Singapura proíbe produção de armas em impressoras 3D sem licença
A impressão 3D é uma tecnologia que tem ganho destaque e que já provou ser extremamente útil em diversas ocasiões. Na pandemia, por exemplo, muitos utilizadores ligaram as suas impressoras dia e noite para que estas criassem acessórios para viseiras.
Há um mundo infinito de coisas que podem ser criadas, tal como armas. Mas agora Singapura aprovou uma lei que proíbe a impressão 3D de armas de fogo sem que haja uma licença para o efeito.
A impressão 3D tem-se mostrado extremamente útil para a produção de pequenos objetos no conforto do nosso lar. Mas também pode servir para a criação de algum projeto mais ousado.
Tal como referimos, nos meses em que eram escassos os equipamentos de proteção individual para o combate à pandemia, as impressoras 3D tiveram um papel fundamental na criação de peças para viseiras. E por aqui divulgámos mesmo vários projetos e criações de diversos makers portugueses.
Mas as impressoras 3D podem criar inúmeras coisas... e até mesmo armas.
Singapura aprova lei que regulamenta impressão 3D de armas de fogo
Como forma de controlar e legalizar a impressão 3D de materiais perigosos, como as armas, Singapura aprovou na semana passada o Projeto de Lei de Controlo de Armas e Explosivos. Trata-se de uma lei geral que visa regulamentar armas.
Um dos pontos desta lei é a proibição da população ter projetos digitais com vista à criação de armas de fogo impressas em 3D sem uma licença para o efeito. Ao proibir a posse não autorizada destes projetos, o país não está propriamente a tornar ilegal a posse destas armas, mas sim a regulamentar para estas aquilo que já se aplica nas armas convencionais.
Desta forma, o licenciamento deverá ser concedido a quem tem autorização para imprimir armas, no entanto, há algumas exceções a esta proibição.
Segundo o site 3DPrint, esta nova lei substitui a antiga Lei de Armas e Explosivos e torna então mais rígidas as leis anteriores de posse de armas. Para além disso também aumenta significativamente as multas previstas para atividades não licenciadas com armas e explosivos.
No entanto, esta lei parece que se aplica apenas a armas de fogo e não a outros objetos e acessórios, como espadas e silenciadores.
Em suma, esta é mais uma forma de tentar controlar e legalizar esta atividade, até mesmo para prevenir determinadas situações que já aconteceram no passado.
Por exemplo, em 2016, um homem do Texas começou a imprimir peças de uma rifle AR-15 e, mais tarde, foi preso por ter na sua posse esta arma e uma lista de alvos de 'terroristas americanos', entre eles alguns membros do Congresso.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Gizmodo
Neste artigo: 3D, armas 3D, impressão 3D, impressora 3D, lei, Singapura
Vai andar tudo armado em cães com pulgas.
Parece que a “bazuca” que vem para Portugal também vai ser feita em impressoras 3D.
Como não fica sem numero de série, os políticos podem “treinar/atirar” livremente em direção a offshores.
Sinceramente não consigo perceber em que medida esta lei impede alguém de com uma impressora 3D imprimir uma arma se estiver obstinado em faze-lo!
Leis de posse de armas de fogo ilegais exisitem básicamente em todos os paises, devem cobrir estas também!
O que não falta online são desenhos e esquemas de como funciona uma arma, tutoriais de metodos de impressão para optimizar o uso de materiais, além de tutorias de como desenhar peças em 3D… tudo de borla e sem controlo ou restrições!
Também não existe nenhuma lei que impeça uma pessoa de matar outra, o que existe é a aplicabilidade da lei quando o crime é cometido. Ninguém falou em restrição, apenas em proibição juridica.
Sim uma lei não impede o crime, mas da maneira que é anunciado dá a entender que fica mais dificil de obter os ficheiros para imprimir uma arma.
Talvez fique, se os quieserem obter de forma legal, mas este é um daqueles casos que as formas não legais são muito mais simples de serem conseguidas do que o contrário.
Basta fazer uma busca no thingiverse por revolver ou pistola, ir à net buscar um sistema tipo “pen gun” e usar o mecanismo do garilho para disparar um porjectil .22 e… pum! Voilá uma arma artesanal obtida através do google… mas eu não disse nada e nego tudo! 🙂
Se a moda pega os terroristas vao comecar a desviar avioes novamente lol