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Será que as marcas deveriam vender smartphones sem Certificado IP?

                                    
                                

Autor: Maria Inês Coelho


  1. Joao Ptt says:

    No fundo estão a tentar proteger as duas coisas mais importantes: a sua reputação enquanto empresa e a aumentar os lucros porque se o comprador estragar o smartphone com água ou pó não só não vai querer que a empresa assuma os custos como até existe a possibilidade que compre um novo a essa empresa.

  2. carlos says:

    essa história de “a forma como cada pessoa o utiliza poderá comprometer o bom funcionamento do equipamento” é conversa pra boi dormir, de gente que não se compromete com o que faz. tem muita diferença entre uso indevido e produto que não entrega o que promete. se o seu celular não aguenta umidade ou poeira, deixe a marca de vez. e nunca mais olhe para trás.

  3. Zé Fonseca A. says:

    Problema é que basta cair uma vez ao chão para a certificação não garantir nenhuma proteção.
    Deviam associar certificação IP68 a resistência de quedas como MIL-STD-810G, só assim é garantido o IP68.

    • Ola says:

      Excelente comentário.

    • A maníaca says:

      Zé, eu desde o Samsung S7 Edge uso película protectora ou vidro e uma capa extra slim para proteger. Já me caíram muitas vezes (a par com o S20 Ultra há pouco tempo) e está como novo! (As capas no entanto vão ficando riscadas, amassadas, etc…).

      Por isso a solução é simples e tens um smartphone impecável.

      • Zé Fonseca A. says:

        Mesmo assim dependerá sempre da força da queda.
        Eu não uso capas nem pelo Películas no meu iPhone 12, o mesmo já caiu diversas vezes e mesmo assim já o arrisquei levar para a piscina, mas sei que é só uma questão de sorte, um dia faço isso e pode lixar-se. Já para o mar não arrisco, sei o que água salgada faz, na piscina se o puser em arroz ou no limite abrir e lavar com álcool isopropopilico sei que ainda recupero o iPhone, no mar só mesmo sem capas waterproof só mesmo a go pro porque nunca anda aos trambolhões.

  4. Amadeu Lourenco says:

    Tive 2 situações com 2 sony xperia e ficaram resolvidos!
    Xperia z5 em Abril 2016 deixou entrar água numa filmagem, mandei email, mandei o equipamento e deram-me um novo.
    Fevereiro 2020 xperia xz3, entrou água da chuva, mesma situação, Deram-me um novo, demorou 2 semanas por falta de stock veio tudo direitinho.
    Pena não ter €€ para um Sony que me satisfaz não trocava de marca.
    As marcas não assumem o que publicitam, a Sony a mim 2x assumiu e resolveu.

    • iDroid says:

      Também aconteceu com um Sony Xperia Z3 Compact, da minha mulher. Na altura houve grande controvérsia pois a publicidade mostrava que podias mergulhar com o telemóvel e tirar fotografias e vídeos.

      Verificou-se depois que era publicidade enganosa e indemnizaram os compradores dos Estados Unidos. Aqui a minha mulher teve sorte; apesar dos selos mostrarem que a água entrou, eles substituiram na mesma sem custos adicionais.

  5. carreira says:

    Nem convém o importante é estragar rapidamente para comprar um novo

  6. Pedro F. says:

    Já tive de levar telemóveis à garantia com recusas de reparação por danos de água em telemóveis IP 67 e 68 e sempre consegui que os substituíssem em garantia.
    Estou preparado para o dia em que alguém me consiga justificar o mau uso que o dono do telemóvel lhe tenha dado que invalide a certificação, mas até lá, acredito que não venha a ser problema…
    No meu caso pessoal, IP67 e IP68 são usados como se fossem estanques em mar e piscina e até ver, zero problemas desde 2016…

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