Google também pagou para ter acesso a dados dos utilizadores, tal como o Facebook
[Atualização] A Google já respondeu a este problema. A sua declaração está no final do artigo.
Foi há poucas horas que se soube do caso que envolve o Facebook e o pagamento para ter acesso a dados dos utilizadores. A posição de todos é crítica e contra esta prática.
Mas, e do que se sabe agora, o Facebook não é a única empresa com estas práticas. Também a Google tem um programa de recompensas que recolhe e analisa dados dos utilizadores.
É grave a descoberta feita sobre o Facebook e acumula-se ao que tem afetado a empresa. Na continuação da análise deste processo, descobriu-se entretanto que não está sozinha.
Google pagou para ter acesso a dados dos utilizadores
Também a Google tem em funcionamento um serviço similar. Chamado Screenwise Meter, opera pagando aos utilizadores para responderem a questionários. Ao mesmo tempo, os seus dados de utilização da Internet são recolhidos.
Esperava-se que a Apple tomasse uma posição similar ao que aconteceu com o Facebook, mas isso ainda não aconteceu. A situação de abuso é idêntica, mas existem alguns atenuantes.
Programa de recompensas da Google é igual ao do Facebook
Tal como no caso do Facebook, este programa dirige-se aos utilizadores da Google, com idade superior aos 18 anos (13 caso faça parte de um plano família). A ideia é dar aos utilizadores a possibilidade de responderem a inquéritos, ganhando assim um valor monetário. Em contrapartida, este era convertível em bens na Play Store.
Lançado em 2012, a Google tem mudado este programa ao longo dos anos, mudando alguns pormenores da sua base. A empresa vai ao ponto de distribuir routers para que possa fazer uma recolha maior.
As recompensas para quem permitir a recolha de dados
Claro que na sua base, este programa leva à instalação de uma VPN por onde o tráfego circula. É aqui que a recolha é feita, com a posterior análise dos dados recebidos.
As atenuantes do programa da Google
Como dissemos antes, a Google tem algumas atenuantes. Em primeiro lugar, declara de imediato que irá recolher dados dos utilizadores neste processo.
Em segundo lugar, a app da Google tem um modo incógnito, em que os dados não são recolhidos. Este podia ser usado por menores ou quando o utilizador assim o entendesse.
Por fim, a empresa obriga os utilizadores a serem maiores de idade, podendo depois adicionar menores do seu agregado familiar.
A Apple deve agir em breve contra a Google
Um ponto importante, e que levará a Apple a agir, é a forma como a app e a VPN é instalada no iOS. É usado um certificado empresarial e um código, o que viola a sua utilização. No caso do Facebook, este foi desativado e agora nem as apps internas da rede social funcionam.
Espera-se que muito em breve também a Google tome uma posição sobre este seu programa, pelo menos no iOS. Há aqui uma clara violação das regras da Apple e isso levará a medidas drásticas.
Ao mesmo tempo, fica claro que não existem limites para estas empresas no que toca à recolha de dados. São também visíveis as formas tomadas para que esta aconteça, usando todas as medidas possíveis.
[Atualização] A reposta da Google a esta questão está abaixo:
A aplicação Screenwise Meter para iOS não deveria ter sido utilizada juntamente com o programa Enterprise da Apple - foi um erro e apresentamos as nossas desculpas.
Desactivámos esta aplicação nos dispositivos iOS. Esta aplicação é totalmente voluntária e sempre foi.
Fomos sinceros com os utilizadores sobre a forma como utilizamos os seus dados nesta app, não temos qualquer acesso a dados encriptados nas aplicações e nos dispositivos e os utilizadores podem desativar o programa a qualquer momento.
Este artigo tem mais de um ano
Façam esta checklist: https://securitycheckli.st/
Isso é tudo muito bonito, mas para começar:
– os gestores de passwords não são tão seguros como se pensa (como exemplo, o lastpass já foi hackeado);
– colocar uma “strong device password” não adianta de muito se o utilizador instalar apps manhosas;
– algumas das vpns de que tanto se fala, foi provado de que afinal o tráfego não passa por onde eles dizem (vai ter “aos bolsos” de quem as controla).
E isto são só as coisas que sei devido a factos. Fora o resto. Para não se partilhar nada, não se pode ter internet, e tem que se viver num bunker, sem acesso a nenhum aparelho electrónico.
A única solução é ter cuidado com o que se partilha e com quem. E quem for mais paranóico com estas coisas, dados muito sensíveis, por exemplo, colocadas apenas num disco externo, gravadas posteriormente nos velhinhos cds (se possível até nos RW para poder fazer uma espécie de “pen-drive”, limpeza a fundo do disco para impedir recuperação, e depois ter os cds guardados num sítio seguro.
Deixe o Grande Trunfo para fora.
Ele e os conservadores são vítimas da manipulação e mentiras da Google “amicíssimos to facismo Chines!
“Deixe o Grande Trunfo para fora”
Deixe o Grande Trunfo fora disto. era o que queria dizer.
Desculpa nao era para ti.
Pena que nao se possa eliminar o comentario.
O Trump ainda fala da Huawei….
Deixe o Grande Trump fora disto.
Ele e os conservadores são vítimas da manipulação e mentiras da Google “amicíssimos to facismo Chines!
Não vejo problema absolutamente nenhum, é tudo feito de forma transparente e consentida.
Verdade Toni. Uma vez que se tenha consentimento, não há problemas.
Agora alguém tira uma foto minha, me pede autorização para divulgar, eu autorizo, e depois mudo de ideia e vou corrento cheio de mimimi atrás de direitos…
Todo o consentimento e controlo é do utilizador, o problema é que isto viola os termos dos certificados Apple. Porém a Google já corrigiu isto antes de problema ter dado “à luz”…
https://www.cnbc.com/2019/01/30/google-apologizes-for-violating-apple-policy.html
O que viola os termos dos certificados empresariais da Apple não é estarem a recolher dados com consentimentos. É estarem a usar esses certificados para distribuir App fora das respectivas empresas.
E a Google também já tem os certificados bloqueados
https://9to5mac.com/2019/01/31/apple-developer-certificate-google/
vai dar treta. mais uma multinha para a google.
“”É usado um certificado empresarial e um código””
Na pratica são trabalhadores da kaisha, mais pq a apple se mete com “Apps” das empresas…a google paga milhões a apple para ter o google como motor de pesquisas, isso já não é vender dados? podia uzar…
https://swisscows.com/en/datacenter
“Em primeiro lugar, declara de imediato que irá recolher dados dos utilizadores neste processo.”
Deixa de ser assunto.