Huawei sem acesso à Google Play Store? Existem riscos para os EUA
A Alphabet Inc. a casa-mãe da Google adverte para os possíveis riscos à segurança nacional dos EUA no caso de a Huawei ser complemente impedida de utilizar a Google Play Store e demais serviços da tecnológica norte-americana nos seus futuros smartphones Android e, quiçá, Ark OS.
Com efeito, vemos hoje (7), a própria Google a apelar ao bom-senso da administração Trump.
A Google alerta que as sanções à Huawei podem vir a ser prejudiciais para os EUA e respetiva segurança nacional. De acordo com a agência Reuters, a atual guerra comercial com a China, com consequências particularmente severas para a Huawei, pode vir a tomar o rumo inverso.
O perigo representado pela Huawei
Nesse sentido aponta também o Financial Times, colocando no horizonte um perigo latente para o estado norte-americano. Em causa, de acordo com a fonte, está o ultimato feito à fabricante de smartphones Android. Sobretudo caso esta deixe de poder utilizar serviços como a Google Play Store.
Ainda que as sanções aplicadas à Huawei possam minar as suas ambições a curto prazo, de acordo com peritos de mercado e indústria, isto obrigará a gigante a considerar outras opções. Ora, é precisamente aqui que podem surgir novos e reais riscos para a segurança nacional dos Estados Unidos da América.
Google flags U.S. national security risks from Huawei ban: FT https://t.co/N9eHukUMRv pic.twitter.com/ldiv88p3j2
— Reuters Top News (@Reuters) June 7, 2019
Confrontada com o expectável impedimento de utilização da Google Play Store e serviços conexos, a Huawei terá que procurar uma solução própria. Por outras palavras, a fabricante de smartphones terá que se tornar autossuficiente. Isto implica não só um sistema alternativo ao Android, mas todo um ecossistema.
A Huawei sem os serviços da Google Play Store
É este o perigo real, uma Huawei sem outra escolha a não ser desenvolver as suas próprias soluções. Com tecnologias 100% desenvolvidas na China, desde o software a todo o hardware. Algo que a médio/longo prazo viria a pôr em cheque a dominância de empresas norte-americanas como a Google.
Por sua vez, a Google está preocupada com a possível restrição e impedimento ao fornecimento de atualizações. Assim sendo, a empresa expressa as suas preocupações junto das entidades competentes nos EUA, reiterando a necessidade de continuar a atualizar os seus serviços e sistema operativo Android.
Ainda de acordo com a tecnológica norte-americana, deixar de fornecer atualizações para o sistema Android presente nos smartphones da Huawei é um erro, bem como um risco. Na prática, isto fará com que a Huawei apresente uma alternativa viável ao sistema da Google, fazendo-lhe concorrência.
Google pretende atualizar os smartphones Android da Huawei
No entanto, não sabemos se finda a licença especial de 90 dias, a fabricante chinesa poderá continuar a negociar com as empresas norte-americanas. Aliás, os prognósticos apontam no sentido inverso. Assim, contamos já com a manutenção do conflito e possível agravamento do mesmo.
Ainda de acordo com a fonte supracitada, a gigante das pesquisas está preocupada com a "versão travestida do Android da Huawei". Uma adaptação que poderá trazer riscos reais de segurança para os utilizadores dos seus smartphones. Este é o alerta dado também pelo Financial Times, colhendo fontes da Google.
Recordamos que em maio passado a administração Trump colocou a tecnológica na lista negra. A partir daí, as empresas norte-americanas foram vedadas a qualquer relação comercial com a fabricante chinesa.
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: Google, google play store, Huawei, smartphones
O que seria da independência de qualquer país ,que use o windows se o senhor América acordar mal disposto? Poderão parar hospitais etc …..
eu sinceramente até gostava que a huawei se torna-se autossuficiente. digam o que quiserem das marcas chinesas, mas a mim não me importava nada ter mais opção de escolha. atualmente tudo se resume a iOS e android, as outras são praticamente inexistentes e a se há empresa capaz de se tornar autossuficiente num curto espaço de tempo, é a huawei.
claro que o OS da huawei não passa do android, mas ao menos é diferente, com funcionalidades diferentes, visual diferente e até performance diferente.
so para avisar que todas as marcas tem o android com visual diferente, funções diferentes, e performance diferente.
Se o que há é bom nao vejo necessidade demudar o Windows phone era diferente e bem melhor e ninguém o usou
É isso…
Tens medo é de outra coisa, não é a segurança nacional que te preocupa…
Google argues the Huawei ban would hurt its Android monopoly
Como ainda ninguém tivesse visto, a Alphabet, usa e abusa da HIPOCRISIA e CINISMO, contra tudo e contra todos.
Faz lembrar uma outra empresa que tem uma fruta mordida como símbolo…
É o que tenho dito sempre o planeta esta dependente dos EUA em termos de tecnologia e da china/japao da fabricação de hardware, principalmente a Europa, e o medo das empresas americanas é esse mesmo perder o dominio e o controlo da tecnologia do planeta por causa da birra de um senhor que tem tiques de gay (não que tenha algo contra os gays) e que não sabe dizer baratas, mas ate gostava que isso acontecesse e que a europa usase o dinheiro das multas aplicadas das gigantes tecnologicas americanas e insentivasse o povo europeu que esta um pouco preguiçoso em termos de desenvolvimento tecnologico, a agir, e exactamente o que a Huawei esta a fazer.
Ela usa os chipis Qualcomm, mas tem oa seus proprios chips, ela usa o android, mas tem o seu proprio S.O. (baseado em android sim mas solução propria, alias hoje quase tudo é baseado em algo que ja existe) no velho continente pouco ou nada se desenvolve pelo menos nesta area, abaram os olhos o Trump esta a dar uma oportunidade ao planeta de se livrar dos EUA, ao contrário do que pensa pode afundar economicamente os EUA a médio prazo, é o que vejo na mensagem a alphabet.inc
Pra mi. Tudo bem nao vou deixar de usar o Huawei. Sao muito bons. Independentemente. Disso
Eu pessoalmente percebo a razão da guerra econômica. A Europa já devia devia de ter feito isto há muito tempo.
Passamos a dar oportunidades aos chineses e a causar entraves aos europeus.
Se os chineses querem produzir para a Europa têm de respeitar as regras da Europa. Assim é que se pode falar de competitividade caso contrário estamos a vender a Europa à China.
De minha parte a Huawei apesar do forte apoio direto do governo chinês está muito longe da qualidade de outras marcas. Eu pessoalmente não gosto de Huawei.
Percebes tanto de tecnologia e qualidade como eu de plantação de melão
Deve ser dos poucos que não gosta da Huawei. Eu só compro China, seja Huawei, Xiaomi ou outros, em casa tenho dois, um Huawei e Xiaomi e estou muito bem servido, e este ano vou comprar outro, são mais baratos e com muito melhores funcionalidades do que Samsung ou Apple. E depois cada cêntimo gasto em produtos chineses, é mais uma ajuda para afundar o porta aviões chamado EUA.
Pelo meu lado vou continuar fiel aos telefones chineses, um Huawei e um xiaomi, estou muito satisfeito tanto com como com o outro. Espero ansiosamente pela autosuficiência da Huawei. Esta guerra nunca pode ser vencida pelos EUA, e já estão a perder ao terem que injectar 25 mil milhões á agricultura, e muitas empresas de tecnologia vão ter que fechar portas nos EUA.
Qualidade da Huawei? Não sabe mesmo do que fala. Actualmente a marca Huawei supera a Samsung meu caro
A maior parte da população utiliza os telemóveis para utilizarem as redes sociais. Ao retirarem o instagram, whatsapp, etc. Acabam por perder dinheiro porque irão deixar de comprar hauwei’s. Neste momento prefiro comprar um Android de 50€ com a play store do que um Huawei 100x melhor mas sem play store e sem redes sociais
Não será bem assim, porque a Huawei irá criar programas para substituir os da atire, e as pessoas mudam, olhe o caso do tiktok, um sucesso enorme, e os EUA se o barrarem nos EUA, o problema é pro americanos, eu sou utilizador recente, e já estou rendido. A China irá dar a volta por cima, como o fez com as sanções aos componentes espaciais, e veja onde está hoje o programa espacial chinês, o mesmo aconteceu com as sanções aos componentes para armamento chinês, e veja com está hoje o programa militar chinês, portanto, não é o trump que vai parar a china, a China é que vai parar os EUA. Só a qualcomm perde 8 bilhões dólares ano só por não vender para a China.