Chrome no Ubuntu? Será que vai haver mudanças?
O Firefox tem sido uma constante no Ubuntu desde as primeiras distribuições, mas isso pode mudar, segundo Mark Shuttleworth, fundador da Canonical Ltd, distribuidora do Ubuntu, que adianta "provalvelmente iremos manter o Firefox pelo menos por mais um ano e depois veremos daí para a frente".
Versão atrás de versão, o Chrome, tem vindo a ganhar constantemente adeptos. Segundo Mark Shuttleworth, "O trabalho que a Google está a desenvolver com o sistema operativo Chrome, que corre o navegador Chrome em cima de uma versão genérica do Linux, está a ter um impacto muito positivo sobre o desempenho do Chrome em Linux".
A controvérsia Para os utilizadores habituais do Ubuntu, a noticia da alteração do interface Gnome para o Utility, foi um misto de protestos e aplausos. Esta mista reacção, tem aumentado a tensão entre os programadores da Canonical e da Gnome.
Esta mudança do motor gráfico, é uma tentativa de massificar o Ubuntu, levando a uma gama de utilizadores mais vasto.
Tradicionalmente, o Ubuntu tem usado a interface GNOME como padrão, mas são lançadas diversas versões para que exista a opção de escolha, como o KDE.
O Unity requer o OpenGL com capacidade de hardware, que melhora a experiência de desktop, mas os utilizadores com máquinas mais antigas são empurrados de volta para a velha interface GNOME 2, o que traz alguns problemas.
O próximo passo é permitir que os utilizadores com hardware mais antigo possam usar a interface do Unity num ambiente de "2D", ao invés do que Shuttleworth chama de experiência 3D completa.
O problema não é tanto no hardware como no software Linux, que tem problemas para habilitar recursos avançados gráficos.
Este artigo tem mais de um ano
Ok… O que é que o Chrome tem haver com o Unity? Ou temos duas notícias diferentes num único post com um único titulo?
Tem pois tal como aconteceu com o Unity e o Gnome, é muito provável que o Firefox seja substituido pelo Chrome no Ubuntu.
@Pedro Simões
O Unity não substituiu o Gnome. Há aí um pequeno equivoco. O Unity é apenas uma shell para Gnome. O Ubuntu 11.10 contará inclusive já com os novos pacotes Gnome versão 3.
no login podemos escolher o gnome “normal”, e até modo texto… agora temos os que comentam e não usam, ficam com sua copias nao oficiais da janela 7
Isso não tem nada que ver com este assunto.!!!!!
Escreve-se (e diz-se) “a ver”.
Estes putos cada vez escrevem pior…
Mas também não precisa humilhar o rapaz…
Lol ri-me.
A tua atitude fala por ti.
isto nem aquece nem arrefece
mesmo que passe a vir com o chrome quem quiser pode sempre instalar o firefox por isso não há problemas, mas passa a ser mais uma conquista da google no mundo freeware
Há que tempos que corro o chrome no ubuntu e muito bem e ainda o opera. Não há problema:-)))
É uma má atitude, a meu ver, pois estão a abandonar software open source por software proprietário. Se o ubuntu quer o chrome, que apoie o desenvolvimento do chromium…
Gosto
Nem mais!
Se vem como default então é o chromium, o ubuntu não vem de origem com software proprietário, nem há de vir. Provavelmente é preferido como chrome para não confundir muito os “leigos” que começam logo a perguntar qual a diferença entre os dois (que é cada vez menos ultimamente).
Hum… O Chrome não pode ser. O Chromium vá lá, agora o Chrome não é open source portanto não pode ser distribuido com um sistema operativo Linux open source…
A não ser que eles fiquem closed source, claro, o que era porreiro que assim eles desapareciam de vez.
Ah, pera aí…
Pois é, o Chromium é open source mas é tipo um Chrome “Starter”. Não tem plugin de PDF nem Print Preview (exclusivos do Google Chrome).
“Chrome não é open source”
Se quiseres ver o codigo fonte do Google Chrome, vai ao Chromium e procura pelos termos GOOGLE_CHROME_BUILD e USE_PROPRIETARY_CODECS. Ate’ o “build/release” do Google Chrome e’ feito no projecto Chromium.
“portanto não pode ser distribuido com um sistema operativo Linux open source”
No caso do Google Chrome (GC), o Ubuntu apenas precisaria de pedir autorizacao ‘a Google para incluir o GC, devido ao Trademark e nao por causa do codigo fonte. Os dois unicos problemas seriam os codecs proprietarios que veem incluidos no GC, que impediriam a Google de autorizar, e a comunidade Ubuntu, devido a motivos ideologicos.
Em relacao ao tema em questao, pouca diferenca faria para mim, visto que tenho sempre os dois instalados, a nao ser ter que instalar o Firefox em vez do Chromium/Chrome.
Fiquem Bem!
Uma aplicação com código fechado pode perfeitamente ser incluída numa distribuição de Linux, pois não existe nenhum impedimento legal para tal. O impedimento legal impede de fechar o código do kernel linux em si e de aplicações com lincenças GPL (e outras afins) .
Até existem distribuições linux que trazem drivers proprietários instalados por defeito…
Algo bastante diferente, e de louvar, diga-se de passagem, é o facto de muitas distribuições Linux optarem por não trazer aplicações closed source instaladas por defeito. Agora, acho que ninguém pode garantir que o Ubuntu siga sempre esse caminho.
“..alteração do interface Gnome para o Utility..”
Unity, parece-me. 😉
Continuação de bom trabalho pessoal. 😉
Fiquei sem perceber se afinal vão trocar o mozilla pelo chrome, e quais os motivos por detrás. Em vez de se focarem no que o titulo diz respeito, perderam tempo a falar no Unity. Em nenhuma parte do texto foi referido o mozilla.
Enfim, para quem quiser ver a notícia original: http://www.networkworld.com/news/2011/061311-mark-shuttleworth.html
Estava a ver que nunca mais, o Firefox perdeu tudo desde da versão 3.6
A troca do Firefox pelo Chrome é compreensível e até justificável
Já a troca do gnome pelo unity veio a calhar, e justo agora que o gnome 3 saiu!!
Off topic
O ecrã do meu portátil avario, só dá riscas no ecrã, mas dá num ecrã externo via porta VGA
Gostaria de saber se vale apenas mandar arranjar, substituir ou se com esse dinheiro compro um portátil de entrada novo.
Preços do arranjo, alguém sabem quando é que custa?
O portátil é um HP G7000 NOTEBOOK PC
Obrigado
Claro que compensa. Por 200€ compras um ecrã. O problema é substituir… Tens ou conheces quem o faça?
Eu não sei qual é o problema disto tudo… Opensource… codigo fechado… o que se quer é ver o email, navegar e jogar umas coisitas quando há tempo. Quem é adepto do 100% opensource terá sempre alternativas. Para mim, o Ubuntu pode até vir com o Internet Explorer, o que eu faço é instalar logo o Firefox. Sem espinhas. Não me venham é com pedagogia do open-source porque 90% dos que eu conheço que instalam Ubuntu estão logo a seguir a instalar drivers proprietários e restricted extras…
Abraço
Subscrevo o acima. Só não iria instalar o Firefox porque tenho mau ou melhor péssimo desempenho com o Flash nesse browser, no Chrome corre razoavelmente bem para Linux
Não confundir open source com free software.
Quanto aos drivers há que haver distinções.
1 – Na altura da compra do equipamento não fazia uso da plataforma gnu+linux ou não conhecia que liberdades estavam a ser retiradas ao fazer uso de software proprietário.
Abrindo assim uma excepção e no futuro evitar a compra de hardware que não libera codigo.
2 – É alguem que não se preocupa muito com a sua liberdade no seu computador, portanto faz uso preferencial em open source ( que pode respeitar como não as 4 liberdades ) mas em caso de alguma aplicação fechada usa-a na mesma.
Sendo os factores desempenho e acessibilidade postos na balança.
Não são nem de longe nem de perto todos os pontos referentes a situação, mas dão dois pareceres novos a balança.
Uma vez que os drivers são um requisito para usar uma peça de hardware, o grau de atenção a este software é diferente.
Se tive sido apontado para aqueles que suportam free software compreendia o criticismo, uma vez que foi direccionado a open source é descabido 😉
Google Chrome
”
Google Chrome Terms of Service
These Terms of Service apply to the executable code version of Google Chrome. Source code for Google Chrome is available free of charge under open source software license agreements at http://code.google.com/chromium/terms.html.”
font: http://www.google.com/chrome/intl/en/eula_text.html
Podiam colocar o Chromium…