Afinal, para que serve o botão “Não Gosto” do YouTube?
Uma das mais recentes polémicas relativas ao "Não Gosto" do YouTube está relacionada com o trailer do novo vídeo da Pequena Sereia da Walt Disney Studios. Muitas foram as notícias que indicavam que o botão "Não Gosto" teria sido desativado devido à onda de ódio que está a suscitar, por causa da cor da nova sereia, o que na verdade não aconteceu.
Desde há alguns meses, que o número de dislikes está oculto, mas para todos os vídeos. Apenas os criadores de conteúdo têm acesso a esse dado. Mas, afinal, para que serve o "não gosto"?
Nos vídeos de YouTube, o incentivo ao like é uma constante. Para os criadores de conteúdo, o facto do vídeo ter muitos Gostos faz com que chegue a mais pessoas, pode ajudar a colocá-lo nas tendências e, para quem vê, o algoritmo passará a oferecer conteúdos semelhantes.
Relativamente ao botão "não gosto", depois que a informação passou a ficar ocultada, passou a ter interesse exclusivamente para o criador. Mas se dá dislike num vídeo para que conteúdos desse género não lhe sejam entregues, saiba que a ação é inútil.
A Mozilla fez um estudo que mostra o (não) impacto do botão "não gosto" no YouTube, intitulado de Does This Button Work? Investigating - YouTube's ineffective user controls .
A empresa analisou de que forma dar um não gosto pode influenciar o algoritmo na plataforma e o resultado não foi propriamente surpreendente. O impacto nos resultados de pesquisa e no conteúdo que é entregue aos utilizadores é quase nulo, depois de um dislike.
O estudo envolveu mais de 20.000 utilizadores voluntários que utilizavam o YouTube diariamente e que usaram a extensão RegretsReporter. Este recurso sobrepõe botões do YouTube e enviam sinais aleatórios entre diferentes opções: 'Não gosto', 'Não tenho interesse', 'Não recomendo o canal', 'Remover do histórico' e um sinal de controlo.
Durante a pesquisa, foram agrupados um total de 500 milhões de vídeos recomendados e começou-se a tentar determinar se o algoritmo de seleção de vídeos recomendados era afetado de alguma forma pelo comportamento desses utilizadores. A ideia era perceber se um vídeo marcado com "não gosto" significava que o referido tópico não apareceria mais nos recomendados ou se a sua importância seria reduzida.
Pelo que se concluiu, a recomendação dos vídeos relacionados foi reduzida em apenas 12%, o que, na prática se conclui que dar um dislike tem um impacto quase nulo no algoritmo.
Em resposta, o YouTube esclarece que dar um dislike e isso contribuir para a entrega de temas semelhantes, poderia ter um efeito negativo para a experiência de utilização. No entanto, para o criador de conteúdo, essa informação poderá ser importante, para ajustar os temas que leva para a plataforma.
Este artigo tem mais de um ano
Ao contrario do que é sumariamente dito como os “dislikes” serem devido à cor da sereia, é simplesmente entrar nas discussões woke em que se se discorda dum filme desinspirado e que altera personagens para preencher uma agenda é pq se é racista e se vota em Trump… ou algo do genero. Este modus operandi foi usado com o filme caça fantasmas de 2015, mulan, star wars, a nova producao tolkien da amazon etc. Estas adaptacoes são preguiçosas e subvertem a historia original. Quem nao se lembra do blade? Preto e ninguem deu down votes. Porque? Pq e fidedigno a personagem. Agr se criassem um blade branco e que em vez de beber sangue fosse mais cha de tilia, gostava de ver as reaccoes.
não diria melhor
+1. Nem mais!
Top e quanta verdade. Se querem filmes com cor escura, vão aos países nativos procurar dessas histórias. Se querem gays lesbicas non binarios e o raio parta, vão procurar histórias reais e não vestir estas peles nos atores de filmes conceituados só com intuito de likes, clicks e repercursão para fins monetários.
Netflix está a ficar um degredo nos lançamentos novos 2021/2022 que estou aqui estou a sair(quando a minha equipa concordar terminar).
Pode não influenciar as recomendações, mas ajuda o utilizador a decidir se valerá ou não a pena investir o seu tempo a assistir o vídeo.
E em relação ao motivo de terem removido o botão de dislike foi óbviamente por questões políticas, assim como tudo hoje em dia.
Basta olhar para os dislikes no canal da Casa Branca desde que o Biden “assumiu” a presidência.
Ou aumentar ainda mais a curiosidade pelo vídeo, se tivermos em conta que o thumbs down é o botão dos haters e da dor de cotovelo.
Não gostar de algo e demonstrar essa insatisfação agora é ser “hater e com dor de cotovelo?!”
..ok Karen!
O botão “Não Gosto” do YouTube serve para fazer de conta que o YouTube se preocupa com a opinião das pessoas, mas no fundo o que o YouTube pretende é que as pessoas alinhem com a narrativa que eles alimentam. Se pensas pela tua cabeça o YouTube silencia-te! Tão simples quanto isto!
exatamente
Volta youtube de 2006..
Serem eles a decidir se ocultam a minha opinião negativa ou positiva é surreal.
Estarem a deduzir que por colocar um like quero ver mais conteúdo daquele género, ou ao contrario um unlike deduzir que não quero ver mais aquele criador, que pode ter tido apenas um vídeo infeliz.. é ridículo.
Mas pronto, no meio disto tudo só me custa ver as novas gerações a comerem o lixo e tudo aquilo que eles sabem que é oportuno exibirem em 1º lugar. Em vez de serem os próprios a fazerem uma filtragem pura e dura com a sua própria cabecinha.
“gosto” e “nao gosto” no youtube? nunca nem vi isso
Eles podiam ir um passo além e tirar os botões todos de “gosto”/ “não gosto”, não aderirem à moda das reacções com emojis ou similares, removerem o número de visualizações e o número de comentários… e os números removerem-nos até para os criadores, para não serem influenciados por números.
Serve essencialmente para ocultar o número crescente de descontentamentos por vídeos com manobras de propaganda pró regime/matrix protegendo dessa forma os influencers a quem chamam de “shills”.
Só falta impossibilitar a visualização dos likes. Afinal sem uma comparação com os dislikes não me serve para nada uma inutilidade .
Há extensões que conseguem na mesma mostrar os dislikes.. o Google bem que quer seguir a maluquice dos nomes mas não tá fácil
Hoje em dia não se pode não gostar, temos de gostar de tudo e todos.
O melhor é seguir o princípio do confucionismo e não tomarmos grandes partidos nas redes sociais. Temos de reaprender a escutar as opiniões dos outros sem nos exaltarmos e sobretudo sem tomar partidos que tenham raízes nas emoções, para não sermos manipulados.
O ideal é não reagir com likes ou dislikes que não passam de mecanismos de recompensa básicos ao nível psicológico, e existem muitos, para causar dependência no uso das redes sociais. Esse é o grande objectivo, que se sobrepõe a outras métricas que também podem ser extraídas pelas plataformas a partir desses indicadores. As reacções com emoticons são exactamente a mesma coisa. Viciar.
Ha videos engracados que tem “nao gosto” por isso cada um da a sua classificacao mas no fundo nao serve de nada. A pessoa se estiver mal disposta vai dar um “nao gosto” so porque sim.
Qual é o problema de a pequena sereia ser negra desta vez? É o wokismo? E porque n dar a oportunidade de reinventar a caracterização da personagem? Onde no livro original diz que era branca??? Os negros tiveram acesso restrito à sua representação cultural durante séculos sobretudo no mainstream. Nalguns países foram escravizados apenas por causa da sua cor. Digam me uma coisa o vosso Jesus Cristo loiro e alvo como o leite não sera Uma fantasia imposta? Ele era escuro e não vos Vejo a protestar. Maldita gente racista no armário !
Quer dizer, és partidário dos brancos pagarem o que os seus antepassados fizeram há 300 anos é isso?
Não será esse o racismo do século XXI? Ou seja, hoje, somos simplesmente obrigados a que os heróis ou super heróis sejam todos pretos! Isso é uma imposição, e a meu ver é uma forma de racismo!