Quer procurar aquela música que não para de cantarolar? O YouTube vai ajudá-lo
Certamente, já tentou a sua sorte com a Internet e procurou uma música escrevendo aquilo que se lembrava dela, umas partes aleatórias cuja letra não tinha a certeza se era a certa. Agora, o YouTube vai permitir que a música que procura seja cantarolada e vai apresentar-lhe resultados.
Embora não fosse possível fazê-lo na plataforma de vídeo, já era no motor de busca, desde 2017. Aliás, se quiser encontrar o nome de uma música e não souber o nome ou o artista, pode ativar a pesquisa por voz para a cantarolar.
Agora, o YouTube pediu a funcionalidade emprestada ao Google, por forma a melhorar a experiência do utilizador, e vai permitir que essa pesquisa aconteça dentro da sua plataforma. A diferença para aquilo que o Google já oferece é que, no YouTube, o utilizador só verá resultados de vídeo, ao passo que o motor de busca entrega não apenas o vídeo, mas também acesso à letra e outras informações.
Um Shazam dentro do YouTube
Para utilizar a funcionalidade basta cantarolar uma parte da música na pesquisa por voz do YouTube, durante mais de três segundos. No caso de estar numa festa ou a ouvir a música enquanto caminha pela rua, pode ativar a gravação por um curto período. Uma vez identificada, a plataforma mostra-lhe resultados para o vídeo oficial ou conteúdo relevante criado por outros utilizadores, incluindo vídeos curtos (Shorts).
Segundo uma publicação da Google, a pesquisa de músicas é alimentada por um algoritmo de aprendizagem automática. Assim como dizia o Shazam, a melodia é uma espécie de impressão digital da música. E os engenheiros da gigante tecnológica criaram modelos de Inteligência Artificial que transformam o áudio numa sequência numérica que representa essa melodia.
Comparamos estas sequências com milhares de músicas de todo o mundo e identificamos potenciais correspondências em tempo real. Os nossos modelos de aprendizagem automática reconhecem a melodia da versão gravada em estúdio da canção, que podemos utilizar para a fazer corresponder ao áudio cantarolado de uma pessoa.
Explicou Krishna Kumar, gestor de produto da Google.
Além de melhorar a experiência do utilizador, cantarolar uma música na pesquisa do YouTube ajudará a aperfeiçoar os algoritmos da Google.
Para já, a pesquisa de músicas no YouTube está disponível para alguns utilizadores do Android. Como se trata de uma experiência, esta funcionalidade estará disponível por pouco tempo, servindo para medir o desempenho e obter feedback.
Este artigo tem mais de um ano
O widget da Google no Android já faz isso de forma nativa
soundhound foi pioneiro nesta funcionalidade, já lá vão uns 8 anos
Pioneiro mesmo foi o midomi, apresentado até aqui no pplware: https://pplware.sapo.pt/multimedia-2/musica/midomi-%E2%80%93-descobre-aquele-som/amp/
Not a app
Nem no artigo referem que a função vai estar presente só na app.
Shazam já faz isso há muitos muitos anos.
copiou o soundhound