Xiaomi Pocophone F1 – DxOMark avaliou e os resultados… são o esperado
O Xiaomi Pocophone F1 foi uma das maiores e melhores surpresas de 2018 pelos motivos já declarados na nossa análise completa ao telemóvel. Agora, temos os dados da empresa DxOMark relativos à sua prestação fotográfica.
O telemóvel apresenta especificações técnicas dignas de topo de gama, ao passo que o seu preço adequa-se mais a um equipamento de gama média. Por tudo isto, o Pocophone F1 by Xiaomi é um caso de estudo e de sucesso imediato!
Ainda assim, o único quesito, algo subjetivo e que pode não agradar a todos os utilizadores é a sua câmara. Ou melhor, os resultados em fotografia e vídeo que esta é capaz de produzir nos mais diversos cenários.
A DxOMark avaliou este telemóvel com 91 pontos
Agora, já temos acesso às conclusões da DxOMark, empresa que se dedica ao teste e avaliação protocolada dos mais variados equipamentos para fotografia e para vídeo, tendo recentemente também lançado a avaliação de câmaras frontais.
A DxOMark atribuiu a este telemóvel a pontuação global de 91 pontos. As suas parciais foram de 92 pontos para a qualidade da fotografia e 90 pontos para a gravação de vídeo.
Com uma média ponderada de 91 pontos, o Pocophone F1 da Xiaomi coloca-se à frente do Google Pixel original. Supera também o iPhone 7 e 7 Plus da Apple, bem como o Nokia 8 Sirocco da finlandesa HMD Global.
Contudo, este mesmo telemóvel fica atrás dos iPhone 8 da Apple, bem como dos Samsung Galaxy Note9. É igualmente ultrapassado pela geração Xiaomi Mi 8 e claro, pelos líderes da tabela, os equipamentos da Huawei.
O Pocophone F1 da Xiaomi teve 92 pontos na fotografia
No teste da DxOMark, o Pocophone F1 teve um total de 92 pontos. Cifra que se deve sobretudo ao bom desempenho na velocidade de focagem (autofocus). Ao mesmo tempo, salienta-se a boa reprodução de cor e fotografia com flash.
Peca, para a DxOMark, na quantidade de detalhe e pormenor, sobretudo nas fotografias noturnas ou com pouca luz. Aí, o telemóvel da submarca da Xiaomi, fica atrás dos seus principais rivais.
A DxOMark não poupou críticas à inépcia do Pocophone F1 da Xiaomi em fazer zoom nas suas fotos. Algo que se deve à ausência de uma lente dotada de capacidades de zoom ótico, algo já bastante comum nos principais rivais.
O telemóvel recebeu 90 pontos na gravação de vídeo
Na gravação de vídeo o Pocophone F1 da Xiaomi recebeu um total de 90 pontos, sendo o seu ponto menos forte. Aqui, a DxOMark salientou a focagem rápida, precisa e também a estabilização eficaz da imagem ou mesmo a boa reprodução de cor.
Já por outro lado, esta mesma empresa apontou o elevado nível de ruído digital na filmagem, sobretudo quando a luz escasseia. Além disso, apontou a falta de detalhe na gravação, aqui comparativamente com os seus rivais.
A falta de zoom ótico valeu críticas a este telemóvel
Além disso, a DxOMark apontou o dedo às falhas na aplicação do efeito bokeh, sendo este aplicado através de um algoritmo (software). Aqui, salientando a falha em definir perfeitamente as arestas ou separar o objeto principal do plano de fundo.
Esta entidade encontrou também algumas falhas na prestação do modo HDR em que algumas zonas ficavam desfocadas. Aqui, mais uma vez, temos a prova de que o software de processamento da imagem pode, e deve, ser melhorado.
Ainda assim, com 91 pontos, este telemóvel low-cost, acaba por ter uma prestação muito aceitável. Aliás, já figura lado a lado com alguns dos melhores equipamentos do mercado.
Tudo isso enquanto custa uma fração do preço de venda ao público de grande parte dos seus rivais. Agora, esperemos que a Xiaomi auxilie a sua submarca, a Poco, a preparar um Pocophone F2 ainda mais surpreendente. Este telemóvel deverá ser apresentado durante o ano de 2019.
Este artigo tem mais de um ano
O meu excelente Mi Note 3 tem zoom ótico de 2X, fez 90 pontos no DXO enão tem a metada da notoriedade do Poco… kkkkkk
Adorei. O telemóvel é fantástico.
Adorei, qual e’ mesmo o telemovel?
Muito bom mesmo, para o preço que custou (262,00 €)
Tenho a pouco mais de 1 mês e ainda melhorou com a actualização da semana passada, principalmente na parte da fotografia e video (camara lenta) e 4 K
Uma pequena desvantagem é não podermos escolher o tamanho das fotos, apenas escolhemos entre baixa, padrão e alta…mas sem especificar o tamanho da foto.
A camara frontal é mais potente que as 2 traseiras… diferente do normal
Rapidez…muito bom em abrir vários programas
O tamanho de 6,20″” é um pouco grande, ainda para mais com o ecran que é quase todo utilizável, poucas bordas
Ainda bem que eles não tiraram fotos a partir do whatsapp 🙂
Huawei e perigoso, sou director da cyber security europe alliance e em caso de guerra eles podem usar informacoes recolhidas para uma invasao.
“invasao”? invasão do quê? Para chegar a ponto de invasão estaríamos já tão mal que pouco interessava essas dados.
Ainda bem que não tenho nada que seja spywei
Xiaomi não é Huawei, são marcas diferentes! 😉
Uma das diferenças é a localização dos servidores e o snapdragon/ Kirin
é diretor da ” cyber security europe alliance” e nao sabe distinguir huawei de xiaomi.
Vao rcolher dados do meu xiaomi e vao invadir a europa a prtir de minha casa GENIOS
PS: se queres passar por diretor omenos usa o nome do direto da cyber security europe alliance
Vao ver o video comparativo do MKBHD de comparação de cameras de smartphone, e vão ver que estes scores podem nao ser assim tão relevantes
Existe vários testes no youtube… Uns falam bem, outros mal!
A questão é que foram selecionados vários smartphones, desde topos de gama como o Huawei Mate 20 pro, iPhone XS e Google Pixel e smartphones de gama mais baixa como o Pocophone…e foram tiradas as mesmas fotos em todos, e colocados nas redes sociais para as pessoas votarem qual teria melhor aspeto (sem saber o smartphone)…E para o final ficou o Mate 20 pro e o Pocophone como melhores! Deixo aqui o video, muito interessante: https://www.youtube.com/watch?v=_5-bo8a4zU0