Está difícil criar concorrência a processadores 64 bits da Apple
Estávamos em Setembro de 2013 e a Apple dava um passo pioneiro no segmento dos smartphones, novamente tomava a dianteira do hardware e lançava a arquitectura 64 bits no novo iPhone 5S.
Foi uma jogada importante e a concorrência apressou-se a dizer que também estaria já pronta a responder e lançar processadores nos dispositivos com Android, a 64 bits. Na verdade, e passado mais de um ano, ainda não há concorrência com esta arquitectura. Afinal o que falhou?
Se repararem, o iPhone é o único que há mais de um ano oferece aos seus utilizadores uma arquitectura poderosa, 64 bits de processamento que trazem uma mais valia, quer aos developers quer aos utilizadores que beneficiam de todas as características que a arquitectura de 64 bits oferece.
Depois do anúncio da Apple, a Qualcomm veio a terreiro anunciar um Snapdragon a 64 bits que deixou os seguidores do Android cheios de orgulho... mas só isso, pois até hoje nunca mais a empresa americana falou no assunto.
Mas o que se passa?
As notícias chegam-nos da Coreia do Sul e mostram como os concorrentes da Apple lutam por conseguir um processador a 64 bits e como essa tarefa se mostra inglória. Todos os modelos criados sofrem problemas graves de aquecimento e utilização excessiva de memória, além do mais, há problemas no drive que controla o GPU e promove graves erros de desempenho.
"A Qualcomm está a enfrentar problemas difíceis de resolver. O Snapdragon 810 sobreaquece quando atinge uma voltagem específica. Também diminui a velocidade devido a problemas com o controlador de memória RAM ligado ao AP e há um erro de driver no GPU Adreno 430."
Informações de fontes ligadas ao processo industrial, no dia 2 de Dezembro
Confrontados com estes problemas e na tentativa de conseguir igualar o desempenho do processador A7 da Apple, os concorrentes estão a desenvolver processadores com mais núcleos, o que implica a necessidade de mais energia para os alimentar.
A Samsung pensa resolver o problema apresentando os seus chips Exynos no Galaxy S6, mas a LG parece estar em apuros. Mesmo que a empresa apresente o seu primeiro processador de aplicação "Nuclun", este não resolverá o problema, até porque não é melhor que os processadores já existentes. Então, se a Qualcomm não puder fornecer o Snapdragon 810, a LG ficará em apuros para ter uma alternativa no LG G4.
Isto mostra que ter mais "cores" não significa definitivamente um nível de processamento melhor, significa sim ser obrigatório ter mais bateria.
Mas isto leva-nos a questionar se é assim tão difícil construir um processador 64 bits para incorporar nos dispositivos móveis? Na verdade, parece muito mais complicado e isso dá uma elevação de mérito à Apple que, de forma brilhante, construiu o actual A8 (e A8X do iPad) que possui um desempenho extraordinário em termos de desempenho e economia de energia, resultado de anos de estudo e pesquisa. Ora, para as empresas que apenas copiam o que o mercado lança, está a ser muito complicado alcançar a Apple neste quesito.
O Snapdragon 810 é um processador octa-core composto por quatro quad-core A57s e quatro quad-core A53s, que suportam 64-bit e um ecrã Ultra HD. Portanto, não está a ser fácil e o que se consegue é mais em força que em jeito e habilidade.
Este artigo tem mais de um ano
As pessoas querem é GHz,MB, mais polegadas. A arquitectura é pouco importante para eles.
64bits apenas te aumenta o tamanho da palavra… não trás um diferença extraordinária no hardware. Aconhelho a leitura de um livro da arquitetura de computadores
A transição para uma arquitectura de 64bits é quase sempre acompanhada por mudanças importantes no hardware, como o aumento do número de registos e do tamanho da cache de nível 1, que tem impacto na performance – mais espaço de registo reduz o número de vezes para escrever ou ler dados na cache/memória (perde menos tempo), maior cache de nível 1 menos tempo perdido a ir à cache/memória mais lenta. E no caso da arquitectura ARM de 64bits há ainda mais mudanças face à arquitectura ARM anterior, com impacto significativo na performance.
Exacto @Nunes
Mas para isso era preciso que todas as aplicações fossem recompiladas com um compilador para o processador de 64 bits.
Para veres alguns benefícios não é preciso que todas as aplicações sejam recompiladas, basta o sistema ser 64bits e suporte bem o processador, mas será certamente só com todas que se vê todo o benefício possível.
Há sempre vários processos a correr ao “mesmo” tempo. Havendo mais registos há mais espaço para mais processos manterem dados necessários para instruções seguintes sem ter que andar a escrever e/ou ler da cache de cada vez que o sistema dá tempo para outro processo correr. Maior cache de nível 1 dá quase o mesmo efeito.
Para além disso se um dos processos correr a 64bits, pode terminar mais cedo do que se fosse a 32bits, o que por sua vez permite que outros processos se iniciem mais cedo. No cumulativo o processador termina mais cedo as tarefas.
correcção:
“Havendo mais registos há mais espaço para mais processos manterem dados necessários para instruções seguintes sem ter que andar a escrever e/ou ler da cache de cada vez que o sistema dá tempo para outro processo correr”
Isto não se passa assim! Entre processos lê sempre primeiro da cache para os registos, não mantém nada nos registos doutro processo. Mas a lógica da maior cache é a mesma ideia que expressei. Tal como a vantagem de haver alguns processos a 64 bits para o cumulativo do tempo das tarefas
Boas Nunes..
Eu acho que entendi o que quises-te dizer…isso da cache é importante, para não teres que ir a RAM buscar dados sempre…e mais…
Um processo que corre no CPU1 a seguir pode correr no dois(ver afinity, no kernel linux…)
Podes levar o caso mais a frente…imagina um processo, com mais uma thread…ou seja no fundo são duas threads…imagina que uma corre num core e a outra no outro…a chache é mesmo necessária…o problema do multicore, é que muitas vezes uma thread pode ficar bloqueada…porque a outra não fez flush da cache ou seja não actualizou a parte que a outra thread precisa para corer…imagina algo do tipo race condition…claro isto não vai acontecer sempre…apenas quando por exemplo duas threads partilham por exemplo uma variavel…esta está na cache, porque é muitas vezes acedida…imagina que apenas um escreve de cada vez….se houver uma thread que não actualiza a cache…a outra fica em starvation…e quantos mais cores, maior a probabilidade de acontecer…erros do programamdor,etc.
Em relação aos registos percebi o teu comentário…mas não te esqueças que quanto mais registos houver…mais lento é o prologo e epilogo(isto se houver registos de monta a ser usados pela função…aqui vai depender demasiado para podermos afirmar uma coisa ou outra…no entanto não é o mais critico…mas estes registos são guardadso em RAM acho eu…no stack…ou então o sistema esta optimizado para os guardar na cache…isso era ouro sobre azulll.mas limita depois a velocidade dos programamas no acesso a variaveis do proprio programa…pois mais cache ocupada com coisas do stack…menos cache disponivel para cacher variaveis, etc…) de uma função…porque todos os registos teem que ser salvos…
quando digo função também digo…context switch, que acontece o mesmo…
Por norma um proc com menos registos = maior multitasking…precisamente pelo facto de ser muito rápido a salvar os registos….entre contex switch’s..
Se o aumento for muito grande na arch ARM64…quererá dizer que vai haver um esforço muito grande para salvar os context switch’s e no prologo/epilogo de cada função…PODE acontecer o mesmo…visto podermos com outra função esmagar alguns destes registos…isto é hipoteticamente falando, podemos por ter mais registos disponiveis, “perder” tempo a guardar o seu conteudo entre fuções(menos tempo a partida perdemos), ou context swicth’s…aqui é onde se perde mais tempo…
No entanto pode ser que o aumento dos registos não seja directamente usados pelo código(mas sim por algum meio automatico de gestão dos registos…ou que seja), e nesse caso ganhamos é tempo…ainda me falta apanhar esta parte…
No que toca so registos ALU e genéricos serem maiores, pois por cada clock, estamos a processar neste caso o dobro da info, ou mesmo o dobro em muitos casos…e aqui ha ganhos…
Ainda não consegui foi fazer a onte entre a perda dos context switchś e funções, e os ganhos pelo aumento de tamanho de muitos registos no proc…
Eu já li esse livro. Obviamente, a esta altura, não é nada de extraordinário…mas é a “normal” evolução. Ter um sistema a 32 bits é diferente de ter a 64 Bits.. Porquê? Aconselho a lerem aqui:
https://pplware.sapo.pt/apple/iphone-5s-a-64-bits-sera-apenas-marketing/
“…apenas te aumenta o tamanho da palavra…” já que aconselhas ler um livro e mostras que deténs tanta sapiência porque dizes que é apenas uma palavra? quando sabes (se calhar) que essa palavra ou instrução ou endereço e muito importante! A verdadeira tecnologia ou verdadeiro avanço tecnológico como queiram chamar, na minha opinião vê-se também nestas “pequenas” coisas, correr um CPU de 64 Bits apenas com 1Gb de RAM e ter a fluidez que se tem quer no iPhnone quer no iPad não é para todos… por isso não me leves a mal mas acho que quando dizes apenas te aumenta o tamanho da palavra estas a desprezar tudo o resto que “faz” o sistema funcionar. Se não fosse relevante no desempenho não tínhamos evoluído nos desktop’s e ainda hoje andávamos nos 32…
Cumprimentos,
Para quê 64bit se tinhamos 8 que chegava bem?
Quando aparecerem processadores de 128bit, virão os mesmos dizer que 64 chega bem e que 128 não se ganha nada.
É a vida!
Aconselho a leres outra vez esse livro…e já tens algumas pessoas a explicar porquê…
Depois de umas aulas e/ou uns programas em assembler (em qualquer arquitectura) perceberias a importancia dos 64 bits. Experimenta fazer um calculo num micro de 8 bits e perceberás as voltas ao bilhar grande necessarias, quando podias fazer numa ou duas instruções . Arquitectura de 64 bits não o é só o tamanho da palavra, essa é so uma parte.
Alem de mais, por questoes de eficiencia As arquitecturas 64 bits por vezes permiem correr instrucoes de 32 bits.
E depois há toda uma panoplia de questoes arquiteturais, que nada tem a ver com os 32 ou 64 bits, tao ou mais importantes. Mas como disse, as pessoas querem é discutir numeros. Pelos vistos agora além de GHZ,MB,inched,dots/inche também temos os bits. O que é estranho é que as pessoas normalmente acham que quanto mais melhor. Vá se lá perceber porquê
Ja agora um dos meus professores de arquitecturas (tive dois. Um na licenciatura e outro na pós graduação ) explicava que quando apareceu a arquitectura MMX, os registos e instruções multimédia começaram a ser aproveitados para fazer alguma computação escalar. Onde quero chegar é que registos grandes podem ser usados para fazer coisas que doutra forma era msis complicada.
pois…
isso é mesmo uma forma de melhoraar a performance e os 63 bits podem tirar ainda mais partido que os 32 bits…
E neste sentido pode servir para explicar os ganhos…por exemplo no meu Post acima para o Nunes…
Mas processadores superscalar, já existem desde há muitas decadas e a intel nem foi a primeira a faze-los…
http://www.theregister.co.uk/1999/06/07/intel_uses_russia_military_technologies/
Cá está
1. “Não interessa”, “é marketing”… sabes porquê? Porque não têm…
2. Se os 64 bits “não importam”, como é que a Apple conseguiu duplicar a performance do A6 para o A7, com na mesma os 2 cores, na mesma os mesmos Ghz, praticamente?
3. O problema de não haver ainda Android de 64 bits, é que com os telemóveis de topo de gama a não venderem, e os chineses com octa-core (da treta, claro, mas enche o olho a quem liga a isso), conseguirem os mesmos, ou 99% dos consumidores que iam puramente pelas “specs”, isto por menos de 50% do preço, e mesmo assim, com o mesmo lucro para a Mediatek (designs baratos, por serem de referência, fracos e até obsoletos), que a Qualcomm…
Mas a Qualcomm já não tem uns processadores a 64 bit? O snapdragon 410 por exemplo, falta é conseguir fazer um topo de gama
Mas o snapdragon 410, como ja alguns referiram, em termos de performance não é de morrer de amores. Penso que ainda não existe uma “VERDADEIRA” concorrência à Apple.
Esta dificil porque? A Intel tem CPU´s 64 bit (Atom Z3480) para smartphones, porque tanta publicidade enganadora a respeito da Apple? Aprendam a se informar mais em vez de dizer que a Apple consegue tudo e mais alguma coisa e os outros nao quando e mentira.
A questao aqui e que o Android 4.4 nao trazia suporte 64bit, logo nao havia pressa de sairem equipamentos com chip 64bit.
Façam jornalismo mais imparcial em vez de estarem a por a Apple num altar como sempre
pedro, acabaste por reforçar o que eu ja tinha dito “A questão aqui e que o Android 4.4 nao trazia suporte 64bit, logo nao havia pressa de sairem equipamentos com chip 64bit.”
Exactamente alias, eu penso que a propria Google não tem de momento qualquer interesse em oferecer Android a 64bits.
Mais não seja porque dessa forma deixa a Apple isolada nos 64bits e provavelmente o beneficio que trás ainda não justifica
Tem. Usam cores “standard ” da arm! Eles estão é com dificuldades em conseguir fazer processadores com os cores optimizados por eles como são os da Apple!
O snapdragon 410 é um processador entrada de gama da Qualcomm. O topo de gama é o 810.
Não existe já o k1 a 64 bits para android? E o processador da intel para android a 64 bits também já em uso? E nesta fase será assim tão importante os 64bits pois ainda não temos memórias de 4gb ou superiores nos dispositivos. Ou seja os ganhos ainda são marginais o próprio ios ainda está em transição.
Os 64 bits não são só em termos de memória, em termos de performance dão imenso jeito
Enquanto for 32 bits , nunca terás mais memoria.
Faltou incluir um adendo com a resposta da Qualcomm refutando estes boatos.
A Qualcomm já tem um processador de 64bits no mercado, contudo deixa muito a desejar em performance. Toda a gente está à espera do 810
O Snapdragon 615 também é 64bit.
Os 64 bits num telemóvel nem se notam!!!!!
Exacto. Mal se notam num processador de instruções complexas (x86-64) quanto mais num processador de instruções reduzidas (arm). Como já disseram aqui, o pessoal quer 64 bits não sabe é para quê.
Obviamente não foi a Apple que inventou o 64 bits em Arm, apenas foi a primeira marca a usar estes processadores. Todas as outras empresas sentiram que não havia necessidade de usar já estes processadores o que é lógico. Como estão agora a sair os 1os processadores da Qualcomm é normal que alguns tenham um ou outro bug mas que serão resolvidos rapidamente.
os cisc so por si não ganham mais que os risc…pois estamos outra vez numa conversa que não tem uma so resposta e que depende da implementação…onde dependendo da implementação também podemos dizer que os risc ganham mais que os cisc…
pois não!
por isso é que o iphone 5S apenas com 1 gb de ram arrasa qualquer octacore.
O iPhone 5S arrasar qualquer um não é verdade. O hardware do iPhone nunca é topo de gama, o que realmente vale é o software, até porque se fores buscar um Android pelo mesmo preço vês que o Android come o iPhone.
nunca é topo de gama??? O que é topo de gama para ti? Aparecer 2,5GHz no rótulo? Ter 8 núcleos?
Há vários benchmarks que mostram a qualidade do processador, e dependem muito pouco do sistema.
Exacto, para estes papa-specs que não entendem o que está por trás, nem querem entender a bitola é diferente.
Esquece Nunes, é batalha perdida, papa-specs ao poder, depois querem abrir um video fora do youtube em ecra total e não conseguem, pois o seu octacore nao tem um android que funcione bem.
concordo plenamente…
e vou dar um exemplo…
este processador a trabalhar a 800mhz…e tão rapido como um i3 ou i5…
http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_04_20/Novo-microprocessador-Elbrus-4S-testado-na-R-ssia-6508/
mas este é so um exemplo…os russos teem uma implementação de um x86 a trabalhar a 300mhz, que faz varios ciclos de maquina dos x86 normais, em apenas um clico…o que faz com que seja tão rapido como x86 a mais de 1Ghz…
A frequencia so por ci não diz nada…
este ultimo(Elbrus-3M) a 300 mhz…corre 23 instruções por ciclo de maquina…
http://eng.cnews.ru/news/top/indexEn.shtml?2008/07/07/307585
Ui ui.. arrasa? so tens a performance que tens por ser um SO para 5 equipamentos e limitadissimos. Mete o android ou um um WP num cpu da Apple e ves aquilo a arrastar-se por tudo quanto e canto..
Experimenta correr benchmarks que apenas dependam do CPU e já consegues ver bem o poder do processador! As diferenças que vires não serão por causa da optimização do sistema, no máximo poderão ser por causa de diferentes optimizações da benchmark.
Nao vas por ai…
Os benchmarks dependem muito de SO nao so de hardware.
Tu com o mesmo hardware tens valores variados dependendo do SO.
Até porque se fosse assim tao bom a Samsung ja tinha pegado no design dos Cpus da Apple e muda ao seu gosto, ate porque os ultimos A7 sao fabricados pela Samsung… Logo nao venhas com a treta de sempre porque hoje em dia pegares numa tecnologia e melhorares nao e dificil quando os fabricas…
Ate, que para terminar…
Exynos processors—the chips used in many of Samsung’s smartphones, tablets, and even some laptops—are more powerful than Apple’s CPUs
Fonte: https://www.gazelle.com/thehorn/2014/07/15/apples-tsmc-contract-minimizes-samsungs-processor-production/
Ah.. e sim têm Exynos 64bit. Ca e que estamos habituados aos snapdragon, quando os Exynios sao superiores… Nao e a toa que a Samsung quer se ver livre de fazer cpus para a Apple para meter Exynios em tudo que e telemovel da marca
@ Nunes
Os valores variados que possas ver em testes como o GeekBench, que corre nativamente e testa o CPU, tem pouco a ver com o SO em si e muito mais a ver com a optimização da benchmark nesse sistema operativo. Aquilo que o SO pode interferir nestes testes é a nível das drivers para o processador, mas nesse aspecto todos os grandes fabricantes de processadores tentam optimizar ao máximo para os seus grandes clientes, por isso a Apple não será um caso especial face à Qualcomm por exemplo!
Lê uma review aos processadores por quem sabe do que fala, e não os vês a explicar as diferenças em testes deste género por causa da optimização do sistema. Vês antes a falar nas diferenças no processador.
Deixo-te uma questão. Se achas que não é possível que a Apple tenha desenhado um melhor processador só com dois núcleos, então como é que explicas a performance do novo processador da Nvidia face à concorrência!?? Fez magia?
@ pedro
Samsung???????
A Samsung não pode fazer nada com o processador. O desenho é totalmente da Apple, e esse desenho é muito diferente dos núcleos da ARM que a Samsung anda a usar nos seus processadores.
@ Pedro
“are more powerful than Apple’s CPUs”
lol
Já viste o A8X!?
E já viste quantos núcleos é que os processadores da Samsung têm? Muitos desses núcleos passam a maior parte tempo desactivados longe de poder dar o máximo de performance, já que não só são poucas as aplicações capazes de tirar partido de vários núcleos, como ter todos os núcleos activos tem um forte impacto no consumo e temperatura do processador, que rapidamente sofre throttling e/ou desactivação de núcleos para que não ocorra sobreaquecimento.
Compara os processadores na degradação de performance com o tempo. A diferença é gritante!
flores: A mim é-me igual ao litro que o CPU dos iPhones em “SINGLE-CORE” seja o mais rápido já que as apps e jogos no iOS e Android usam os vários núcleos, daí que o que interessa é a performance do CPU no seu todo. Se tens um motor 4 cilindros com 200 cv e um V8 de 300cv, por cilindro o “4c” tem mais cavalos, mas no total ganha o V8.
Eu pago pelo telemóvel todo, e näo por pecas, e se por um X valor consigo ter um Android com 8 núcleos, multi-janela, sistema de ficheiros, saída HDMI 4k, bateria para 3 dias com facilidade etc quando pelo mesmo teria um iOS com 2 núcleos que só faz uma tarefa de vez e quando, sem HDMI 4k, sem sistema de ficheiros e a bateria fica lisa em menos de 2 dias… hás-de-me explicar o que é que me interessa o que faz cada componente.
:S
Não fazia ideia que os carros podiam desligar cilindros para não sobreaquecer o motor, ou porque a estrada não permitia usar os cilindros todos…
São poucas as aplicações capazes de usar mais do que um núcleo, e ainda mais raras são aquelas capazes de usar de forma eficiente mais do que 2 núcleos! A somar a isso, esses processadores com tantos núcleos não são capazes de manter todos os núcleos activos por muito tempo, e sofrem bastante throttling. De forma que não são capazes de dar essa potência toda frequentemente e de forma sustentada.
Os processadores da Apple não só conseguem dar maior performance a todas as aplicações, como sofrem muito pouca degradação na performance com o tempo de uso!
Por um acaso sabes como funciona o motor do Bugatti Veyron? Se soubesses não falavas assim !
@ Carlos Alberto
Quer dizer que o Bugatti controla a temperatura do motor “desligando” cilindros repetidamente? Ou que o número de cilindros usados pelo o Bugatti varia com as estradas?
Eu estou a utilizar um 64bits no meu tablet…nvidia k1
Esse sim, ouvi dizer que é um “avião” – https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/tablet-nvidia-shield-um-dos-mais-potentes-tablets-por-220e/
Desculpem mas vocês analisam os equipamentos e não sabem depois do que estão a falar?
O NVIDIA K1 não é 64 bits, o NVIDIA K1 DENVER é que é 64bits que equipa o Nexus 9
O pessoal quer 64 bits. Não sabe é para quê
Bem respondido.
Pelo que deduzo do texto é para ter melhor desempenho sem ser necessária mais memória, nem poder de processamento que não se nota em termos comparativos, assim como maior duração da bateria. Pelos vistos os programadores também agradecem por ser um equipamento mais fácil de programar é assim obter resultados mais satisfatórios. Basta ver como se comporta um I-Phone com muito menos memória e poder de processamento com um outro telefone qualquer com Android, que para atingir o mesmo nível terá que ter mais poder bruto. E claro que já há processadores 64 bits o que não estao a conseguir, nos telefones, é obter os mesmos resultados que a Apple obtém porque o seu processador é muito melhor construído, como explica o artigo bastava ler.
Isso do menos memória nao é bem assim… se escreves palavas de 64bits em ves de 32 vais alocar mais memoria para endereço/instruções do processador. Por isso é que eu acho que o iphone apenas com 1Gb de ram com processador de 64bits é um atentado.
64 bits mais fácil de programar tenho que aprender a tirar proveito dessas facilidade então.
Programas 64 bits usam mais memória RAM que o mesmo 32 bits, é logico e qq pessoa que entenda um bocado de informática sabe isso.
Fala por ti
flores, se o CPU da Apple fosse 16 bit e eles dissessem que era melhor, tu até batias palmas 😀
daiquiri, muito boa essa 🙂 gostei! 🙂 nada mais que a verdade hahaha
64 bit nos telemóveis é completamente estúpito, nem os jogos de topo tipo BF4 ou Crysis ocupam mais de 3,5gb em jogo, isto corrido em máquinas topode gama, acredito que 64bits seja necessário num telemovel daqui a 15 anos quando um telemovel for melhor que um pc na atualidade
A Apple inventou a pólvora desta vez..
Com informação de jeito!
http://www.greenbot.com/article/2686007/why-you-will-and-won-t-want-a-64-bit-android-phone.html
O novo exynos do note 4 já suporta 64 bits mas não está activo, será por causa da versão do Android? Ou então para não ser diferente dos que têm Qualcomm
Vejam aqui as diferenças
http://youtu.be/yG41JGsK8v8
O SoC Exynos 5433 do meu Note 4 tem 64 bit, mas não é usado porque o Android esta em 32 bit para não divergir da versão Qualcomm e as apps e jogos também.
Mais uma manobra de Marketing. A vantagem de registros e endereçamento superior a 4 GB só tem vantagens em tarefas muito mais avançadas que as executadas num telemóvel de momento.
Só para terem uma desculpa para vender telemóveis em 2015 é que estão a começar com o negocio dos 64 bit, senão ninguém queria saber disso para nada. Se deixassem o tempo a melhorar os consumos de bateria, a optimizar o código 32 bit e processos para serem mais eficientes etc etc teriam muito mais proveito.
Maise uma desculpa para trocarem de telemóvel…. yeeeeeah
Pois, depois temos essa questão também. O SO não acompanhou a tempo a arquitectura. Mas em 2015 talvez já possas testar isso.
Vantagens com maior endereçamento de memória realmente não há agora, mas há algumas vantagens no aumento do número de registos em quase qualquer situação, e a nova arquitectura é tb mais eficiente. Por isso até é um dos caminhos para melhorar o consumo de bateria.
Melhorar a bateria por ser 64 bits, tanta asneira que por aqui se diz…
mas deste-te sequer ao trabalho de ler o que escrevi. A nova arquitectura da ARM é mais eficiente. E se houver ganhos em performance, mais depressa o processador passa para o estado de menor consumo!
Os ARMv8 são uma evolução da v7 e os 64 bits são apenas uma parte da novidade. Foi decidido dar suporte 64 bits mas se não fosse as coisas evoluíam na mesma.
No processamento mobile o principal objectivo sempre foi obter uma maior performance com o menor comsumo de energia possível. O suporte a 64 bits foi adicionado por interesse da área dos servidores mto antes do interesse da Apple nisto. Não para aumento de performance porque está provado que isso não aumenta a performance na maior parte dos casos, pode até diminuir e nos casos que se pode tirar benefícios estes são praticamente imensuraveis.
Resumindo, se os processadores do futuro têm melhor performance e menor consumo isto é devido á evolução como por exemplo processo de fabrico, novas instruções etc, etc e não por causa dos registos de endereçamento 64 bits.
@ Rui Faria
e…? Isso de alguma forma invalida o que disse?
A questão é para quê usar os novos processadores! Não podes separar os dois, nem ignorar que há efeito no consumo – e se reparares disse ser um dos caminhos para melhorar, não é o único.
Quanto aos 64bits em mobile, tenho que te dizer que estás enganado! Se há coisa que vai ser cada vez mais necessária nos próximos tempos, por exemplo, é grande poder de processamento a nível de tratamento de imagem/video, uma área em que 64bits faz diferença.
E não só NUNES…
a encriptação de dados tira muito partido dos 64 bits…e cada vez mais infelizmente vamos precisar dela…
Sim invalida. Tu respondeste a uma pessoa que estava a discutir 64 vs 32 bits e afirmaste que “até é um dos caminhos para melhorar o consumo de bateria.” o que é falso.
Cada vez mais necessário ? Até parece que 64 bits são novos e os programas profissionais de edição de video/imagem não correm há anos em x86 (32 ou 64).
Eu costumo compilar programas de codificação de video/som tanto para x86 como x86_64 e digo-te que apenas
alternando entre estas duas arquitecturas pouca diferença faz, pelo menos que seja perceptível. Agora se activares certas instruções, as que estão disponíveis e suportadas pelo compilador no CPU de cada caso com um simples -march=native aí sim faz bastante diferença.
Este é um dos casos em que fazer uma compilação genérica ou optimizada para um determinado CPU mais diferença faz.
Nem sei pq te estou a dar justificações… se fosses programador, ou tivesses de andar a compilar software frequentemente entenderias isso.
Encriptação é outro caso que 64 bits poderá fazer alguma diferença, mas mais uma vez, o que irá fazer realmente diferença são certas instruções de aceleração por hardware como SHA-1, SHA-256 que foram melhoradas no ARMv8.
@ Rui Faria
o quê?
fui bem explícito sobre o que me referia
” e a nova arquitectura é tb mais eficiente”
64 bits não aparece sem a nova arquitectura!!!
E ganhos em performance com 64bits (algo que já foi bem demonstrado nos aparelhos da Apple), possibilita ganhos no consumo.
A partir do momento em que o CPU tem que ter os circuitos de 32 *e* 64-bit, logo aí ocupa mais espaco e gasta mais energia já que há apps que säo 32 e outras 64-bit. Se tiveres 32-bit o CPU é mais pequeno, mais poupado.
:S
Não há circuitos para 32 e outros para 64 bits, quando muito o que haverá são alguns “circuitos” extra para manter compatibilidade com algumas antigas instruções de 32bits, isto é, quase todo o código corre no mesmo hardware, sem necessidade de duplicar recursos. Mesmo que o processador fique um pouco maior com o aumento dos registos, etc; isso não significa que consuma mais.
O que tu estás a ignorar é que se for possível correr o código mais depressa [eficiência das novas instruções, efeito do espaço de registo e cache], mais depressa se pode pôr o processador a dormir, baixando o consumo.
Um dos grandes efeitos disto vem por exemplo com o grande aumento em performance em criptografia da nova arquitectura, algo que agora o novo Android vai trazer activado de raiz, algo que tem um impacto muito significativo nos Androids actuais!
Mas perante o PPlware esse cpu nao existe, porque pelo que e dito na noticia nao existem cpu´s 64bit que funcem sem problemas 😛
Exactamente (problemas ou desempenho aceitável e ao nível do da Apple). Referimos no texto que há mas os seus resultados ou performance não são as desejadas, uns têm um consumo de memória exagerado e por isso não estão a ser tidos em conta e outros não conseguem uma estabilidade necessária para poderem ser “ligados”.
Depois há o discurso que “aa e tal isso não serve para nada e mais não sei o quê”… ai não? Então porque todos os fabricantes de processadores estão a trabalhar nessa arquitectura para o segmento smartphone e tablet? Então porque é que vários analistas apontam esse processador como a oferta única dentro de um ano ou dois?
Então porque estão os sistemas operativos e aplicações a adoptar estruturas para correr nessa arquitectura?
🙂 é obvio que quem diz essas coisas não está a olhar com clareza para o chamado plano evolutivo, este mostra claramente o caminho, resta apenas os fabricantes acertarem no que toca ao consumo de energia, consumo de recursos, desempenho e estabilidade.
A meu ver e nesta altura do campeonato, assim como em 2013, trata-se apenas de uma “Boa” campanha de markting para maximizar as vendas e transmitir aos consumidores capacidade de inovação. Vejamos, o consumidor antes de experimentar um dispositivo compra-o, muitas das vezes, pelo rótulo da embalagem onde facilmente 64bits saltam à vista perante os ditos 32bits. A nível de ganhos… É muito subjetivo. Pensem em evoluir no consumo energético e depois na performance. Como já aqui foi dito, faz bem ler alguns artigos da especialidade ao invés de consumir qualquer notícia que nos é oferecida. A Apple apenas conseguiu ser a primeira a dar a notícia, onde estão realmente os ganhos? Continuo achar que realmente o segredo está no Software e não no Hardware apesar de ser utilizador e fã do Android.
Os ganhos vê-se em jogos e ferramentas profissionais onde existem no iphone com qualidade ao contrario do android apesar de começarem a existir cada vez ainda está bem longe.
João Félix, então as apps poderosas que correm em Windows 7/8.1 32-bit (office total, programas de edição de imagem e vídeo,etc), são uma treta, e as que correm no iPhone con 1 GB RAM … uma bomba que precisam de cpu 64-bit. Lolol
Tens consciência que até há pouco tempo jogos avançados 3D, Photoshop versão desktop, etc etc etc corriam em sistemas 32 bit? E que um Tablet Windows 8.1 com um Atom Z37xx e 2 GB RAM a correr em 32 bit faz praticamente tudo que um Desktop standard faz, ao contrário do iPhone… e vens dizer quer precisa dum cpu 64-bit? HahahahHahaha
o Android precisa de mais poder bruto, pois ele roda em uma máquina virual, para poder ser compativel coma mais diversas combinações de hardware de diversos fabricantes e fornecedores, ja foram feitos testes eo android rodando nativamente é cerca de 40% mais rápido e mais eficiente energeticamente, semelhanete ao IOS em hardware menos parrudos. Quanto aos 64 bits, os aplicativos antigos ficariam incompativeis com estes smartphones os programadores teriam de escrever os novos aplicativos tanto em 32 bits e e 64 bits alem de habilitar o multiprocessamento, por enquanto hoje só se beneficiariam os jogos pesados que precisassem de mais memória ram alem de terem arquivos maiores.
Se calhar o título da notícia devia ser Qualcomm com dificuldades em snapdragon 810
A nvidia tem o k1 Denver que equipa o Nexus 9 e a intel também tem soc a 64bits
Ah, e o K1 Denver não é brute force, tem 2 cores tal como os processadores da Apple
Mas o que a Apple tem haver com a dificuldade da Qualcomm em fabricar um processador 64bits?
É que o ultimo rumor, já nem é dificuldade em fabricar devido a problemas técnicos, mas por causa da demanda (Samsung, LG, HTC etc).
Também actualmente é cagativo ter um processador 64bits em Android.
Android não é iOS um sistema fechado, onde devs trabalham só com aquele hardware.
Existe 1001 Socs em Android, até os devs tiraram partido dos 64bits, todos os Androids actuais 64bits já estarão ultrapassados.
Estamos a falar da mesma apple que quando introduziu no mercado CPUs ARM de 64bits introduziu tambem uma outra novidade apelidada de BlueScreens? LOOOOOOOL
É certo que está demorado, mas prefiro esperar do que estar a sofrer com uma coisa que não faz grande diferença pela positiva (na prática, na teoria é muito melhor, claro.)
A Qualcom já veio dizer que os 810 vão ser lançados na primeira metade de 2015 sem problemas.
http://www.gsmarena.com/qualcomm_says_everything_is_on_track_with_snapdragon_810-news-10417.php
A noticia do PPLWare já não faz sentido 😛
Então já saíram? Como ainda não estão no mercado, não há razão para dizeres isso 🙂 (Eu sei que já falta pouco para 2015)
@ Pedro Pinto: já, já existe o MDP do 810 à venda.
Tenho cá em casa um tablet Asus com um Intel 64bit quad core 1.9,a única coisa que posso dizer é brutal super rápido e fluído, se realmente o snapdragon está com problemas para acompanhar os processadores da Apple ate pode ser normal devido a potência que metem nos cpu.
Para acabar o raciocínio que a Intel entrar nesta guerra a única coisa que posso dizer é GAMEOVER tanto para snapdragon como os cpu Apple, nem sei como esta grande e excelente marca Intel inda não estão nos smartphone topo de Gama sinceramente.
A Intel ainda tem muito que caminhar, os GPUs deles são ainda fracos, não chegam aos calcanhares dos Adreno nem dos NVidia K1 nem dos Apple mas já estiveram pior, estão a ganhar terreno
Caminhar muito pode trazer muitos factores, primeiro acho que não e uma aposta muito forte da Intel em processadores para smartphones, não sei bem a sua razão talvez os preços sejam muito elevados e as marcas nao querem pagar tanto por isso não sei, uma coisa é certa como já disse se eles entram nesta guerra de evolução no que toca a processadores de smartphones que ninguém tenha duvidas que eles se levarem isto a sério com as grandes marcas do marcado a quererem processadores intel nos seus equipamentos eles rebentam com tudo, é uma questão de tempo podes ir buscar o processador que queiras que eles nem te dão chances, isso aconteceu nos computadores e seja qual for a marca isto e aquilo ninguém domina mais que a Intel em tudo no que diz respeito a performance, pode ser uma questão de tempo quem sabe.
Uma coisa e certa já vi por ai Lenovo K900 equipado com um Intel Atom Dual Core a ter quase as mesmas performance de um Galaxy S4 Quad Core Snapdragon 600 e os dois com sistemas Android isto foi só um cheirinho, se metes um Quad intel vs Quad Snapdragon só mesmo estes últimos 801 805 puderam ser ligeiramente melhor que os intel mais fracos, porque não estão tão evoluídos ao trabalhados para tal mas e como digo pode ser uma questão de tempo, aquilo para eles é canjinha.
Até vou deixar aqui um bom exemplo da potencia de um intel VS Snapdragon com sistemas Android Puro Intel Dual Core e Snapdragon Quad Core , mais uma vez fica mostrado que ter um Quad não significa tudo, neste momento o grande atraso dos processador Intel no que diz respeito aos smartphones e tablets, é a capacidade que aquilo tem para meter megapixel nas câmaras, e filmar a 4K e mesmo ter poucos equipamentos em FullHd, quanto ao Gpu é uma questão rápida de evolução, só por isto mostra que a aposta dos fabricantes do smartphones pouco ou nada quiseram que a intel viessem nos seus equipamentos logo esta algo atrasada, caso contrario o caminho já era bem diferente.
https://www.youtube.com/watch?v=v-jkvcT0fpM
porque os processadores deles consomem demasiada energia. A apple até ja ameaçou a intel que se não baixar o consumo energético destes que deixava de os meter nos macs. Felizmente a intel levou isso a serio e leva a energia gasta a serio e ate nas versões desktop temos consumos cada vez melhores.
isso é uma realidade…
A Aple ameaçou a intel, e se não melhorarem coloca AMd e trabalha em conjunto com a AMd para evoluir…a intel la se tem apressado 🙂
Claro, a Apple que vende “meia dúzia” de cpu Intel em comparação com todo o mercado da Intel, fez pressão na Intel, e a Intel foi imediatamente meter as equipas a trabalhar, porque senão ia a AMD com cpu mais fracos, sem tecnologia transístores 3D como a da Intel, ou fabrico em processo tão pequeno (logo superior consumo) ser uma alternativa.
A sério, fez-me rir.
Concorrência??? ninguém faz concorrência à Apple. Alias o próximo produto Apple será sem dúvida: fantástico, sensacional e extraordinário! E isto pq tem um ecossistema fantástico, sensacional e extraordinário! Msm q um dos últimos produtos fantástico, sensacional e extraordinário apresentado como o iWatch não esteja (ainda) à venda. Mas não deixa de ser fantástico, sensacional e extraordinário!
LOL
loooooool está tudo dito 😀
“Confrontados com estes problemas e na tentativa de conseguir igualar o desempenho do processador A7 da Apple, os concorrentes estão a desenvolver processadores com mais núcleos, o que implica a necessidade de mais energia para os alimentar.”
http://www.millenium.org/images/contenu/actus/hardsoft/Make_more_cores.jpg
A AMD do ARM.
Alguem dps disto ainda compra android? Iphone/ipad/macbook pro retina sao o melhor que existe
Alguem dps disto ainda compra android? Iphone/ipad/macbook pro retina sao o melhor que existe
Desvantagem? O preco, mas quem quer o melhor paga bem. Fugi de android porque via o meu quadcore a ter lags onde nem os lumias de 100 euros tem, windows phone e agradavel mas sem ecossistema, ios e sem duvida o topo
O problema não é do CPU…
e não é so o android que usa snapdragon…o Sailfish, tizen, MEEGO, BB10 usa snapdragon…e muitos outros por ai…
Não percebo porque trouzeram o android para a conversa…
É bom ver que o autor desta notícia nem sequer se digna a responder às questões lançadas a esta vergonha de artigo. Também é bom ver que ao menos quem trabalha aqui sabe onde fica o botão apagar para remover os comentário menos convenientes.
Eu tenho pena desses fanáticos.
Tanta facciosismo sem sentido numa só noticia 🙁 É realmente triste, como a apple continua a oferecer telefones de 1 giga, contentam-se em contar mentiras, sim porque esta noticia é falsa 🙂
Já faltou mais para ler algo do género… nem os 64Gigas + SD CARD superam os 16 gigas da apple 🙂 estes são preciosos pois são feitos com muito amor e carinho.
O meu nokia 3310 não se queixa com falta de memória. E ainda funciona com o cartão da telecel.
E funciona com 1/2 bit se necessário.
como é que isto é verdade se o meu quadcore de 2007 trabalha a Win7 de 64 bit e reconhece 6gb de memória??
Tanta conversa mas no final o que o utilizador quer é poder ir ao Facebook, email,uns joguinhos e sinceramente entre um quadcore de 2Gb de Ram e o 64bit do Iphone a unica diferença é o preço. O Iphone custa 3x mais.
o iphone 6 n tem lag, o note 4 tem..no IOS tudo funciona já no android basta escrever “gps issues note 4” ou “gps issues iphone” no iphone ninguém reclama já no note basta contar os posts.
Quando tiveres um Note 4 falas disso 🙂 até lá, isso são mitos e mais mitos.. Aliás, no IOS 8 já vão em qnt minor updates?
“The rumor of this delay seems to be just that, a rumor.”
http://www.androidguys.com/2014/12/09/snapdragon-810-chipset-rollout-remains-track/#ixzz3LRW2sreD
Follow us: @androidguys on Twitter | AndroidGuys on Facebook
http://www.androidguys.com/2014/12/09/snapdragon-810-chipset-rollout-remains-track/