Google disponibiliza QuickOffice gratuito para iOS e Android
A Google tem conseguido, de forma muito subtil, ocupar espaços que até há pouco tempo eram ocupados pelos seus concorrentes, e criado alternativas, em outros meios e suportes, para os que estes disponibilizam.
Um perfeito exemplo disso foi a criação do Google Docs, renomeado depois para Google Drive, que consegue concorrer directamente com a suite de produtividade da Microsoft, o Office.
Mas porque ainda existem muitos utilizadores do Office e que a Google pretende trazer para o seu lado, resolveu agora tornar gratuito o acesso às aplicações do QuickOffice, no iOS e no Android.
A compra do QuickOffice pela Google aconteceu em 2012, tendo esta aplicação sido integrada de imediato pela Google. Os planos desta passavam pela sua introdução no seu ecossistema, integrado com a sua suite de produtividade assente na Web, mas isto não foi o que realmente aconteceu.
O acesso ao QuickOffice estava até agora limitado aos utilizadores do Google Apps, versão paga, e apenas estes podiam usar estas aplicações de edição de documentos.
O anúncio que a Google agora fez veio trazer para todos os utilizadores a possibilidade de usarem nos seus dispositivos móveis esta suite, que permite criar e editar documentos que estejam no formato Office, da Microsoft.
O QuickOffice passou também a estar integrado com o Google Drive e podem assim aceder a documentos que tenham alojados nesse serviço Cloud da Google.
Para poderem usar o QuickOffice apenas necessita de se autenticar com uma conta Google, que ficará associada ao Drive. Após este passo o QuickOffice pode ser usado para criar novos documentos ou editar outros que tenham nos vossos dispositivos ou no Google Drive.
É possível usar o QuickOffice sem que o vosso dispositivo esteja ligado à Internet, mas nesta situação não será possível aceder aos documentos que têm guardados no Drive.
Outra situação curiosa é que não é possível editar documentos criados e armazenados no Google Drive. Nestes casos é indicada a necessidade de instalação da aplicação Drive.
Com este lançamento fica disponível mais uma oferta, gratuita, de edição de documentos do Office, algo que a própria Microsoft não disponibilizou numa aplicação sua.
10 GB oferecidos por 2 anos no Google Drive
A somar a este presente, já de si bem grande, a Google resolveu dar mais um presente a todos os utilizadores que se autentiquem no QuickOffice.
Ao realizarem este processo vão receber um aumento de 10GB no espaço disponível no Drive. Esta oferta será válida por 2 anos e será atribuída nas semanas seguintes.
Esta oferta será mantida até ao próximo dia 26 de Setembro. Por isso apressem-se a descarregar e a usar esse espaço extra.
A disponibilização gratuita desta suite de produtividade nestes dispositivos móveis, vem trazer alguma oferta numa área que tem estado a ser dominada pelas aplicações pagas e que não conseguem cumprir de forma perfeita o que é pretendido.
A Google tem apostado forte no Drive, como forma de combater o Office, e agora com o QuickOffice pretende lentamente mudar os novos utilizadores para a sua plataforma móvel.
Sistemas Operativos: Android / iOS
Download: QuickOffice Android
Download: QuickOffice iOS
Este artigo tem mais de um ano
A Microsoft começa a ter razões para ficar preocupada…
a partir de quando podemos autentificar? Se eu baixar e instalar o app hoje já estarei apto a ganhar mais espaço no drive???
Uma coisa que me incomoda (E MUITO) é ter de instalar o google play services pra rodar qualquer app… e nesta há a exigência… só instalarei o quickoffice se, de fato, ganhar mais espaço no drive…. acho arbitrária a exigência (ainda mais com smarthphones de entrada como o meu galaxy y, com pouca² memória interna)
Posso saber porque te incomoda MUITO a instalação dessa app?
No meu caso não tenho escolha, se eu desinstalar, passado pouco tempo ela volta a instalar-se!!
app desnecessário que ocupa um espaço que a maioria dos smarthphones de entrada não tem. (10 mb).
Galaxy Y tem 150 mb de espaço interno, com 50-60% já ocupado pelo sistema/bloatware
além disso acho abusivo pelo fato de que nem todos gostamos de redes “sociais”. Não tenho perfil no google plus/face book e nem quero ter. Pelo visto esse app só serve para integrar esses serviços.
obs: hoje já contornei o problema do espaço com o root/cartão particionado. Mesmo assim não quero ter o app instalado
O problema é mesmo o telemóvel que está obsoleto (sei do que falo, tenho um Gio que partilha dos mesmos problemas de memória).
O Google Play services é uma maneira da Google combater a fragmentação, é o que permite que possas instalar apps como o Maps ou o Gmail que tem versões mais recentes para versões mais recentes. Se não existisse essa app, a Google simplesmente só podia disponibilizar as apps para Android 4.X+ e assim os velhinhos 2.3 nem direito a Gapps tinham.
P.S.: root + link2SD faz milagres em aparelhos com tão pouca memória e é bastante simples de fazer nesses telefones.
esqueci de dizer que o serviço fica a funcionar no background consumindo ram e, principalmente, a bateria. Muitos serviços google são verdadeiros vilões no que tange à bateria.
além disso quero ressaltar que fiz alguns testes interessantes:
1- instalei o goolge play services.
2- rodei o quick office e fiz login
3- congelei o app e testei o quick (totalmente funcional)
4-resolvi desinstalar o G. play services e rodar o quick (novamente funcional)
5- reiniciei o dispositivo. O quick office continua funcional.
Então fica a dica, caso tenham problema de espaço de armazenamento ou simplesmente não queiram manter o services façam isso 😉
abraços
infelizmente, vi fazer uma correção: o serviço de fato deixou de funcionar… testei novamente… ao abrir o documento ocorre um erro… não achei uma solução ao G. services
Boa app e free, melhor não é fácil.
Bom dia. Abre os documentos já existentes no gdrive em PDF não podendo ser editados?????? Isto é mesmo assim ? Neste caso é inútil. Cumprimentos
Ah. E já instalei a app Gdrive.
Cumprimentos
De facto não edita PDF mas como deves saber gratuitos são só os leitores, os editores exigem direitos. Não a torna inútil pois permite consultar, enviar pdf por mail o que já é algo. Mas a app faz mais que gerir pdf também cria, edita e lê mais três formatos, o que a torna ainda menos inútil. Já agora para ipad conheces algum editor de pdf gratuito? 😉
Se calhar não me expliquei bem. Os ficheiros no gdrive não estão em formato PDF, o quickoffice é que os abre em PDF, não podenso assim ser editados. Em relação a aplicações para IOS não conheço pois não utilizo. Cumprimentos
Pois, aqui no iPad abre um docx em docx mesmo quando arrasto para a pasta fora do GDrive. Só não edita pdf. Não percebo então. Cumprimentos e bom fim-de-semana.
Espera um pouco até o LibreOffice estar completamente funcional em android… depois usas o Draw.
Se assim é… que fantochada!
Escreve-se “apressem-se” e não “aprecem”-se! Há cada vez mais erros num Mundo dominado por correctores ortográficos!
É uma ironia, de facto!
Corretores e não correctores..
How ironic.. 🙂
só é assim depois de 1990.
Escrever ou não com o Acordo Ortográfico é uma
Escrever ou não com o acordo ortográfico é uma opção e não obrigação.
Bem respondido! Esta gente agora pensa que toda a gente tem que usar este desacordo ortográfico, enfim.
ninguém gosta desse acordo, nem aqui (Brasil) nem em Portugal. Creio que foi o maior “fail” que esse país já fez, em proporções nunca antes vistas…
O que eu creio correcto é escrever com c, portanto estou no meu direito em não respeitar o acordo ortografico, se gostas ou não é outra coisa mas não vai ser por isso que a gente vai deixar de escrever do modo que quizer.
Um completo absurdo…. Então tb me dá o direito de conduzir o carro dentro das localidade a 60km e sem cinto, etc. No tempo que eu tirei a carta, era assim! E está mais que provado que o problema não é anda a 50 ou a 60… mas sim quem conduz! Naturalmente o acordo ortográfico tem lacunas… mas já antes havia lacunas…. Sou inteiramente a favor de aproximação do Português. Há que unifica-lo! Num mundo em que cada vez mais muitas línguas se irão perder… Só as línguas fortes ficarão! Já agora, pq não se escreve no verdadeiro português do passado???
Isso é para quem segue cegamente o Aborto Ortográfico. O que não é o caso de nem o meu. 😉
(…)não é o caso dele(…)
João, então e o corrector? 😀
No momento ainda acho o Kingsoft Office melhor! Em português, gratuito, com belo visual e integrado com Dropbox e Google Drive. Mas o QuickOffice não deixa de ser uma alternativa interessante, ainda mais por ser uma ferramenta do Google. Vou esperar os próximos capítulos dessa história!
Será melhor que o Kingsoft Office?? Pelas críticas que li acho que me vou ficar pelo Kinsoft Office
Eu prefito o Kingsoft, mas tanto um como o outro são bons!
Eu prefiro o KingSoft Office, uma vez que possui muitos mais recursos.
Na realidade eu estou a espera da versao oficial do LibreOffice para Android, so´ que e´ uma aplicaçao dificil de portar!
Eu sou do “contra”. Acho este investimento da Google um desperdício de dinheiro.
Considero mais útil e necessário patrocinarem o LibreOffice e os formatos abertos que ajoelharem-se em frente à Microsoft.
Mas costumo ouvir que sou venenoso …
O LibreOffice para Android ainda esta´ em desenvolvimento.
Se quiser experimentar os programas (ainda pouco funcionais, ate´ os serviços de acesso aos ficheiros nao foram implementados!), pode experimentar em:
https://wiki.documentfoundation.org/LibreOffice_on_Android
… pois já instalei em todo o lado… e não vi o aumento de espaço no Drive! Qual o mistério?