil euros.
Esses modelos não entram nestas listas. Muito caros.
Como foi dito, o Rimac C-two é de outro campeonato, não tem a ver com o consumo de massas e por isso não tem a ver com esta lista, apesar de ser uma excelente proposta. Também, por ainda estar num estado muito atrasado, não foi considerado o FF91.
Não deveriam considerar carros que não estão à venda. O que interessa são os que eu posso ir hoje ao concessionário comprar.
Para o amanhã, todos prometem coisas fantásticas.
Como foi dito no artigo, estes são veículos que estarão disponíveis entre 2018 e 2019. Alguns estão já em processo de homologação, outros estão no processo de importação e colocação de mercado.
nao se esqueceram de nenhum???
entao o kia soul electrico? o hyundai ionic? o vw egolf?
sos que me estao a lembrar agora … isso do tesla jaguar e outros que tais nem deviam aparecer na lista para os comuns mortais so em sonhos!!!
Muito bem visto. O kia Niro também está para chegar.
Vá lá pelo menos não falaram no já clássico Tesla Model 3 por $35.000
Nada se fala se o carro tem tratamento da temperatura da bateria .
Se a bateria numa viagem longa com vários carregamentos rápidas a temperatura aumenta e castiga muito a bateria. E num clima fria, como na norte do país o aquecimento/preaquecimento da bateria é fulcral para a distáncia que pode percorrer.
Nota nos videos no Utube do Björn Nyland. O Hyundai novo tem melhor economia do que o Nissan novo (2018).
A NISSAN ainda vai dar muito que falar e não é pela positiva!! anunciam tecnologia espectacular mas depois o funcionamento é péssimo, podiam aprender com os erros mas o que fazem simplesmente é voltar a usar essa mesma tecnologia em carros recentes com os mesmos erros e defeitos. Não aprendem…
eu vi esse vídeo, não me pareceu que fosse só pelo frio mas porque o consumo estava a ser exorbitante, e não se percebeu porque, faz-me lembra os primeiros LEAF, em que as baterias vinham todas maradas… o que eu acho é que para se fazer os KM que anunciam quase que se tem de andar em modo tartaruga
É verdade. O ZOE indica 300 Km de autonomia, mas só é alcançada circulando a uma média de 30 Km/h, pois a 100 Km/h a autonomia baixa para menos de 200 km, conforme o próprio simulador online da Renault.
Quanto irá custar ao fim de oito anos (dez anos é o máximo calculado) a substituição das baterias? Alguém Já descobrir como serão recicladas?
Sei de um caso de um simples Civic híbrido, com cerca de 6 anos, que necessitou de substituir as baterias. O orçamento rondava os 4 mil euros.
Todos usam as pilhas 18650, que são facilmente reciclados.
Todos? Olhe que não é bem assim… A Nissan utiliza “células prismáticas” por exemplo…
A Nissan (e acho que a Tesla também) utilizam as baterias usadas para serem re-aproveitadas no armazenamento estacionário (casas por exemplo).
eu keria era saber qual é o consumidor ideal para comprar um carro electrico tipo quem faz 50km por dia? e dos que ja tem um…quais as coisas negativas que o carro tem..tipo viagens grandes…esperar minimo 50m para carregar? wtf?
andar com os “kikos” na mao a conta de nao saber se vai ficar com o carro na estrada torna-se um habito?
opiniao de experiencia de quem tem é mais importante do que todos os reviews que andam por ai.
Tenho um Nissan Leaf de 30kwh com autonomia real de 200km desde final de Setembro (6 meses) já conta com 18000km. Actualmente faz todos os dias 180km. Um carro eléctrico como tudo na vida requer habituação. Claro que se for de Lisboa ao Porto tenho de planear a viagem antes de arrancar.
50 minutos para carregar o carro foi um mito que se criou, uma falsa questão, não quer dizer que não possa acontecer, eu nunca estive mais de 15/20 minutos a carregar num Posto de carregamento rápido (PCR) e cheguei sempre ao meu destino. Dependendo do carro que se compra esse tempo de carregamento pode ser maior ou menor. Se por exemplo comprar um ZOE com limitador de carga de 22kwh e com uma bateria de 41kwh é natural que num PCR de 50kwh não vai carregar em 30 minutos porque o carro esta a limitar a entrada de carga, mas se por outro lado comprar um Nissan Leaf de 30kwh em 15 minutos já tem autonomia para fazer mais de 100km porque não tem a limitação de entrada dos 22kwh.
Depois também, há carros electricos que não tem opção de carregamento rápido, apenas carregam a 3kwh ou a 6kwh no máximo, então para esses o tempo de carga será muito maior dependendo da capacidade da bateria. Normalmente quem compra estes carros faz viagens curtas em cidade e só carrega em casa ou enquanto esta no trabalho.
Quando vai a uma bomba de combustível o carro dito normal nunca vai completamente vazio e raramente enche o deposito até a cima, certo? Nos eléctricos acontece o mesmo, quando chega a um PCR por norma nunca leva o carro completamente descarregado (salvo raras excepções) e quando carrega não precisa de carregar até aos 100%, nada o impede de o fazer, mas por exemplo eu nunca o fiz, carrego sempre o que necessito para chegar ao destino. Este tipo de utilização deita por terra esse mito dos 50 minutos de espera para ter o carro carregado. Se me perguntar se há pessoas que o fazem, eu respondo há.
Nunca vou com o depósito vazio, mas atesto sempre.
E se entrar na reserva com apenas 5 litros no depósito em 2 minutos coloco outros 65 e fico de depósito cheio e com autonomia para fazer 1000km a velocidades normais de auto-estrada, não vou a pisar ovos como os eléctricos por quais passo e já faço a viagem de ida e volta sem voltar a parar.
5 horas para fazer Lisboa – Algarve era no tempo da outra senhora quando íamos pela nacional.
Os carros elétricos são um retrocesso para a mobilidade.
É bom saber que existem condutores que pensam na sua segurança e na dos outros e que fazem viagens de 600km sem parar.
A ultima vez que vi a velocidade nas auto-estradas ainda não tinha sido alterada. Mínimo 50km/h máximo de 120km/h. Portanto mesmo que eu circule a 60km/h (coisa que nunca fiz) não estou a infringir nenhuma regra de transito.
De Lisboa a Faro são 278km se fizer uma media de 100km faço em menos de 3 horas como tenho de parar pelo menos 1 vez para carregar e como já referi nunca estive mais de 20 minutos isto daria cerca de 3 horas de viagem.
Explique-me lá como é que chegou a essa conta maravilhosa de 5 horas?
Mesmo que eu pare na área de serviço de Palmela 15 minutos, na área de serviço de Alcácer 15 minutos e na área de serviço de Aljustrel 15 minutos, podia-mos acrescentar 45 minutos a viagem e mesmo assim não dava as 5 horas. Depois com tanta paragem em vez de fazer a viagem a 100km/h já podia fazer a viagem a 120km/h (sim caso não saiba o meu carro eléctrico tem uma velocidade máxima de 160km/h).
Como já vi que você é uma pessoa que gosta de velocidades pode ser que um dia fique envergonhado quando um retrocesso para mobilidade passar por si na auto-estrada ou num arranque num semáforo.
O desconhecimento não desculpa para dizer tanto disparate, hoje em dia com 5 minutos de pesquisa pode ficar a saber muita coisa.
Ainda que não esteja de acordo com os tempos expostos pelo FRED, a verdade é que os seus também são utópicos, se não vejamos:
– Quantas vezes consegue chegar a um desses pontos de abastecimento / Carregamento que esteja um posto livre para carregar imediatamente ? ? ?
– Nesse mesmo trajecto, imagine durante as férias de verão, durante uma mudança de quinzena, e quanto tempo vai ter que ficar a espera da sua vez para efectuar o carregamento ???
-Caso esteja tudo cheio conforme descrito no ponto a cima, que alternativas tem para alem de ter que esperar ?
É que na relidade, durante o verão, para fazer Lisboa / Albufeira a baixo das 3:30h de viagem tenho que a fazer durante a noite, arrancar com a familia Junto a Meia noite, para ter quase a certeza que quando parar em Alcácer vou conseguir recarregar na hora, isto se não acontecer como da ultima vez que os postos de carregamento de alcácer e aljustrel estavam “avariados” … ai só há a opção do Plano C … Chamar o Reboque perto de Messines …
O meu primeiro electrico leva 156000 Km em 6 anos e em todo este tempo só foi à oficina para meter pneus.
Número de problemas: 0
O segundo vai com 34000 Km em 11 meses.
Foi fazer e revisão dos 30000 obrigatória, por causa da garantia.
Custo: 56€
Já precisei de mudar 1 pneu (toque num passeio – mea culpa)
O último carro a diesel que tive, foi rebocado 3 vezes em menos de 2 anos, por causa do catalizador.
Que curioso. Os eléctricos não travam?
Travam, mas mais com o motor do que com os travões.
Os eléctricos tem vários modos de condução um deles é o modo B que aumenta a regeneração a quando da desaceleração o que faz com que o carro trave mais com os motores, logo o recurso aos travões comuns é menor, logo a longevidade das pastilhas é maior. Mas mesmo que não se use este modo, depois de sabermos como conduzir um eléctrico usamos mais as desacelerações do que os travões pelo mesmo motivo da regeneração.
É curioso não é?
Quanto vai custar, no futuro, reciclar estas baterias?
Como todos os processo ligados á tecnologia, no início certamente será caro, como a massificação fica mais barato… mas não nos podemos esquecer dos custos ambientais, que dizem ser bem caros. Temos de fazer o caminho para sabermos.
Quando entrega um carro de combustão para abate quanto custa reciclar o deposito de gasóleo/gasolina com resíduos, quanto custa reciclar radiadores com anticongelante. Num carro eléctrico isso não existe, existe uma bateria composta por módulos, módulos esses que não se estragam todos ao mesmo tempo. Por exemplo vamos supor que uma bateria de 30kwh tem 50% de degradação (15kwh) que para um carro é muito limitativa, mas nada o impede de usar essa bateria (os 15kwh) por exemplo para abastecer a sua casa. Carrega durante o dia com painéis solares e usa essa energia acumulada durante a noite. É uma forma de usar a bateria por mais uns anos até a degradação total. Claro que irá ter que ser reciclada, mas aumentou a vida útil da bateria em mais uns anos. Todos nós usamos telemóveis, tablets, etc, todos os equipamentos portáteis usam baterias, no entanto ninguém levanta essa questão quando se esta a comprar um telemóvel novo. Se pensarmos a escala mundial a quantidade de equipamentos portáteis que são deitados fora a pegada ambiental desses equipamentos certamente é muito maior que a bateria de um carro eléctrico.
Quanto custa actualmente, reciclar as baterias de 12V, o óleo usado, os filtros de óleo e de combustível, etc?
Dada a composição das baterias dos carros electricos (materiais caros e em alguns casos raros), quando o volume for significativo, a reciclagem vai dar origem a um negócio muito rentável.
Entretanto, já estão a ser utilizadas para armazenar energia em pontos de carregamento rápido.
Todos usam as pilhas 18650, que são facilmente reciclados.
Tirando os Tesla e pouco mais, a maioria dos modelos não consegue nem de perto essa autonomia, principalmente os modelos alemães. As revistas alemãs de automóveis fazem rotineiramente testes e a autonomia real fica-se por uns 25-30% menos do anunciado e isto sendo simpático com o acelerador.
Os carros elétricos serão uma boa opção quando forem mais baratos e aumentarem a autonomia e a velocidade de carregamento uns 50%. Mas como quando houverem mais carros destes vão diminuir as ajudas e aumentar o preço da electricidade, ainda estamos a uns anos da conversão.
Ainda existe um problema grande para resolver que será um entrave á massificação destes carros, quem mora em apartamentos sem garagem só poderá carregar os carros nas “bombas” e chegará uma altura em que farão fila porque estará tudo ocupado por escassez de carregadores.
Ainda existem muitas dificuldades, porque como é normal, o progresso não se faz da noite para o dia, apesar dos crescimentos exponenciais dos carros eléctricos, também não é conveniente o boom desmesurado.
Não há carros que satisfaçam a procura actual, mas aos poucos as coisas vão evoluir, mas mesmo assim é evidente que são as mentalidades que têm de evoluir muito mais.
Esperemos que não seja tarde demais e se torne impossível de viver nas cidades.
não me parece que seja um problema de escassez de carregadores mas sim um problema de desleixo, pelo menos em portugal. segundo informações que tenho (e que confirmei em alguns locais) os postos de carregamento existem só que não têm qualquer tipo de manutenção e por isso quando têm uma avaria ficam inoperacionais meses ou anos. na cidade onde vivo existem cerca de 14 postos de carregamento. só 3 estão a funcionar e um deles está instalado um parque pago. todos os outros estão “avariados” há muitos e muitos meses. só num único local há 4 postos de carregamento que não funcionam.
ainda segundo informações a que tenho tido acesso parece que a maioria dos postos de carregamento disponíveis na rede nacional (os brancos geridos pela mobi.e) são sucata.
a infraestrutura existe (embora possa e deva ser melhorada) mas como sempre acontece em portugal nunca nada funciona como deve ser
entao pessoal, a tesla chama as portas do model X de “Falcon Wing Doors” e voces vao comparalas com gaivotas… LOL
Acordo Björn Nyland o Huyndai/Kia que infacto pertencem ao mesma empresa tme uma eficacia muito bom.
Com menos bateria consegue-se mais kms.
Todos usam as pilhas 18650, que são facilmente reciclados.
Fala-se em performance do I-Pace mas não se fala em performance relativamente ao Sedan mais rápido do mundo (??), um pouco estranho – Model S.
A bateria do Model 3 definitivamente não é 80,5kWh, não sei de onde veio essa informação.
Quanto ao WLTP, continua muito fora da realidade, ainda ontem vi uma review Fully Charged relativamente ao Nissan Leaf e este novo modelo tem no máximo uns quase 250km de autonomia, muito longe daquilo aqui anunciado. A única métrica real é mesmo a da EPA, que no caso do leaf estima os muito acertados 243kms (151 milhas).
Porque falam no binário instantâneo apenas no i3? Para o destacar face aos outros é? É que o binário desde as zero RPM é característica de todos os carros/motas/etc eléctricos.
estas viaturas estão com os preços inflacionados não acham..
imaginem se estas viaturas pagassem IA.
com tantos postes de electricidade que existem, porque não adaptarem-se alguns para que se pudesse fazer carregamentos. colocava-se as moedas ou o cartão multibanco e assim era suprimido a falta de carregadores.
acho piada alguns comentários pois nota-se a forte influencia dos lobbies do petróleo e dos mecânicos em que nao querer avançar algo inovador para nao lhes estragar o negocio…
Segundo o próprio site da bmw, o i3 mais barato custa 43.510€, não sei onde foram buscar esses 32.000€ que indicam no artigo
E que tal, um veículo 100 % eletrico feito em portugal, uma vez que temos gente capaz para o fazer,tal como já foi demonstrado nas revistas da especialidade. Para o dia a dia um eletrico de 10.000,euros chegava.
Este artigo não tem ponta por onde se pegue, um grande numero dos carros mencionados NÃO EXISTEM SEQUER NO MERCADO nem no mercado em PR, nem na Europa nem sequer no mundo !!! Outros a autonomia NÃO CORRESPONDE AO REAL …e depois frases como ” estradas estão a receber de braços abertos os carros eléctricos” só mesmo de alguém que não está minimamente a par da realidade da GRANDE FALTA DE POSTOS DE CARGA … as “estrada” NÃO estão a receber os VE nada bem mesmo !
Quais, por exemplo?
Quais ? Nem hoje e muito menos na data de publicação deste texto.
Carros que não existem em PT:
Tesla Model 3
Hyundai Kauai elétrico
Opel Ampera-e
Audi e-tron
Nissan LEAF 2018 E-plus
Carros que não existem na Europa:
Tesla Model 3
Hyundai Kauai elétrico
Audi e-tron
Nissan LEAF 2018 E-plus
Carros que não existem no Mundo:
Hyundai Kauai elétrico
Audi e-tron
Nissan LEAF 2018 E-plus
Esses carros existem, estão alguns no mercado comercial, outro em fabrico e tens outros que este ano chegam a Portugal. Não podes ver só o que já está na prateleira, porque isso é ver um mercado já passado, o que aí vem está a chegar com uma oferta melhor.
Dizes que não existem, mas depois afinal existem, outros estão a sair e outros estão já a circular e vão chegar cá 😉 mas existem todos.
Depois misturas os temas e vai buscar os postos de carregamento. Bem até aí estás errado, cada vez há mais e até ao final do ano mais haverão. É isso que tens de ter em causa.
bem eu vejo muitos comentários so a falar do preço e das baterias mas caso nao saibam a manutenção dos veículos eléctricos e bem menor que os veículos a combustão mas claro os lobbys do petróleo e dos mecânicos de automóveis sao bons a promover fake news para aumentar a sua cota de negocio, eu ja uso eléctrico e nao quero outra coisa. mas sao gostos uns sádicos e outros masoquistas
Eu carrego o meu Tesla S com carregador solar, carrega em 1h para fazer 200km, muito bom para emergencia, em Hong Kong e Japan sao super baratos, pois eletricos sao muito populares por aqueles lados.
MENTIRA !!!! Das duas uma, ou você é um vendedor que quer enganar com esse produtos ou é totalmente ignorante !!!!
Para carregar qualquer carro com 200km (e nem sequer importa a marca mas no caso de um tesla ainda pior pois têm consumos na ordem dos 20kW/100km) seria necessário carregar a bateria com perto de 40kW !!!
Ora, um painel solar com 1,8 x 1.0 metros dos mais recentes fornece somente 350w … para conseguir gerar 40kW você teria que ter 114 painéis. Depois temos ainda que a voltagem gerada por um painel é sempre muito baixa pelo que necessita de um invertar/buster para pode carregar um carro eléctrico, esse invertar/buster tem sempre perdas o que ainda complica mais o caso.
Por isso É TOTALMENTE MENTIRA que você carregue um carro eléctrico com 200km de autonomia em 1 hora usando painéis foto-voltaicos !!!
só falam das grandes cidades e na província não há carros
Gostava de saber que é que abastece em 2 minutos?
As pessoas já estão tão acomodadas que nem dão pelo que fazem … mais do que 2 minutos demoram a ir pagar e não estou a falar do abastecimento em si (sim existe a possibilidade de pagar no próprio posto de abastecimento, mas mesmo aí ainda demora qualquer coisa).
Já agora 1000km é um número redondo muito bonito, mas … são carros de 10 000€ que os fazem?
Para alem disso, Regulamento CEE nº 3820/85, de 20 de dezembro de 1985, sei que é para profissionais, mas o risco é igual para todos, só se deve fazer viagens num máximo 4 horas e 30 minutos a conduzir a uma velocidade máxima de 120 km/h dá 540 km após os quais deve-se fazer uma pausa de pelo menos 45 minutos.
Para quem anda acima dos 120 esqueça lá a autonomia dos 1000 km.
Portanto segundo boas práticas, a partir dos 540 km WLTP de autonomia o tempo de abastecimento não é uma questão…
Diria que o desafio de mercado irá começar quando tivermos preços competitivos a este nível de autonomia, aí sim quero ver os argumentos.
Tantos Comentarios, em poupar dinheiro, tudo bem é fundamental, mas ainda ninguem parou par pensar na poluição, o Futuro dos Filhos e Netos…….O nosso Planeta…..sem ele, o dinheiro deixe de fazer sentido e falta.
Bom dia. Alguém sabe dizer alguma companhia/stand que importe carros?
Ora vamos lá por isto nos pontos. Eu até há pouco tempo era fã de elétricos e só n comprei um pelo preço ridiculo daqueles q para mim valem a pena. Ainda se houvesse algo até 15 mil euros pequeno, para o dia a dia chegava e ficava com o meu a combustão para as brincadeiras. Ainda assim há umas semanas ponderei adquirir um Ampera em 2ª mão desde q conseguisse fazer uma troca por troca (ou quase) algo q se veio a revelar dificil pois pelos vistos à procura e nenhum stand quer ficar com um desportivo a gasolina nas mãos ganhando pouco dinheiro com ele. Isto fez-me pensar e ontem ao passar num CC reparei com uma situação engraçada. Eram 16h de uma quarta-feira e todos os lugares de carregamento estavam ocupados. Ora isto fez-me pensar, quem tem um electrico e não tenha garagem q esteja preparada arrisca-se a ficar com uma batata quente nas mãos. Ou planeia bem o percurso ou então está feito. E isto só tende mesmo a piorar. A unica solução seria todos teram garagem ou todos os lugares publicos ou pelo menos 80% terem um posto de abastecimento. Ou isso ou carregamento rapidos, mas como sabemos isso só dá cabo das baterias. Posto isto acho q n vou comprar electrico nenhum tão cedo e só mesmo se tiver garagem. Acho q as soluções hibridas fazem sem duvida mais sentido no entanto acho q a solução da Toyota e outras (motor a combustão tracção e motor electrico de auxilio) não é a mais eficaz e eficiente. Neste aspecto a da GM era (é no EUA) a mais adequada (motor electrico tracção e motor combustão como gerador). Os testes provam isso e as emissões tb. Infelizmente coisas nas mãos da GM tendem a morrer logo a nascença devido ao lobby to petroleo. O Ampera nunca foi devidamente publicitado e saiu demasiado cedo, só na Alemanha e Holanda e q tiveram vendas de relevo. Possivelmente as margens de lucro era tb bem baixas pelos q os vendedores e importadores aqui nunca deram sequer foco ao carro. Mas acho q hoje caso a Opel tivesse conseguido levar a tecnologia para a PSA a coisa seria diferente e para mim pelo menos é o unico carro q faz sentido. E se fizessem então uma evolução nele ao nivel da autonomia em electrico, o q n seria dificil a meu ver pq a densidade das baterias de 2012 não é a mesmo de 2019 acredito q facilmente a autonomia poderia subir para cimas do 100 ou 120Km o q o tornaria um carro apetecivel. É claro q n é um carro barato na altura acho q custava quase 40 mil euros novo mas pelo menos acho mais viável q um electrico puro.
O meu caro o carro calcula o percurso por si.☺️
E se n quer gastar mais de 15000 euros num carro e melhor arranjar emprego.
É já agora se n tem garagem a coisa fica preta.
Acabo de ler mais uma coisa caricata no seu comentário. “dá cabo das baterias” lol
Resumidamente, informes se antes de falar.
Hugo, é verdade, carregamento rápido degrada mais depressa as baterias e não deve ser usado frequentemente. O Valter está certo. E nem todos os eléctricos calculam o percurso automaticamente.
Tanta arrogância a falar e erros ortográficos escusadamente…