YouTube encontrou novas medidas para travar o uso de bloqueadores de anúncios
O YouTube tem estado numa verdadeira guerra contra os utilizadores que recorrem aos bloqueadores de anúncios na plataforma da Google. Esta é a forma de aumentar a monetização e de trazer para o serviço muitos milhões de dólares. Agora, há relatos de mais uma investida contra este cenário, com novas medidas para travar o uso de bloqueadores de anúncios.
Google quer acabar com bloqueadores de anúncios
Esta posição do YouTube não é uma novidade e há já vários meses que era vista. O serviço de vídeos da Google quer impedir o uso de bloqueadores de anúncios e começou a aplicar medidas que impedem este cenário que prejudica o serviço.
Com várias medidas já aplicadas, e a funcionar da forma esperada pela Google, parece que existe agora uma nova forma de impedir esse bloqueio ou, pelo menos, tentar que estes não possam ser usados, deteriorando o serviço sempre que forem detetados bloqueadores de anúncios.
Do que está a ser reportado, em pelo menos uma publicação no Reddit, foi detetado que ao serem usados bloqueadores de anúncios o carregamento dos vídeos do YouTube apresentam uma lentidão anormal e problemas ao alimentar o buffer dos vídeos que se pretendem ver.
O YouTube quer aumentar as receitas desta forma
Além deste cenário, foi ainda descoberto que deixa de ser possível entrar no modo de ecrã completo ou no modo teatro, exigindo uma atualização da página. A somar a isto, foi descoberto que algumas das visualizações se recusaram a carregar corretamente neste estado.
Apesar de se ter confirmado que esta situação existe, não foi possível descobrir a origem desta limitação. Apenas se provou que ao desativar os bloqueadores de anúncios desapareciam por completo. Houve ainda casos, descritos na publicação, em que os utilizadores confundiram lentidão com velocidades reduzidas no acesso à Internet.
Esta será apenas mais uma das medidas que a Google implementa no YouTube para aumentar as suas receitas ou, pelo menos, tentar impedir que os bloqueadores de anúncios funcionem. Além disso, procura que os utilizadores subscrevam o YouTube Premium, para assim não terem de visualizar a publicidade apresentada.
Então a solução da Google para algo irritante é tornar a experiência de utilização… irritante?
Não. É pagar pelos conteudos que se estão a ver. Seja pela publicidade seja pelo Premium.
Esse é o objetivo da Google, o método para chegar a esse objetivo é o descrito pelo MegaDrive, tornar o YouTube irritante o suficiente para que seja preferível pagar premium ou ver os anúncios.
A melhor solução para acabar com esta perseguição aos utilizadores, é pagar aos utilizadores para verem a publicidade…
Pessoalmente não me afeta porque existem várias formas de fazer o bypass á publicidade desde que não se utilize a aplicação do YT. Nos telefones basta apagar a aplicação do YT e usar o NewPipe como APP pré definida…
isto. existem extensoes como a adslice que pagam tipo 3 eur por mes para ver anuncios
Quando o youtube me pagar para ver anuncios, falamos…
Curiosamente o Rumble ainda não me chateou com isso. Tenho de pesquisar melhor é o Peertube…
basta usar o browser brave para não se ter publicidade nos videos youtube
+1. Usar o Brave e está feito.
Ainda hoje vi 2 vídeos de uma canal no YT que costumo ver. Usei o Brave e apenas vi a publicidade facultativa do próprio vídeo que até vem no fim do conteúdo. Não notei nenhum atraso na reprodução.
Consegues ir aos shorts e fazer scroll rapido? A mim essa passagem tem bastante lag. Se desligar os adblocks volta ao normal. Mas como não vou andar com os adblocks desligados, temos pena!
Isso depende do que tens activo no Adblock, especialmente se for o uBlock origin, tens Ads no shorts e quando fazes o dito scroll a extensão sofre com isso, o mesmo acontece no Brave
uBlock Origin tem funcionado que é um mimo!
Funciona bem. Mas pelo menos do meu lado noto lag. De qualquer forma se há coisa que não vejo é publicidade. Quanto mais querem mostrar mais faço por não ver/ouvir. Se não puder usar sem ser inundado por publicidade manhosa que não interessa nem ao cão mais tinhoso, paciência, não uso. E a vida continua.
Hás uns dias para cá que já tinha dado por isso simplesmente o Google chrome tornou-se um problema para ver seja o que for no YouTube, mas depressa percebi que era só lá, ainda assim se usar outro browser o problema já não existe, isto indica que brevemente o chrome vai passar de principal para secundário, eventualmente vai acabar como já aconteceu com outros no passado, tanto querem que depois caem no próprio buraco que criaram…
Sempre me interroguei porque não há
site alternativo ao YTube. Em quase tudo na net há.
Existe faz já 11 anos, chama-se «Rumble» e mete a um canto o «Youtube».
Uma outra solução interessante que eu gostava de ver a crescer é o Odysee. Dos serviços de streaming disponíveis, parece-me ser o mais éticamente responsável.
Também é bom.
Não vejo publicidade e ponto final
Eles podem fazer o que quiserem que vão sempre aparecer formas de contornar os anúncios.
Se não fossem uns chatos e não pudessem anúncios a meio de 2 em 2 minutos as pessoas não o faziam. Só criam entropia e cada vez uso menos o YouTube porque está cada vez pior com os anúncios. Às vezes começam ao fim de 5s após o início
Usem >> invidious.io . Para videos do yt, copiem a parte ” ../watch?v=xxxx ” e juntem ao host do invidious.
Não estou minimamente interessado em ver publicidade, por isso vou indo ao YouTube, quando for obrigado a ver publicidade, termina o YouTube para mim.
É uma luta perdida por parte da google, podem criar o que quiserem vai haver sempre alguem a dar a volta, exp o vanced acabou, nasceu o revanced…
é fiável instalar no ios sem jailbrake? é que ºrecisa de uma pequena “volta” para se instalar e….hummm….
Para pc utilizo o Brave..para o telemóvel utilizo o ReVanced..
Simples e sem espinhas..
Utilizo o Ublock origin e não tenho anuncios nenhuns nem os videos estão mais lentos, no telemovel tenho o revanced … quando o Ublock origin não funcionar passo para o Adnauseum
Não quero anuncios para nada, não sou velho e sei bem as minhas prioridades de consumo. Obrigado Status quo mas não estou interessado nas vossas manhas
Eu comecei a boicotar todas as marcas que me aparecem em anuncios de youtube, é difícil lembrar-me de tudo, mas sempre que me lembro evito.
Basta fazer download do video que quero ver e já está.
Para o PC, uso o Ad Speedup, que aliás, foi recomendado pelo Pplware. Muito bom!