Google contra-ataca com serviço de streaming de música próprio
Os serviços de streaming de música estão na ordem do dia. Depois da Apple ter apresentado o seu, várias foram as gigantes da Internet que adaptaram os seus modelos para passar a fornecer também este serviço.
A Google não podia deixar passar esta oportunidade e chegou também a este serviço, baseado no seu Google Music, também com um modelo gratuito e assente em publicidade.
Para já o novo Google Music Free está limitado aos utilizadores dos Estados Unidos e baseia-se numa lista de rádios, curadas e com músicas a serem servidas mediante as preferências dos utilizadores.
O modelo de negócio aproxima-se de outros que já existem na Internet, sendo suportado pela apresentação de publicidade, que será intercalada com as músicas apresentadas.
Para além das rádios propostas pela Google, o utilizador poderá também criar as suas próprias listas de reprodução, que vão seguir o mesmo modelo de apresentação de publicidade.
O anúncio deste novo serviço foi feito hoje durante a tarde e revelou que a gigante das pesquisas está interessada em competir directamente com outros gigantes que estão já presentes neste mercado.
A criação destas listas de reprodução (rádios) resulta da compra da Songza, feita pela Google há alguns meses. Inicialmente esteve apenas disponível para os utilizadores que pagam a utilização do serviço, mas foi agora aberta a todos.
Esta novidade surge agora no browser, e ainda limitada na área geográfica, mas espera-se que muito em breve esteja também disponível nos clientes móveis.
Apesar de ter lançado este novo modelo de streaming, a Google continua a dar a possibilidade aos utilizadores de terem acesso sem a apresentação de publicidade, tendo para isso de pagar 9,99 euros mensais.
A Google espera que a disponibilização do streaming gratuito possa trazer muitos mais utilizadores para a modalidade paga, alargando assim ainda mais a sua base de utilizadores.
Ao chegar agora a este campo, a Google vai enfrentar a concorrência de algumas empresas já bem estabelecidas e com os seus créditos firmados, e que seguem o mesmo modelo de disponibilização do serviço.
Por outro lado, tem também a Apple com o seu novo serviço de streaming de música, que quer conquistar a Internet e os amantes de música.
Será interessante ver as movimentações e a forma que a Google vai conseguir para fazer rentabilizar o seu serviço, atraindo clientes destes outros serviços.
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado Google, mas a Apple também tem um serviço de rádio músicas curadas, também de borla.
A diferença é muito simples, e muito directa: na Apple, não vai ter publicidade para ninguém…
A ser a 9.99€, é caro demais, o da Apple não deverá ficar acima disso (em vários países da UE mais pobres é mais barato), e, tal como outros, não tem certos artistas, e deverão desaparecer cada vez mais, se a Apple der melhores condições.
Não acrescenta nada…
A não ter publicidade vão buscar o dinheiro onde? Ou é pago ou tem publicidade diria eu…
Então?
Ouves a rádio, interessas-te mais por música, subscreves mais rápido o AM.
E sim, o AM também vai ter videoclips…
Então? Se tens rádio de borla sem publicidade vou subscrever para quê?
Se as pessoas não subcrevem o spotify premium e têm publicidade achas que vão subscrever outro serviço qualquer? Só por ser da Apple? Tem que lhes trazer algum beneficio… Das comparações entre vários serviços que vi estão todos muito equiparados, não há nada que faça um ser melhor que outro…
Porque o rádio não toca o que queres, quando queres… acho que é fácil perceber a diferença…
As pessoas não subscrevem a pagar?
Sim, 80% das pessoas não pagam por música, Spotify grátis, YouTube, MP3 pirata, etc…
Mas isso não interessa…
O que interessam são os 20% de pessoas que pagam!
Sim, todos são praticamente iguais, portanto, qual deles é que escolhes?
Simples! Escolhes (ou passas para) aquele que tem a música toda que tu queres ouvir!
E achas que os “fornecedores” da música vão querer deixar o Spotify ter a música lá, se eles pagam quase nada, e a Apple (ou Google, ou Tidal, ou…) pagar mais?
Então e as playlists que dizes que criavas para o youtube? Aqui já não crias? No Google Music podes colocar não sei quantos mil mp3 e ouvir onde quiseres 😀
Bem voltando ao assunto, creio que os artistas estão onde lhes dão dinheiro daí estarem em todas as plataformas. Não sei como será o modelo de negócio mas se eu fosse artista e se posso receber de 3 grandes players, porquê receber só de um? A não ser que exista exclusividade, aí sim pode haver um serviço mais vantajoso que outro.
Se o Spotify não paga quase nada aos “fornecedores” a Apple paga o q?
Spotify 70% = quase nada. Apple 71.5% = ? (responde aí Gustavo).
E já agora responde aí pq é que os “fornecedores” abandonariam o Spotify só porque a concorrência paga 1.5% a mais quando podem ganhar pelos dois.
O problema não é a margem…
O problema é que a maioria dos utilizador spotify, é “free”, e o dinheiro dos ads, que é ridículo, é que vai esses 70%
Outra coisa, a subscrição do Google Music traz também o Youtube Music key:
https://www.youtube.com/musickey
Apple Music também tem videoclips… LOL?
Claro que vai ter publicidade.
Claro?
Claro onde?
Onde é que leste isso???
Deves pensar que a Apple anda a dar alguma coisa a alguém. Claro que vais ter de pagar para teres Apple Music, só te oferecem 3 meses… xD Depois inchas…
O rádio é de borla, para sempre.
tambem nos outros serviços 🙂
Mas tem pub.
A google sempre a inovar
Sim, a introduzir publicidade na rádio!
Grande inovação!
estranho parece que quando se fala de outros serviços 90% idênticos já se inova deverá ser os 10% que difere que faça a diferença.
Peço desculpa pela ignorância, mas a Google não tinha já um serviço de streaming ou era algo diferente? Eu lembro-me de na aplicação ver um serviço de subscrição mensal, para que servia?
Tinha… Google Play Music All Access
Mas agora têm uma rádio, e mudou o nome para “Google Music”, parece se parece mais com outro serviço que compete chamado “Tidal”.
Rádio já existia para quem subscrevia e claro sem publicidade.
A única novidade mesmo é estar disponível para todos e com publicidade.
exactamente 🙂 e a google tem a vantagem de ter a música toda do youtube
Para isso abro o YouTube, faço um playlist, e não ouço/vejo ad’s, porque tenho uBlock!
Sim mas tens que fazer a playlist tu próprio, penso que não deves ter os Mix do Youtube sem o music key.
Tambem podes juntar as musicas todas num leitor de mp3, fazer playlists por pastas e não tens que ter serviço nenhum de streaming.. 😀
Não há playlists que podes abrir no YouTube?
Oi?
Bruno Gonçalves, na verdade não tens de criar tu uma playlist.
Basta selecionares um video de uma musica que queiras e deixares a opção de “autoplay” ligada, que ele passa a próxima música relacionada, e assim sucessivamente.
Tem rádio?
Quem são os radialistas?
Rádio é o nome que eles davam ao serviço, fazem uma playlist com base no artista que escolhes, dando artistas semelhantes…
Ah… é só uma playlist… não é radio verdadeira…
Radio verdadeira tens o TuneIn… Tendo em conta que grande parte da malta quer é ouvir offline nos dispositivos moveis, não me parece que uma radio verdadeira seja uma mais valia no serviço… Mesmo que queiras ouvir em casa por streaming… TuneIn 🙂
Oh… radios reais são uma treta… passam sempre o mesmo…
Não disse que não havia :), apenas que os Mix que o próprio youtube faz é que acho que não tens sem a subscrição, ou então a subscrição tira a publicidade dos Mix. Sinceramente não sei 🙂
É mais um Google+ – poderia ter sido uma boa ideia se fosse antes do Facebook.
O timing da Google é péssimo…
No entanto tem produtos cada vez melhores e faz uma coisa que poucos fazem… ter tudo num só sítio. Agora na Google tens muito mais do que um motor de pesquisa, com a tua conta.
Apesar de demorar, faz bons produtos e melhor… são praticamente todos gratuitos. Queres mais?
Eu concordo contigo, acho que o Google+ é melhor que o Facebook em vários aspectos…
Mas dificilmente consegue destronar o Facebook por causa da enorme adesão que já tem…
Não interessa, tenho Mixradio que faz a mesma coisa e ainda ouvir off line as músicas prediletas (vários gêneros ).
Tem pub?
Não
No WP não!
Noice
Eheheh, agora ficaste engasgado! Lol
O MixRadio é brutal. Não o troco por nada.
Vocês não percebem? A Google estava à espera que a Apple lançasse para ver a reação do mercado 😀
Bora lá, a concorrência só beneficia o utilizador.
Bem, isso tudo que lançou agora já existia, na verdade (Google Music All Access), só que pago.
Mesmo no youtube (PC, porque devices o youtube deixa de tocar quando o ecrã desliga) podes começar a ouvir uma música, deixar o “autoplay” ligado e ele vai passando videos relacionados (e já tem isto há largos meses), ou selecionar as mixes que o youtube cria automaticamente (tab de videos sugeridos desse video, e isso tem há anos).
E não esquecer a funcionalidade que o youtube teve há uns tempos, o Youtube Disco (feature removida em Outubro passado), em que inserias um artista ou música e ele criava uma playlist relacionada (bem, tinha uma página dedicada para criares a playlist, mas com a introdução das auto mix ou do autoplay que no final de um video toca outro relacionado, tornou-se obsoleto).
Por isso é que fecharam o Grooveshark!
Mixradio dá 10 a zero…e sem publicidade!!!
+1
+640
Acho que percebi a lógica da coisa. A Google lança um serviço suportado por publicidade que, ao que parece, não se distingue do serviço por subscrição, sem publicidade.
Para isso vai ter que ir buscar bastante dinheiro à publicidade para pagar aos produtores/distribuidores. O mais certo é ser através de vídeos publicitários – se forem com os do Sapo, que nunca mais acabam, até pode fazer bastante dinheiro, mas deve ser um bocado chato.
Eu diria que este Google Music “com adware” vai atacar é sobretudo o negócio do Spotify na parte suportada por publicidade (entre 70 e 75% dos seus utilizadores). Mas a Google tem mais jeito para a publicidade, pode conseguir receber mais.
Agora, em que medida o Google Music “com adware” vai prejudicar o Apple Music, por subscrição e sem publicidade está para se ver. O Google Music com subscrição (sem publicidade) é que está mais perto do Apple Music (sem contar com as web radio, gratuitas, que são outro campeonato).
Era porreiro se desse para usar na web, e cortar a pub com uBlock…
LOL
com o adaway instalado será que resolve? LOL
LOL!
Que confusao que para ai vai !
Atacar o spotify free, com este serviço de radio ??? O spt free, é um serviço completo, ” Á LA CARTE” ( que obviamente tb inclui a funçao radios e de grande qualidade), que em relaçao ao premium pago, apenas n tem som a 320k e playlists offline ! Para além da pub claro ! Ou seja é concorrente do apple music, google music all acess, tidal e outros. Qto a este google radio, seria concorrente direto do mixradio, tb free ! , E digo seria, pq nem desse conseguira ser !!!Pq tem pub e nao tem playlists offline.
E nao sei em que é que o google pago está mais perto ou longe do apple music que o spotify!!!! E ainda falta provar, as eventuais mais valias ou nao do apple music, quando sair . Td depende do que se procura e dos serviços que nos poderao interessar. Se valer a pena la vou eu ter de subscrever mais um ( o spotify com tanto “arquivo” que la possuo, nunca poderei queimar e pub nao obrigado ).
Agora mais uma vez digo, é obvio, que com o poderio economico ( que a sua posiçao no mercado lhe permite), se a apple quiser, arrasa qq um, nos planos nao free. Ate se pode dar ao luxo de ter apenas breakeven, neste negocio, ou perder mm, ate arrasar com a concorrencia, e secar td á sua volta ! ! A começar pelo spotify, que ao que sei, anda sp com a corda na garganta, dado que nao negoceia mais nada. Espero que isso nao aconteça, pq os monopolios fecham os mercados e la se ia o meu arquivo pessoal de cerca de 1 milhao de musicas, que tantas horas, dias, meses, sei la, me queimaram as pestanas e timpanos.
Que confusão que para aí vai. O Google Music já tinha uma versão free, sem publicidade, muito limitada em relação ao Google Music pago.
Este Google Music free suportado por publicidade é diferente do free sem publicidade. Tem mais funcionalidades e não é um simples conjunto de web rádios.
Se a opção dos utilizadores é pagar ou não pagar (suportando a publicidade), qual é o concorrente directo deste novo Google Music free? O Spotify free, obviamente. “Ah, mas o Spotify free tem mais coisas”. Não me parece – sobretudo no caso do Spotify para iOS (é diferente do para PC) em que não se distingue de uma web rádio.
Nao se distingue de uma web radio ? so se for em ios, n uso, pq os 2 ipods e um iphone que ainda tenho, so foram até ao 4.2.1 e o spotify so a partir do ios 5 ! agora em pc e android, dao quase tudo. Da para escolher a la carte, ouvires e fazeres as tuas proprias playlists ou de outros, para alem das web radio tematicas, salvar musicas e albuns…acesso a noticias, novos lançamentos etc-
Spotify Free, no móvel, é tipo “rádio”…
Nao se distingue de uma web radio ? so se for em ios, n uso, pq os 2 ipods e um iphone que ainda tenho, so foram até ao 4.2.1 e o spotify so a partir do ios 5 ! agora em pc e android, dao quase tudo. Da para escolher a la carte, ouvires e fazeres as tuas proprias playlists ou de outros, para alem das web radio tematicas, salvar musicas e albuns…acesso a noticias, novos lançamentos etc-
Continuo a achar que é muito difícil de bater o Spotify. Os 7€ mensais são bastante competitivos.
É como aqui deste lado… Concordo. Tenho Spotify premium e não quero saber de outro serviço para nada. O Spotify oferece o mesmo por menos. Cumpre por completo aquilo que pretendo. E ainda falta a possível marosca que é criar outra conta e ter premium por 3 meses por 99 cêntimos. 😛 O da Apple não traz nada de novo a este tipo de serviços. Só é considerado inovador por ser da Apple. Inovador foi o primeiro serviço deste género. Esse sim, foi inovador. Não sei qual foi, mas por acaso até gostava de saber, apenas por curiosidade.
E, na verdade, os 7€ dão para mais que um mês.
Experimenta pagar com mbnet e leva o aviso de pagamento até ao máximo. Dá para 1 mês e 14 dias, até ficares sem premium.
Contas ao ano: cerca de 5€/mês
€7 é em Portugal, porque quase não há fregueses. Noutros países, com maior poder de compra, são os $9,99 como o Apple Music ou o Google Music (sem publicidade)
Bem, mas a nos interessa é em Portugal certo ? Quero la saber do resto !E na altura os 10 usd equivaleriam a mais ou menos os 7 euros, agora, com as alteraçoes cambiais, é que seria mais, tal como so outros! Alias acho que esse price ( que tb tenho) sera para os antigos, actualmente tb sao 10 usd. Tb existia um intermedio unlimited por 3.5 eur, que entretanro acho que acabou. O mercado esta a uniformizar para novos clientes ( ate o tidal tem uma opçao destas, para alem da mais cara com flac ).
Até pagaria por este, não fosse já cliente do Spotify.
Mas se também tem modelo grátis com publicidade, temos uma boa notícia: não terá a básica do junk pop da taylor swift, reduzindo assim o risco de timpanites agudas graves ao ouvir rádio.
O mixradio no WP e do melhor que a e claro não tem pub
+1
Alguém já exprimentou com uma extensão tipo de ip change se funciona?
Quem é cliente spotify sabe me dizer se consegue passar as musicas para o “mp3”?
Mp3?
Mas voltámos a 2005?
la porque tu nao usas, nao quer dizer que outras pessoas nao o façam…
tipico mancebo que so olha po seu umbigo…
No premium (pago), sim, tens a opçao offline ( tds ou quase tds os pagos tem essa opçao ).Nos planos free, nop. Destes, tens o mixradio, sem pub e com offline tb. Mas funciona como serviço “radio”, escolhes generos de musica e artistas e eles é que fazem as playlists.
peço desculpa pela ignorância, mas eu já utilizava o Google Play Music web player e no Android, onde tenho um espaço gratuito para lá pôr os meus albuns mp3 (e tenho lá carradas deles) e dava para criar playlists, onde oiço a musica sem publicidade. Vai passar a apresentar publicidade??? é essa a minha dúvida.
O teu não é o das bolinhas azul claro ao lado das Google Play Music pago, os dois sem publicidade?
Ninguém falou em acabar com esse serviço free, sem publicidade.
O que se fala no post é noutro serviço free, suportado por publicidade, que há-de ter mais funcionalidades que o actual.
https://play.google.com/music/listen
Há quase 1 ano, que tenho Spotify de 3 em 3 meses, por 99 cêntimos LOLL
Acaba-se a subscrição de 3 meses, cria-se uma nova conta, simples…
Pode vir a Apple, a Google, o que quiserem, que ter todas as músicas sem Publicidade, a 99 cêntimos de 3 em 3 meses, nenhuma baterá o Spotify…
Spotify forever.