YouTube começa a esconder os comentários na app para Android
A menos que o utilizador pressione o botão dos comentários, estes não serão apresentados na app para Android do YouTube. Assim, a plataforma de vídeos da Google espera diminuir o impacto do bullying online que continua a grassar sem qualquer moderação em tudo quanto é espaço público da internet.
É a constatação do óbvio para esta plataforma de entretenimento e já está a ser testada.
Há um novo layout a ser testado para a aplicação do YouTube para dispositivos móveis Android. Teremos diferenças significativas que transformarão completamente a plataforma de vídeos num centro de entretenimento. Já o debate, esse costuma ser tóxico.
YouTube, a plataforma de vídeos da Google
É, ao mesmo tempo, o reflexo do criticismo que tem atingido a plataforma, tal como o demos a conhecer em ocasião anterior. O difícil equilíbrio entre o respeito pela liberdade de expressão e o respeito pelas políticas do próprio YouTube. Assim, está já a ser testada na Índia uma nova versão da sua app para Android.
A diferença mais notória é a ocultação, por predefinição, dos comentários dos vídeos. Um dos traços mais típicos da plataforma da Google, mas que acaba também por ser usado como palco de críticas. Aliás, se é utilizador assíduo do YouTube certamente já se terá deparado com alguns comentários menos positivos.
Assim que for aplicado nas demais regiões, os comentários estarão efetivamente escondidos. Isto é, a menos que o utilizador clique expressamente no botão "Comentários", logo à direita dos botões de avaliação do vídeo. Ao mesmo tempo, não descartamos a hipótese de tal implementação sofrer eventuais mudanças.
O novo layout da app para Android
É uma mudança considerável que, por um lado torna mais simples o acesso aos comentários. Por outro, acaba também por lhes dar menos destaque ao estarem ocultos por predefinição. A menos que alguém queira deixar o seu próprio comentário ou ver a conversação, este componente será assim omitido.
Relembramos que todas as críticas construtivas são sempre bem-vindas. No entanto, sob o (aparente) anonimato da web, o vulgo utilizador acaba por expressar a sua opinião pessoal, muitas vezes sem qualquer filtro ou consideração. Algo que nem sempre agrada a plataforma de vídeos da Google.
YouTube tests hiding the comments section by default on Android https://t.co/H6vGq0etQf pic.twitter.com/oSG569FOwi
— XDA Developers (@xdadevelopers) June 19, 2019
Já em declarações ao The Verge, um representante do YouTube afirmou o seguinte:
Estamos sempre a experimentar novas formas de ajudar as pessoas a encontrar mais facilmente o que querem ver, a partilhar e interagir com os vídeos que mais importam para eles. Assim, estamos a testar algumas abordagens diferentes para a apresentação de comentários na página de visualização. Este (exemplo da notícia), é um dos layouts que estamos a testar no YouTube. Já a sua distribuição geral dependerá das opiniões recebidas.
Deveria o YouTube moderar os comentários, ou dar-lhes menos destaque?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: XDA Developers
Tretas!
A verdadeira razão pela qual o YouTube quer agora esconder comentários, é a mesma razão pela qual muita de imprensa anglo-saxónica, em linha, já eliminou as suas secções de comentários (ex: vejam o sítio do jornal “The Guardian”).
Com o cada vez maior acesso à Internet que existe, as pessoas estão cada vez melhor informadas*. E, como tal, são cada vez mais capazes de topar as muitas mentiras que são emitidas pelos órgãos de comunicação (ou de propaganda) do poder económico-político estabelecido.
Como tal, tem-se assistido (essencialmente, nos países de maior cultura) a um cada vez maior número de desmentidos, aos vários tipos de colocações que são feitas na Internet, nas secções de comentários das mesmas. (Eu próprio já o fiz, há uns anos, no sítio do jornal “The Guardian”, ao denunciar uma ligação desconhecida de tal publicação à mesma organização que supostamente estava a investigar.)
Ora, isto obviamente que não agrada a esse mesmo poder estabelecido. E, por isso, toca a pagar a “trolls” para encher estas secções de comentários de lixo, para depois usar a desculpa dos trolls para encerrar esses mesmos comentários.
—
* (ainda que possa uma pequena percentagem engolir algumas tangas, como a Terra Plana ou afins – mas, se não fosse por este meio, seria através doutro – e pessoas desprovidas de inteligência haverá sempre, infelizmente)
Também, quem está atento aos comentários feitos a vídeos sobre assuntos mais “sensíveis”, no YouTube, sabe que muitas vezes os melhores comentários a tais vídeos misteriosamente desaparecem.
Como, por exemplo, quando um muito conhecido radialista estadunidense foi convidado para uma entrevista explosiva na CNN, feita por um conhecido jornalista britânico,
Quando a CNN publicou o vídeo de tal entrevista no YouTube, várias pessoas chamavam a atenção para o facto da entrevista ter sido cortada, tendo sido eliminada a parte em que o entrevistado denunciava o facto do entrevistador ter saído do Reino Unido, para não enfrentar graves acusações, relativas ao escândalo de espionagem feita pelo jornal “News of the World”.
E, o que acontecia a tais comentários?… Desapareciam, misteriosamente, ao fim de pouco tempo. (Possivelmente, apagados até pela própria CNN – pois, é permitido aos utilizadores do YouTube eliminar comentários feitos aos seus vídeos.)
Mai nada.
Através do browser Dissenter podes comentar em qualquer sítio, quer queiram, quer não.
https://www.reddit.com/r/duckduckgo/comments/bcjlgq/firefox_and_chrome_banning_gabs_dissenter_where/
Parece que a extensao foi bloqueada pelo chrome e firefox
Os ditadores também não gostam de sofrer “bullying”, por isso também costumam tomar medidas para evitar a liberdade de expressão dos outros.
Quem só quer ver vídeos e não quer ler, não leia.
Quem quer ser “youtuber” sem ser criticado, não leia.
Agora isto não tem justificação. É censura, é anti-democrático. E vem na infeliz linha da “moderação” feita por Facebook, e imposta pela própria UE que agora exige identificação antes de se poder fazer comentários políticos.
Mais uma razão para usar um browser com a opção “desktop” ligada (ou usar mesmo um PC a sério), em vez da estultícia das apps disto e daquilo num “smart”phone. Não é “internet 2.0”, é censura mesmo! Começou na criação de bolhas de opinião devido aos algoritmos, e agora estamos nisto: “ai ai uma crítica e uma opinião diferente da minha… socorro que sou vítima de bullying”. Já não há pachorra!
Qualquer dia já não é preciso emigrar para a China para saber o que é um regime autoritário…
Censura, pura e simplesmente!
Infelizmente não é só no YouTube, infelizmente anda tudo atrás dos ditos “discursos de ódio” ou fake news como se as pessoas fossem umas pobres coitadas que não se sabem defender ou não podem ficar ofendidas.
Estamos num bom caminho
Na app (oficial) que uso também só consigo ver os comentários se for até à parte inferior , passando por TODOS os videos sugeridos, e clicar no botão de comentários para os conseguir ver. Não entendo onde está a novidade…
isto é algo que me passa completamente ao lado, raramente comento seja o que for, seja no youtube ou redes sociais, logo não me afecta nada, e o pouco comento geralmente é para felicitar o bom trabalho apresentado , de resto nem perco tempo a ver comentários, pois há sempre os destabilizadores para dar cabo do bom ambiente, por isso nem me dou ou trabalho de ver a caixa de comentários
Os comentários do youtube são como os do pplware – só lê quem quer.
E só responde quem concorda muito ou quem é totalmente contra o que foi dito.
Deixem-se de ser flores de estufa e preocupem-se com outras coisas…