Android Studio 4.0: Programar apps para Android nunca foi tão fácil
Se há uns anos o foco era a programação de apps para Desktop, atualmente a tendência é programar para a Web ou então criar apps nativas para dispositivos móveis. Para quem pretender começar a programar para Android, a nossa sugestão vai para o Android Studio. De acordo com a própria Google, com este IDE a programação para Android é mais simples e rápida.
Recentemente foi lançada a versão 4.0 desta ferramenta. Conheçam as novidades a nova versão deste IDE.
O Android Studio é uma plataforma de desenvolvimento para Android, criada pela Google. A plataforma é baseada no IDE IntelliJ IDEA da Jetbrains e é semelhante ao popular Eclipse, com ADT Plugin, ou ao Netbeans, oferecendo as melhores ferramentas e funcionalidades aos programadores.
Este IDE tem tudo o que um programador precisa para programar uma app, incluindo um editor de código bastante completo, ferramentas de análise de código, emuladores, etc. Pode ainda programar para WearOS, Android TV, Android Auto e Android Things.
Esta nova versão do IDE da Google destaca-se por incluir um:
- Novo editor gráfico
- Build Analyzer, para análise de código
- CPU Profiler user interface para analisar a atividade das threads
- Melhorias no Layout Inspector
- ...e muito mais
Vejam, em vídeo, todas as novidades do Android Studio 4.0
Para quem se quiser aventurar na programação de apps para Android, esta ferramenta da Google é a indicada. Ao longo das várias versões, esta ferramenta tem evoluído significativamente, disponibilizando ferramentas para interfaces, para otimização de código, entre outras. Experimentem.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Pois é Pedro Pinto, só falta mesmo depois a parte real, que é programar realmente uma ideia, e depois programar todo o backend de suporte, e de preferência sem muitos bugs, optimizado quer a a aplicação quer o backend.
A ferramenta com que se faz isso é apenas a ferramenta.
Falta o Know how 🙂 MAs a ferramenta já fa algumas coisas “sozinha”.
Usem Flutter, ainda mais facil e dá para iOS tambem, mantendo performance nativa
Experimentam de usar o Nativescript ou Angular com o VS Code, que essas ferramentas são boas para programar as apps de Android e de iOS.
Quem é que ainda perde tempo com android nativo? Migrei para flutter após 6 anos em android e apercebi-me que andei cego a vida toda. VS Code + Flutter pessoal… além do mais tudo o que é produtos InteliJ é pesado que doi 🙂
O pior IDE que já usei e continuo a usar.
Suportar Android devia ser considerado um crime.
Desde que peguei em Xamarin.Forms não quero outra coisa.
De longe melhor que Android Studio (não digo xcode porque nunca mexi nisso) (Claro que a linguagem base ser C# e XAML também ajuda bastante 😀 ).