SanDisk lançou a pen USB de 1 TB mais pequena do mundo
Num mundo cada vez mais dependente de serviços cloud para alojamento, muitos ainda preferem as soluções físicas e locais. Estas muitas vezes não são fáceis de usar ou até simples de transportar. A SanDisk mudou isso e apresentou agora a pen USB-C de 1 TB mais pequena do mundo.
A SanDisk acaba de lançar a pen USB mais pequena do mundo, com uma capacidade de até 1 TB num bloco do tamanho de um botão de punho. Com 18,5 x 15,7 x 13,6 mm, a pen drive USB-C SanDisk Extreme Fit é pequena o suficiente para caber no bolso das calças ou na carteira.
Pode ficar ligada ao portátil sem o risco de entortar a porta, graças à sua mínima saliência. Também pesa apenas 3 gramas, por isso não se vai reparar que está lá. A pendrive USB-C Extreme Fit poderia facilmente ser confundido com um adaptador Wi-Fi compacto. Dentro deste pequeno dispositivo, encontrará mais armazenamento do que alguns SSD de tamanho normal.
A sua velocidade também é interessante, atingindo velocidades de leitura até 400 MB/s, segundo a SanDisk. Isto pode não rivalizar com as velocidades das pendrives USB 3.2 Gen 2x2 mais rápidos, mas ainda assim é surpreendentemente veloz para o seu tamanho.
Como o Extreme Fit será provavelmente utilizado como backup ou repositório de ficheiros, esta velocidade é suficiente. Para comparação, é quase tão rápido como alguns discos, que podem executar sistemas operativos e jogos sem problemas. Além disso, como qualquer pen drive, pode-se aceder a estes ficheiros em praticamente qualquer dispositivo compatível com USB, seja um tablet, um telemóvel ou até uma impressora.
Quem quiser utilizá-lo como disco para cópias de segurança de fotografias e documentos, a SanDisk também oferece um software para ajudar. A aplicação 1Memory Zone para Windows, Mac e smartphones permite fazer cópias de segurança em intervalos personalizados: diariamente, semanalmente, mensalmente ou sempre que ligar o disco.
A melhor parte, porém, é que não é necessário gastar uma fortuna para comprar um. O modelo maior, de 1 TB, custa 102,99 euros, com uma garantia de cinco anos. Quem gosta do tamanho compacto e não precisa de muita capacidade, pode optar por uma das versões mais pequenas de 64 GB, 128 GB, 256 GB ou 512 GB, que têm preços bem mais acessíveis.






















É tudo muito giro, mas não especificam qual a velocidade de escrita…
40mbps, se a porta suportar USB3.2 e 100mbps se suportar USB4.
Também depende da cache do computador 20gb de cache (computadores de 5000 euros ou mais) permitem escrever a 600mbps. Nos baratuxos (1000-3000 euros) 100mbps é excelente. Quem quer menos, que pague 600 euros por um rasco e 50000 euros pelos serviços de cloud a 200gbps.
Já ninguém te suporta…
Quem e que ainda compra pens? Um nvme com 9000megas de writes de reads cabe na palma da mao e tem 4tb ou 8tb
Eu continuo a usar pen’s somente para uso técnico, por exemplo para instalar sistemas operativos. De resto nunca mais usei. É um dispositivo que tendencialmente deixará de ser habitual usar. Ou então só para situações muito específicas para além da que especifiquei.
Para uso pessoal (trabalhos académicos )e de emergência (recuperação de sistema como referiste).
Para backups (100000% mais seguros que a cloud e 50000000% mais barato), para transportar documentos, sem precisar pagar 20 euros, pela internet e ter de mostrar o email pessoal, para apresentar alguma coisa, para instalação ou recuperação, de emergência.
Cloud é linda, online dizem 1000000000000000000% super segura, até ao dia que se precisa dela e não funciona.
Exatamente. Nada como um disco rígido externo para backups.
Uso exclusivamente para ter SOs ou então como kit de ferramentas tipo HBCD pe etc… De resto apenas uma pequena de 8 GB para levar alguns documentos etc… No entanto ter as nossas pérolas em armazenamento fisico tem sempre as suas vantagens como uma coleção de 35000 mp3 ou algo parecido.
mp3? Só falta dizer que é vbr..
Se é para levar para o bunker leva um iPod.
Essas coisas são demasiado pequenas estou sempre a perder o sitio onde as deixo para mim só pens de tamanho normal com furação para uma fita bem visível.
Para pens pequenas, o ideal é deixar agarrado a outra coisa, chaves ou outra coisa relativamente grande que tenhamos nos bolsos. As minhas 2 pens para OS e Hiren’s Boot estão sempre agarradas às chaves de casa. A não ser que perca as chaves, estão sempre seguras.
Mais pequena é de f%&$#” o portugues!
Antes de mais, escreve sem erros (e com educação), se queres tentar dar lições de português. Mas… não, não não estás certo. Deves ser um falante de Terras de Vera Cruz e, portanto, faz-te confusão o “mais pequeno”. Embora em português do Brasil se use quase sempre “menor”, em Portugal “mais pequeno” é a forma mais comum e natural no uso corrente, tanto na linguagem informal como em muitos contextos formais. 😉
A pen que tenho é mais grande do que espaçosa.