A Google já se adaptou ao iOS 26! Chrome é a primeira app a usar o Liquid Glass
A Apple lançou o seu sistema operativo iOS 26 na semana passada. Quase não houve tempo para experimentar todas as novidades e a Google já se aventurou em oferecer novidades. O Chrome tornou-se a primeira aplicação da empresa a adotar o novo design do Liquid Glass, com uma interface adaptada à nova estética criada pela Apple.
Chrome é a primeira app a usar o Liquid Glass
O Liquid Glass é a nova assinatura visual do mais recente software da Apple. Traz menus mais planos e limpos, transições mais suaves e um redesenho geral de elementos como teclados, páginas inferiores e menus de contexto. Até agora, nenhuma aplicação de terceiros fizera a alteração, mas a Google decidiu que a versão 141 do seu browser seria a primeira a apresentar o novo design.
A gigante começou com a vantagem de o Chrome para iOS sempre ter sido independente em comparação com a sua versão para Android. Uma barra de endereços na parte inferior, uma grelha de separadores distinta e um menu inferior único que oferecem uma experiência adaptada ao ecossistema do iPhone. Este caminho facilitou a rápida adaptação do browser da Google à nova linguagem visual da Apple.
As mudanças são imediatamente vistas. A grelha de separadores apresenta um novo seletor anónimo, novo separador e organização de grupos, e a barra de pesquisa permanece à esquerda, com os botões "Editar" e "Concluído" que aparecem na parte inferior da página. Os menus de contexto foram atualizados, abandonando os fundos opacos e optando pela transparência para apresentar um estilo mais direto e minimalista.
A Google já se adaptou ao iOS 26 da Apple
Por outro lado, o painel inferior perde os seus tradicionais cantos arredondados para se alinhar com o novo visual, muito mais plano. O mesmo acontece com a app Definições, onde a Google introduziu um novo ícone "Concluído" com um visto, bem como botões de ligar/desligar redesenhados. Até o indicador de carregamento de separadores muda, adotando o estilo de engrenagem do iOS 26 em vez do círculo clássico.
A Apple optou por um teclado com botões mais arredondados e um layout mais leve no seu novo sistema operativo. O Chrome já avançou há muito tempo ao incorporar uma linha adicional para pesquisa por voz, Google Lens e atalhos como a barra ou ".com". Com o Liquid Glass, esta linha transforma-se num retângulo flutuante acima do teclado principal, reforçando a sensação de leveza e modernidade.
Por enquanto, o Chrome é a única aplicação da Google adaptada ao Liquid Glass, uma vez que o restante catálogo continua dividido entre o Material Theme e o Material 3. Tudo indica que, pelo menos a curto prazo, a maioria das aplicações se limitará a recompilações para tirar partido do novo teclado e de outros pequenos ajustes, mas sem grandes alterações de design.
























Eo Gboard? Não recebe nenhuma atualização no iOS há mais de 3 anos.
toda a gente critica a Apple mas o que é certo é que copiam as suas invenções!
A Samsung, google e até gozam! Mas o que é certo, eles copiam até os nomes!
acho que não percebeste o artigo…
Leste a noticia? Alguma vez viste a Samsung e a Google a copiar na questão de um rato que carrega por baixo?? E outras que não vale a pena estar a dizer.
As 3 copiam ou melhor baseam-se em funcionalidades, umas das outras, e no final do dia ainda bem, pois tudo o que for melhor para o cliente final, é sempre bem vindo.
E deixo aqui a dica, vai ver quem a apple copiou no caso do liquid glass…
Convinha ler o artigo antes de tecer qualquer tipo de opinião. Assim só passa mesmo embaraço.
Não é a primeira… O Spark já usava por exemplo…
Sinto que viajei no tempo e que os menus transparente do Windows vista estão outra vez na moda.
Vista?
tenho uma coisa a dizer do google chrome no android, qualquer plataforma/site, que seja especificamente de marcações online, tipo barbeiro, ou marcas para fazer as sobrancelhas, tipo wink, não funciona, ele não reproduz as hiperligações dos botões dos sites, para avançar com as marcações, uso 3 plataformas de marcas diferentes e nenhuma funciona no chrome, tenho que sempre utilizar o edge para fazer esse serviço.
Por aqui o tinted do Safari estava difícil de aguentar no macOS, tive de o matar
Chat GPT já adotou o LQ também