Google baniu câmaras da Xiaomi do seu Assistente por razões de segurança
Nos dias de hoje é cada vez mais comum termos câmaras de vigilância nas nossas casas. Estas integram-se de forma única com os assistentes virtuais e permitem que sejam consultadas em qualquer lugar.
A Xiaomi já entrou neste mercado e tem algumas propostas certamente bem atrativas. O problema é que estas têm uma falha grave de segurança e por isso, a Google retirou-lhes o acesso aos seus serviços, em especial ao seu Assistente.
Novos problemas para a Xiaomi
Apesar de disseminadas pelas casas, as câmaras inteligentes têm níveis de segurança muito baixos. Acabam facilmente na Internet a difundir as imagens dos seus donos, algo que ninguém quer e sobretudo que dificilmente conseguem controlar.
Se muitas vezes os problemas estão nas configurações aplicadas, noutras têm causas bem diferentes e muito mais preocupantes. É esse o caso da Xiaomi, que perdeu agora acesso aos serviços da Google por culpa de um relato de problemas graves de privacidade.
As câmaras estão a violar a segurança mais básica
O caso que deu início a este processo surgiu inesperadamente no Reddit, reportado pelo utilizador /r/Dio-V. Afeta uma Xiaomi Mijia 1080p Smart IP Security Camera e do que se sabe, esta está ligada a um Google Home.
O problema é que em vez de ver as imagens da sua câmara Xiaomi, este utilizador tem estado a ver imagens de outras. Estas surgem algumas vezes em vídeo e outras em imagens estáticas. Do que revelou, ambas estão com as versões mais recentes de firmware e foram igualmente compradas novas.
A Google bloqueou o acesso ao seu Assistente
Para impedir a propagação deste problema e a perda de privacidade, a Google já tomou medidas preventivas. Bloqueou o acesso de todas as câmaras ao seu assistente virtual, impedindo assim que este problema grave se propague a outros equipamentos e a outros utilizadores.
A Google também já está em contacto com a Xiaomi para detetarem o problema e posteriormente para o resolver. Até lá, e durante a correção do problema, as câmaras da Xiaomi vão estar impedidas de usar os serviços da Google.
Este artigo tem mais de um ano
Pedro Simões ai esse Português
é cameras e nao camaras
Tens a certeza? Então passa por exemplo no site da Canon e vais ver… Há dias tive a mesma dúvida…
é camaras(português), cameras(brazil)…
portanto ai esse português é para ti.
Para ti também, em português é Brasil.
Penso que as duas formas são correctas, sendo Câmera (um brasileirismo) e Câmara, Português europeu.
Não está correcto as duas não. Se estamos em PORTUGAL é CÂMARA, não camera 🙂
Não é por ser um brasileirismo que temos de banir a palavra do nosso dicionário…
câ·me·ra
(latim camera, -ae ou camara, -ae, tecto abobadado, abóbada, arco)
substantivo feminino
O mesmo que câmara.
“camera”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/camera [consultado em 03-01-2020].
As duas formas estão correctas
Não foi só as câmeras, eu tenho uma lâmpada Phillips/Xiaomi e deixou de dar ontem no Google Assistant, fiz o unlink da conta Mi Home e…já não aparece mais.
Aconteceu-me exatamente o mesmo ontem por volta das 18h
Ainda existe muito pessoal tolo usar camaras ligadas a internet dentro de casa, depois ficam admirados…
Mesmo.
Câmaras dentro de casa só ligadas ao gravador, e depois acede-se ao gravador via computador que esse sim está ligado à Internet, visto que os computadores são muito mais fáceis de proteger que os gravadores e as próprias câmaras onde basicamente é quase impossível proteger as mesmas a menos que sejam excelentes programadores, façam as vossas próprias câmaras/ gravadores e tenham muitos amigos excelentes programadores/ analistas dispostos a testar se fizeram tudo bem… pouco ou mesmo nada realista.
Eu bani o assistente da Google por razões de segurança.
LOL
Por razões de segurança tens de te banir da internet em si porque nada é seguro..
no meu caso foi as luzes e a no google home ja nem aparece o mi home para adicionar contas… tenho algumas xiaomi philips e a integracao cloud nao funciona
+1
Quem põe uma camara online em casa pode fazer conta que pode estar a ser vigiado. Portanto um “capuz” dá sempre jeito em situções mais intimas.