Atenção! Google lê os seus e-mails e regista as compras que fez online nos últimos anos
A Google e a privacidade dos utilizadores nunca foram temas que pudessem ser discutidos de forma coerente. Há sempre uma necessidade desta empresa ter acesso a informação dos utilizadores, para poder exercer a sua atividade principal.
Algo que não se sabia, e agora foi revelado, é que a Google tem registos das compras dos utilizadores. Estas remontam a vários anos e têm todas as transações feitas, mesmo fora dos serviços da gigante das pesquisas.
Há muitos anos que se sabe que a Google lê o email dos seus utilizadores. A empresa sempre revelou que não o faz de forma a encontrar informações sensíveis, mas a verdade pode bem não ser essa.
Uma nova descoberta mostrou que a empresa tem na configuração dos utilizadores uma área onde regista as compras que estes fazem. O pior é que estas não vêm apenas de compras dentro dos seus serviços e vai mais longe. Há registos de compras feitas na loja de apps da Apple, da Amazon ou até de lojas online.
Ao aceder ao endereço myaccount.google.com/purchases o utilizador vai poder ver as compras que a empresa tem registadas. Segundo a Google, apenas o utilizador pode ver as suas próprias compras. A empresa refere que protege a privacidade e a segurança destes.
Do que pode ser visto, e a própria Google revela, estes dados são recolhidos diretamente do Gmail, pela análise dos e-mails recebidos com os recibos das compras que foram efetuadas.
Há ainda a possibilidade de recolha pela Google das compras feitas nos seus serviços e das ordens dadas através do assistente virtual da empresa. Estes já se sabiam que eram guardados, mas não se sabia que era também para este fim.
Nos detalhes de cada compra pode ser visto o valor pago e o local onde a compra foi realizada. Há ainda informações detalhadas sobre os bens adquiridos e muito mais informação útil para o utilizador.
A empresa revela que estes registos podem ser eliminados, mas não de forma global. Apenas os registos individuais podem ser eliminados, um a um. É ainda possível desativar esta recolha, na opção "Não utilizar resultados privados" da página Definições de pesquisa.
Este é mais um problema de privacidade para a Google resolver e justifica. É sabido que a empresa lê os e-mails do Gmail, mas não se sabia a razão. Agora está um pouco mais clara a razão. O que não está explicado é a razão pela qual a Google guarda estes dados.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: CNBC
Neste artigo: compras, e-mails, Google, privacidade, regista
“You don’t have any purchases” OHHHHH
Também eu, mas isso é porque não uso o meu Gmail para fazer compras.
E se fizeres compras de apps na Google Play?
Google, Facebook e privacidade na mesma frase não combinam. Saudações.
A Google?Noooooooooooooooooooooooooooo
imagina o que ela sabe quando usam android
Já estive para mudar e não é para ios ou Microsoft. Agora é de vez
e imagina o que ela sabe de ti, que nao usas android. Pensa nisso também.
Até podes usar um Nokia Lumia, se te aparece um anúncio da google já “fostes”…
lol sai mais uma multa para a mesa do lado…
Bolas, e eu que já comprei tanta coisa online, mesmo no itunes e o resultado que me dá, é que não tenho compras… Mas eu sei que eles me vêm os emails e tudo o resto… Até já a EDP faz o mesmo pelos seus contadores de electricidade e mais não digo…
ainda nao tenho contador digital, por isso a EDP a mim, nao ve nadica.
Confere. O meu histórico guardado remonta a 2014. Alguns dos produtos já nem me lembrava que tinha comprado mas tem lá tudo detalhado. Scary
Isto é novidade para alguém? Há anos que o fazem, por isso mesmo é que não utilizo nada desses senhores invasores de privacidade!
hehehe,… encontro-me chocado, nao pode ser, de certeza que sao fake news!!!
looool, acabei de encomendar uma pizza, preocupadissimo. Compras online ? E os sites onde as fazem são seguros? Login em qualquer sitio na net e estão sujeitos. só James Bonds em Portugal.
Já me fez sugestões nos ads que me foram extremamente úteis.
Por outro lado…por vezes julga que eu sou rico e a exemplo: de há uns dias para cá tem-me dado anúncios para o Lambda Hyperplane (um clone/alternativa ao NVIDIA DGX-1) que a configuração mínima começa nos 50 mil dólares e vai até aos 120 na configuração máxima.
Enquanto for benigno, e os dados não sairem da esfera da conta da pessoa (nugde nugde facebook), não tenho nada contra. Tenho plena noção que se um produto é gratuito então o produto somos nós, mas felizmente no caso do Google o histórico de como lidam com os dados ainda inspira confiança.
Deve ser impossível abalar a tua confiança então.
Quando se baseia em factos, é sempre muito complicado abalar a confiança seja do que for. Experimenta.
Curioso, porque os factos mostram o contrário. Faltam-te alguns então.
Eu só mais esperto, não deixo o Google saber nada de mim, só compro telemóveis chineses.
Ai porra até me engasguei
Ai é? E qual é o SO?
Vão-me dizer que os outros provedores de serviços de e-mail não o fazem?
Amigos, estamos em 2019. Dramatismos como este já passaram do seu prazo de validade.
Todos os outros fazem o mesmo e ninguém se queixa. Agora porque é a Google já é o fim do mundo? Estas empresas grandes, que fornecem serviços “gratuitos”, ganham dinheiro a vender os nossos dados de utilização para empresas de estatística, por exemplo. Ninguém trabalha de borla.
A Protonmail é um serviço de e-mail privado. Já uso a algum tempo.
Para já, parece que não compreendes a diferença entre o Google e os outros.
Segundo, Isso é reação de criança, apontar o dedo aos outros em vez de te focares no problema.
E claramente não percebeste qual é.
Se compramos cenas na Play Store da Google é suposto as nossas compras aparecerem no seu histórico. Ou não?
Quem quer ser invisível não usa digital.
E leu a notícia?
Estamos a falar de compras feitas em lojas que NÃO SÃO DA GOOGLE.
Mas só aparecem se tiveres usado o Gmail nessa compra. Se não usares uma email da google não aparecem compras nenhumas.
Muito obrigado pela informação mas já tinha comentado isso em cima.
Não me parece que de facto o perigo venha da Huawei 🙂
Parece-me bastante útil para controlar as compras, reservas e subscrições. Só é pena que o Outlook não tenha um sistema tão integrado quanto a Google. Ler os e-mails e muito mais todos fazem.
Para eliminar é preciso fazê-lo através do Gmail.
LOL Quando precisamos da Google para controlarmos as nossas compras…
Podes usar uma tabela de excel, por ex.
As pessoas é que ainda pensam que nos dias de hoje tudo que fazemos na net fica registado…
E não me venham com a cena da privacidade e encriptado e afins… porque tudo o que se faz na internet, tudo se sabe… acho que ao fim de muitos anos de internet, muita gente já devia saber disso…
Se não querem que a Google ou afins saibam o que fazem…é simples…nao o façam na net, nao usem a net…simples!
Portanto, usas raciocínio falacioso com extremismo e teoria da conspiração de que todos fazem para justificar não teres trabalho nenhum.
E ainda queres convencer os outros. Boa postura.
Então me explica como os sites de pedofilos e venda ilegais de arma continua online na deep web se todos sabem de tudo e nada pode ser escondido
Pensa um bocadinho sobre o que disseste… achas mesmo que não se consegue saber? Achas mesmo?
Realmente existe muita gente com os olhos tapadinhos… 😀
«Agora está um pouco mais clara a razão. O que não está explicado é a razão pela qual a Google guarda estes dados.»
A Google é uma empresa de fachada da CIA: https://medium.com/insurge-intelligence/how-the-cia-made-google-e836451a959e
Logo, muito mais do que usar a informação que consta no nosso correio electrónico para fins publicitários, está a guardar e a ler toda a nossa correspondência com fins de espionagem.
É a mesma história de que com o Facebook, por exemplo: https://web.archive.org/web/20120529175155/http://www.danielestulin.com/2012/02/03/facebook-y-sus-conexiones-con-cia-y-darpa/
Eu, há anos que, tenho contas antes no Mail.ru e no Sapo.pt. Não que isso impeça a espionagem, mas por uma questão de princípio. E, do que vejo de quem me é próximo e ainda utiliza o Gmail, o interface do último está cada vez mais horrível e complicado de se usar (ao contrário de nos serviços que eu agora uso).
Tens de deixar de acreditar que a Terra é plana…
Está aí um sério problema de compreensão ó Fulano. O tópico não é esse nem tem nada a ver.
Isso é só maneira de descartares o assunto e distrair. Vai distrair-te sozinho ó meu.
Nãotícia de ultíma hora: TUDO o que se faz online, seja compras, pesquisas ou porn hub, fica registrado algures num servidor durante vários anos!!!
E não é só a Google que o faz.
Tal como todos as outras plataformas online a privacidade está em nós. De mim, não sabem nada. E não estou admirado. Apenas sou cuidadoso quanto à minha vida online. E não custa nada. A histeria continua e a culpa é sempre dos outros. Que hipocrisia.
A culpa é dos outros apenas quando é dos outros. E o Google faz pela calada, como devia ser óbvio.
A culpa só é das pessoas quando ignoram a realidade das coisas. Só depois de saberem, e decidirem ignorar, é que a culpa passa a ser delas.
“Só depois de saberem, e decidirem ignorar, é que a culpa passa a ser delas”,
eu vim aqui parar por nao gostar de uma resposta que deste acima,ao Sujeito, mas a parte esse infeliz comentário, esta citação é das MELHORES coisas que vi nestes últimos tempos, e olha que nao sou fácil de contentar. Boa Malha.
Bom, errei o comentário que nao gostei era do Sugeito para o Fulano, as desculpas.
Thumbs up
Isto até me revolta ver uma cambada preocupada com registos de compras. Mas vão para o Facebook expor coisas ainda mais pessoais e dão prenissoes a essas redes sociais para acederem a tudo no telemóvel quando as instalam. Registos não significam falta de segurança da Google.
São coisas diferentes.
No facebook é óbvio o que está a acontecer e é responsabilidade das pessoas.
Neste caso é sorrateiro e não se compara.
É por esta razão que para o correio electrónico mais importante utilizo contas de e-mail alojados em empresas de alojamento pago… não é lá muito barato, mas a privacidade é ligeiramente superior.
Que tal usares o teu PRÓPRIO servidor de E-mail ?
Ou usares correio encriptado, calculo que em ambos os casos te sairia mais barato e mais seguro, é só uma sugestão, ano uma critica.
“Algo que não se sabia, e agora foi revelado, é que a Google tem registos das compras dos utilizadores”… Oficialmente, acrescento eu, pois era voz corrente que isto acontecia a muito, e para o confirmar é fácil, façam umas pesquisas “manhosas”, e enviem igualmente uns mails….”duvidosos”, e logo logo vao ver o que vos vai aparecer como sugestão de pesquisas do amigo, google, e nao sao cookies, nem históricos e outras técnicas conhecidas, pois até com VPNs, os “cromos” lá chegam, somente podia ser inside job.
O problema é que as pessoas cadastram e colocam toda sua vida no sistema e depois sincronizam com emails e tudo mais , a google e seus apps coletam seus dados e vendem para terceiros . nada nesse mundo é de graça .