Próxima atualização do Chrome da Google será focada na privacidade e segurança
A Google colocou as novidades do seu browser em pausa durante a pandemia. Durante algumas semanas o Chrome parou de ser atualizado, para assim garantir a estabilidade necessária a todos os que estavam a trabalhar a partir de casa.
Agora que tudo está mais facilitado, mas as novidades regressaram. Surgem sobretudo ao ritmo que a Google nos habituou e há muito para descobrir. A próxima atualização do Chrome chega em breve e foca-se principalmente na privacidade e segurança dos utilizadores.
Muitas novidades da Google para o seu browser
A Google apostou muito a próxima atualização do Chrome, preparando-o para os próximos tempos. Em particular focou-se em duas áreas que são essenciais para os utilizadores. Falamos da interface das definições e das ferramentas de segurança.
Em primeiro lugar houve um redesenhar e um adaptar das Definições do Chrome. Tudo está agora arrumado de forma mais intuitiva e mais simples de encontrar e aceder. Passa a haver também uma gestão de cookies mais objetiva e fácil.
Chrome aposta forte na privacidade
Ainda nesta área, e para continuar a melhoria da interface do Chrome, a Google criou uma nova área para gestão de extensões. Mais direta e completamente acessível para personalizar mais o browser da Google.
Uma novidade é a parte da Verificação de segurança. Esta passa a fazer parte deste browser e consegue avaliar o estado. São vários pontos que são analisados, desde a versão do Chrome até à Navegação segura ou as extensões, passado pelas palavras-passe.
A segurança é também um ponto forte
Também o modo Anónimo foi melhorado, passando a dar aos utilizadores um maior controlo sobre as cookies que são registadas. As de terceiros passam a ser ignoradas neste modo que se quer mais seguro e protegido para os utilizadores.
Uma novidade importante está na presença do DoH (DNS over HTTPS). Este modo está agora aberto no Chrome e pode ser usado por todos que queiram um nível de segurança ainda maior. O browser da Google vai tentar usar este modo sempre que possível, de forma automática.
Para aumentar ainda mais a segurança, o Chrome tem agora o Programa de Proteção avançada da Google. Este garante a salvaguarda as Contas Google pessoais de qualquer pessoa em risco de ataques direcionados.
Esta novidade irá em breve estar disponível para todos. Bastará a atualização do browser da Google para que possa ser usada e testada. Mais uma vez o Chrome está na vanguarda da segurança e dá aos utilizadores as melhores ferramentas.
Este artigo tem mais de um ano
Ah sim? Descobriram a pólvora agora? Então, nestes anos todos de desenvolvimento, qual tem sido a preocupação principal? Por mim, passo.
É agora que o Chrome vai deixar de enviar para os servidores da Google todos os endereços visualizados, e vai acabar com a telemetria de uso de páginas abertas. Desta é que é!
ah ah ah, privacidade, deixem-me rir!
Excelente.Apesar de ter o Pale Moon como o meu browser principal considero o Google Chrome o melhor browser que existe.Não há comparação. 🙂
Excelente fork do Firefox. Leve e eficaz.
Também acho.Obrigado. 🙂
Nop. Consegui felizmente eliminar o Google Chrome da minha vida.
Menos um pedacinho google.
Sem arrependimentos
Consegue-se saber no que eles se baseiam para dizer que certa e determinada password devia ser alterada? Ou que se encontra comprometida?
É que a nível de privacidade não sei onde está a barreira…porque ao acederem a certas partes do nosso quotidiano…é preocupante…
A função guardar password guarda todas as passes nos servidores da Google. Se há confiança para isso, porque não sugerir passwords mais fortes, quando estas não o são? O problema passa por dar todas as passwords ao Google. Pode ser conveniente e inconsequente, até ao dia em que deixa de o ser. Certamente alguém que trabalha em política, inovação, investigação privada e gestão de empresas deve olhar para essas funções com alguma desconfiança.
Em relação às passwords comprometidas, alguns hackers fazem dumps de bases de dados de passwords de servidores e colocam publicamente na internet. A Google faz uma recolha dessas bases de dados, e se a conta e password se encontrarem no conjunto das bases de bases comprometidas, o Google consegue avisar. Essa função é benigna. O problema dela é que para funcionar, o utilizador tem que indicar quais as suas identidade digitais. Ao fazê-lo o Google associa toda a atividade do browser, e todas as identidades digitais associadas à conta Google. É uma forma de correlacionar endereços.
Privacidade numa empresa que vive dos dados dos utilizadores? Nenhuma empresa, por muito que tentem enganar, tem atenção à privacidade do utilizador. Existem umas que recolhem mais ou menos dados. Mas todas recolhem e processam. O que fazem com essa informação é que pode ser mais ou menos correto. Até um simples site tem o famoso analytics. Que é uma ferramenta gratuita. De quem mesmo? Recolhe informação o proprietário do site auxiliado pela Google, que também bebe da mesma fonte.
Alguém sabe dizer se a próxima versão já vai ter suporte ao ESNI ? DOH com ESNI dará um nível de privacidade suficiente para 80% da maioria das pessoas mais conscientes
Mas o Firefox da Mozilla já não encripta as ligações com ESNI,se não estou em erro ?? 😐
Ola w7 tou consiguir trabalho com minha servidor na Google charme mas pq