Sony apresenta DualSense, o novo comando sem fios da PlayStation 5
Não era esperado, mas também já sabemos que as marcas estão a lutar com um mercado de pernas para o ar. Assim, foi com agradável surpresa que vimos as primeiras imagens do DualSense. Este será o comando sem fios que irá acompanhar a PlayStation 5.
Conforme foram acompanhando, a Internet lançou vários rumores sobre este dispositivo. Estiveram perto, mas não acertaram. É substancialmente mais agradável que os modelos dos rumores.
DualSense, o comando da PlayStation 5
Após múltiplas patentes registadas e uma aparentemente interminável onda de especulação, a Sony revelou o DualSense. Assim, estamos perante o comando que irá acompanhar a PlayStation 5, a consola que estará "para breve".
A primeira surpresa, claro, está no seu nome, pois a maioria de nós estava à espera do nome "Dualshock 5", seguindo a tradição. No entanto, a empresa japonesa optou por seguir um caminho diferente, sendo esta a renovação mais significativa na história deste comando icónico.
A Sony menciona que, graças ao feedback que recebeu dos jogadores e programadores sobre o Dualshock 4, acrescentou funcionalidades completamente novas. Além disso, também manteve as que foram sempre bem-vindas e apreciadas. As novas funcionalidades de que o DualSense se orgulha têm um objetivo principal: conseguir que as pessoas melhorem a sua imersão nos jogos de vídeo através do comando. Evidentemente, outras tecnologias de consola terão um papel no mesmo objetivo, como o áudio 3D.
Comando da PlayStation 5 acrescenta funcionalidades
O DualSense incorpora um motor de resposta táctil para substituir as vibrações tradicionais. Conforme podemos perceber pelas explicações da marca, os jogadores vão sentir uma grande variedade de sensações através do comando. Por exemplo, serão capazes de sentir quando um carro passa por uma estrada de lama num jogo de corrida. Claro, a funcionalidade está disponível, resta agora à editora do jogo tirar ou não proveito desta nova funcionalidade.
Segundo a Sony, já existem vários estúdios a trabalhar com o comando neste momento e a produzir novos cenários de ação.
Outro desenvolvimento igualmente interessante é encontrado nos gatilhos (botões) L2 e R2, que são agora "adaptáveis". Ou seja, os programadores podem ajustá-los para transmitir diferentes níveis de resistência, de modo a que disparar uma seta a partir de um arco seja completamente diferente do disparo de uma arma automática.
DualSense traz Hardware mais ergonómico
Uma das preocupações da Sony prende-se com a introdução de novas funcionalidades. Contudo, colocar mais componentes de hardware sem comprometer a usabilidade, passa muito pelo estudo da ergonomia.
Com os gatilhos adaptativos, tivemos de considerar como iríamos integrar os componentes no hardware sem lhe dar uma sensação de volume. A nossa equipa de design trabalhou de perto com os nossos engenheiros de hardware para colocar os gatilhos e as peças de força.
Referiu Hideaki Nishino, vice-presidente da Sony
Para fazer face aos obstáculos que enfrentavam, os engenheiros alteraram o ângulo dos gatilhos e modificaram a pega do comando. O objetivo é que, quando o seguramos nas mãos, o DualSense transmita ser mais pequeno do que realmente é. Este comando traz um equilíbrio que deverá ter sido muito bem pensado, dado que tem de ser leve, mas com mais bateria que o seu antecessor. Nesse sentido, este traz mais autonomia que o Dualshock 4.
Novos botões: criar e microfone
Se já olhou atentamente para as imagens, provavelmente reparou que o botão "Partilhar" desapareceu. A Sony deu uma "lavagem" ao conceito e chamou-lhe "Criar". Na verdade, este internamente incorpora as mesmas funcionalidades de partilha nas redes sociais, mais outras que serão anunciadas nos próximos meses. Além disso, o DualSense tem um microfone incorporado para conversar com os seus amigos. No entanto, para sessões longas, são ainda recomendados auscultadores tradicionais.
Cores
A empresa nipónica arriscou mais desta vez, coisa que não fez com a geração DualShock. Assim, o DualSense, pelo menos na sua primeira versão, apresenta duas cores completamente diferentes: preto e branco. Estes, por sua vez, serão combinados com a luz frontal, agora localizada em torno do painel táctil.
Queremos que os jogadores sintam que o comando é uma extensão de si próprios quando jogam, de tal forma que se esqueçam que está nas suas mãos.
Referiu Nishino.
Assim, pelo que estamos a perceber, o DualSense significa uma mudança radical em relação à oferta anterior da Sony. Não há dúvida do nível de aposta que a empresa está a fazer na nova consola PS5. Este novo comando, assim como uma renovada filosofia que se espera da consola, irão proporcionar jogos de um nível completamente novo, mais desafiante e com uma sensação de realidade poderosa.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Estou curioso por saber como fizeram mecanicamente para alterar a resistência dos triggers, será que dura mais que dois anos?…
acredito que sim os comados da ps sempre foram muito resistentes o da ps4 farta se de levar porrada ahah e ainda ali esta, muito bom essa resistencia para jogos de carros
Playstation 5 será superior a qualquer pc ate 2025 no mm preco
lol sonhador
Bem, por 400€, e supondo material novo, dificilmente conseguirás um pc equivalente.
É uma das vantagens das consolas.
A consola em princípio também deve ter branco.
Assim derrepente faz-me lembrar o comando da Xbox…
«Além disso, o DualSense tem um microfone incorporado para conversar com os seus amigos. »
Wifi e microfone. Parece que aprenderam com Xbox One.
Não copiaram que chegue, porque este aqui não usa pilhas.
https://leviathyn.com/41394/five-xbox-one-memes-that-are-actually-scaring-people/
Hahaha achei que era só eu que estava a pensar isso!
“derrepente”, com dois RR e tudo! O que é isso…?
Já somos dois!
É igual !!! Até tem botões !! Mas que imitação !!
Agora a sério…. o que queriam ? Um boomerang ?
Sou o único a achá-lo horrível?
Acho que n, ja viste os memes XD, memes com o comando do xbox em versao branca com jardineiras, parece o novo da ps5… E ha mts mais xd
É um comando, deixem essas emoções de parte.
NINGUÉM chegará à vossa sala e dirá “que comando tão feio”. O único objectivo é somente ser funcional e nada mais.
Isto quer dizer que a nova ps5 será preta e branca 😉 ou pelo menos haverá esta cor como opção…
Ninguém:
Pessoas que olham para o comando enquanto jogam:
“aI é LiNdO” “Ai é fEiO!”
Gostos não se discutem, pois dependem muito da perceção e sensibilidades visuais de cada pessoa, mas eu acho o comando lindíssimo, sobretudo neste acabamento branco com linhas minimalistas e um look futurista. Agora ainda fiquei com mais curiosidade em saber como será o desenho final da consola. Pela amostra deste comando, a Sony estará no bom caminho…
A “cena” do branco é começar a ficar amarelado com o tempo, notar-se muito mais a sujidade. Por exemplo na Ps4 nunca limpei a fundo o preto, já o branco que tenho limpo-o quase de mês a mês… #o_que_olhos_nao_vem_coracao_nao_sente
Espero sinceramente que tenha BT para ligar fones sem fios
Um dos acrescentos obrigatórios para esta nova geração.
De longe a funcionalidade que mais sinto falta na consola é não poder usar os 1000XM2 que até são sony por isso o dinheiro ficou na casa deles na mesma.
Mas não tem o adaptador para conectar por Jack?
Vamos esperar que não seja também adiado por tempo indeterminado buahahahhah
Este comando é uma cópia do comando da Xbox mas com o analógicos mal posicionados.
Só coisas que o comando do xbox ja tem… E assim de relance faz me lembrar o comando do xbox versao branca
Francamente parece-me mesmo um comando Xbox. Se o caminho for o mesmo não é mau, se bem que o actual copmando da PS não é mau, mais frágil talvez. Agora quero ver na PlayStation a mesma fluidez e estabilidade da X-Box. Na Ps4Pro os cógigos de erro somam-se. Tive a incial que troquei pela Pro era igual. Bastava sair da loja para o sistema “engasgar” um pouco. Na xbox quer a One ou na One X , mantenho ambas, não me lembro de qualquer erro. Isso também conta para o conforto como usamos o equipamento. Outra situação é que deveriam ambas marcas, deveriam a opção para se usar qualquer auscultador, seja de fio, Bluetooth etc. É uma vergonha não podemos usar os equipamentos que já possuímos, por vezes de grande qualidade e que nestes casos só poderá eventualmente ser usado ligado a um amplificador.
E será que já dá para carregar o comando com qualquer carregador de parede (ex. carregadores de telemoveis)?
Creio que isso já é possível caro leitor. Pelo menos eu recordo-me de fazer carregamentos com carregadores de móvel.
Pelo menos no comando da ps4 sempre foi possível fazer isso
Na PS3 não dá… :/ Mas se já dá, boa! 🙂 Mais um ponto positivo. Agora só falta saber se a retro compatibilidade é total ou apenas para a PS4… Se for total, então muito provavelmente irei gastar dinheiro numa destas.