Samsung Galaxy Gear o que vimos e… não vimos!
Depois de um rodopio de emoções, quando se descortinou que a Apple poderia lançar um iWatch, muitas marcas lançaram-se à conquista do seu quinhão de mercado, ainda sem nada que se soubesse qual seria a tendência para esse segmento. Isto porque relógios "inteligentes" já há imensos e o conceito já existe há muito tempo. A Apple não veio, dentro do gênero, desvendar nada de novo.
No entanto, a Samsung lançou-se de imediato numa desenfreada corrida conta o tempo, com o objectivo de lançar na IFA2013, o seu relógio inteligente e assim ganhar terreno a Apple.
O Pplware esteve presente na IFA 2013 e testou o potencial do Gear...e realmente há ali pano para mangas mas... o tecido não é o que se pensava ser!
A Sony e outras marcas menos badaladas nesta área( como a Nissan) há algum tempo que têm a sua oferta para o segmento dos smartwatchs. Mas, a Samsung lançou o seu dispositivo que interage de forma "íntima" com o sistema Android que está presente no smartphones Galaxy S3, Galaxy S4, Note 2, Note 3 e Galaxy Note 10.1 (versão de 2014 que ainda será lançada), mais nada!
A apresentação do Galaxy Gear decorreu na IFA 2013, na passada semana, e pelo fantástico espetáculo ficou a ideia que o relógio tem tudo para ser um sucesso. Mas será mesmo assim?
Passamos então para o plano técnico. O Samsung Galaxy Gear tem um ecrã AMOLED de 1,63 polegadas com uma resolução de 320x320px e está equipado com a versão 4.3 do Android. Tem um processador de 800MHz, de apenas um núcleo, 512MB de RAM e 4GB de armazenamento.
Está equipado com Bluetooth 4.0, acelerómetro, giroscópio, uma coluna de som e uma bateria de 315 mAh, que permitirá um dia de utilização.
Tem também uma câmara de 1.9 megapixeis, com focagem automática, que permite fotografias de baixa resolução e vídeos de 10 segundos, de 720p. O curioso desta câmara é que está incorporada na bracelete do relógio. Isto permite que possamos tirar imagens ou filmar sem que ninguém perceba, e fazer delas o que entendermos...a verdade é que devido à posição da camara, não dá muito jeito fotografar ou filmar.
Mas, segundo a apresentação feita pela Samsung, esta câmara servirá para tirar pequenas notas em vídeo. Nunca entrar na privacidade de terceiros, claro!
Outro ponto positivo que foi apontado ao Gear é a presença do S Voice, que permitirá que o relógio seja controlado por voz, evitando termos de estar a tocar no ecrã. Podem atender ou fazer chamadas , alterar a música que estão a ou outras funções associadas um telefone. Esta é apenas uma das 70 aplicações que vão estar instaladas no Gear.
No campo prático, o Samsung Galaxy Gear é um produto que nos pareceu feito muito à pressa e ainda com bugs. É pouco atraente como relógio, traz pouca inovação em termos estéticos e falta "sex-appeal". As 6 cores formam uma paleta de oferta multifacetada, desde o mais formal ao desportivo mas é apenas o plástico da bracelete que faz a diferença, o resto é muito "old style".
O conceito de ser um complemento ao smartphone é interessante. Este liberta o utilizador de tirar o smartphone do bolso, contudo o falar para o "fecho" da bracelete deixa o utilizador, num espaço público, com "ar esquisito". Já os aviso e a função de bloqueio do smartphone, ao afastarmos o relógio mais de um metro e meio... é bem pensado e terá excelente aceitação.
Também está muito bem pensada a função de SOS. Programando alguns números de ajuda, caso estejamos "à rasca" basta clicar no botão e o smartphone fará uma chamada de pedido de ajuda instantaneamente.
O aço escovado e o vidro fazem lembrar outros "campeonatos" mas mesmo assim... há ainda muito a crescer neste campo. Seja como for, para quem precisa de um relógio destes que complemente a sua actividade... força, mas lembre-se que fica praticamente inutilizado se não o emparelhar com os smartphones referidos em cima. Sozinho é... um relógio... apenas!
Este dispositivo irá estar disponível no mercado no final deste mês, mas ainda não há informações quanto ao preço.
Conclusão...
A opinião é unânime..O equipamento está bem conseguido, principalmente pela sinergia criada com os smartphones Samsung disponíveis. É para o dia a dia uma mais valia porque evita retirar o smartphone do bolso muitas vezes. As pequenas notificações, as horas, alarmes e informações sintetizada está toda lá, contudo, há uma falta, na nossa opinião, de modernismo, de inovação, de imagem conceptual que se espera neste segmento. O que existe, antes do Gear é melhor já, é mais abrangente e ter net via smartphone, reprodução de conteúdos multimédia, câmara de video e de fotografia e algumas apps... isso não é inovação, é actualizar e mesmo assim... faltou serem mais audazes e correr outros riscos.
Do que apresentamos, qual a vossa opinião sobre o Samsung Galaxy Gear?
Por fim, deixamos apenas uma imagem de J.K Shin, um dos três CEO's da Samsung, com qual tivemos o prazer de trocar uma palavras.
Este artigo tem mais de um ano
Falar para um relógio é algo que faz lembrar “Kit, me vem buscar”… falar para um relógio não favorece ninguém… muito menos ter um cabo ligado ao pulso.
Pelas fotos: é feio, tem ar de pesado, desconfortável e parece um aparelho digno de qualquer loja chinesa.
Um cabo ligado ao pulso?! quê????
Também não acho apelativo…
Mas não estou mesmo a perceber essa do cabo ligado ao pulso!
O cabo é do alarme… Geez…
Ha com cada um… Este deve estar ligado á politica.
Este só tem cabo para ninguem o roubar…
Olha que tambem falar para um telefone nao é muito engracado mas foi um conceito apple e ja é a melhor coisa do mundo.
Ah coisas que dao para rir.
A Apple inventou o telefone?
Acho que foi o Graham Bell, mas talvez esteja errado! 🙂 🙂
Por acaso não foi ele, mas sim o Antonio Meucci. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Meucci)
Dá-lhes ideias… amanhã já avançam com uma patente
Ele se refere ao S Voice, que na Apple existe o Siri… leia a frase antes de criticar.
Esta frase “No campo prático, o Samsung Galaxy Gear é um produto que nos pareceu feito muito à pressa e ainda com bugs.” representa o expoente máximo da Samsung. 1º atolar o mercado com equipamentos, depois e muito lentamente serão feitas as correções e respetivas melhorias.
Parece que a Samsung pretendeu antecipar-se a alguém e colocar no mercado mais um produto sem as devidas correções.
A eterna disputa Samsung x Apple, na qual a Samsung se antecipa a Apple nos lançamentos dos produtos, mas em minha visão, está anos luz de distância no quesito qualidade quando comparado a um produto Apple.
Ora bem para mim que ando na faculdade aliar o Gear a um exame….. é capas de ser engraçado :p
Tirando isso é esteticamente pouco apelativo e a nível de funcionalidade digamos que prefiro continuar a tirar o meu telefone do bolso ^^
Espero que a Samsung tenha lançado este produto na expectativa de ver o nível de aceitação
O relógio é ainda mais feio do que inicialmente pareceu; aquela grossura é ridícula e parece pesado e desconfortável. Uma das coisas que poderia tornar esta “coisa” interessante seria a possibilidade de trocar a cor da pulseira mas não me parece que seja possível..
enfim, é um pisa papéis extremamente caro e muito pouco funcional.
“Aquela grossura ridícula” é um alarme anti roubo. Só está lá porque o relógio está em exposição! Está escrito no artigo… Santo deus!
Bom artigo, parabens, mas a meu ver, equipamento com pouca utilidade. 1 dia de autonomia, nhaaaaaaaaa
De certeza que haverá ainda muito a desenvolver para este nicho de mercado. Creio que os ecrãs flexíveis poderão ser um trunfo importante nesse desenvolvimento, tal como na sugeriam algumas imagens de protótipos que foram aparecendo pela net.
Relativamente a este em concreto, concordo que para algo tosco e ainda um pco incipiente. A meu ver, não será de todo aceitável ter mais um dispositivo, por muito “smart” que seja, que tenha autonomia para um só dia.
Acho que será melhor esperar que a industria não tardara a trazer inovações nestes dispositivos, e talvez o “kit, vem-me buscar” esteja já no virar da década.
Sem autonomia suficiente (~10h), este relógio morreu à nascença.
Relógio para jogging.
Além do mais, o que não faltam são telemóveis por aí com essa autonomia.
acho que sera extremamente util a camera no telefone já para nao falar em 24H de bateria que num relogio é um mimo
O preço previsto é de $300 pelo que cá será semelhante.
Abc
Este produto da Samsung tem um característica que não é comum aos restantes equipamentos analisados aqui no pplware… reúne consenso… ninguém gosta dele!!!
aqui está um post que além de descrever bem o produto em questão, também se descreve a si próprio.:)
Toda a gente realmente concorda contigo 🙂
CLAP CLAP CLAP
Melhor comentario/review de todos, estou contigo.
Boa observação!
Isto demonstra que afinal os fanboys da Samsung/Android não são assim tão fanáticos, não comem tudo o que lhe metem à frente, não defendem tudo o que tiver a marca da sua preferência.
Não acho que a Samsung tenha feito um Smartwatch melhor que a Sony, pelo que estive a ler a única diferença é que oferece a possibilidade de falar pelo relógio e fotografar através dele, mas pouca gente deve estar interessada nisso.
Quanto a Sony já é a 2º Geração e já teve tempo de corrigir alguns erros, têm também já um vasto número de aplicações. Já perdi um tempo a ver as comparações e não vejo substância para dizer que o Gear será o melhor.
De qualquer forma quanto maior o leque de opções melhor…
A única vantagem do relógio é na sala de aula, para anotar a matéria e depois vê-la durante o teste no relógio!!!
Não sei bem até que ponto, visto que o brilho do relógio pode “alertar” o próprio professor. Não há nada como estudar.
Engraçado, engraçado era a Apple não lançar relógio nenhum e a Samsung que se quis armar em fina enterrar-se por causa deste Casio melhorado
Comprei paguei 1.130,00 (caro)
Tem um problema que
não consigo resolver
As pessoas com quem eu falo reclama que não entendem o que falo a voz sai embaralhada
A função telefone não presta.
O resto funciona bem