Tem uma Smart TV Samsung? Então é melhor correr o antivírus com frequência
As ameaças de segurança tem conquistado espaço em áreas que muitos consideravam impossíveis.São uma realidade cada vez mais real e frequente, que pode afetar qualquer utilizador.
A Samsung surpreendeu agora todos os utilizadores com um novo tweet. Alertou-os para correrem o antivírus com frequência, mas desta vez nas suas Smart TV.
Com cada vez mais consciencialização para a necessidade de segurança, os utilizadores têm focado a sua atenção nos computadores e smartphones. Não era esperado que tivessem também de olhar para outros dispositivos, que são tidos como seguros. O problema é principalmente a real falta de segurança.
Samsung pede para correr o antivírus com frequência
Falamos de televisões, mesmo que inteligentes, que não se esperava terem de ser protegidas. A verdade é que a Samsung apelou agora a este passo, de forma periódica, para as suas televisões. Surgiu na forma de um tweet, que entretanto foi eliminado.
Um tweet que poucos utilizadores entenderam
Não se sabe a razão pela qual esta publicação foi feita, ainda para mais com instruções precisas sobre como correr manualmente o antivírus nas Smart TV da marca coreana. Do que podia ser lido no tweet, a Samsung reforçava este ponto nas suas TVs QLED.
A acompanhar a publicação que fomentava a pesquisa periódica de vírus e para explicar de forma clara o que fazer, era apresentado um vídeo. Este mostrava passo a passo como executar a verificação de segurança nestas Smart TV Samsung. Por enquanto ainda está no YouTube, mas provavelmente por poucas horas.
Não é estranho ter de correr o antivírus nestas Smart TV
Claro que depois desta publicação, a Internet rapidamente reagiu. A maioria dos utilizadores questionava a razão pela qual a Samsung não fazia estas verificações automaticamente. Sendo um sistema operativo, seria simples à marca ter estes automatismos.
Não é descabida esta questão. Não são raros os casos de problemas de segurança estes equipamentos inteligentes, inclusive na própria Samsung. A (falsa) sensação de segurança que estes equipamentos oferecem retiram sobretudo as preocupações dos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
e nas da LG ??
Todas as TV com SO Titzen, Android TV ou Web OS podem levar com vírus, assim como qualquer telemóvel, PC ou tablet e até um carro. Por isso os updates são importantes.
Até hoje tirando no Windows, nunca tive antivírus, só descarrego apps das lojas e nunca apanhei um vírus ou similares (mesmo instalando e correndo diz que não tenho). Tenho também uma Nvidia Shields TV com Android TV e zero problemas.
Daí que estás preocupações são importantes se andam em sites muito duvidosos, se tem root/jailbreak e instalam apps fora das lojas oficiais. Risco zero não existe mas está lá perto.
Se me quiserem dar um modelo QLED Q90 2019 de 65″ eu não me importo de fazer o esforço de correr o antivírus diariamente…
É precisamente por serem smart que precisam de antivirus! Sao computadores!!
É por isso aue eu não quero TVs smart. Já chega o iPhone e o Mac. O resto é tudo dumb.
Eu tenho duas SmartTV da Samsung, uma de 2011 e outra de 2013. Na primeira já nem suporta o Youtube porque foi descontinuado. Mas também pouco me importa, porque só uso as funcionalidades da TV para o Plex…
Tenho aqui uma Philiphs de 32” Quadrada que pesa uns bons 30kg! Se quiseres vendo-ta já que lhe darias utilização!
Ainda não vi televisão redonda
@maluco
Tens aqui uma:
https://http2.mlstatic.com/D_NP_465305-MLB25008316048_082016-X.jpg
Lol! xD
Aproveita quando o MediaMarkt fizer descontos por Kg no equipamento velho. Livra-te disso e faz uns trocos pelo caminho.
Se as Tv’s não tivessem mais caras até se fazia um bom negócio…
Há lá coisa mais dumb do que um iPhone…
Mesmo !!! LOL
Eu também tinha essa premissa. Mas acabei por ser obrigado a adquirir uma porque já é muito difícil encontrar TVs decentes sem ter uma placa de rede.
Optei por pagar uma tecnologia que não vou usar porque é muito mais prático e muito mais seguro usar uma box Android que só instalo o que eu quiser.
1) Não existe “só instalado o que quero”
2) apesar de ter mais tech não pagas mais por isso, hoje em dia as TV são muito mais baratas que antigamente com menos tecnologia
3) ninguém te obriga a ligar ao Wifi/ ethernet ou a usar apps, daí que não entendo o teu problema…
1) Sim, instalo. Escolho sempre box com Android puro.
2) Admito que sim
3) Ao contrário do numero 1), estas vêm com software que perdem continuidade nas atualizações e mais propensas a avarias e hacking. Depois não é um problema, é um facto. É a minha opinião pessoal.
LOOOOOOL TIM andas mesmo enganadinho… em iPhone e mac nao ha vírus e vulnerabilidades….. Continua a viver no mundo da fantasia….
Então e que antivírus correr?