Google Maps vai ganhar uma funcionalidade única para quem anda em autoestrada
As novidades que o Google Maps tem apresentado procuram tornar este serviço mais útil e mais focados nos condutores. Não renega as suas origens, mas procura ser mais útil noutras áreas e em outras funções.
O mais recente rumor vem apontar para o Google Maps uma grande e importante novidade. O serviço de mapas da gigante das pesquisas vai finalmente mostrar os preços das portagens, algo essencial para quem anda em autoestrada.
Ainda está longe de ser uma realidade, mas o Google Maps deverá receber em breve uma função que muitos consideram essencial. Falamos da capacidade de ter acesso aos preços das portagens em tempo real e na definição de rotas. Para além dos valores individuais, estes vão ser apresentados em acumulado.
Esta informação surgiu recentemente vinda de um participante do programa beta. Do que este utilizador revelou, a Google partilhou uma mensagem a indicar que a apresentação dos valores das portagens seria a próxima grande novidade deste serviço de mapas.
Revelou ainda que terá sido encaminhado para preencher um formulário onde iria ajudar a definir prioridades para os programadores. Aí estava clara a presença da informação dos valores das portagens, sendo uma das opções para a escolha de uma rota.
Como é natural, esta funcionalidade ainda está longe de ser materializada. Não está disponível para o programa beta do Google Maps e nem acessível para testes internos. Ainda assim, deverá ser uma realidade em breve, para ajudar ainda mais os utilizadores.
É curioso como a Google vai trazer para o Maps mais uma funcionalidade que tem a funcionar no (seu) Waze. Há já alguns anos que podemos ter o cálculo das portagens e assim saber o valor aproximado para a circulação na autoestrada.
Esta é mais uma prova do empenho que a Google tem no seu Maps. Mesmo com a popularidade que tem Waze, o Maps continua de pedra e cal a ser oferecido aos utilizadores. Esta novidade, quando estiver disponível, será certamente útil e muito utilizada.
Este artigo tem mais de um ano
Já não era sem tempo.
Talvez não saibam ou se lembrem mas O site Via Michelin em 2002 já fazia cálculo de portagens e aconselhava rota de acordo com um de quatro critérios :
– mais rápido (por defeito) ;
– mais barato (usando o custo e combustível, consumo e portagens);
– mais económico (considerando o custo hora dos ocupantes);
– percurso turístico (de modo a apreciar melhor a experiência da viagem).
Só falhou em não ter acompanhado mais tarde com uma app gratuita
O via michellin já faz isso à séculos.
seguramente há
Isso interessa para quem anda na autoestrada? Interessa para quem quer planear viagens.
E ja agora quem ve utilidade disto no dia a dia?
Não interessa a quem faz o mesmo trajeto todos os dias… E aqueles que todos os dias têm um destino diferente no trabalho?
Por exemplo, estafetas não vêem utilidade nisto?
Lá porque na sua vida não vê vantagem nesta funcionalidade, não quer dizer que a vida do resto dos comuns é igual à sua.
Pois é espantoso como se critica só por criticar, dizer mal só por dizer… Uma aplicação de borla que fez uma atualização que não tem nada para mim…. Malandros
.. Vou reclamar
É preciso ser muito rico ou então estar muito desfasado da realidade para não ver a utilidade nisto.
Diz me la entao quando fazes uso desta utilidade. Deves morar numa cidade em que tens que constantemente calcular o custo de cada viagem. Ou es daqueles que tem sempre o google maps ligado para ir de casa para o trabalho e trabalho casa?
O que é portagens? É alguma coisa de países do 4° mundo?
São*. Não saber escrever é alguma coisa de países de 4° mundo?
O Waze tem isso
o waze é da google, fazem testes lá e aplicam no maps
Muito bom para os Países chulistas, para os outros que funcionam com sistema de vinhetas é igual.
Mas já é bom para alguém não é?…
Mapa via Michelin, dá toda informação necessária, desde tipo de combustível e gastos, assim como preços da portagem, já existe há bastante tempo.
É preciso ser muito parvo para dizer uma coisa destas visto que nos paises com sistema de vinhetas as auto-estradas foram construidas não com investimento privado mas sim com iniciativa pública.
Portugal nem sequer teria uma auto-estrada decente se estivessemos á espera de verbas para isso.
Mais útil mesmo era ter a opção para caminhão.
Não é nada disso: o Waze é uma aplicação da Google que está direcionada para condução em estrada e como tal tem as funcionalidades de um GPS de estrada. O maps é muito mais abrangente e está focado em navegação muito mais generalista, incluindo pedestre. A Google acabou por colocar esta funcionalidade agora no Maps pois percebeu que havia interesse nisso e não por ter feito do Waze a aplicação “beta tester”. Talvez um dia acabem com o Waze e coloquem tudo numa única aplicação mas para já as duas têm o mesmo proposito (recolha de informação ) mas objetivos ligeiramente diferentes
Devia era ter a opção para escolher a opção de viatura pesada ou ligeira pois por vezes quem vai com um pesado mete-se em cada alhada a pala do GPS do Google maps
Para pesados, visto que é um mercado mais limitado penso que não será implementado tão cedo. A melhor opção é mesmo usar software/hardware especifico para pesados como o TomTom Go Expert/Professional
Bom seria meter a navegação para viaturas pesadas e autocarroa
Bom bom era nao pagar portagens.
O que todas as apps deviam de ter era a opção de veículos ligeiros e outra para os pesados porque muitas vezes os GPS mandam os camiões para ruas apertadas
É otima informação!!! Nao importa se a michelin fazia. O certo que nós usuarios neste momento não temos este apoio. Será bem vindo e que venha em breve e de forma atualisada. Muito bom e importantissimo tambem se esta plataforma fizesse o apoio tambem para veiculos pesados. Inclusive apresentando tambem as restricoes para os pesado. Desde já, obrigado Google Maps por fazer parte da minha vida no dia…
Será ótimo o mapa da google calcular o valor das portagens também.
Para quando será?
Não se atrasem…