4 dicas para a bateria do seu smartwatch Android Wear durar mais
Os smartwatches estão a tomar conta do mercado dos wearables e a conseguir conquistar o seu público, ainda que de forma mais lenta que o esperado. Mesmo assim são já uma opção para muitos.
Uma das maiores queixas destes equipamentos é mesmo a curta duração da bateria, que na maioria dos casos não ultrapassa um dia. Há pequenas dicas que pode usar para aumentar esta duração e hoje vamos dá-las a conhecer.
A bateria é, sem qualquer dúvida, o ponto fraco num smartwatch de uma forma generalizada. Na maior parte dos casos limita a utilização de um relógio e não deixa os utilizadores estarem mais do que um dia sem os carregarem.
Há, no entanto, pequenos truques que pode usar para conseguir tirar mais do smartwatch e assim fazê-lo durar mais algumas horas.
Diminuir o brilho do ecrã do smartwatch
O ecrã é o que mais consome energia num smartwatch. Sendo o ponto central destes equipamentos, é normal que os utilizadores os queiram bem visíveis e sempre prontos a serem consultados. No entanto, há que ter em conta que uma diminuição do brilho pode ter um impacto grande e fazer a bateria durar mais.
Para reduzirem o brilho do ecrã, devem apenas fazer swipe para baixo no ecrã e depois escolher as Definições. Aí dentro escolhem a opção Ecrã (Tela) e depois Ajustar brilho.
O resto fica por conta de cada utilizador, que deve definir o brilho com que se sinta mais confortável, lembrando-se que quanto menor for o brilho, maior será a duração da bateria.
Usar uma face de relógio escura
Uma das vantagens dos smartwatches é mesmo a possibilidade de termos novas faces de relógio sempre que o entendermos, podendo ter relógios novos todos os dias. Esta facilidade pode ser usada a favor da bateria, escolhendo para face de relógio uma que tenha poucos elementos e que seja o mais escura possível.
Os smartwatches trazem já consigo uma coleção bem grandes de faces de relógio, que podem ser escolhidas pelos utilizadores. Para além disso, a Play Store tem disponível também uma lista quase interminável que pode ser usada.
Podem ainda optar por usar uma app que vos deixa criar a vossa face com base em diversos elementos. Lembrem-se é que devem escolher uma escura.
Não ter o ecrã sempre ligado
Por muito que queiramos ter o relógio sempre ativo, este é um dos maiores erros que podemos cometer no que toca aos consumos de bateria de um smartwatch. É por isso evitável que esta seja a opção para o dia-a-dia.
O Android Wear permite ao utilizador ter o ecrã desligado e ativá-lo sempre que movimentar o pulso, tendo-o sempre pronto, mas sem estar realmente ligado e a consumir bateria ativamente.
Para desligarem o ecrã e terem o relógio com consumos mais baixos, devem aceder às Definições e depois escolher Ecrã (ou Tela).
A opção que procuram é Ecrã sempre ligado (Tela sempre ligada), que devem desativar. Daí para a frente bastará rodar o pulso para que o ecrã se ligue.
Numa emergência, usar o modo de Teatro
Por fim, e mesmo quando a bateria do vosso smartwatch estiver a desligar-se, podem usar uma solução de recurso e que vos garantirá mais algum tempo de bateria.
O Android Wear tem o modo Teatro, que está desenhado para ser usado em situações em que não querem que o ecrã se ligue, quer com movimento quer com notificações. Este será o modo que vão usar numa emergência e que vos garante mais algum tempo de bateria.
Para ativarem o modo Teatro devem fazer swipe para baixo no ecrã principal e depois escolher o ícone com o relógio, que ativa este modo. Para voltarem a ter o ecrã disponível, devem carregar no botão de ligar o smartwatch.
Com estas 4 dicas vão conseguir ter o vosso smartwatch funcional durante muito mais tempo e sempre pronto a dar-vos muito mais do que as horas. Lembrem-se, no entanto, que estas não duram para sempre e precisam de encontrar o ponto de equilíbrio para não terem apenas um relógio no pulso, quando podem ter ali muito mais, com notificações e até o registo de atividade e batimento cardíaco.
Este artigo tem mais de um ano
Qual o melhor smarwatch com Android Wear neste momento?
Podem indicar um genero de top 5? claro que é impossivel ter um perfeito, tenho procurado e uns são à prova de agua, mas nao são Oled ou vice-versa ou entao sao caros ou entao sao feios?
🙁
Não existe propriamente “o melhor”, ao fim ao cabo acabam por serem todos muito semelhantes em termos de hardware, existindo apenas algumas diferenças em termos de especificidades e mudanças no aspeto.
Primeiro tens de perceber se queres o smartwatch apenas para notificações e umas brincadeiras, e/ou para desporto e se precisas de chamadas (smartwatch que dê para por um nanoSIM). [“Rotating crow” ajudava mas atualmente só o LG Watch Sport é que tem, contudo ao fim de dois meses posso dizer que a interação por botões/voz/touch serve perfeitamente (claro que há opiniões que por touch tapas o ecrã, eu não percebo, devem andar a ler o jornal no smartwatch…)]
Para o meu caso as melhores hipóteses eram o Asus Zenwatch 3 (tem o hardware que interessa numa “caixa clássica”), os Fossil (tens uma carrada deles com bom aspeto, a preços razoáveis e parece que estão a ter atualizações [cuidado com os modelos mais antigos que têm o “flat tire”]), LG Watch Sport (mas não o encontrei à venda cá na Europa) ou o Huawei Watch 2.
Acabei por optar por um Huawei Watch 2 4G, por causa das descidas de preço que houve na amazon no fim do ano passado, ao preço que esteve ficou imbatível :D.
Cuidado com as reviews, por exemplo para o caso do Huawei Watch 2, li muitas queixas que agora constato que são de quem não percebe para que serve um smartwatch (venho dum peeble, por isso já desconfiava dessas opiniões) e está à espera dum smartphone no pulso… [por exemplo, para escrever é suposto usar a voz ou então por swype]
Quanto ao aspeto, são gostos… do meu a maioria das reviews queixava-se do aspeto, para mim é um “relógio normal”, portanto presumo que sejam “millenials” ou “pós millenials” que nunca na vida usaram nada no pulso 😛
PS: Se tiveres um smartphone samsung, a melhor hipótese é mesmo um gear! (quanto à falta de apps, no dia-a-dia não precisas realmente delas)
Obrigado pela resposta. Ajudou-me a esclarecer dúvidas.
Para não andar com ecrã desligado opto pelo “ambient mode” mas acho que só está disponível para quem tiver o AW2 e ecrã oled. O consumo de energia é baixo e assim não ando com um ecrã preto no pulso 😛
DICA (pelo menos para quem tiver o HW2 [só para quem não andar sempre com as “mãos sujas” :P]): desligar a ativação do “OK Google” por voz elimina o lag que se sente no sistema e poupa bateria, dá para ativar na mesma pelo botão.
Obrigado pela dica do HW2, o lag que tinha era desesperante…
Quanto tempo demora a formatação de um smart
Já tive 3 diferentes e, para mim, o gear S3 está à frente mas com muita distância para os outros