Samsung apresentou o seu futuro smartphone com ecrã dobrável
Há já muito tempo que o mercado pedia smartphones com ecrã dobrável. Os rumores que as marcas estavam a apostar nesta tecnologia eram já muitos e esperava-se que, no curto prazo, esta fosse uma realidade no nosso dia a dia.
Agora, a Samsung resolveu avançar e deu o primeiro passo para este futuro. Apresentou ontem, ao final da tarde, o Infinity Flex Display e mostrou o que será o seu smartphone com ecrã dobrável.
Sendo uma das maiores construtoras de ecrãs para smartphones, a Samsung está na linha da frente no que toca às tecnologias aplicadas a esta área. Esperava-se, por isso, que fosse das primeiras a apresentar um smartphone de ecrã dobrável.
Este passo foi agora dado e, na sua conferência anual de programadores, a marca coreana apresentou o Infinity Flex Display, o ecrã que será a base do seu smartphone com ecrã dobrável. Ainda é apenas um protótipo, mas mostra já todas as potencialidades do que será esta nova linha de equipamentos.
Ainda sem uma forma final, e que foi a razão para que a apresentação do Infinity Flex Display fosse feita num ambiente sem luz, foi apresentado o protótipo daquele que será o primeiro smartphone com ecrã dobrável da Samsung.
Quando o ecrã estiver dobrado, este será um normal smartphone, com todas as normais funcionalidades. Ao ser aberto, passará a ser um tablet com dimensões maiores (7,3 polegadas) e com um ecrã totalmente utilizável.
We just announced support for foldables at #AndroidDevSummit, a new form factor coming next year from Android partners.
Android apps run seamlessly as the device folds, achieving this form factor's chief feature: screen continuity. pic.twitter.com/NAfOmCOY26
— Android Developers (@AndroidDev) November 7, 2018
Na sua base está o Android, que a Samsung tem vindo a trabalhar com a Google para o adaptar a esta nova realidade. Isto vai na linha do recente anúncio da Google, onde mostrou como o Android poderá ser usado em dispositivos dobráveis, mantendo uma experiência de utilização sem interrupção.
Também a própria UI da Samsung está a ser melhorada para se adaptar a este ecrã. Segundo a marca, vai ser possível correr 3 aplicações em simultâneo, algo que a marca chama de Multi-Active Window.
Com este protótipo a Samsung abre as portas a estes novos dispositivos e mostra que está na linha da frente, preparada para dar ao mercado o que os consumidores precisam. Espera-se que a primeira proposta da Samsung surja já em 2019.
Não será a primeira a lançar um dispositivo destes, como já se viu, mas será capaz de competir com o que concorrentes como a Huawei e outras marcas se preparam para lançar, como já anunciaram antes.
Este artigo tem mais de um ano
Nossa, o português de Portugal é totalmente diferente do brasileiro, entrei aqui pensando que ecrã era uma nova feature.
E eu a primeira vez que ouvi tela pensei que era algo relacionado com pintura heheh
hahahahaaaaaaaa
TODO MUNDO ERROU! ate o evan blass!
Sendo este um protótipo, vejo grandes possibilidades, seja para gaming, multimédia ou trabalho.
Associem isto a uma Spen e um teclado e temos uma experiência tipo pc no bolso.
Adicionem alguns periféricos gaming e temos uma consola light.
Promete inovar o sector.
Pelo video, parece-me um aparelho com dois écrans.
para protótipo, até nem está mal, ainda tem muito a melhorar, mas o que interessa é que já tem algo inovador para trabalhar em futuras aplicações…
Haaaa …. Logo viii , por isso é que a Blizzard anúnciou o Diablo mobile … Assim tem futuro , estou muito mais descansado….
Este é mais um conceito como os smartwatches com um resultado previsível… um factor Uau e fantástico, utilidade = 0.
Mais um flop
O conceito quando estiver desenvolvido vai ser excelente. Em modo fechado tem um telemovel normal que cabe nas calcas, em modo aberto tens um mini PC que te permite ler ebooks, revistas, blogs e ate fazer edicao basica de Office ou de fotografia. Obvio que num smartphone com ecra grande isso ja é possivel mas muito incomodo.
Agora imagina ter num Phablet de 6.2″ um ecra aberto do dobro do tamanho e com um SoC 2-3x mais potente que os atuais (2020-21) e as possibilidades. Esta claro que estes mini PC nao serao para todos, mas para profissionais de empresas, politicos, bloggers, vloggers e ate fotografos tem muita utilidade. Esta claro que os primeiros modelos serao de “prova” e so daqui a 2-3 anos teremos modelos interessantes, finos e com muita bateria
sim…
estou para ver o tamanho e forma da capa à volta…
deixa a apple pegar nisso e depois vez os fanboys a encher a loja e a conta bancaria
qual o smartwatch que tens para dizer que nao tem utilidade??
A possibilidade de dobrar o ecrã e dividi-lo como se fosse um portátil (de um lado o ecrã com imagem/texto/email… e do outro um teclado qwerty virtual, parece-me um conceito virtuoso… Bateria para 2-3 dia, uma pen para rascunhos e notas…
será que o Samsung flex é o futuro e mítico surface mobile? a Microsoft tem as suas patentes para a construção do dispositivo em questão, mas não saiu do papel, enquanto outras marcas como a Samsung estão a produzi-lo-
http://www.poderpda.com/plataformas/windows-phone/surface-mobile-pekin-slovenia/
“Com este protótipo a Samsung abre as portas a estes novos dispositivos e mostra que está na linha da frente…”. Como assim? A Samsung ainda está a trabalhar num protótipo enquanto o Flexpai já é oficial e já se encontra em pre-order. A Samsung não veio revolucionar nada em ecrãs dobraveis nem abriu portas a mais ninguém, simplesmente não conseguiu fazer aquilo que queria que era querer ser a primeira a lançar um dobrável no mercado.
Ahahah
Não existe mal nenhum em por vezes serem outras marcas que não a Apple a fazer isso.
Este é o segundo smartphone com esta funcionalidade 😮
Por este andar não tarda a termos destes a custo acessivel 😀
Mas não percebo porque é que ambos os videos são em ultra baixa resolução? Será que as marcas estão a tentar esconder algo?
Também reparei nisso neste e no outro que foi apresentado a umas semanas….um pouco suspeito
https://www.youtube.com/watch?v=3jqNC44LukI
Será mesmo o primeiro?