Quark AI Glasses: óculos inteligentes da Alibaba chegam por menos de 500 euros
Anunciados em julho, os óculos inteligentes da chinesa Alibaba foram lançados, recentemente, reforçando o foco da empresa chinesa na Inteligência Artificial (IA) de consumo.
À semelhança de outras empresas tecnológicas como a norte-americana Meta, a Alibaba acredita que os óculos inteligentes poderão ser o próximo grande dispositivo de consumo depois do smartphone.
Assim sendo, recentemente, a empresa, sediada em Hangzhou e uma das líderes no setor de IA na China, lançou uma alternativa assinada por si. De nome Quark AI Glasses, os seus óculos inteligentes surgiram, agora, em duas versões:
- Modelo S1, com um preço inicial de 3799 yuan (cerca de 462 euros);
- Modelo G1, com o preço inicial de 1899 yuan (cerca de 231 euros).
Qwen da Alibaba integrado nos óculos
As lentes dos óculos inteligentes funcionam como ecrãs, além de o dispositivo incluir uma câmara embutida na armação. Segundo a Alibaba, a principal diferença entre os modelos S1 e G1 está no tipo de ecrã.
A gigante tecnológica diz que os óculos integram os seus modelos Qwen, a versão da Alibaba do ChatGPT, ligando-se, também, à nova aplicação homónima. Desta forma, os utilizadores podem recorrer ao controlo por voz para que os Quark AI Glasses executem tarefas.
Entre as funcionalidades disponíveis, destaque para a tradução em movimento, notas de reuniões geradas por IA e a possibilidade de colocar perguntas aos assistentes virtuais.
Os utilizadores podem, também, tirar fotografias de um produto com a câmara integrada e esperar que o dispositivo apresente o preço desse produto no Taobao, a aplicação principal de compras da Alibaba, na China.
Os óculos inteligentes da Alibaba começarão por ser vendidos na China, onde a marca procura competir com rivais locais, incluindo a Xiaomi e a startup Xreal.
IA de consumo em óculos inteligentes
Embora o mercado dos óculos inteligentes seja ainda pequeno, as vendas poderão ultrapassar dez milhões de unidades, até 2026, duplicando face a este ano, segundo uma previsão da Omdia.
Para a Alibaba, segundo a CNBC, estes óculos inteligentes representam o seu mais recente movimento no mercado de IA de consumo, numa altura em que procura capitalizar os seus sucessos recentes.
Por sua vez, a app Qwen, semelhante ao ChatGPT, atingiu dez milhões de transferências na primeira semana da versão beta pública.





















O mercado vai ter uma solução muito interessante daqui por umas semanas. Um projeto da Kickstarter que passou a produção já este mês. Preço acessivel e com funcionalidades muito práticas e menos intrusivas.
$500 !%&# Um verdadeiro roubo alibábá 🙂
Não acho um roubo assim tão grande, pelo que eu entendi, estes não vêm competir com os meta raybans mas sim com o modelo acima que se vendem aproximadamente por 900€ e se rodam o modelo qwen, têm pelo menos uma cpu mais parruda e capaz, além de serem mais finos, veremos como será em bateria util, mas isso é outra história, só acho que pecam ainda todos um bocado no design, mas com o tempo acredito que melhore