Google alargou o suporte do Chrome no XP até ao fim do ano
O XP é um sistema que está morto! Assim o tenta apregoar a Microsoft e muitos fabricantes. A verdade é que o universo de utilizadores é ainda muito grande e não será fácil esse número baixar muito mais, num futuro próximo.
Ciente desta realidade, que muitos não querem ver, a Google voltou a alargar o período de suporte a este sistema operativo, dando mais alguns meses de actualizações para o Chrome.
A data limite que a Google tinha dado para o suporte ao Chrome no Windows XP estava definida o actual mês de Abril.
Mas a verdade é que os elevados números de utilização do XP e também do próprio Chrome nesta plataforma podem ter agora levado a que esse suporte fosse alargado até ao final de 2015.
No anúncio que fez na passada semana a Google não revelou as verdadeiras causas para que esse suporte fosse agora alargado, mas fez ver que ainda existem muitos milhares de utilizadores a usar este sistema operativo.
Esta base ainda muito alargada de utilizadores é extremamente interessante para a Google, pois pretende manter os utilizadores a usar o seu browser, evitando que procurem alternativas e que se habituem a elas.
Várias foram as empresas que mantiveram o suporte ao Windows XP, como a Mozilla ou a Opera, o que coloca estes browsers numa posição privilegiada face à concorrência.
Mesmo sem suporte da Microsoft para o Windows XP, e um ano depois de ter sido "terminado", este sistema operativo ainda tem uma posição no mercado muito interessante.
Com quase 17% da utilização total no universo dos sistemas operativos, é ainda um dos mais usados, ultrapassando o Windows 8 e 8.1 somados e com uma clara supremacia face a outros não Windows.
Tanto a Microsoft como a Google esperam que a chegada do Windows 10 venha mudar este cenário, fazendo descer a utilização do XP para valores marginais, mas a verdade é que dificilmente isso deverá acontecer.
Caso essa mudança aconteça as empresas ficam com liberdade para centrarem-se em manter apenas as versões mais estáveis e que são mais usadas.
Este artigo tem mais de um ano
Tendo em conta as guerrinhas nojentas entre esses dois, quer-me parecer que podem haver segundas intensões nesta medida..
O que virá daqui?
A Google não quer perder mercado. Todos esses utilizadores vão um dia mudar para outro windows e levam o Chrome com eles. Se não dessem suporte perdiam utilizadores agora e no futuro!
Também me parece…mas se quiserem boicotar o Windows 10 e o Spartan, porque alargar só até ao final do ano?
Estou farto das cenas desta Google
Boicotar? Quem usa o XP tem as suas razões. Uma delas pode ser que o hardware que possuem ligado ao pc só funcione nessa versão do SO. Outra é o custo de cada Ruim novo. Neste caso é uma questão de segurança, as pessoas que ainda usam o XP viram-se forçadas a usar um navegador de web que as proteja. Pode acontecer é que por terem o IE instalado fiquem vulneráveis na mesma.
Pois é
Pergunto-me se sempre que criam um novo artigo, caso identifiquem uma gralha no texto se corrigem ou fica assim? Vocês têm revisão de texto?
Já viram como começa o artigo? Noto com frequência quase diária de erros deste tipo, isto porque acompanho-vos diariamente ou no pc ou no smartphone.
“O XP é uma sistema que está morto!” – Não é grave mas requer mais cuidado para quem mantém um portal diário de tecnologia de qualidade.