Há vídeos no YouTube e YouTube Kids a fomentar o suicídio infantil
Uma mãe encontrou vários vídeos controversos na plataforma da Google especialmente criada para o público juvenil o YouTube Kids. Ainda que na versão convencional do YouTube seja perfeitamente normal encontrarmos conteúdo no mínimo bizarro, o mesmo não sucede com o Kids.
Assim sendo, foi com natural surpresa e manifesto desagrado que este caso foi agora exposto na Internet.
De acordo com o relato da CNN, uma mãe norte-americana afirma ter encontrado vídeos na plataforma da Google com instruções detalhadas para uma criança tirar a própria vida. Alertando os representantes do YouTube Kids a senhora Free Hess recorreu também ao seu próprio blog com o intuito de alertar os demais pais.
O YouTube Kids devia ser um espaço seguro
Já de acordo com o seu testemunho, esta não foi a primeira vez que detetou vídeos com este teor na plataforma da Google. Mais concretamente, o recorda a primeira ocorrência, em julho passado. Aponta ainda que o primeiro caso chegou ao seu conhecimento após outra mãe a ter alertado para o facto.
O mais preocupante é a forma como estas mensagens tenebrosas estavam ocultas em vídeos aparentemente inofensivos. Vídeos de cartoons ou desenhos animados que, no seu decurso, apresentavam com um homem de óculos de sol a instruir as crianças sobre como, e onde, deviam cortar os pulsos. O procedimento exato.
Os trechos foram cuidadosa e deliberadamente introduzidos no meio de vídeos perfeitamente normais com desenhos animados. Em particular, foram encontradas mensagens com apologia ao suicídio em séries animadas de Splatoon. Um dos conteúdos mais populares na plataforma de vídeos da Google, para crianças.
Apologia ao suicídio na plataforma de vídeos da Google
Ainda que os primeiros vídeos detetados tenham sido prontamente removidos pelo YouTube Kids, a situação não chegou ao fim. Aliás, a sua presença subsistiu na plataforma, através de vários canais e conteúdo cuidadosamente mascarado. O método utilizado conseguiu iludir o filtro inicial (algoritmo) da plataforma.
Entretanto, esta mãe, uma pediatra natural dos Estados Unidos da América, voltou a descobrir conteúdo chocante. Em suma, novas produções de desenhos animados com trechos que continham instruções detalhadas para pôr fim à sua vida. Pouco depois de ter alertado a plataforma da Google, o YouTube removeu o vídeo em questão.
Ainda assim, é provável que subsistam outros vídeos de teor similar. Entretanto, o YouTube já se pronunciou, dizendo levar a sério este tipo de ameaças. Frisando ainda que está já a colocar em prática uma série de medidas para prevenir a sua reincidência. Deixou ainda bem claro que este tipo de conteúdos viola as suas políticas de segurança.
Espaço de liberdade, ou responsabilidade acrescida?
Já, por outro lado, a plataforma da Google não revelou quais seriam exatamente essas medidas, ainda que a deteção deste tipo de conteúdos obrigue a um escrutínio detalhado. Algo que muito provavelmente só um humano poderá detetar a tempo, antes que este tipo de vídeos possa chegar a milhões de crianças em todo o mundo.
Por fim, sendo o YouTube um espaço de liberdade de expressão criativa, por vezes acaba por ser aproveitado por mentes mal intencionadas. Tal como nesta instância.
Este artigo tem mais de um ano
Só o suicídio? E a pedofilia? Falem disso pff!
Apoiado
Não duvido que também essa temática por lá escape…
Por que o interesse, você é pedófilo?
error 404: brain not found
Só pedófilos teriam interesse em saber disso, para assim se esconderem.
Como esses vídeos têm um pai (alguém os fez e colocou lá ) devia ser preso e mandarem a chave fora.
Depois temos que aturar os fanáticos da liberdade de expressão e anti-censura.
Acho que ninguém iria dizer nada contra, quer dizer estão a “ensinar” como cometer suicídio.
Não é uma questão de liberdade de expressão, é uma questão de civismo.
Basta comecarem a banir/remover e a censurar este tipo de videos e é ver pessoal a ser contra. Este tipo de conteúdos tem mais a adeptos que as pessoas pensam.
Civismo é uma coisa bonita mas nem sempre funciona e estes videos são a prova disso. Liberdade de expressão tem limites.
Sou mais apologista de um “acidente”… Assim já não tínhamos de “aturar os fanáticos da liberdade de expressão e anti-censura”…
A tua mentalidade mete dó.
Deves ser daqueles que defende que a PIDE devia voltar, mas as SS talvez fosse demais, ou seja, se o mundo andar à tua maneira está tudo bem, caso contrário criam-se “acidentes”, tal como faz a máfia.
Há coisa de 2 anos uma explicava aos meninos como ter relações com cães. Entre bestialidade, homossexualidade, androgenia, pedofilia, onde espetar uma faca noutro corpo….vale tudo. Com a diferença que estes podem ser promovidos nas redes sociais sem censura porque aparentemente é o new cool.
este youtube é uma piada, se quiserem ver nudez é bloqueado, mas assassinatos, roubos, etc…mostram tudo lol
só uma nota: “encontrarmos”.
Acerca dos conteúdos, é de lamentar…
Não consigo entender a intenção a não ser maldade pura 🙁
Uma nota: “… seja perfeitamente normal encontrar-mos…” não leva hífen. é tudo junto.
Não consigo perceber o que move esta gente para serem capazes de criar vídeos deste tipo.
É mesmo incompreensível!
Pessoas com falta de moral e doentias!
lol coitado do FilthyFrank. Os videos dele foram feitos para o troll. Alguém é que fez upload para aí.
imagina fazeres um meme com o green screen to filthy frank e acusarem-te de instruir suicidio em crianças lmao
Isto só vem confirmar o que já estou farto de dizer:
o Youtube tem graves problemas de segurança e controlo dos conteúdos dos videos, seja no youtube normal ou nos kids.
Nao há qualquer tipo de controlo parental no youtube.
(os pais moralistas que se abstenham de comentar porque, geralmente, não dizem nada de jeito)
Obviamente que não defendo este tipo de conteúdo, ainda que não saiba ao certo do que se trata, no entanto aqui a questão mais importante é a educação.
Eduquem os vossos filhos da melhor forma que conseguirem. Brinquem com eles. Ocupem-nos e estimulem-lhes as suas melhores capacidades e gostos pessoais. Proibir youtube NUNCA será solução. Eles vão ver na mesma. Toda a gente vê e é uma tremenda hipocrisia querer ir por esse caminho, pois a cada “esquina” está um vídeo mais macabro que o anterior.
Agora se lhes metem o tablet nas mãos para estarem entretidos horas a fio a ver vídeos sabe-se lá de quem…pah…não os condeno. Eu faria o mesmo.
Em relação aos conteúdos em si, acho que deviam ser alvo de investigação, pois se forem efectivamente vídeos dirigidos a menores, os autores devem ser punidos.
Já num contexto humorístico, por exemplo, não fará o menor sentido censurar um vídeo que descreve a melhor forma de se suicidar.
Tenho um filho de 4 anos e estou sempre vendo o que ele vê, isso quando deixo ver o youtube, pq o youtube é uma “desgraça viciante” se os pais (eu) não controlam (ar) eles passam o dia no sofá em frente a TV e nem sequer ligam pra ir brincar.
Já agora podem-me dizer como bloquear canais do YouTube, vídeos, …
Tenho uma miúda de 6 anos que assim que apanha o YouTube só vê uns parvalhoes Netto. Infelizmente até na Tv tenho YouTube e queria bloquear tudo.
Não dá. Essa é a m***** do youtube. Não deixa sequer bloquear canais.
Grande falha do youtube, fartei me de pesquisar de como fazer isso e me parece que não tem como.
no youtube kids tem como bloquear canal.
O luccas neto ensina conteúdos educativos para a sua filha tipo não reclamar para comer legumes, não colar nas provas.
Que vc acha de assistir com sua filha? Excelente ideia não acha?
eu consigo assistir Felipe Neto no youtube kids