Xiaomi Electric Scooter 4 Pro: A opinião de quem nunca tinha experimentado uma trotineta
A Xiaomi tem mostrado, ao longo dos anos, que tem apostado noutras áreas que não apenas a dos smartphones. Os exemplos são muitos e uma das novidades que tem trazido são no campo da mobilidade, nomeadamente uma trotineta elétrica, que tem cada vez mais interesse.
Dada a atenção crescente direcionada a este tipo de transporte, o Pplware resolveu testar a Xiaomi Electric Scooter 4 Pro. Os argumentos colocam-na num patamar muito elevado e prometem que esta trotineta é a ideal para momentos de diversão e também para servir como meio de transporte. Venham conhecer a opinião de quem usou pela primeira vez uma trotineta.
Uma trotineta a pensar no Ambiente
As preocupações ambientais têm levado a que muitos procurem alternativas elétricas como meio de transporte. Estas servem para deslocações dentro de cidades, e não só, sendo já bastante rápidas, sem abdicar da segurança do utilizador.
Com a Xiaomi Electric Scooter 4 Pro todos esses argumentos ficam de imediato assegurados. Tem argumentos que são muito interessantes e que prometem uma viagem sem problemas e, principalmente, sem andar a pé, desde que sejam respeitados os limites.
Numa primeira impressão, a sua caixa de transporte é grande, bastante grande, ao ponto de prometer muito lá dentro. Sendo esse o único momento em que vão ter contacto com essa caixa, rapidamente ultrapassam esse passo e passam à sua montagem, que conseguem fazer em 5 minutos.
Apesar de assustar um pouco, principalmente para quem, como eu, estava a usar este tipo de gadget pela primeira vez, rapidamente se vai sentir confortável a viajar na Xiaomi Electric Scooter 4 Pro. Estável, confortável (dentro do que estas trotinetas permitem) e intuitiva, e rapidamente percebem que podem ir mais longe e aventurarem-se.
Como é usar a Xiaomi Electric Scooter 4 Pro?
Algo curioso, e que parece ser um mecanismo de segurança, é que o motor apenas se liga acima dos 6 km/h. Podem acelerar o que quiserem que o motor não dá sinal de vida. Assim, devem iniciar a viagem no modo tradicional e depois acelerar para usarem o motor elétrico.
Claro que, e por ser um veículo, a parte da paragem também é importante. A Xiaomi, nesta sua trotineta, não deixou isso ao acaso e tem presente um travão de disco de pastinha dupla, com sistema anti bloqueio.
Focando nos seus atributos e especificações, a Xiaomi Electric Scooter 4 Pro vem equipada com um motor elétrico com uma potência máxima de 700W. Isso garante uma autonomia anunciada de 55 km, mas que, na maior parte das vezes, se ficará nos 45 km. Isto dependerá sempre da utilização dada.
Falamos de um motor elétrico e, naturalmente, importa falar do seu carregamento. A ligação à rede é feita na coluna de direção e por uma ficha magnética de simples ligação e utilização. O carregamento completo das baterias demora cerca de 8 horas, assumindo que estão sem carga.
Especificações Xiaomi Electric Scooter 4 Pro
- Velocidade Máxima:
- Até 25km/h;
- Modo Pedestre: 6km/h;
- D: 20km/h;
- S: 25km/h
- Autonomia: Até 55km
- Peso: 17kg
- Ângulo de Escada: Aproximadamente 20
- Sistema de Travagem:
- Sistema de travagem anti bloqueio regenerativo E-ABS;
- Travão de disco traseiro de pastilha dupla
- Potência: 350W
- Potência Máxima: 700W
- Composição dos Pneus:
- Borracha Natural;
- Borracha Sintética;
- Resina + Cordão
- Peso Máximo: 120kg
- Altura Utilizador: 120cm a 200cm
- Temperatura Recomendada: -10º ~ 40º
- Temperatura de Armazenamento: -20º ~ 45º
- Waterproof: IPX4
- Tempo de Carregamento: 8 a 9 horas
Um gadget que se torna no transporte
Em estrada e numa utilização normal, a Xiaomi Electric Scooter 4 Pro garante uma velocidade máxima de 25 km/h. Pode parecer pouco, mas dada a sua estrutura, sem qualquer proteção ativa ou até passiva, impressiona e é mais do que suficiente.
No que toca à utilização, há que destacar o "painel de controlo" desta trotineta. Bem no centro do seu guiador, dá acesso a informação útil e importante. Ainda assim é possível saber a carga da bateria, a velocidade instantânea e mais alguns dados, como a luz, a ligação Bluetooth ou a necessidade de manutenção.
Aqui, podem controlar e ativar os 3 modos de condução. Estes permitem libertar ou limitar a Xiaomi Electric Scooter 4 Pro, definindo a velocidade máxima que esta poderá atingir, quer em utilização apenas do condutor ou com a ajuda do motor elétrico.
É também aqui que podem ligar ou desligar a trotineta da Xiaomi, para que a possam arrumar ou colocar a carregar, sem medo de que possa ser usada indevidamente. Como curiosidade, a própria coluna de direção pode ser elevada ou baixada, para conforto do condutor. Contamos aqui com uma altura mínima de 120 cm e máxima 200 cm.
Uma trotineta com ligação à Internet
E porque é um gadget Xiaomi, há uma app (Mi Home) que podem usar para controlar alguns parâmetros. É aqui que vão poder controlar a qualidade da bateria e a sua carga, bloquear o motor, fazer atualizações de firmware e outras funções.
Ainda que seja uma trotineta e que se transporte a si própria, a Xiaomi Electric Scooter 4 Pro tem uma forma simples de ser transportada num carro ou num transporte público. Com apenas uma mão conseguem dobrar a direção e torná-la menor e mais simples de carregar.
Não é um peso leve e deverá ser usada neste modo apenas em situações pontuais, mas ainda assim torna-se compacta e cabe facilmente em qualquer transporte. Da mesma forma, voltar a colocá-la para ser usada é feito com a mesma simplicidade.
Como dito antes, esta foi a minha primeira experiência com uma trotineta e com toda a dinâmica que envolve a sua utilização. Se num primeiro momento foi complicado vencer o receio que poderia advir da sua utilização, rapidamente nos sentimos confortáveis na sua utilização.
Desse momento em diante, e com uma utilização regular, rapidamente nos habituamos a usar a Xiaomi Electric Scooter 4 Pro no dia a dia, como meio de transporte. A sua velocidade e autonomia tornam-na um aliado.
Claro que, e para os mais afoitos e que queiram arriscar, esta trotineta consegue oferecer muitas horas de diversão e mostra-se resistente. O pormenor dos pneus serem tubeless e à prova de furos, garante que apenas a bateria e a estrada vão ser o limite.
Considerações finais
Um dos pontos que pode ser menos positivo no meio de todas estas caraterísticas positivas é mesmo o preço. A Xiaomi Electric Scooter 4 Pro está na loja online da marca por 799.99€. Este preço justifica-se por ser um modelo com extras importantes, nem sempre visíveis, e que garante ao utilizador uma utilização alargada.
Quanto à avaliação de quem nunca tinha testado uma trotineta, a resposta é que fiquei rendido. O receio inicial transformou-se em muitas horas de diversão e rapidamente me habituei a este transporte único. Assim, agradeço à Xiaomi por me ter mostrado este gadget fantástico e que me trouxe uma experiência única.
Xiaomi Electric Scooter 4 Pro: Galeria de imagens
Este artigo tem mais de um ano
Graças a Deus essa praga ainda não chegou a Madeira
Será que subia o Monte?
Tábem abelha eheheh. Ainda me lembro descer aquilo nos cestos aquando da lua de mel. Fantástico!!!
Quero é que chegue a todo o lado, é um meio de transporte muito porreiro.
Enquanto muitos são contra eu sou a favor das trotinetes e bicicletas. Quanto mais melhor.
Em contrapartida, da praga do automóvel fumarento jamais os carunchos habitantes da Madeira vão conseguir libertar-se.
Que n@jo essas trotinetes sejam dessa marca sejam de outras é por tudo o lado as pessoas que as utilizam são umas irresponsáveis aqui acerca de um mês uma até entrou por a minha porta depois do palhaço que utilizou deixou encostada a porta da garagem ao abrir caiu em cima do auto parachoques riscando-o
Pessoas irresponsáveis
E que raiva a dos sem-vergonhas do lobby petrolífero e automóvel. É lógico: encostar o carro e ir todos os dias trabalhar de trotinete, ao fim de um ano mete logo ao bolso um ou dois meses de ordenado. E se prescindir completamente dele e deixar de pagar prestação, combustível, seguro, IUC, inspecção, estacionamento, quota de ACP e mais não sei quê, então é meio ano de ordenado ou mais no bolso. Só que exactamente esse o que deixa de entrar nos bolsos do lobby petrolífero e automóvel. Não tem nada que saber.
Sem vergonha?
E aqueles que têm que fazer 50km para o trabalho e horários desfasados com o clima em mau como hoje vão de trot?
Fazer compras?
Enfim lobby petrolífero?
Se calhar ele é mais ecológico do que você
Que triste comentário
E os que querem e podem ir trabalhar de trotinete e só não vão porque estarem constantemente ameaçados de morte por esmagamento pelo nojo de um SUV de 2 toneladas, que são pelo menos 100 X mais que os tais que têm que fazer 50km para o trabalho? Fazer compras? Faz quem quer, ninguém é obrigado, não é por causa dos interesses dos que querem vender que as pessoas vão ser obrigadas a renunciar à trotinete. Clima mau? Nem mais, é consequência directa dos carros, do petróleo e dos escapes. Continuem a usá-los e os prejuízos dos lojistas vão ser ainda maiores.
Ainda bem que inventaram as trotinetes, é o meu meio de transporte favorito
Aqui lê-se cada argumento “contra” que até assusta… ora, se o ser humano que usa a trotineta não se sabe comportar nem existe quem fiscalize, a culpa é do meio de transporte?
Eu faço semanalmente uns 700 km em carro e 40 km em trotineta (no meu caso é a Xiaomi Pro 2) e em trotineta é fabuloso! Muito recomendável! E andei pela primeira vez em Outubro, foi experimentar e andar.
Agora é preciso que as pessoas em carro, bicicleta e trotineta sejam conscientes e civilizadas! Há REGRAS e bom senso em todo, tanto quando vou de carro respeitar os que vão noutros veículos, como eu quando vou de trotineta respeitar os demais.
1) não se anda no passeio
2) andar como uma bicicleta e ir no caminho de bicicleta quando existe
3) numa zona perigosa, se vão no passeio, devem ir muito devagar e respeitar os peões.
Será mesmo um travão de disco de pastinha dupla, ou de pastilha?? De qualquer das formas tenho curiosidade em ver como funciona o ABS em travão por cabo.