PplWare Mobile

Chrome no Ubuntu? Será que vai haver mudanças?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Pad says:

    Ok… O que é que o Chrome tem haver com o Unity? Ou temos duas notícias diferentes num único post com um único titulo?

  2. carlos says:

    isto nem aquece nem arrefece
    mesmo que passe a vir com o chrome quem quiser pode sempre instalar o firefox por isso não há problemas, mas passa a ser mais uma conquista da google no mundo freeware

  3. wanderer says:

    É uma má atitude, a meu ver, pois estão a abandonar software open source por software proprietário. Se o ubuntu quer o chrome, que apoie o desenvolvimento do chromium…

  4. Say says:

    Hum… O Chrome não pode ser. O Chromium vá lá, agora o Chrome não é open source portanto não pode ser distribuido com um sistema operativo Linux open source…

    A não ser que eles fiquem closed source, claro, o que era porreiro que assim eles desapareciam de vez.

    Ah, pera aí…

    • jrk says:

      Pois é, o Chromium é open source mas é tipo um Chrome “Starter”. Não tem plugin de PDF nem Print Preview (exclusivos do Google Chrome).

    • Ricardo Elias says:

      “Chrome não é open source”

      Se quiseres ver o codigo fonte do Google Chrome, vai ao Chromium e procura pelos termos GOOGLE_CHROME_BUILD e USE_PROPRIETARY_CODECS. Ate’ o “build/release” do Google Chrome e’ feito no projecto Chromium.

      “portanto não pode ser distribuido com um sistema operativo Linux open source”

      No caso do Google Chrome (GC), o Ubuntu apenas precisaria de pedir autorizacao ‘a Google para incluir o GC, devido ao Trademark e nao por causa do codigo fonte. Os dois unicos problemas seriam os codecs proprietarios que veem incluidos no GC, que impediriam a Google de autorizar, e a comunidade Ubuntu, devido a motivos ideologicos.

      Em relacao ao tema em questao, pouca diferenca faria para mim, visto que tenho sempre os dois instalados, a nao ser ter que instalar o Firefox em vez do Chromium/Chrome.

      Fiquem Bem!

    • wanderer says:

      Uma aplicação com código fechado pode perfeitamente ser incluída numa distribuição de Linux, pois não existe nenhum impedimento legal para tal. O impedimento legal impede de fechar o código do kernel linux em si e de aplicações com lincenças GPL (e outras afins) .
      Até existem distribuições linux que trazem drivers proprietários instalados por defeito…

      Algo bastante diferente, e de louvar, diga-se de passagem, é o facto de muitas distribuições Linux optarem por não trazer aplicações closed source instaladas por defeito. Agora, acho que ninguém pode garantir que o Ubuntu siga sempre esse caminho.

  5. MJ says:

    “..alteração do interface Gnome para o Utility..”

    Unity, parece-me. 😉

    Continuação de bom trabalho pessoal. 😉

  6. Navyseal says:

    Fiquei sem perceber se afinal vão trocar o mozilla pelo chrome, e quais os motivos por detrás. Em vez de se focarem no que o titulo diz respeito, perderam tempo a falar no Unity. Em nenhuma parte do texto foi referido o mozilla.
    Enfim, para quem quiser ver a notícia original: http://www.networkworld.com/news/2011/061311-mark-shuttleworth.html

  7. Jose says:

    Estava a ver que nunca mais, o Firefox perdeu tudo desde da versão 3.6

  8. Fernando says:

    A troca do Firefox pelo Chrome é compreensível e até justificável

    Já a troca do gnome pelo unity veio a calhar, e justo agora que o gnome 3 saiu!!

  9. Ana says:

    Off topic

    O ecrã do meu portátil avario, só dá riscas no ecrã, mas dá num ecrã externo via porta VGA

    Gostaria de saber se vale apenas mandar arranjar, substituir ou se com esse dinheiro compro um portátil de entrada novo.

    Preços do arranjo, alguém sabem quando é que custa?

    O portátil é um HP G7000 NOTEBOOK PC

    Obrigado

  10. PapiMigas says:

    Eu não sei qual é o problema disto tudo… Opensource… codigo fechado… o que se quer é ver o email, navegar e jogar umas coisitas quando há tempo. Quem é adepto do 100% opensource terá sempre alternativas. Para mim, o Ubuntu pode até vir com o Internet Explorer, o que eu faço é instalar logo o Firefox. Sem espinhas. Não me venham é com pedagogia do open-source porque 90% dos que eu conheço que instalam Ubuntu estão logo a seguir a instalar drivers proprietários e restricted extras…
    Abraço

    • SamC says:

      Subscrevo o acima. Só não iria instalar o Firefox porque tenho mau ou melhor péssimo desempenho com o Flash nesse browser, no Chrome corre razoavelmente bem para Linux

    • Não confundir open source com free software.

      Quanto aos drivers há que haver distinções.

      1 – Na altura da compra do equipamento não fazia uso da plataforma gnu+linux ou não conhecia que liberdades estavam a ser retiradas ao fazer uso de software proprietário.
      Abrindo assim uma excepção e no futuro evitar a compra de hardware que não libera codigo.

      2 – É alguem que não se preocupa muito com a sua liberdade no seu computador, portanto faz uso preferencial em open source ( que pode respeitar como não as 4 liberdades ) mas em caso de alguma aplicação fechada usa-a na mesma.
      Sendo os factores desempenho e acessibilidade postos na balança.

      Não são nem de longe nem de perto todos os pontos referentes a situação, mas dão dois pareceres novos a balança.

      Uma vez que os drivers são um requisito para usar uma peça de hardware, o grau de atenção a este software é diferente.

      Se tive sido apontado para aqueles que suportam free software compreendia o criticismo, uma vez que foi direccionado a open source é descabido 😉

  11. Google Chrome


    Google Chrome Terms of Service

    These Terms of Service apply to the executable code version of Google Chrome. Source code for Google Chrome is available free of charge under open source software license agreements at http://code.google.com/chromium/terms.html.”

    font: http://www.google.com/chrome/intl/en/eula_text.html

  12. Gilmar Bertolote Jr. says:

    Podiam colocar o Chromium…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.