YouTube ridiculariza quem usa um bloqueador de anúncios e deixa claro que é inútil
A batalha do YouTube contra os bloqueadores de anúncios continua bastante acesa. A empresa está disposta a fazer quaisquer alterações ou a utilizar estratégias pesadas contra os utilizadores que tentam contornar os anúncios nos vídeos. A última mudança é a mais curiosa até agora e torna o AdBlock praticamente inútil.
Nova estratégia está a deixar os utilizadores aborrecidos
Já há muitos utilizadores que estão a sofrer com a nova estratégia do YouTube, que consiste em manter o ecrã preto durante o tempo do anúncio. Por outras palavras, mesmo que os utilizadores não vejam o anúncio, demoram o mesmo tempo a começar a ver o vídeo.
O YouTube não beneficia com o facto de não mostrar o anúncio, mas deixa claro que vai lutar até ao fim e que já não será possível tirar partido do principal objetivo destes bloqueadores: ver o vídeo o mais rapidamente possível.
Se não quer ver anúncios, o YouTube deixa bastante claro: vai passar entre 6 e 20 segundos - dependendo do anúncio que ia ser mostrado - a ver um ecrã preto antes de o vídeo começar. Isto é, pelo menos, até a empresa ter uma fórmula para limitar este tipo mais sofisticado de AdBlock e poder impedi-lo de ver o vídeo se o utilizar.
YouTube limita os bloqueadores de anúncios
Embora o ecrã preto pareça estar a afetar uma boa parte dos utilizadores, ainda não foi oficializado como uma estratégia do YouTube. É provável que, mesmo que seja, nunca seja admitida publicamente.
O YouTube está a jogar o seu jogo contra os bloqueadores de anúncios, uma batalha que tem vindo a travar nos últimos meses e que, muito provavelmente, acabará por vencer pela força bruta. Para além disto, a empresa está a trabalhar para fundir a publicidade com os próprios vídeos, tornando quase impossível saltar clipes promocionais.
Isto não é surpreendente, uma vez que a publicidade é a principal fonte de rendimento da plataforma e dos seus criadores, pelo que a utilização massiva destes bloqueadores de anúncios poderia reduzir a quantidade de conteúdos carregados e a sua qualidade.
Ver alguns segundos de publicidade é o único custo para o utilizador, por isso é normal que o YouTube esteja a lutar para tornar cada vez mais difícil saltar o seu conteúdo promocional.
Leia também:
Alternativas ao YouTube, precisam-se
eu estou a utilizar a app Grayjay.
Onlyfans??
Invidious
+1
This is the way
Local node ou public node?
Estão é a esquecer que isto é de modas, daqui a pouco aparece outra coisa semelhante e lá se muda o povo todo e o Youtube fica a chuchar na 5ª pata do cavalo
Já não há paciência para tanta publicidade, é à beira da estrada, é na rádio, é na TV, é nos jornais, é na internet é uma perseguição sem precedentes, é pior que pragas ou pandemias.
Yep.
Quem criar uma pagina para registo de pessoas referindo que não compram nada por ver anuncios, seriam um must
Qual seria a fonte de rendimento dessa “página”?
Ninguém falou em rendimento.(Quem quiser rendimento pode preferir ser um influencer com seguidistas e quanto mais desmiolados, melhor)
o problema é que é uma moda com quase 20 anos que estendeu para todos os segmentos da sociedade, em 2006 a plataforma da google, o google videos tinha perdido a guerra para a youtube e por isso decidiram comprar.. burros não foram
A estratégia deles é optima, acho que nem deviam mexer mais… lol…
Antes um ecran preto do que ver anuncios!!
I second this ^
À falta de melhor, desvio os olhos.
Não há pachorra.
Gostaria de saber o retorno da publicidade intrusiva (p.e, o número de vezes que alguém clica para sair ou andar para a frente na publicidade, já que será alguém farto)
“À falta de melhor, desvio os olhos.”
andava ai uma TV com serviços de stream “Free” mas que obriga a veres anuncios, e obrigava porque tinha uma camera que via se estavas a olhar para o anuncio ou não.
acho que não teve muito sucesso 😀
Aqui com o sistema que uso, continua tudo a funcionar bem, sem cortes ou ecrãs pretos. E claro sem publicidade.
Se colocassem anúncios de forma moderada e com a possibilidade de saltar, provavelmente nem instalaria nada mas pronto a ganância é assim!
+1
Então e agora a Disney+?
Vais pagar;
vais ter publicidade;
E até no meio dos conteúdos.
Mais tarde ou mais cedo espalha-se pelos restantes…
Está aqui um combo muito bom pra mandar estes serviços todos ao ar…
Anúncios entre 5 a 10 segundos antes dos vídeos ainda se tolera (dá tempo para ajeitarmo-nos na cadeira/sofá) ou é aceitável. Fora disso, não!
Continuem com o preto, melhor que publicidade.
SmartTube no android
Plugin uBlock Origin (Browser) + pfSense firewall com pfBlockerNG = no pub 😀
quando tiverem embedded nos videos não te vai valer de nada
Mudamos de plataforma
Para isso era preciso levar todo o conteúdo atrás, isso deve levar longos anos
Quem se ri sou eu que tenho um script que não só bloqueia todos os anúncios do YouTube, como de todas as páginas da internet.
Ah, valente! E partilhar com o povo?
É tão inutil que aqui continua a funcionar sem anuncios/ecrã preto/whatever, tanto em Windows como em Linux como em Android…
A publicidade é tanta e tão repetitiva que até começo a odiar os produtos que publicitam, nem a ver videos de ASMR me safo.
@Gringo Bandido, comigo é igual é um ponto de honra não comprar nada que veja em publicidade no Youtube e claro em Android TV VPN ligada sempre vou vendo outros anúncios mas em Apple tv não há grande opção
+1
Se não não fossem abusivos ainda compreendia as vezes tenho 2 e já tive mesmo 3 pubs de seguida e se salta um pouco o vídeo outra pub e se lhes der na telha mais duas ou 3 pubs pelo meio do vídeo se isso não é abusado da parte deles por isso é normal que usar um Adblock porque não estou para andar a mesma pub vezes infinitas.
Não sei se ainda é assim, mas antigamente eram os donos dos videos a seleccionarem onde e quantos anúncios existem no meio dos videos.
Juntas o facto deles também fazerem publicidade dum parceiro dentro do video e o youtube nos inícios/fins dos videos e fica impossível qualquer pessoa conseguir aturar tanta publicidade. Para não falar que qualquer cromo pode fazer publicidade com a google e muitos serem virus ou scams como aqueles do MrBeast
Ublock+SponsorBlock+DeArrow para sempre, já chega disto
eu tenho uma extensão no Chrome AdspeedUp que funciona bastante bem, mas se tivermos a ver nas Box com Android tv ou Apple Tv não serve de nada
+1
Penso que houve uma sondagem, e indicava cerca de que apenas 5% dos utilizadores é que usavam ad-blockers, e que apenas tinha um impacto de cerca de uns 10 milhoes(trocos na verdade) no lucro de muitos, muitos milhoes.
Estão-se a por a jeito de que qualquer dia nem os utilizadores normais vão aguentar tanta publicidade e muda de plataforma.
Eu só instalei o adblocker por causa do YouTube que já estava a abusar… agora quem perde são as outras páginas tbm…
AdBlock está a funcionar bem. Acho que o feitiço se virou contra o feiticeiro neste caso 😛
Nem no Android, nem no PC, nem na TV, não vejo anúncios nem ecrãs pretos. Mas é bom que eles pensem assim.
O brave continua a funcionar óptimo no telemóvel e o Firefox com ublock no pc também não tem dado grandes problemas
Podem ir tentando. Para já não tenho quais quer problemas. Se for forçado a ver a banha da cobra deles, tiro o som e mudo de tab até passar, e não vejo na mesma a porcaria que anunciam. Há mil e uma maneiras de dar a volta. Assim, eles passam o anúncio, continuo a não ver, e dão dinheiro às pessoas por coisas que ninguém viu. Está certo.
web: invidious (exemplo: https://yt.artemislena.eu/watch?v=QlF4rhAbwyc)
Android mobile: FluxTube
https://github.com/mu-fazil-vk/FluxTube
Android TV: SmartTube
https://github.com/yuliskov/SmartTube
São só anúncios. São chatos? É verdade, mas também não pagamos pelo conteúdo. Querem lagosta de borla? Quer dizer, prefiro anúncios a ter que pagar. Não querem anúncios, paguem youtube premium. Que eu saiba o youtube não é a Santa Casa da Misericórdia que tem rios de dinheiro a entrar e ainda assim foi à falência.
Senão, vejam a SIC ou a TVI e levem com intervalos de 15 minutos a ver o que é bom. São forretas e ainda reclamam. O tuga é mesmo um caso de estudo.
Esqueci-me de referir que os criadores de conteúdo também gostam de receber… eventualmente.
Há várias formas de o fazer sem ser com espetar com anúncios na cara de quem não os quer: https://www.mightynetworks.com/resources/monetization-model
Também há muitas formas de entretenimento. Sabemos que o youtube funciona assim. Ou aceitamos, ou deixamos de ver. Agora continuar a comer e passar a vida a reclamar é que não.
Mas por acaso até há o youtube premium que não tem anúncios. O consumidor tem todo o poder do mundo.
esse conceito de “criadores de conteúdo” até posso ser eu a colocar vídeos do meu gato na liteira!
Os verdadeiros criadores de conteúdo e o verdadeiro conteúdo é apenas 0.000000000001 do que é publicado. Os restantes 0.999999999999 não deveriam receber nada, deveriam pagar para publicar!
Posso concordar ou discordar, mas nem é isso o importante. Isto é um caso em que o consumidor tem o poder todo na mão. Basta deixar de ver e o “mercado” vai adaptar-se. Agora é de graça, funciona assim e ninguém gosta mas ninguém é obrigado, por que raio anda tanta gente a queixar-se e a continuar a ver? A partir do momento que achar que já não tenho paciência para os anúncios, deixo de ver e pronto. Assunto arrumado. Não vou perder o meu tempo a queixar-me.
Da parte que me toca, sou cliente mais ou menos ocasional de alguns verdadeiros criadores de conteúdo e pouco mais. No caso, 1 ou 2 de desporto e o resto documentários/ciência (de vários tópicos). E por acaso estes até me parecem terem menos anúncios, mas pode ser subjetivo. Também há a opção de não monetizar os vídeos e esses sim têm menos anúncios.
É a vida.
Tens muito conteúdo diversificado. Tens música, músicos, bandas. Tens tutorais, documentários, aulas, formações. Tens comentários de desporto, automóveis, políticas. Tens reviews de tudo e mais alguma coisa. Tens parvoíces, palhaçadas, mais política e outras cenas tristes. Quer estejas a ver anúncios ou estejas a pagar o premium, o rendimento que é gerado por ti só vai para aqueles canais que estás a ver. Independentemente dos gostos, as visualizações ditam os números.
Deviam-te espetar com anúncios no carro. De cada vez que quisesses arrancar, toma lá um anúncio. Queres trancar o carro, toma lá um anúncio. Queres pagar compras, toma lá com um anúncio….
Tens sempre a opção de comprar (ou ver) ou não. Há coisas bem mais importantes.
Não dês ideias….
Disseste tudo
15 minutos seguidos.
Não anúncios interpolados que acabam por estragar conteúdos.
Quem faz conteúdos deve receber, de acordo, mas não ser parasitado pelo youtubaros
Zé existe muitas maneiras de fazer as coisas, e hoje as publicidades são muito intrusivas a ponto que uma pessoa perde o interesse e ainda nem viu o conteúdo, isto não é só a nível de youtube é na internet em geral, todos sabemos que as coisas tem de ser pagas e principalmente os conteúdos gratuitos o dinheiro tem de vir de algum lado, mas hoje peca tudo pelo exagero visto que a malta tornou-se gananciosa pois só pelo dinheiro então carrega na publicidade para gerar receita rápida… a maioria dos videos tem 10 a 15 minutos salvo excepções e vais ver tens n paragens para publicidade do início ao fim, quem é que está para isso, ninguém dai a malta ter de recorrer a maneiras de bloquear os anúncios…
Se formos empurrados para subscrever os premium só para não ver pub qualquer dias não há dinheiro que sustente a carteira…
Muitos já introduzem no video a pub podemos chegar à frente e continuar a ver, agora a meter 10 anuncios só para gerar receita, já estão pior que os canais de tv 20 a 30m de intervalo pra estara ver a mesma treta que ninguém liga ou quer saber…
Qualquer dia queres gratuito não há, tens de pagar tudo e ainda gramar com publicidade na mesma…
Bem, não estamos a falar de arroz, ovos, legumes ou outras coisas essenciais. Até tens muito entretenimento barato e até grátis. Além de haver muita coisa gratuita, legal e quase sem publicidade (ou até nenhuma) na internet, continuamos a ter bibliotecas (com livros filmes, música e outros), centros educativos, museus e outros locais onde não se paga. Temos caminhos, parques, beira rios, praias e tanta, tanta coisa para fazer sem pagar nada. Ninguém nos obriga a ver youtube, nem outra app que seja. Não vejo as pessoas queixarem-se de ir ao shopping dar “uma volta” e levar com cartazes, montras e sei lá quantos mais tipos de publicidade. Para o mal e para o bem o youtube é grátis. Ou queremos ou não queremos. Os utilizadores podem simplesmente deixar de ver youtube. Isso certamente forçará o “mercado” a mudar. Agora se for obrigatoriamente pago… bem. É um serviço como o netflix, HBO, Magellan, Filmin ou sei lá quantos mais. Eu compro maçãs porque preciso de comer e gosto de maças. Não compro peras porque não gosto. É simples.
Não conhecem browsers onde os anúncios não entram?? pois é, eles existem! e até não me importo de pagar por eles.
Uma empresa valorizada em mais de 2 triliões de dólares chora por mais…
E milhões de clientes que têm acesso de borla e sem compromisso a entretenimento a chorar porque não gostam do youtube. Não gostam, não usam.
A Internet é para obter entretenimento à borla.
Quantidade não é qualidade e
sem compromisso não há nada.
Já damos os nossos dados em troca para alimentar AÍ e não recebo nada por isso.
Tal devia ser suficiente para estas empresas parasitas
Eu simplesmente não vejo.
Preferia pagar diretamente ao autor, com recibo e tudo, do que
Youtube nas apps de TV e telemóvel é uma verdadeira desgraça. Completamente impensável ver Youtube nessas plataformas.
em Android TV smarttube funciona 5*
Não querem anúncios, usem o YouTube chinês, o Bilibili… Hahaha…
https://www.bilibili.com
Acho que o Youtube vai perder com isso. Eu muitas vezes desisto do video que estava a ver no youtube ou deixo o video a correr, faço outra coisa e depois volto e recuo o video. Outras vezes, sobretudo quando os videos tem muita publicidade, desisto do Youtube e vejo os canais da tv normal. Também tem programação a pedido e também tem publicidade, mas não é tão invasiva. Em programas tv, dá para fazer avanço rapido e nas gravações automaticas é só no inicio de alguns videos.
Imaginem que eu decidia começar a tocar ás campainhas das pessoas, e quem não quiser ser incomodado, tinha que pagar 7,99€ por mês, para usufruir do serviço Doorbell Premium…isso não era considerado extorsão? como é que as empresas conseguem fazer isso legalmente? -“Não querem ser incomodados? paguem , forretas!”.
Não, é considerado termos de serviço
Ninguém é obrigado a ver youtube. Aliás, para veres youtube tens de concordar com os termos onde diz, entre muitas coisas, que irás levar com anúncios. Se não queres pagar e não queres anúncios, a opção é simplesmente não ver. É simples.
Eu vejo e NUNCA CONCORDEI COM NADA. CLARO QUE OS ANUNCIOS APARECEM.
O quê????? Sem comentários. É rico?
QUANDO UNS PODEM PAGAR, TUDO OK. MAS LEMBRE-SE POR OUTROS NÃO PODEREM PAGAR, NÃO QUER DIZER QUE SÃO FORRETAS. Talvez se fosse mais moderado na linguagem seria bom.
uBlock Origin ainda funciona 100%.
Este YT se não tivesse piada até pensava que estava no 1º de Abril ! Estão a começar a molhar os pés e quando derem conta tem agua pela barba ! Não entendo é como outras plataformas não vem aqui uma oportunidade e começam a dar uns tiros no porta aviões!
Até entendo que possa haver pub num serviço que é gratuito, mas acho que da maneira que está bem abusiva já não concordo, se só houvesse no inicio dos videos já era de chega.
Sou da mesma opinião. O que fazem é ABUSIVO.
Alguns segundos de pub? Ultimamente são uns atrás dos outros no mesmo vídeo, quase que já se vê mais anúncios que vídeos… e nem para mudar de anuncio tem habilidade, um nojo mesmo.
Ainda não tenho problemas com Youtube, que estranho
talvez por usar vários Adblock extensões + Tampermonkey’s scripts
funcionam melhor… 😛
Consumo imenso youtube… NA TV. Uso mesmo MUITO o Youtube na tv, e para quem usa IMENSO o youtube na tv…acho que pagar 12 Euros mensais pela versão PREMIUM sem anuncios com mais qualidade para 4 Pessoas… 12/4 = 2 Euros por pessoa…Se vocês acham isso caro, o melhor talvez seja não verem nada. É que os criadores de conteudo não estão ali a perder HORAS E HORAS de edição de imagem etc etc só porque sim.
Ai essa matemática…
Concordo que não é assim tão caro. Depende sempre da utilização que se faz. Anda tanta gente com não sei quantos serviços de streaming e depois passam o tempo tendo no youtube a levar com anúncios. O problema é haver a opção grátis. É tudo forreta e querem comer de borla.
P.S. essa matemática não anda lá muito boa.
Lembre-se que nem toos podem ter as suas possibilidades. Certo.
Hahaha é verdade. Mas acho que percebeu onde queria chegar.
Talvez para quem possa. Mas temos que ver que nem todos são como voçê. Se calhar para alguns isso é caro. Todos têm direito ao seu pensamento e a comentar.
Essa “guerra” já vem da altura do VHS, em que alguns gravadores traziam um sistema “inteligente” que paravam de gravar nos intervalos… Para a era digital, existe o PlayOn.tv…
https://en.wikipedia.org/wiki/Commercial_skipping
Acho bem que os usem. Enquanto não mudarem de estratégia. Se vão fazer guerras isso é pior. Baixem o preço das assinaturas, logo vão ter mais clientes, logo vai gerar mais receitas. SIMPLES.
Mesmo sendo um cliente “premium” o Google nao respeita mais. Eles sugam o maximo que puder, mesmo o usuario pagando pelo produto. Um dia quando o google lancar um plano premium pago para clientes especiais com “zero coleta de dados, zero telemetria, zero cookies, zero ads” eu pagarei e desativarei meu ublock com toda certeza e sorrindo. Mas desse jeito, isso esta uma guerra, nao da. Uma guerra entre o usuario tentando ter privacidade e as big techs roubando tudo
Resumindo. Mesmo sendo um usuario premium do google, ainda estou sendo roubado por eles, pela big techs. A invasao de privacidade é tao grande, que depois de descobrir que os aplicativos das big techs acessavam a internet sem minha autorizacao eu fiquei com raiva, me senti roubado, me senti usado. Estou numa luta para tentar entender desde uns 3 anos atras devido a dificuldade tecnicas. Ou seja, ontem mesmo acabei de descobri uma ferramenta fundamental para essa luta do controle da privacidade, do roubo de dados das big techs, que e a Netguard firewall. É uma tentativa, nao sei se o android tem backdoors escondido. Estou muito feliz por isso. Ainda irei evoluir para um homeserver Pinhole, ou pssense e VPN etc. Mas estou na luta nessa guerra, tentando entender e estudar antes de implementar e agir e fazer a contencao. Ou seja, é uma guerra. As big techs nao colaboram, mesmo a gente pagando pelo o servico deles, eles ainda invadem nossa privacidade nao nos respeitando. Pra vc ter uma nocao certos servicos do google sao impossiveis de remover do android, somente com root e deblot. Mas eu preciso de um tempo para estudar isso, nao é qualquer pessoa que consegue fazer. É uma luta