Google vai impor requisitos mínimos para o seu Android TV
Apresentado a 25 de junho de 2014, o sistema operativo Android TV é a atual solução da Google para as smart TVs ou televisões inteligentes. A sua origem pode ser remontada ao Google TV, lançado há cerca de 9 anos atrás mas olhemos agora para o presente.
Antes de tudo, decorre neste momento em Las Vegas, Nevada, o certame de tecnologia, a CES 2019. Aí já vimos as novas apostas da Sony bem como da Samsung com novas televisões inteligentes.
Trata-se de uma nova geração de televisores que, no caso da Samsung, já suportam o AirPlay 2 bem como programas do iTunes. Do mesmo modo, as novas TVs da Sony lançam mão da plataforma Android TV e do acesso aos conteúdos da Google Play Store.
A CES 2019 trouxe novas televisões com Android TV
Contudo, ainda que o mercado das televisões inteligentes continue a aumentar, o sistema Android TV não usufrui de grande popularidade. Ciente desta atual conjetura, a Google quer implementar requisitos mínimos para a utilização da sua plataforma.
Assim sendo, para garantir que a experiência de utilização do seu sistema será mais gratificante e fluída, a tecnológica de Mountain View aplicará requisitos mínimos de hardware.
Tudo isto com o intuito de convencer novos fabricantes a utilizar o Android TV e claro, cativar novos utilizadores. A medida é considerada necessária pela responsável máxima deste sistema operativo, Shalini Govil-Pai.
Em declarações à publicação Cordcutters, confirmou o desenvolvimento dos requisitos mínimos de hardware. Tudo isto para garantir um nível mínimo de desempenho nos equipamentos mais económicos que utilizam o Android TV.
O objetivo último passará necessariamente pela criação de uma experiência uniforme independentemente do preço da televisão. Para que a mais cara e que a mais barata sejam igualmente utilizáveis e, de preferência, sem frustrações.
Só assim é que a Google poderá almejar trazer novos fabricantes para o seu ecossistema. Ou melhor, convencer novos parceiros a utilizarem o seu sistema operativo.
Android TV da Google está presente em TVs e boxes Android
Assim sendo, começaremos a ter uma coerência entre a experiência de utilização do Android TV nas várias boxes de TV bem como nos televisores propriamente ditos.
Contudo, para já não foram revelados os pormenores exatos desses requisitos mínimos de hardware. Sabemos sim, que a Google quer assegurar-se de que até os produtos mais económicos poderão conquistar o consumidor.
Este novo rumo surge numa fase em que vemos cada vez mais boxes de TV a chegar ao mercado. É aqui onde grassam os produtos mais económicos e que por vezes, devido às suas limitações de hardware, providenciam uma má experiência de utilização.
Nesse sentido, a Google deverá então introduzir os requisitos mínimos obrigatórios para a utilização do seu sistema operativo. Esperemos que isto ajude, em último análise, ao estabelecimento de um padrão base de qualidade.
Este artigo tem mais de um ano
Não esquecer a introdução de publicidade intrusiva nos menus.
Algo que ninguém quer ou pediu, mas que muitos fabricantes “oferecem” sem hipótese de bloquear ou remover.
Sim, bem visto.
A publicidade deves estar a falar do SO da Samsung ou LG, na minha Nvidia Shield TV o Android TV tem zero publicidade.
De todo o modo publicidade nas TV de forma não intrusiva e de conteúdos de TV não me parece mal (sugestões de filmes, etc), agora publicidade geral (roupa, calçado, etc) parece-me muitíssimo mal e nunca compraria.
E quais sao esses requisitos minimos?
Confirma-se a vontade de os impor. Numa próxima fase a empresa deverá divulgar esses mesmos critérios.
A Google não impõe nem ordem no mobile, quanto mais nesses box.
O Android é um software aberto (daí até a Amazon usa nos tablet uma versão modificada), o TV é muito mais específico.