Smartphone topo de gama Nokia 5G poderá chegar ainda este ano (finalmente?)
A HMD Global tem feito com que a marca Nokia permaneça firme no mercado dos smartphones. O facto de se ter aliado ao programa da Google, Android One, tem vindo a proporcionar aos consumidores uma experiência de Android puro e atualizações constantes e garantidas do sistema operativo. A empresa oferece propostas nas mais variadas gamas de preços e ainda este ano poderá chegar um modelo de topo com suporte às ligações 5G.
Hoje as principais marcas já têm as suas propostas 5G e até as marcas com menos relevância oferecem smartphones adaptados à nova Era das comunicações. Estará a Nokia a ser prudente ou já está a chegar atrasada à corrida?
Desde 2019 que a Nokia não lança nenhum smartphone de topo. O último foi o Nokia PureView. A verdade é que o mercado não necessita propriamente de mais um modelo de topo, já que são inúmeras as propostas ao dispor do consumidor. No entanto, é também verdade, que existem características que só a Nokia oferece e a principal delas é uma experiência de Android puro tão desejada por tantos utilizadores.
Haverá novo smartphone Nokia de topo ou não?
Segundo uma publicação internacional, Zhang Yucheng, gestor de produto Nokia na China, será mesmo lançado um smartphone de topo de gama 5G. Esta informação chegou como resposta aos seguidores na rede social Weibo.
Além da informação de que seria um "flagship 5G", não foram avançadas mais informações relevantes. No entanto, é avançado que esta novidade poderá chegar a 11 de novembro.
É importante referir que a empresa já oferece alguns modelos de gama média 5G. Contudo, falta dar um passo além.
Mas porque é que o Nokia 9 PureView não teve sucesso?
Aparentemente, a HMD Global não terá avançado ainda com o lançamento de um novo smartphone de topo, porque pretende oferecer algo com qualidade de topo, visto que o Nokia 9 PureView ficou aquém do esperado em muitos aspetos, nomeadamente na qualidade fotográfica oferecida.
Por isso, este desfasamento de tempo é apontado como um período para desenvolvimento de um modelo realmente com qualidade superior.
Mas existem outras informações interessantes e que poderão marcar uma nova fase da marca. Algumas informações apontam para que a Nokia venha a lançar o seu topo de gama 5G na China com uma grande mudança a nível de software. Em vez de estar equipado com Android, o smartphone poderá ser lançado com o HarmonyOS da Huawei. Considerando as semelhanças entre os dois sistemas, até faz sentido que tal aconteça, uma vez que no país não são usados os serviços móveis da Google.
Para o resto do mundo, não fará sentido tal alteração e não há rumores que apontem para tal.
Quanto ao timing para este lançamento, poderemos ver a Nokia a entrar tarde na corrida do 5G depois de ter abrandado na própria corrida dos modelos de topo. Ainda assim, considerando a evolução do 5G no mundo, esta até poderá ser a altura certa.
Este artigo tem mais de um ano
Falso, “A Huawei negou reportagens da mídia dizendo que os novos aparelhos da #Nokia usarão seu #HarmonyOS e disse que as notícias são “falsas”, a empresa informou o Global Times na quarta-feira.”
Resumindo a Nokia vai continuar com android puro, android one como sempre…
“…. experiência de Android puro e atualizações constantes e garantidas do sistema operativo…..”. Eu, neste ponto, estou decepcionado com a NOKIA, pois a última actualização mensal de segurança que tive foi em Abril, com o patch de 1/Março/2021 no meu NOKIA 7.2 (era dito que seria sempre mensal, e foi desde que o comprei até Abril). O sistema do GOOGLE PLAY está com a versão de 1/Junho/2021. Estará para ser actualizado para o ANDROID 11 entretanto, não sei é quando.
Pois, isso é muito mau. Obrigado pela partilha da experiência. Pensava que eles continuavam com as atualizações certinhas, pelo menos os patches de segurança mensais, mas afinal até a Samsung consegue fazer melhor trabalho.
Sempre fui um fã da Nokia… Tenho o Nokia 7 plus, e sentei me abandonado por eles. Da minha parte não comprarei outro. RIP
Calma, os patchs vão voltar. A própria marca já assumiu alguns atrasos.
Para deitar abaixo qualquer um vem..
Tenho um Nokia 7 Plus, é certo que desde Março/21 como já referiram, não houve alguns updates de segurança.
Mas mesmo assim, os smartphones continuam a mexer-se, tenho o meu à 3 anos e nunca precisei de fazer reset pelo Android estar saturado, já o tive várias vezes a 5% de espaço livre e mesmo assim mexia-se, já vi outros Androids, de outras marcas com este tempo de vida a precisarem de um reset para se mexerem.
A Nokia está a conseguir recuperar a confiança e a robustez típicas, só que em comparação com as outras chegou tarde.. mas chegou e está aqui.