Google quer bater a OpenAI e o ChatGPT e por isso lançou o Gemini 1.5
Apesar de ter chegado depois do ChatGPT, o Gemini da Google parece agora acelerar a sua evolução. Esta IA da gigante das pesquisas quer dominar o mercado e garantir a todos o acesso a esta inteligência artificial que está cada vez mais presente. Assim, a Google acaba de anunciar o Gemini 1.5, que até livros inteiros consegue interpretar.
Apenas uma semana após anunciar a chegada do chatbot Gemini em substituição do Bard, a Google revelou novidades. Anunciou a chegada da nova geração do seu modelo de inteligência artificial, o Gemini 1.5 , que agora está disponível para alguns utilizadores a partir de agora.
Trata-se de uma atualização do modelo, que segundo a própria empresa, utiliza uma nova abordagem "Expert Mix". Esta visa melhorar a eficiência, direcionando as solicitações feitas pelos utilizadores para um subconjunto de redes neurais "especialistas" menores, capazes de oferecer serviços mais rápidos e respostas de maior qualidade.
Uma das suas principais novidades é o aumento da quantidade de tokens que o modelo consegue processar. Até agora, o limite era de 200.000 tokens, mas a janela de contexto foi expandida para a maior vista até agora em qualquer modelo fundamental de grande escala. O Gemini 1.5 expande o número de tokens para 1 milhão.
Por se tratar de um sistema com capacidades multimodais, esta expansão na janela de contexto faz com que o Gemini 1.5 abra novas formas de interação com o modelo. Assim, as suas capacidades vão desde a interpretação de livros inteiros, coleções de documentos, vídeos longos (como filmes ou séries completas), áudios ou dezenas de milhares de linhas de código.
Com a chegada do Gemini 1.5, o Google também atualizou o modelo Gemini 1.0 para reduzir o preço da sua versão estável. Este será aplicado aos programadores que desejam criar serviços e plataformas baseadas na versão anterior do modelo.
Está super capado. Fiz uma pergunta sobre balística sobre um exercício de física de 12 ano pra explicar uma coisa ao puto sobre projécteis… Responde que é perigoso e não pode responder….. OMG !!
testaste como?
Em inglês com a pergunta de se determinado projéctil da marca x atinge x velocidade com as seguintes características, se for com outras características de comprimento qual será a velocidade? Recusou a dizer que informação balística é perigosa Bla Bla Bla. Que exagero meu deus.
Porque falas em projéctie e marcas?
«Como resolver este exercício de Física com o seguinte anunciado:
Numa situação de treino, um canhão de um cruzador foi inclinado de 20° com a horizontal e disparou um projétil a 900 km h −1 . O projétil, de massa 5,4 kg, atingiu um alvo ao mesmo nível de saída do projétil do canhão. Qual é a velocidade mínima do projétil?
(A) 235 e⃗ (m s −1)
(B) 235 e⃗ (m s −1)
(C) 85,5 e⃗ (m s −1)
(D) 85,5 e⃗ (m s −1)»
Os cálculos estão errados mas tenta responder.
Fiz o teste á mais de 48 horas. Com muita reclamações, eles acabam por mexer nos filtros. E de facto ter mencionado marcas com velocidades de fabricante anunciadas pode ter ajudado á negação do exercício mas acho que é um exagero. Passar filtro em política tudo bem para mim, até podem passar filtro na história, mas em balística achei um despropósito.
A habilidade de se driblar estes chatbots vai ser essencial 😉
Tenho PC para correr LLms e estou a testar umas poucas. Melhor assim, mas nenhuma tão atualizada com dados atuais constantes como consegue fazer o chatgpt ou o bard. Alias, o desafio é mesmo esse, pois as LLms para estarem atualizadas recorrendo a RAG…aquilo não funciona assim muito bem: E tens razão, a forma como se coloca a questão…pode dar outros resultados
Maior problema para mim é como o chatGPT, não tem integração com outras apps.
Ex: calendário, Google home, Maps, etc
Conclusão o Google assist continua a ser o melhor.
Por o que testei, é a mesma coisa só que com um nome diferente. É só marketing.