PplWare Mobile

Google monopoliza ilegalmente as pesquisas, declara juiz

                                    
                                

Imagem: CNN Business

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Branco_santos says:

    Já lhe deviam ter cortado as asas a muito.

  2. supersilva says:

    Concordo, dividem tantas empresas por monopólio e essa vem se mantendo

  3. Aves says:

    Como se vê no diagrama da Lei dos Mercados Digitais, dos “gatekeepers” e respetivas plataformas “core” dos serviços digitais, a Alphabet (Google) é gatekeeper e algumas das sua plataforma core são: o Google Search, a publicidade da Google, além dos serviços de intermediação Google Play, Google Shopping e Google Maps.
    A Comissão Europeia concentrou-se na Apple, no sideloading de apps para iOS e iPadOS e que os recursos destes sistemas operativos disponibilizados às apps nativas da Apple, como a Fotografias, sejam também disponibilizados às apps da concorrência – motivo que terá levado à versão do iOS 18.1 para a UE não incluir recursos de Apple Intelligence.
    Falou-se também que o WhatsAPP estava a trabalhar na interoperabilidade com outros serviços de mensagens instantâneas e dos recursos do Windows disponibilizados ao Teams mas não às apps concorrentes, e mais nada. Das outras plataformas core dos serviços digitais, como o Google Search, zero.
    Começa a parecer que a Lei dos Mercados Digitais foi aprovada apenas para chatear a Apple e os utilizadores de iPhone e iPad.
    https://digital-markets-act.ec.europa.eu/gatekeepers_en

  4. João says:

    Não entendo sinceramente . As pessoas que usam os motores de pesquisa são acéfalas ? Não sabem escolher ? Precisam de mimo e orientação para saber que existem outros motores de pesquisa ? Eu uso até profissionalmente os motores de pesquisa e não uso o Google por prazer , por gosto ou por ser Google fanboy , muito pelo contrário !! Uso porque é o que produz resultados mais satisfatórios , ponto ! Antes do Google usei o altavista (ui que nome estranho escrevi aqui), até porque trabalhei na empresa que era a sua proprietária , depois ainda usei o Yahoo e já tentei dar hipótese ao Bing, etc. Nunca foi por questões de “monopólio” que usei o motor de pesquisa da Google ! Que tal se em vez de acusarem os competidores de monopólio , tentarem oferecer produtos semelhantes ? Sinceramente e mais uma vez , isto soa a colinho e paternalismo. Se querem travar uma empresa como a Google se calhar era melhor impedir os fabricantes de telemóveis e até de automóveis (pasme-se) de terem Android com Google – se calhar está na hora de, na altura em que se compra um telemóvel ou carro, de perguntar , na primeira vez que se liga, qual o conjunto de software que queremos instalar . Mas nisto também temos os PCs que trazem desde logo um Windows instalado … Não estou a criticar nem Google, nem Microsoft, nem Apple, isso é a coisa mais fácil de se fazer, estou a dizer que não se pode querer meter a colher a torto e a direito na gestão das empresas , lançando “bocas” como esta , e depois deixar outras situações como as que descrevi, completamente ao sabor da corrente. Já temos a chatice dos cabos usb – sim, que muita gente achou muito boa a ideia do usb-c, mas eu tenho uma ou duas dúzias de cabos antigos que servem aparelhos antigos e alguns até recentes, que usam usb standard do lado do carregador. Tenho vários carregadores desses… e hoje em dia tenho de andar com adaptadores para usar cabos usb-c nos carregadores antigos e adaptadores para usar cabos mais antigos nos carregadores novos… Isto para ilustrar as maravilhas das decisões paternalistas de juizes, decisores e companhia

    • Marcos says:

      Lá isso das USB a mais pura das verdades, o universal serial bus veio precisamente para resolver um problema de cabos e ligações e muito funcional e às vezes parece que querem dar cabo dele

    • VapokaFP says:

      Todas estas empresas grandes fazem batota para lá chegar.

      Por exemplo se usares o Firefox o site da Google e Youtube deixa de estar acessível durante 1-2minutos de vez em quando. É propositado para as pessoas ficarem frustradas e usarem o Chrome.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.