YouTube Shorts: A resposta da Google ao TikTok está a chegar para todos
O sucesso do TikTok foi de tal forma grande que serviços como o YouTube resolveram adaptar-se da forma óbvia. As suas propostas depressa começaram a surgir e a mostrar que este seria um caminho a ser experimentado e trilhado.
Os primeiros testes do Shorts começaram em setembro do ano passado, revelando a aposta da Google e do YouTube nesta nova área. Agora, e depois de todas as experiências, esta novidade foi finalmente alargada a todos e pode finalmente ser usada.
Chegou o Shorts para os vídeos curtos
Os vídeos curtos parecem ser uma tendência que está a cativar todos os que usam as redes sociais. A prova disso está no sucesso do TikTok e do seu conceito base, sempre baseado em vídeos, que ficam a cargo dos utilizadores, com mais u menos música ou com mais ou menos filtros.
Assim, nada como a maior plataforma de vídeos da Internet apostar também neste conceito. É aqui que surge o Shorts, a resposta do YouTube ao TikTok, que iniciou os seus testes em setembro do ano passado. Tudo em ambiente controlado e em apenas alguns mercados.
https://twitter.com/TeamYouTube/status/1389959265117425676
A Google aposta tudo nesta novidade
Depois de no início da semana ter sido lançado nos EUA, há agora relatos de que chegou de forma global e a muitos mais mercados. Segue a mesma filosofia de sempre da Google, que lentamente vai alargar a todos os utilizadores do YouTube.
Há, no entanto, algumas diferenças nesta nova proposta, face ao que o TikTok oferece. Assim, os vídeos passam a ser de 60 segundos e não de 15, passam a existir filtros de cor e outros, e também a possibilidade de haver legendas.
Apenas mais uma cópia do TikTok?
Como se espera, tudo será simples de usar, algo normal no YouTube, na Google e nos serviços associados. Na mesma área onde se carregam os vídeos passa a existir agora a nova opção Shorts, que dá acesso a toda a novidade criada.
Quem quiser ver todos os Shorts que forem criados, tem também agora a nova opção disponível nesta app. Seguindo a fórmula de sucesso do TikTok, será simples ver estes vídeos curtos e que vão sendo criado de forma simples e rápida.
YouTube tem apoios para os criadores
Claro que a Google não se limitou a colocar esta novidade acessível. Tem preparada uma ajuda para os criadores de conteúdos. Esta surge na forma de uma ajuda monetária de 100 milhões de dólares, a se repartido com os criadores dos vídeos de maior sucesso.
Está assim tornada pública mais uma ferramenta que a Google espera ser de sucesso absoluto. Os Shorts são uma cópia óbvia do TikTok, mas certamente será algo diferente e com uma capa de novidade importante por parte do YouTube.
Este artigo tem mais de um ano
Pensei que ia relançar o Google + em resposta ao Facebook
LOL
Agora é que vai ser… mais uma fantochada.
O Youtube quer mesmo a malta que anda a produzir para o TikTok? A mim parece-me óbvio que não. Será para descansar algum investidor?
Eles têm claramente políticas e sistemas em funcionamento que parecem ser desenhados para impedir os conteúdos que são feitos no TikTok… nomeadamente nas músicas e reutilização de conteúdos.
Se as pessoas em vez de colocarem no TikTok colocassem no Youtube os mesmos vídeos iriam ver as suas contas bloqueadas em menos de nada. Mesmo com o conceito “shorts” acho que nada mudou na política da empresa, logo o Youtube parece um local horrível para colocar tais conteúdos… e provavelmente os criadores do “shorts” vão rapidamente perceber o erro que foi “mudarem-se” para o Youtube assim que começarem a ver que tudo o que tentam colocar é barrado por causa da utilização de música com direitos de autor, ou porque está a utilizar conteúdos que outros já utilizaram como aqueles vídeos de divisão de ecrã e outros.
Acho que a cachopada vai nessa de meter os conteúdos no Youtube.
E como é que eles (Youtube) pensam separar o conteúdo “Shorts” do resto? Aparentemente vai ficar tudo na mesma conta… será uma espécie de separador/ etiqueta? Se for na prática qual é a diferença? Mais uma forma de estar ainda mais “enterrado” e separado lá dentro em separadores?
Outra das coisas que já li ou ouvi é que no TikTok o algoritmo parece ser mais “justo”/ “equilibrado” por assim dizer, parece ser mais fácil tornar-se conhecido que no Youtube onde é extremamente difícil de vir ao de cima… aliás basta ver a página inicial ou ir às páginas das tendências que quase sempre estão enterradas em conteúdo estrangeiro ou mais ou menos com os mesmos criadores nacionais e pouca variedade, e quando as pessoas começam a ver certos tipos de coisas então parece que fica ainda mais difícil descobrirem outros conteúdos e criadores de conteúdos. E isso é algo que acho que o Youtube não quer e não vai mudar, e por isso duvido que exista qualquer possibilidade de sucesso com os “Shorts”… simplesmente não estão vocacionados para isso.
E depois há aquele “problemazinho” de se fecharem canais a torto e a direito porque sim, porque alguém abusa do sistema de denúncia, porque o Youtube achou que algo não estava bem, e quando não são grandes e influentes o suficiente quase nunca têm hipótese de recuperar o dito canal.
São muitos os criadores que tenho visto ao longo dos anos que começam a ficar nitidamente com receio porque sabem que à terceira vez que existe uma denúncia perdem o canal, às vezes eles cometem erros, outras vezes é à custa de denúncias falsas, mas que por vezes são questões subjectivas para as quais o Youtube pode simplesmente aceitar a queixa… e conseguir falar com alguém no Youtube é simplesmente quase impossível… e diz quem conseguiu que quando chegam à fala com alguém é alguém que nada diz e menos ainda ajuda e de nada sabe sobre o assunto, é um ou uma relações públicas… está ali só para entreter e fingir que se preocupa e mesmo assim só está disponível para os casos em que torna tal proporção nos meios de comunicação social e redes sociais que começa a afectar a reputação do Youtube.
E claro, como é que fazem com as músicas, porque pelo menos no Youtube eles parecem extremamente agressivos a não deixar usar praticamente nada que esteja na moda de música comercial… eles os titulares dos direitos claro. No TikTok de alguma forma isso parece (ou parecia?) menos presente… e até se lia ou ouvia que havia empresas discográficas a pagar fortunas para certas pessoas colocarem as suas músicas nos vídeos que faziam, e à custa disso imensas músicas ficaram extremamente populares, parece que as rádios até já escolhem as músicas novas pelo que anda popular no TikTok.
Acrescente-se ainda que a Google/ Youtube continuam os mesmos incompetentes nojentos e nada fizeram para parar o simples furto de canais e reversão de estragos… que tem sido uma praga ao longo de 2020 e não vejo razão nenhuma para que não continue, já que objectivamente nada foi feito para reforçar a segurança de tal maneira que nem mesmo alguém com malware no dispositivo consiga perder a conta sem pelo menos um bocado mais de interacção em especial se usar o programa avançado de protecção com as chaves FIDO.
O Youtube quer os criadores que estão no TikTok, mas nem resolve os problemas que os actuais criadores de conteúdos no Youtube têm.
*Acho que a cachopada NÃO vai nessa de meter os conteúdos no Youtube.
(Infelizmente não dá para editar os comentários depois de os colocar.)