PplWare Mobile

O Pplware e a PHC estão à procura de um programador…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. David Ferreira says:

    Eu conheço uma pessoa que tem experiencia com o phc mas que a minha empresa infelizmente disponsou por falta de clientes na área. Programação, só mesmo no ambiente da phc nada de .net =/

    Já agora porque escolheram o PHC e não o Primavera?

  2. Ricardo Santos says:

    “Remuneração de acordo com a função.”… eu aqui vou ter que desabafar… sempre que vejo anuncios a oferta é copy paste para todas as empresas…. seja uma padaria, mercearia do sr. joaquim ou para a “Nasa”… isso traduzido por miudos e realidade portuguesa é qt? 850 euros brutos por mes? que na pratica da 700 no limite da loucura + sub de alimentacao… creio eu…. eu nao estou a criticar esta empresa por isto.. so acho que se devia de acabar com o cinismo e fazer como se faz na funcao publica… colocar o valor que querem pagar logo chapado.. de certeza que evitavam receber toneladas de emails pq se receberem um CV de uma pessoa realmente boa no que faz estara a empresa disposta a pagar 2000 euros? -.-

    • Diogo Marcelo says:

      Agree

    • Tiago Lopes says:

      +1

    • José Lopes says:

      Essa é uma falsa questão (a questão de ser um texto standart)… em momento algum, mesmo para lugares muitooooooo acima dos 850 euros que falas, a mensagem é exactamente a mesma, e os valores geralmente são comunicados numa fase tardia do processo, normalmente quando se faz uma proposta…ou seja, quando já foste escolhido, e é a ti que querem…
      Quanto ao resto, de facto, o que as empresas consideram “Remuneração de acordo com a função.” não deixa de ser verdade, considerando o valor de Mercado da função…seja muito ou pouco.. se eles conseguem contratar a esses preços é porque existe oferta.. Infelizmente esta é a nossa realidade atual.

      • Ricardo Santos says:

        Olá josé,

        “(…)mesmo para lugares muitooooooo acima dos 850 euros que falas, a mensagem é exactamente a mesma, e os valores geralmente são comunicados numa fase tardia (…)”

        Sim exactamente, daí eu ter dito que tanto da para mercearia como “Nasa”, ou seja empresas que até podem pagar ligeiramente mais. O texto é sempre o mesmo no que toca a oferta…
        Aconselho-te a perderes 5 minutos em alguns sites de emprego, e ja agora, ja que estamos em TI’s, pode ser nessa área e verificas que a receita é a mesma. Podendo mudar algumas palavras para outros sinonimos.
        P.ex: poderas encontrar algo do genero:
        – Vencimento em função da experiencia e conhecimentos demonstrados;
        – Condições compatíveis com as exigências da função;
        – Salário compatível com a experiência demonstrada.

        enfim à uma serie de frases pomposas para dizer o mesmo que é – “Sabemos o que queremos pagar mas so te dizemos se fores tu o escolhido, e como estamos em crise de certeza que aceitas, no caso de estares desempregado”…

        Um a parte, Cheguei a receber propostas a recibos verdes de 700€ que com descontos já estao a ver para onde vai o salario =) e Isto foi numa Instituição académica (que nao vem ao caso o nome), sabendo eles de antemão o meu CV, que ja passei por uma licenciatura e um mestrado, estando a terminar outro mestrado. enfim.. Eu como trolha ganhava mais, até mais musculo.

        • José Lopes says:

          Provavelmente não me exprimi da melhor forma..
          Aquilo que eu queria dizer é que… não existe outra forma de dizer determinadas coisas… sim são frases feitas, sim, são chavões… mas acredita, que não há grandes hipóteses de fazer as coisas de outra forma..

          Podemos tentar inventar e ser criativos e dizer que em vez de queremos contratar um trolha, queremos contratar um profissional altamente especializado em fazer massa e assentar tijolos…

          O problema, parece-me me a mim, não está relacionado com o recrutamento, e com a forma como os anúncios estão escritos, mas sim com o Mercado..

          A receita infelizmente é a toda…para todas as áreas.. pese embora, mal pago, na área das TI’s ainda existe “quase” pleno emprego… se entrares pelas humanidades, pelas economias, pela gestão, pelo direito, por uma série de engenharias, pela arquitetura… e por aí fora então é uma razia.

          Quanto à questão dos recibos verdes…sei bem do que falas… infelizmente bem demais… agora imagina o que é estar anos e anos a fio sob falsos recibos verdes (sim porque porque os pressupostos da forma de trabalho, acabam por ser de um outro tipo de contrato) e ao fim levar um pontapé no rabo.. e Adeus!

          • Ivan Vieira says:

            @José Lopes

            O problema é que as pessoas já estão habituadas a este sistema. Sim há outra maneira de fazer as coisas, basta veres este website por exemplo ( http://www.monster.co.uk/ ) agora pesquisa por programming e dão-te logo a o salário mínimo e máximo que estão dispostos a dar por um trabalhor naquela posição ;).
            Mas pronto, estamos em Portugal e isto aqui é só esquemas para ficarem ricos do dia para a noite, não importando quem têm de pisar.

            Cumps.

    • CF says:

      +1

      Os anúncios deviam ser como na maioria dos sites estrangeiros. Porque mesmo que dependa da experiência do candidato, etc, existe um limite a partir do qual a empresa não está a contar pagar.

      Portanto devia ser algo tipo (exemplo):
      Salário entre os 800 e os 1000 brutos… qq coisa assim.

      Evitava-se que quem já está acima ou quem não quer concorrer abaixo disso, não ficasse iludido. Mas pronto! Anda meio mundo a tentar enganar outro meio.

      • David Ferreira says:

        Caros, o salário a maior parte das vezes é negociavel…ja estive em situações em que davam 100 brutos mas chegou-se aos 1300 brutos…..e tudo uma questão de paleio e provares logo na entrevista o porque

        • lmx says:

          poxa…

          vocês cobram muito pouco…não admira que a malta hoje em dia só queira ir dobrar roupa para as lojas…podera…ganham o mesmo ou mais que vocês…

          Um programador nunca se deve sujeitar a ganhar menos que 1300 euros limpos, estamos a falar de um individuo com bastante formação…e isso tem um preço!!

          Vocês ao fazerem isso, estão a dar cabo irremediavelmente da vossa classe…

          cmps

  3. João Gonçalo Oliveira says:

    Este passatempo é apenas para licenciados?
    Ou finalistas e quem procura estágio também podem concorrer?!

    • Pedro Pinto says:

      Este passatempo é para todos os que queiram concorrer a este passatempo e conseguirem descobrir a solução do desafio.
      Claro que quantos mais requisitos preencher, maior a possibilidade de ganhar J Mas existem ainda mais vagas em aberto em phc.pt/carreiras.
      Vá lá, enviem-nos as vossas respostas!

  4. Rui Pedro says:

    Ricardo, tens toda a razão as software houses PT andam a pagar ordenados de miséria para os novos empregados e querem sempre que aja horas para entrar e nunca para sair, porque o trabalho tem que ficar feito, dizem eles.
    Falo por experiência. É uma exploração principalmente a nível de programadores. Mais vale fazer uns programas para a lojas da Google e Ap. Ganha-se uns trocados bons e não existe escravatura.

    • Pedro Cunha says:

      Rui, quando dizer Software houses, estás a referir-te a empresas de TI que prestam serviços de informática? que fazem software à medida para clientes? etc? e que querem é pessoal barato, porque na verdade o que vendem são “pessoas”.
      Ou estás a referir-te às poucas empresas de software que teem um produto e comercializam o produto e não as pessoas?

  5. Pedro Silva says:

    Para quem quer realmente mudar a vida para sempre: http://www.irishjobs.ie/Jobs/IT/

    • Rodrigo says:

      Agora fiquei com curiosidade, ja la viveu ? Na irlanda?
      Mas sim, é bem melhor que Inglaterra.
      😉

      • Pedro Silva says:

        Mudei-me para a Irlanda ha um ano e meio. Nunca vivi em Inglaterra, por isso, nao posso falar, mas do que ouvi de quem ja passou por la, tenho a mesma opiniao. Dublin talvez seja mais parecido com Londres, eh mais uma metropole europeia mas as oportunidades sao mais que muitas. Vivo em Galway e aqui ha varias oportunidades tambem, mas nao em tanta quantidade. Cork eh outra possibilidade.

        • luis says:

          Trabalho ha quase dois anos na Irlanda, em TI, e concordo com o que o Pedro diz. E aconselho vivamente, se alguem tiver qualidade que emigre para aqui, porque se e muito mais bem tratado do que em portugal.

    • Rui Mesquita says:

      Ora isso é que é falar!

  6. Nuno says:

    Phc é um excelente programa de gestão, a versão SaaS é linda e o erp em si é melhor que o primavera até… Pena a maioria das pessoas optarem pelo primavera invés do phc…

    • oi says:

      concordo com tudo excepto na versão SaaS… muito limitada em relação ao CS. precisa mais tempo para se tornar uma alternativa válida.

      Mas é bom ver a PHC largar o FoxPro finalmente.

      • Nuno says:

        Realmente acho que é o caminho… Tenho pena de não se escolher por algo multi-plataforma nas versões normais como o Qt ou mono. Mas para os dias de hj quase todos temos net portanto acho que o caminho é a versão SaaS. Pelo – é a que trás maior contensão de custos e mobilidade. (aquela cena de exportar nalgumas versões deles tem algumas limitações)

  7. Nuno Gonçalves says:

    Infelizmente é a realidade deste país, salarios brutos de 700 ou menos para juniores e ja xeguei a ver salarios de 800 para seniores imaginem só :/

  8. Manuel says:

    Alguem conseguiu responder à pergunta? LOL

  9. Ivan Cantarino says:

    Devem querer um programador em saldos só pode.
    Sabem lá o trabalho e os nós cerebrais que a programação dá!!!
    Falo por mim…
    Salários mediante função… A está hora estava rico já!!
    XD

  10. Pedro Cunha says:

    –Resposta: Versão T-SQL
    ;with lista5dig as (
    select 10000 as num
    union all
    select num +1 from lista5dig where num < 99999),
    lista5digtotal as (select num,num%10+floor(num/10)%10+floor(num/100)%10+floor(num/1000)%10+floor(num/10000)%10 TotalDig from lista5dig)
    select top 1 TotalDig,count(num) from lista5digtotal
    where num % TotalDig=0
    group by TotalDig
    order By count(num) desc
    option (maxrecursion 0)

  11. L500 says:

    hum….
    55500 –> 5+5+5+0+0=15 –> 55500/15=3700

    … A processar…

    Estou cansado!

    Por acaso, não estão à procura de alguém que coloque questões?
    Eu estaria interessado nisso! 🙂

  12. L500 says:

    “Devem tambem deixar uma frase a indicar porque é que este emprego é importante para voces”

    Resposta mais que evidente: por causa do guito.

  13. Pedro Cunha says:

    Não podemos por todos os empregadores no mesmo saco.
    Há software houses e há consultoras de informática. Umas criam produtos e sabem o custo do conhecimento.
    As outras estão a vulgarizar-se e são como os (sub)empreiteiros da informática: Querem um “faz-tudo”, barato, com disponibilidade 24×7 e de preferência recém licenciado com 10 anos de experiência.
    Neste sentido acho que a PHC é uma boa empresa e com um bom projecto para o futuro.

    Já agora, outras respostas:
    6 algarísmos : 27 -> 16806 números.
    7 algarismos : 27 -> 127257 números.

    • Joao says:

      O que queres referir com :

      6 algarismos – 27 e o 16806 são o que?

      16806 é o quociente?
      27 é a quantidade de vezes que se repete o quociente?

      • Pedro Cunha says:

        @João: Ao contrário. 27 é o quociente, ou seja, a soma dos algarismos do número.

        • joao says:

          Mas afinal 27 é o quociente ou a soma dos algarismo? São coisas diferentes?

          • Pedro Cunha says:

            Bem. Depois de ler outra vez o enunciado. Não é explicito o que é considerado o divisor ou o quociente, porque para ser multiplo pode ser um dos dois…
            Mas…lendo com mais calma o mais provável é que o divisor seja o total dos algarismos do numero.

          • Joao says:

            @Pedro Cunha
            Não há duvidas que o divisor é o total da soma dos algarismos. Mas o que se pede é o quociente como podes verificar:
            “qual o quociente que mais vezes surge ?”
            E tu referes que “Não é explicito o que é considerado o divisor ou o quociente”. Mais explícito é impossível.

          • Pedro Cunha says:

            Joao:

            61650 = 3425 x 18
            o 18 e o 3425 são multiplos de 61650.
            Qual é o quociente?

        • Pedro Cunha says:

          Mais correcto:

          Joao:

          61650 = 3425 x 18
          61650 é múltiplo de 18 e 3425
          Qual é o quociente?

          • João says:

            Pedro:

            O que se pede é quantas vezes repete o quociente, ou seja, no teu exemplo:

            61650 (numero 5 algarismos)/18(soma do algarismos)= 3425(quociente)

    • ManuelFreitas says:

      Está errado

      • Toni Almeida says:

        Discordo …
        Como no problema não é explicito se os algarismos são ou não significativos, cabe a quem resolve o problema decidir se considera ou não os esses números válidos, por ex: 00001, apesar de apenas 1 significativo tem 5 algarismos.

        No caso do Pedro Cunha ele não incluiu esses números [0; 10000[ mas de qualquer modo, o resultado final pretendido (quociente) não é influenciado por este pormenor 🙂 Por isso, mesmo que a quantidade de vezes que se repete o quociente possa ser duvidosa, a resposta está correta.

        • Joao says:

          “Por isso, mesmo que a quantidade de vezes que se repete o quociente possa ser duvidosa, a resposta está correta.”

          Então a resposta não é a quantidades de vezes que se repete o quociente?

          Para 6 algarismo não me deu o mesmo resultado.

          A quantidade de vezes que se repere o quociente (resultado da divisão entre do numero de 6 algarismos e a soma dos seus algarismos) foi:

          O quociente 16687 repetiu 18 vezes

        • Joao says:

          O que o problema pede é “qual o quociente que mais vezes surge?”, ou seja, o quociente (resultado da divisão entre um numero de X algarismos e a soma dos seus algarismos) e não a soma dos seus algarismos.
          Voces estão a referir-se a quantidade de vezes que se repete o valor da soma dos algarismos dos numeros que são multiplos.

      • JRojas says:

        O pessoal não sabe o que é um quociente. LOL

    • Pedro Cunha says:

      O enunciado não é explicito a definir qual o divisor e o quociente.
      Porém, na implementação para verificarmos se a divisão dá resto zero, já estamos a considerar o total dos algarismos como o divisor. Obrigado JRojas pela dica.
      Sendo assim:
      6 algarismos: 6 algarismos: quociente 16687 > aparece 18x
      7 algarismos: 6 algarismos: quociente 174286 > aparece 21x
      solução T-SQL:
      ;with lista5dig as (
      select 100000 as num
      union all
      select num +1 from lista5dig where num < 999999),
      lista5digtotal as (select num,num%10+floor(num/10)%10+floor(num/100)%10+floor(num/1000)%10+floor(num/10000)%10+floor(num/100000)%10 TotalDig
      from lista5dig)
      select top 1 (num/TotalDig) as Quociente,count(num) from lista5digtotal
      where num % TotalDig=0 group by num/TotalDig order By count(num) desc
      option (maxrecursion 0)

  14. jesus says:

    Para estimular o cérebro e ajudar ao orçamento famíliar!

  15. Telmo says:

    Respondi mais pelo desafio da pergunta do que pelo emprego, mas um $$$ extra ia sempre bem.

  16. guilherme santos says:

    Não me interpretem mal porque nada tem a ver com o caso vertente mas, sobre o teor ridículo de certas “ofertas de emprego”, não resisto a transcrever-vos um Email que me enviaram talvez há uns 4 anos e que achei de um humor refinado e inteligente! O texto é um pouco longo mas penso que vale a pena´. Passo a citar:

    “UM ANÚNCIO DE EMPREGO E A RESPOSTA DE UM CANDIDATO:

    “Este anúncio foi publicado num famoso site de procura e oferta de trabalho nacional

    Um jovem recém licenciado na área lê-o e achou que devia responder à letra!

    A Revista Visão de 16 de Julho (Ano?) publica um artigo sobre o jovem que deu esta resposta!

    A XXXXXXXXXX está a aceitar candidaturas para estágio na área de Design

    Requisitos Académicos: Finalista ou recém-licenciada(o) em Design

    Competências pessoais :

    o Poder de comunicação;

    o Iniciativa;

    o Auto-motivação;

    o Orientação para resultados;

    o Capacidade de planeamento e organização;

    o Criatividade

    Competências técnicas :

    Conhecimentos nos seguintes programas/linguagens

    ® Adobe Photoshop,

    ® InDesign,

    ® Illustrator (FreeHand e Corel Draw) Flash,

    ® Dreamweaver,

    ® Premiere,

    ® AfterEffects,

    ® SoundBooth,

    ® SoundForge,

    ® AutoCad,

    ® 3D StudioMax

    ® HTML (basic),

    ® ActionScript 2.0 (basic),

    ® CSS,

    ® XML.

    Remuneração: Estágio Remunerado

    Duração: 6 meses, com possibilidade de integração na equipa

    Portanto, e resumindo, esta empresa quer um recém licenciado que saiba de origem 13 softwares e 4 linguagens de programação. Isto é o país em que vivemos.

    Não me ficando atrás perante esta pérola, decidi responder no mesmo estilo.

    Eis o que lhes respondi:

    Boa noite,

    Estou a entrar em contacto para responder ao anúncio colocado no site Carga de Trabalhos para a posição de estagiário em Design.

    Chamo-me André Sousa, tenho 25 anos e sou um recém licenciado em Design de Equipamento (Fac. Belas Artes de Lisboa).

    Sou extremamente comunicativo, transbordo iniciativa e auto-motivação, estou constantemente orientado para os objectivos como uma bússola para o Norte (magnético), sou mais planeado e organizado que o Secretário de Estado de Planeamento e Organização e sou um diamante da criatividade como já devem ter percebido e como vão poder comprovar nas próximas linhas.

    Quanto aos conhecimentos técnicos:

    Sou um mestre em Adobe Photoshop.

    Conheço o InDesign por dentro e por fora.

    O Illustrator, Freehand, Corel e o Flash são os meus brinquedos do dia a dia,faço o que quiser com eles.

    Nem me ponham a falar do Dreamweaver, até de olhos fechados…

    Premiere… Até sonho com ele!

    AfterEffects tem um lugar especial no meu coração.

    Faço umas coisas bem maradas com o SoundBooth e o SoundForge.

    Com o Autocad e o 3d Studio Max até vos faço duvidar dos vossos próprios olhos.

    Html, Action Script 2.0, CSS e XML são as linguagens do meu mundo.

    Mas sejamos francos, qualquer estudante de 1º ano sabe de cor e salteado qualquer um destes 13 softwares e 4 linguagens de programação…

    Eu sou um recém finalista. E como tal tenho muito mais para oferecer:

    Tenho conhecimentos de Cinema 4D, Maya, Blender, Sketch Up e Paint ao nível de guru.

    Tenho conhecimentos mega-avançados de C+, C, C++, C+ ou -, Java, JavaScript,Ruby on Rails, Ruby on Skates, MySQL, YourSQL, Everyone’sSQL, Action Script3.0, Drama Script 3.0, Comedy Strip 3.0 e Strip Tease 2.5, Ajax, Vanish Oxi Action, Oracle, Sonasol, XHTML, Batman e VisualBasic.

    Conheço o Office todo de trás pra frente assim como o Microsoft WC.

    Domino o Flex ao nível do Bill Gates e mexo no Final Cut Pro melhor que o Steven Spielberg.

    Tenho ainda conhecimentos de grande amplitude em 4 softwares que estão a ser desenvolvidos por grandes marcas e também de 3 outros softwares que ainda não foram inventados.

    Falo 17 línguas, 5 das quais já estão mortas e 6 dialectos de povos indígenas por descobrir.

    Com estes conhecimentos todos estou super interessado num estágio porque acho que ainda tenho muito para aprender e experiência para ganhar. Espero que ao fim de 6 meses tenha estofo suficiente para poder fazer parte da vossa equipa e
    quem sabe liderá-la.

    Fico ansiosamente à espera de uma resposta vossa.

    Embora tenha uma oportunidade de emprego na NASA e outra no CERN espero mesmo poder fazer parte da vossa equipa.

    Cumprimentos,

    A. S.”

  17. Já lá estive says:

    Então foi a isto que chegaram !

    Os recursos humanos são o core de uma software-house. Uma software-house não fabrica um tijolo, não tem uma armazém e nem uma linha te montagem. Tem pessoas e num mercado tão pequeno como o nosso, é fundamental preservar esse escasso recurso pois mesmo em crise, não existem programadores especializados à vossa imagem ao virar da esquina e trazer de fora esqueçam, pois nem em saldos !

    Boa sorte.

  18. Tiago Rodrigues says:

    Dado o meu interesse por software de gestão e inevitavelmente pela PHC, estou neste momento a acabar o meu mestrado e uma oportunidade na PHC seria óptimo!

  19. Renato Nunes says:

    Boa oportunidade para um futuro recem licenciado em 2014

  20. Josias says:

    triste que se viva num pais que um post de trabalho seja encarado como um prémio milionário de um grande concurso.

  21. Gustavo Jorge says:

    Em Agosto estive em formação do ERP Primavera e constatei que o grande rival deles é a PHC. Em ambos os casos apresentam vantagens significativas, desta feita gostaria de ter a oportunidade de me lançar em qualquer uma delas. Boa Sorte a todos.

  22. Sérgio Ramos says:

    Seria uma excelente oportunidade para uma carreira de sucesso!

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.