Samsung regista quedas de smartphones para que não sejam dadas falsas garantias
A reparação gratuita de dispositivos requer uma análise técnica para perceber se a origem do problema é abrangido ou não pela garantia. Muitas vezes é alegada a má utilização do dispositivo para não atribuir a garantia, contudo, essa alegação poderá ser vaga em termos de provas.
A Samsung para tentar dar a volta a esse problema tem nos seus Galaxy Z Flip3 uma forma de registar quedas para que não sejam atribuídas falsas garantias.
Se por um lado já muitos de nós recebemos avaliações aos problemas dos smartphones que comprometeram a usabilidade da garantia, a verdade é que também acontece a situação inversa. Apesar de haver uma utilização indevida dos equipamentos, a garantia é acionada.
Acelerómetro dá uma ajuda à Samsung no registo de quedas
A Samsung, para controlar estas situações e para minimizar as garantias falsas, está a implementar nos seus equipamentos tecnologia que permite recolher informação adicional nas avaliações a estragos por parte dos técnicos de reparação.
O novo Galaxy Z Flip3 vem com um sistema de deteção de quedas que regista automaticamente essa informação, que, posteriormente, pode ser consultada quando um cliente reclama a garantia. Este sistema de registo, recorre a dados recolhidos pelos sensores integrados no smartphone, nomeadamente o acelerómetro.
Garantias comprometidas
Este sistema agora revelado permite detetar quedas superiores a 1 metro. Caso existam registos de quedas que possam ser associados ao problema do smartphone, a empresa pode recusar-se a repará-lo sob garantia.
Há já alguns utilizadores que reportam a forma como a Samsung está a recorrer a esta informação e existem casos onde, apesar de ter sido registadas 3 quedas, o ecrã rachado junto à dobradiça do smartphone foi reparado na mesma.
To add, this is just my warning against a possible claim that Samsung may make.
There is one case of a customer a month ago who had his folding glass cracked along the hinge while not using, but after 3 times of free fall.
The latest free fall was 10 hours before the crack. https://t.co/4dDJTuwbI7— Tron ❂ (@FrontTron) October 5, 2021
Relativamente a outros dispositivos da marca, não há informações que levem a crer que também tenham a mesma tecnologia de registo. O melhor mesmo é estimar o seu smartphone de topo para evitar estes constrangimentos.
Este artigo tem mais de um ano
não acredito que o registo seja da queda mas sim o embate, ou seja no caso de ser para cima de uma cama ou algo macio, pode nao ser gardado o evento.
Se levarmos um telefone a fazer skydiving, temos a queda livre que não deve registar, o abrir do paraquedas ~3G que em teoria não deveria ser suficiente diria eu, e depois temos os embates mesmo, varias dezenas de G
Num mundo perfeito o que dizes faz todo o sentido…. agora quando é a fabricante a ditar as regras, para fugirem à garantia, tudo poderá será quedas!
Se deixaste cair o telefone isso não deve ser coberto pela garantia.
Deixas cair o smartphone e lá se vai a garantia, literalmente 🙁
Não estou a ver onde está aqui o dilema, o fabricante apenas se está a precaver das chicoespetices, qualquer um sabe muito bem como funcionam as coisas, estes equipamentos, são caros, mas ao mesmo tempo não são para andar à castanhada, a partir do momento que numa queda surge um dano, a garantia é para esquecer, sobretudo quando o problema nesta situação é quase sempre dano da peça mais cara, a tela.
Não é por acaso que uso capas próprias que transformam o smartphone quase num tijolo, mais uma boa película de vidro no ecrã e até hoje nunca tive a necessidade de intervencionar qualquer smartphone que tive, e sofreram algumas quedas, ainda estão ali impecáveis graças as proteções, algo que muitos não fazem tem mãos de manteiga e pimba depois vão tentar a sorte para a garantia com histórias mirabolantes se pega.
“Não estou a ver onde está aqui o dilema”
O problema são os falsos positivos.
Pode vir da mesma onde dos stickers que mostram “dano de agua”, quando estes podem acusar sem ter havido “dano de agua”.
Se atingirem um ponto que não existe falsos positivos é na boa, mas se eu for fazer skydive como sugeri acima e ele acusar uma queda, esta mal.
No fundo trata-se de verificarem se o smartphone diz que é resistente a quedas, e se sim de que altura, e caso não considerem uma altura de queda condizente com a altura a que costumam deixar cair os vossos, então recusem a compra desse modelo e deixei isso claro nas redes sociais.
A empresa não quererá saber de uma pessoa, mas se virem que estão a perder milhões de vendas, ou eles ou a concorrência vai tratar rapidamente de resolver isso! E hoje em dia ninguém quer ser a marca que ninguém quer comprar porque não resiste a quedas que acontece provavelmente a quase 100% das pessoas, várias vezes ao longo dos anos.
Se comprarem um todo de gama têm de o saber estimar. Exibi-lo aos amigos é a primeira motivação para não usar capas de proteção. Depois levam-no para a praia, para a piscina, para um qualquer pântano do Louisiana e ficam a saber que não é tão à prova de água como isso. Também isso não importa. Daqui a um novo vem um novo modelo e posso fazer tudo novamente. KSAFODA!