Google vai investir €600 milhões em novo Data Center na Europa
Serão 600 milhões de euros que a Google irá investir num novo Data Center que será instalado na cidade de Eemshaven, na Holanda, com o objectivo de responder à crescente procura pela Internet e pelos serviços Google, nomeadamente pelo Gmail e YouTube.
A Google, através deste investimento, além do reforço óbvio aos serviços da empresa, revela mais uma vez preocupações tanto a nível laboral como ambiental para a construção do novo Data Center.
O primeiro Data Center da Google surgiu na Europa em 2007, e neste momento são já três os instalados no território, nomeadamente em Dublin, na Irlanda, em Hamina, na Finlândia, e em St. Ghislain, na Bélgica. Ao todo, a empresa conta com 10 centros de processamento de dados pela América, Europa e Ásia.
Uma das preocupações da Google para este investimento prendeu-se com a escolha de um local onde fosse possível conjugar vários factores como a terra, a força de trabalho, a networking, os serviços públicos e ainda as energias renováveis.
O projecto promete emprego a 1000 trabalhadores europeus para a fase de construção que deverá ter início no primeiro trimestre de 2016 e deverá estar concluído no final de 2017.
O novo Data Center holandês irá beneficial de modelos de eficiência energética avançada consumindo 50% menos de energia que um Data Center típico através da potencialidade das energias renováveis.
Desta forma, a Google estará a reforçar os seus serviços face ao crescimento e ao desenvolvimento da Internet e dos serviços da empresa.
Fonte: Google | Europe Blog
Este artigo tem mais de um ano
seria uma noticia interessante se isso fosse em portugal ou outro qq pais da europa a enfrentar a crise, a Holanda e os seus paraísos ficais…
sabes que es livre de concorrer a trabalho na holanda :p ou ainda es daqueles que pensa que por nascer em portugal tens de morrer em portugal? :p
O ASVCXV é daqueles que deve ter um tacho garantido e não se importa, mas este país de emigrantes não tem futuro desta forma. Falando tecnicamente e não “abestadamente”,Portugal poderia sim concorrer na vertente do ambiente (maior exposição solar-> painés solares), zonas frias (p.ex. Covilhã onde está o data center da PT), pessoal altamente qualificado e quase a trabalhar de graça.
O problema de Portugal e da maioria dos paises Europeus é a baixa conectividade com as restantes redes. Não se vai construir um datacenter num local com pouca qualidade de acesso.
Nos Paises Baixos tens o segundo maior ponto de agregação de redes do mundo (AMS-IX). São cerca de 3Tbps de trafego a circular em pico contra os baixos 14Gbps do maior ponto de agregação em Portugal (GigaPix).
Agora com esses dados continuavas a construir o datacenter em Portugal caso fosses uma empresa como a Google com um enorme volume de trafego (mais de 50Gbps)?
https://ams-ix.net/technical/statistics
http://www.fccn.pt/pt/servicos/conectividade-e-infraestrutura/gigapix/dados-em-tempo-real/
Se não lutares pelo teu país ninguém o fará por ti.
Deixa de ser parvo e faz pelo progresso do teu país
Paraísos fiscais? Aonde? Deve estar-se a referir a portugal e não a Holanda.
Caso a Dona Isabel não saiba portugal tem uma das maiores cargas fiscais da europa… A holanda faz o que nós também deveriamos fazer, negoceia os impostos com as empresas e fecha contrato que garante que os impostos não serão afectados durante x anos e assim ganham as empresas que pagam menos impostos e os holandeses que têm trabalho 🙂
Não, a Isabel tem razão! Portugal é um paraíso fiscal para o estado!
Está boa essa! Mas é verdade, podem colocar qualquer imposto que lhes venha à cabeça… em alguns países exigiam a sua cabeça numa bandeja… porque tudo o que é de mais começa a cheirar mal.
paraísos fiscais? Está tudo a fugir para a holanda porque alemanha está entupida e os ISP alemães não fazem nada. holanda fica perto de toda a europa e ligada ás principais vias de internet da europa. Eles tem condições brutais.
vê isto para teres um exemplo em mente http://www.telecitygroup.com/flv/Amstel-New-Data-Center-Tour-Large.mp4
Alguém os avise que há risco de um dique rebentar, eles que venham investir os 600 milhões em Portugal. Temos muitas pistas de aviação (como a da Covilhã) para ocupar com Data Center’s.
Muito bem dito! E caso seja preciso temos tambem alguns estadios quase ao abandono que com algumas modificações ficariam de topo 😉
O Brasil tem uns novinhos em folha.
Faz muito calor no Brasil 😉
Com tanta ventoinha para refrigerar o data center ainda o planeta saía de órbita 😀
Mais um prego no grandioso Datacenter da Covilhã…
Do projecto faraónico, inicial apenas foi construído 1/4, e mesmo assim, a taxa de ocupação é uma desilusão, tendo em conta o investimento…
Os tugas pensam que os países europeus andam a dormir…
O preço da energia é muito mais barato. E num Datacenter, isso é o mais importante.
Claro que as empresas investem neste tipo de infraestructuras em países que tenham boas tarifas, bons engenheiros/técnicos, e claro, bons incentivos fiscais.
E não venham com a treta que na Covilhã fica mais barato, porque aproveita o frio das montanhas… LOL
Foi feito na Covilhã, porque é o local com mesmo sismos do país, logo teremos umas ruínas inteiras por muito tempo.
Exacto. Ahahaha
Estes tipos da PT, são uns sonhadores.
Sim, se a estrutura não cair por si antes (http://goo.gl/xjM6Hl), pode ser que aguente um sismozito 😛
E em Portugal com o preço da energia para o consumidor final é uma verdadeira má ideia fazer um centro de dados, a menos que queiram ter um local independente de outros países, onde o controlo seja total (exemplo: estado, empresas nacionais).
Mas porque raio esta noticia é um prego no Data Center da Covilhã?
Que eu saiba a Google não aluga Data Center, ou pelo o menos evita a fazer isso, a Google constrói Data Center.
O Data Center da Covilhã, não foi construído a pensar em empresas Google, mas sim em outras grandes empresas que não realizam serviços web e que não querem investir em data centers próprios e alugam esses serviços, neste caso a PT.
Prego refere-se ao centro de dados em si, pelas razões enunciadas… não estava a compará-lo com o centro de dados da Google nesse sentido.
Mas é bom que alguma empresa tenha apostado cá em Portugal.. tipo a Portugal Telecom… se mais nenhuma, pelo menos eles têm dinheiro para isso, e já que o têm, que o invistam.
Quanto aos clientes, os estrangeiros gostam de ter a informação por muitos países por causa da redundância, talvez queiram lá meter… depois de se certificarem que o edifício não vai cair por si mesmo…